Lira envia pedido de cassação de Glauber Braga ao Conselho de Ética; entenda o caso

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

A representação contra Glauber Braga foi protocolada pelo Novo, após confusão envolvendo um membro do MBL. José Genoino e Nassif se solidarizaram com o deputado

Deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). | Crédito: Wikimedia Commons

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) enviou, nesta segunda-feira (22), o pedido de cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) ao Conselho de Ética da Casa. O caso tem como plano de fundo uma confusão entre o psolista e um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro.

A representação contra Braga foi protocolada pelo Partido Novo, após o parlamentar expulsar aos empurrões e pontapés Costenaro das dependências da Câmara, na semana passada. Na ocasião, Braga precisou ser contido pela Polícia Legislativa.

Antes da situação chegar ao ápice, Costenaro – lançado pelo MBL como pré-candidato a vereador no Rio – fez provocações e chamou Braga de “burro”, “fraco”, além de falar algo sobre uma mulher. Ambos foram encaminhados à delegacia depois do ocorrido. No local, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), aliado de Costenaro, também discutiu com Braga.

Em entrevista ao jornalista Luís Nassif, o ex-presidente Nacional do PT e ex-deputado federal, José Genoino, se solidarizou com o deputado, que tem “enfrentado na extrema-direita na Câmara“. Nassif, inclusive, lembrou de uma série de ataques já sofridos por Braga.

Após a confusão, o psolista afirmou que esta foi a quinta vez que Costenaro o interpela com provocações, por isso não se arrepende e irá assumir suas responsabilidades no caso. “Não peço desculpas por nada que fiz“, escreveu em publicação, na rede social seu X.

Já em um vídeo publicado ainda na noite de ontem, Braga declarou que não irá “se intimidar” com o processo encaminhado ao ao Conselho de Ética. Agora, cabe ao presidente do colegiado, Leur Lomanto Jr. (União), escolher um relator para o caso.

Esta é a quinta representação contra Braga no Conselho de Ética. O parlamentar já protagonizou embates com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e com o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse parlamentar é um dos melhores representantes que o povo tem num mar de larápios, aproveitadores, ultra-direita barra-pesada…. Poucas exceções num mar de lama no dito Congresso nacional…. É só olhar o achacador-mor e verás a turma quente a embolsar os recursos do Erário…. Viva o deputado G. Braga.

  2. Um deputado “testosterona” diria o Deputado Nicolas Ferreira …

    Próximo passo, Wakanda, as eleições decididas da base da |>044@◇@.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador