Se preciso for, PMDB vai “mudar a lei” para tornar Temer elegível em 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo declarou, em junho, que o interino Michel Temer (PMDB), após condenação por ter feito doação eleitoral acima do que é permitido por lei, está inelegível por oito anos. Porém, aliados de Temer, se ele quiser ser candidato a presidente em 2018, será necessário achar um caminho. Nem que seja “alterando a lei, segundo um dirigente do PMDB”. A informação é do Painel desta terça (2).

O especialista em legislação eleitoral, Gustavo Guedes, que defende Temer, disse ao Conjur há dois meses que é possível reverter a situação de inelegibilidade do cliente. Isso porque caberia ao Tribunal Superior Eleitoral avaliar cada candidatura no momento de registro. Dessa forma, abriria-se uma discussão sobre a gravidade do “crime” de Temer. Em 2014, ele doou como pessoa física R$ 16 mil acima do que permite a legislação eleitoral, para dois dois candidatos do PMDB. Sua defesa disse que houve um erro de cálculo à época.

Hoje, a Folha, que trata a possibilidade de Temer chegar ao poder em 2018 como “reeleição”, reforçou que o PSDB não está gostando nada desses boatos de que o interino pretende ser candidato. Tanto que uma das demandas dos tucanos seria o compromisso de Temer ajudar a aprovar o fim da reeleição para cargos do Executivo.

“O PSDB pode até exigir que o governo patrocine o fim da reeleição, mas o Planalto não tem interesse em apresentar, nem em votar, uma proposta de emenda à Constituição nesse sentido. ‘Com tanto para resolver, vamos nos preocupar em dar sinal inequívoco de que Michel não é candidato em 2018?’, diz um peemedebista. Já o ministro Geddel Vieira Lima, que não chega a falar da PEC, apela para a lógica: ‘É incompatível aprovar reformas duras e chegar em 2018 bombando’.”

Um tucano teria dito ao jornal, sob condição de anonimato, que foi um erro do partido antecipar relações com o PMDB, pois agora o partido pode se aproveitar do apoio do tucanato e outros partidos para aprovar reformas duras e chegar em 2018 com condições reais de disputa. “Eu vou botar a minha cara pela reforma da Previdência para eleger o Michel?”, esbravejou o tucano.

Ainda de acordo com o periódico, se Temer decidiu colocar as asinhas para fora, o PSDB retomará a batalha pública pela cassação da chapa eleita em 2014 no Tribunal Superior Eleitoral.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. lol

    Melhor parte foi a argumentação “vão alegar que o crime do Temer não foi tão grave para merecer enquadramento na ficha limpa”.

    É muito oleo de peroba, considerando os argumentos usados pelo impeachment da Dilma.

  2. Mesmo que façam essa

    Mesmo que façam essa pornografica mudança legal, ela só poderia valer para as doações futuras. Na data em que Temer fez sua doação a lei em vigor proibia que fosse doado esse montante. O crime já foi cometido.

  3. “Golpe” a essa altura,é café

    “Golpe” a essa altura,é café pequeno.A ditadura civil já está instalada há muito tempo.É quem ninguem se deu conta, mil vezes pior que a militar.A esta altura,estou deveras receioso que o Editor do Blog não retorne de Curitiba.Aliás, vou confidenciar uma coisa a plateia do Blog.O ar que se respira,tounou-se irrespiravel.O País se transformou em um barril de polvora,a falta de um desavisado riscar o fosforo.Retomamos a pré-historia.Quem se aventurar dizer ou afirmar peremptoriamente,o que acontecerá no futuro,estará apelando para o chutometro.Para provar que não estou a fazer aleivosia,o proprio “Padrinho”,em conversa de alcova com o não menos alcoviteiro Valdir Raupp,teria desabafado:”Raupp,eu não quero me meter nisso,isso não vai terminar bem”.Temer não manda nada,é um menino de recados da Plutocracia,que cobra barato pelos seus serviços,traste que é.O que posso afirmar,sem a mais remota possibilidade de erros,a maioria das mortes que ocorrerá,na carnificina exposta no horizonte,será por canibalismo.

  4. Continuo acreditando na minha

    Continuo acreditando na minha intuição. Ela me diz que Temer, com votação expressiva no Congresso, após a derrubada definitiva de Dilma, cuidará, com pressa, de por uma Emenda Constitucional, aumentar seu mandato para mais alguns anos, sob o argumento de que o Brasil precisa de reformas, e outras mais.

  5. Já tá tudo armado!

    O jogo já tá todo armado. Derrubar a Dilma, prender o Lula e condená-lo em 2ª instância, pra ficar inelegível.

    Enquanto isso, saquear o máximo que for possível dos cofres públicos até 2018. Depois, salve-se quem puder, é a guerra aberta na eleição.

    No meio do caminho, se Temer quiser por as manguinhas de fora e atrapalhar o butim, é tocar o impeachment dele na Câmara ou cassar no TSE – Gilmar Mendes, sempre a postos. E aí aprovar a emenda do Serra, instituindo o semipresidencialismo. 

  6. T de Temer
    De Temer tudo o que diz pode ser o contrário. Se diz que não será é porque será, se diz que não vai é porque irá. De traição em traição a confiança foi ao chão.

  7. SOMENTE VEJO UMA SAÍDA: OFERECER A ELES PREJUÍZOS. MUITOS!!!
    VAI FICANDO AÍ QUIETINHO. VAI CURTINDO O SEU GOLPE. VAI DEIXANDO O PAU COMER E BOTA PRA QUEBRAR. CURTA SEU GOLPE.DAQUI A POUCO ESTARÃO TIRANDO A CERVEJA EM SUA GELADEIRA, ESTUPRANDO DENTRO DE SUA CASA E LIMPANDO NAS CORTINAS! SOMENTE VEJO UMA SAÍDA: OFERECER A ELES PREJUÍZOS. MUITOS PREJUÍZOS.>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/08/03/somente-vejo-uma-saida-oferecer-a-eles-prejuizos-muitos-prejuizos/ POBRE POVO BRASILEIRO, POBRES DE NÓS. SOMENTE VEJO UMA SAÍDA: DEVOLVER PARA AS ELITES EM MOEDA RASA NOSSOS ÚNICOS ESFORÇOS QUE ELES SENTIRÃO – PODEMOS OFERECER A ELES PREJUÍZOS. MUITOS PREJUÍZOS.OS MAIS DIVERSOS PREJUÍZOS, DESDE A PANELA DE TEFLON ARRANHADA, O PRATO QUEBRADO, O PNEU FURADO, O CARRO ARRANHADO, GREVES, PICHAÇÕES SEM PARAR, PEÇAS DANIFICADAS, REDE DE ESGOTO ENTUPIDAS, ETC. ETC. ETC. ……”Ao contrário do que muitos pensam, o Fascismo não chega ao poder pela força das armas.”…Resumindo? G O L P I S T A S ! ! …Os DIREITOPATAS GOLPISTAS E SABOTADORES DO PAÍS E DA NAÇÃO estão mesmo a fazer de tudo para aplicar seu golpe anti-democrático para implantar a sua tradicional DEMO-cracia, associados que também estão ao capeta capitalista. ANTES QUE EU ME ESQUEÇA, #FORATEMER >> https://www.facebook.com/groups/ESCRACHIAR/>> https://gustavohorta.wordpress.com/

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador