Falência do processo eleitoral leva à agonia da democracia, por Roberto Amaral

 
Jornal GGN – O processo de impeachment é um sintoma de uma crise agravada pela falência das instituições da democracia representativa. A opinião é de Roberto Amaral, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e ex-presidente nacional do PSB, que afirma que o sistema partidário está falido. “Sua inanidade é estrutural, é orgânica, é morfológica, é ideológica”, afirma.
 
Em artigo publicado no seu site, Amaral também diz que um dos principais geradores da crise política é o processo eleitoral, fundado no poder econômico e no abuso do poder político. Para ele, desta falência tanto do sistema partidário quanto do processo eleitoral, surgem “poderes em crise, dirigentes ilegítimos e mandatários sem legitimidade” e a agonia da democracia representativa.
 
O ex-ministro crê que a presidente afastada Dilma Rousseff, legitimidade pelos milhões de votos que a levaram ao poder, é quem pode conduzir o país para o caminho para um novo pacto político, necessário para “salvar a democracia representatia e retomar o desenvolvimento”.

 
Leia o artigo completo abaixo:
 
Do site de Roberto Amaral
 
O divórcio entre Congresso e povo
 
A falência do sistema de partidos e do processo eleitoral leva à crise dos poderes, a dirigentes ilegítimos e à agonia da democracia
 
A crise, a palavra da moda, na boca dos políticos e dos eleitores descontentes, na boca de empresários e trabalhadores (com significados diversos), tonitruada pelos meios de comunicação de massa, essa crise brasileira de nossos dias, é, fundamentalmente, política, e é ao mesmo tempo uma crise de representatividade e de legitimidade que ataca de morte os Poderes da República.

É preciso conjurá-la, antes que ponha por terra o projeto de democracia representativa, antes que ameace a integridade institucional de que sempre se aproveitam as forças conservadoras para impor o retrocesso político e o retrocesso social.

O processo de impeachment não é a crise, mas um sintoma dela, agravado pela crise das instituições da democracia representativa.

O sistema de partidos – rejeitado pelo eleitorado – está falido e nenhum remendo o salvará. Sua inanidade é estrutural, é orgânica, é morfológica, é ideológica. Faliu como meio e como fim. O processo eleitoral (fundado no poder econômico e no abuso do poder político) está, também e por consequência, falido e é um dos principais geradores da crise política, pois um de seus mais notáveis frutos é a desmoralização do mandato eletivo.

Dessa falência dupla resultam poderes em crise, dirigentes ilegítimos e mandatários sem legitimidade, donde, e por fim, a grave agonia da democracia representativa, atacada de vez pela violência do impeachment brandido contra a presidente Dilma Rousseff.

A tentativa de tomada de assalto de seu mandato é uma agressão à ordem constitucional (v.g. o art. 85 da C.F.) – mas é, acima de tudo, uma agressão à soberania popular.

As bases seminais da democracia liberal são os fundamentos constitucionais e a estrita legalidade, sem o que poderemos ter Estado de direito, mas, jamais, Estado de direito democrático, que é aquele que interessa às grandes massas.

O respeito à Constituição implica, necessariamente e incontornavelmente, o respeito à voz das urnas: o exercício da presidência é privativo de um delegado da soberania popular, escolhido pelo único instrumento conhecido pelas democracias: o voto. E é isto que está em jogo.

Os pressupostos de constitucionalidade e legalidade – respeito à soberania popular, império irrecorrível do voto – jamais foram considerados pela direita brasileira, useira e vezeira no emprego da violência golpista, enquanto a defesa da legalidade e da Constituição, como agora, é a bandeira da qual as esquerdas brasileiras não podem abrir mão.

O Poder Legislativo que temos – despido de legitimidade – é composto majoritariamente por parlamentares com os quais os eleitores não se identificam, e assim se acha atingido letalmente por aquela que é, certamente, a mais grave crise de representação em toda a história republicana.

Sem falar nas duas dezenas de senadores e nos quase duzentos deputados federais indiciados em inquéritos, ora no STF, ora na Lava Jato, ora aqui, ora acolá. Ademais é, o Parlamento que aí está, como coletivo, uma instituição reacionária, atrasada, descomprometida com o interesse nacional, quando deveria ser a expressão da vontade popular.

Comandada pelo chamado baixo clero e comandada pelo governo interino, está a Câmara dos Deputados empenhada em destruir o que foi possível construir nos últimos 12/13 anos, de Estado social e projeto de desenvolvimento autônomo. O profundo divórcio entre o Parlamento e a Nação, entre o eleitor e o eleito, é, sem dúvida, o sinal mais alarmante da crise da representação.

O divórcio entre Congresso e povo parece, em nossos dias, sem conciliação possível. E isto é péssimo augúrio.

Temos hoje um Poder Executivo infuncional, dominado por grupos de interesses que não dizem respeito aos grandes interesses do povo, da nação e do país. Presentemente, agravando sua crise ética, a Presidência foi tomada de assalto por uma súcia de tal padrão (a começar pelo presidente interino) que um jornal estrangeiro – o alemão Die Zeit – não pôde deixar de questionar, em manchete de primeira página: “Isso é um governo ou uma gangue?”.

Como se habitassem outro planeta, ou um Olimpo cego para a história e a realidade, setores da alta burocracia estatal (como o Ministério Público e a Polícia Federal) constituem nichos de poder autônomos dentro do Estado.

Completa a tríade um Poder Judiciário a serviço da luta de classes, autoritário, intrinsecamente reacionário e prepotente, que se julga dispensado de dar satisfação a qualquer dos demais Poderes, e muito menos à sociedade, embora seja o único dos três poderes da República sem respaldo na soberania popular.

Um STF que se permite decidir contra a expressão clara e límpida da Constituição, que faz e refaz jurisprudência em função de interesses em causa e interfere mesmo no processo legiferante, instaurando a insegurança jurídica; uma Corte que se deixou partidarizar depois de politizar-se, e, em função de uma e outra opção, termina por renunciar à isenção, desnaturando-se.

Rompendo as fronteiras das competências dos demais poderes, arvora-se em verdadeiro Poder moderador, arcaísmo monárquico inaceitável na República.

Atuando e vivendo fora dos manuais da Constituição escritos para os alunos de nossas faculdades de direito, atuam, impávidos, inalcançáveis, de mãos dadas, o poder econômico-financeiro e o poder da mídia oligopolizada, senão o mais poderoso, por certo o mais nefasto dentre todos.

Os meios de comunicação de massa (que possuem prepostos em todas as esferas do poder político) não conhecem limites: manipulam a opinião pública, distorcem a vontade eleitoral, interferem no exercício do poder, ditam o processo político-ideológico, constroem artificialmente a narrativa histórica, e se constituem em verdadeiro partido político. O mais forte de todos.

Vivemos os estertores do ciclo (mais um dentre tantos na Historia e na República) que teve início com a Constituinte de 1988, a quem devemos quase 30 anos de normalidade democrática e avanços sociais que precisam ser conservados e aprofundados.

Esta é a tarefa histórica.

É verdade que a presidente Dilma Rousseff terá dificuldades para enfrentar desafio de tamanha monta – superar essa crise e plantar as bases de um novo Brasil – mas, por outro lado, não será um governo fruto do assalto ao mandato popular, e assim essencialmente e irrecuperavelmente ilegítimo, como o interino que aí está, que poderá cumprir com essa missão inadiável.

Legitimada pelos mais de 54 milhões de votos que a elegeram, a presidente Dilma poderá reconduzir a nação no caminho de um novo pacto político, de que carecemos para salvar a democracia representativa e retomar o desenvolvimento.

Esgotado um ciclo, o processo histórico engendra sua alternativa e deverão as forças populares disputar, nessa construção, seu papel de agente.

Fortalecida pelo apoio que vem colhendo nas ruas, fortalecida com a vitória no julgamento pelo Senado (na qual todos os democratas devem estar prioritariamente empenhados), desvendados (como já se vão desvendando) os reais propósitos da sanha peemedebista maquinada pelo vice perjuro, caberá à presidente da república discutir com a Nação os novos rumos do país que lhe incumbirá comandar imediatamente a partir da recuperação de seu mandato.

Mas a partir também da autocrítica indispensável, que a consagrará, sobre sua opção política em 2015, autocrítica que se completará com a esperada, e já quase tardia, autocrítica do Partido dos Trabalhadores, reclamada por sua militância mas sempre adiada por seus dirigentes.

(A propósito, por que a presidente reluta assinar a Carta-compromisso que a Frente Brasil Popular lhe sugeriu?)

Armada dessas iniciativas, a presidente falará às massas para ser ouvida e, sepultando o falecido ‘presidencialismo de coalizão’, construirá um novo pacto, político-popular. Ou, melhor dito, terá em suas mãos as condições políticas e morais, além da legitimidade, necessárias para reconduzir o Brasil na trilha de seu destino de grande nação, o que compreende a retomada do desenvolvimento, do fortalecimento do setor produtivo, do combate à pobreza e das políticas de distribuição de renda e compensação social e, afinal, a retomada do pleno emprego.

Soluções de curto prazo que se apresentam como fáceis e quase mágicas enfrentam irremovíveis obstáculos jurídicos e de ordem prática, pondo em dúvida sua eficácia como alternativa, contribuindo, assim, para desviar a luta popular do foco essencial, que é combater o governo interino e derrotar o impeachment.

As esquerdas optaram pelo pelo estado de direito democrático e devem seguir nele, evitando a atração por desvios, alternativas que lembram casuísmos, gambiarras, improvisos de consequências imprevisíveis.

Por tudo isso e pelo mais que não precisa ser posto em evidência a esta altura de nossa história, o que incumbe às esquerdas e às forças democráticas, hoje, como prioridade, é a defesa da ordem constitucional. E o ponto de partida é a defesa do mandato constitucional, legítimo e legal da presidente Dilma Rousseff.

 
 
Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ESQUERDA BROTADA NO ASFALTO DO ABC E DIVERSOS LINKS

    ESQUERDA BROTADA NO ASFALTO DO ABC

    13.6.16    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO – (Ao final diversos links de textos publicados na Tribuna de Imprensa, do RIO, analisando a crise no Brasil, e no mundo, pela visão da metafísica, física quântica ou espiritualismo cientifico, como dizia Leon Denis, ou  espiritualista independente como diz o Gaspareto, e do espiritismo de fato dos espíritos e não do kardecismo igreja dos encarnados e sem espíritos).  

     

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2016/06/esquerda-brotada-no-asfalto-do-abc.html

     

    Após vermos postagem lembrando Darcy Ribeiro e Brizola acabamos desabafando o que sentimos faz tempo.

     

    Hoje somente sinto que o Brasil tomou atalhos ruins quando as oligarquias deram o golpe derrubando Collor que estava no meio do mandato de quatro anos, antes de FHC comprar a reeleição, somente para impedir que Brizola pudesse ser o próximo presidente do Brasil junto com Darcy Ribeiro e eles poderiam já ter feito uma revolução na educação do país com as escolas de tempo integral ou Cieps.

     

    Depois das cagadas de Collor ele resolveu resgatar o trabalhismo do avô que foi ministro de Getúlio Vargas, Lindolfo Collor, que tem o nome na CLT inclusive, aderindo ao trabalhismo que tinha sobrado com Brizola, o único líder de antes do golpe de 64.

     

    E Collor rompeu o isolamento de Brizola desde que voltou do exílio, sofrendo ataques de todos os lados, da Globo, dos governos federais, dos militares, das mídias, etc., e até do PT e da esquerda brotada no asfalto do ABC, e soltou dinheiro para a construção da linha vermelha, a despoluição da baia da Guanabara e assumiu o Cieps de Brizola e Darcy a nível nacional com outro nome. 

     

    Collor iria apoiar Brizola na próxima eleição presidencial e ele teria sido eleito. 

     

    Foi o sinal vermelho para as elites orquestrarem o golpe derrubando Collor antes que Brizola pudesse ser eleito em seguida, mas infelizmente somente conseguiram graças a adesão golpista dos sociais democratas do PT e do resto da esquerda na época, deixando Brizola isolado ou traindo ou faltando com o respeito ao único líder que tinha sobrado de antes do golpe.

     

    Na época eu não via nada disto e votei no PT e inclusive apoiava o golpe global contra Collor que depois foi absorvido pelo STF por falta de provas sem que houvesse punição aos que o acusaram sem provas no Congresso e nas mídias….

     

    Hoje sou obrigado a aceitar que Brizola foi o último líder com visão de estadista, e nacionalista de fato, tinha culhões, e depois dele não vemos mais estadista algum e somente ratos ou traidores e vendilhões ou vigaristas.

     

    A maior tragédia que abateu-se sobre a nação brasileira começou após a queda de Collor para impedir que Brizola voltasse ao cenário nacional retomando os rumos interrompidos da nação brasileira com o golpe de 64.

     

    Com o golpe contra Collor os sociais democratas do psdb e do PT e toda uma esquerda brotada no asfalto do ABC ou de SP, tomaram o poder aliados das velhas oligarquias, abrindo as portas da nação para os saques e a bandidagem enorme que temos visto desde então, agindo como traidores da soberania nacional.

     

    O PT e a esquerda uniram-se as elites sem respeitar o passado histórico do trabalhismo de Getúlio, Jango e Brizola, e hoje sinto que todos pagamos elevado preço devido a esta traição ou falta de respeito para com o passado e a história brasileira até o golpe.

     

    Hoje acho que o PT e esta esquerda brotada ainda durante os anos da ditadura militar sofreram enorme lavagem cerebral e devido a tudo isto acabou dando no que deu com o PT chegando ao governo federal sem ter conseguido mudar nada rumo a democracia e ficando isolado ou sem maioria no Congresso, nos Estados e nos municípios.

     

    Foram com muita sede ao pote e se lascaram. 

     

    Teria sido melhor serem mais humildes ou respeitarem a história de antes de 64 e se aliarem a Brizola no máximo tendo o Lula como vice e somente depois tentarem chegar ao governo federal. 

     

    O PT acabou usado ou instrumentalizado pelas oligarquias e a CIA apenas para impedir que o único lider que tinha sobrado de antes do golpe de 64 pudesse retornar ao cenário nacional retomando os rumos interrompidos da nação brasileira. 

     

    Hoje sentimos que se não fosse o golpe de 64, e com as conquistas sociais e trabalhistas que vinham ocorrendo, já teriamos chegado perto de uma qualidade e democracia dos países nórdicos, Canada, Australia e Nova Zelandia mas recuamos ou paramos ou estamos bem longe disto, e não temos democracia efetiva ainda e apenas um faz de conta totalmente controlado pelas elites corruptas. 

     

    Agora terão que resgatar a história de antes de 64 para tentar resgatar os sonhos de uma democracia que nunca tivemos ainda.

     

    Faltou uma visão clara de democracia ao PT e a esquerda pós ou nascida durante a ditadura militar, se achando melhor ou mais sabida do que o experiente líder de antes do golpe de 64, Brizola.

     

    Agora parece tarde pois Brizola morreu e não vemos outro líder estadista para guiar a nação para sair deste atoleiro em que meteram a nação desde o golpe contra Collor.

     

    Hoje tenho convicção de que não fosse o golpe Brizola teria sido o próximo presidente e teríamos escapado dos desgovernos de fhc ou dos rumos dos sociais democratas do psdb e do pt aliados dos neoliberais tanto que sequer o PT mudou pois deu o golpe aliado das velhas elites.

     

    Sou obrigado a admitir hoje que o PT traiu a democracia e a nação, a soberania nacional, quando aderiu as elites no golpe global contra Collor somente para ferrar o Brizola e Darci Brizola.

     

    Cansei de ouvir no meio do PT e da CUT ou da esquerda que Brizola seria ultrapassado, antigo, velho, antiquado, populista, etc…..Enfim vendiam que “modernidade” seria o PT e a esquerda brotada no asfalto do ABC e não um velho líder de antes do golpe de 64…

     

    Hoje vejo claramente que as oligarquias tinham medo somente de Brizola e jamais tiveram algum medo do PT e destas esquerdas pois sempre as tiveram no bolso ou acharam que seriam facilmente derrotadas quando desejassem.

     

    Se comparado ao que Brizola teria feito claramente o PT e a esquerda tornou tudo mais fácil a continuidade do mesmo regime desde o golpe de 64, facilitando o trabalho das elites.

     

    E afinal de contas o que o PT fez de fato senão mero populismo barato sem mudar nada rumo a democracia ou usando o dinheiro público para ganhar eleição como quando se dava botinas, dentaduras ou material de construção ?

     

    Hoje vejo o que tinha de “moderno” no PT social democrata.

     

    Sobrou meras crenças ou ideologias ou fundamentalismos políticos ao PT e faltou uma visão clara da democracia do ponto de vista jurídico, o único que importa de fato aos cidadãos e ao Brasil.

     

    Vejo ainda hoje após o novo golpe com as oligarquias querendo finalmente liquidar o PT, Dilma e Lula, como liquidaram antes Getúlio, Jango e Brizola, como falta aos do PT uma clara visão de algum projeto de democratização efetiva do Brasil, e sobra meras crenças ou ideologias ou fundamentalismos e isto nada difere de uma igreja qualquer trocando somente seis por meia dúzia ou uma ideologia por outra.

     

    E ideologia, qualquer delas, religiosas, políticas e econômicas, jamais tiveram algo a ver com democracia e liberdade e muito menos com um socialismo fraterno, democrático, solidário, etc.

     

    Vai ser difícil ao PT e a esquerda atual catarem os cacos hoje em dia e se acharem quanto a alguma saída ou rumo a seguirem de forma a ganhar de fato o povo e não serem isolados e queimados ou fritados. 

     

    Afinal se sabiam que todos os partidos praticavam o caixa 2 e lavagem de dinheiro nada mudaram e cairam de cabeça neste velho esquema das oligarquias corruptas de sempre no poder e hoje são alvos fáceis para serem destruidos pelo sistema ou regime manipulando totalmente a informação, ou sem uma mídia regulada de fato democrática, algo que o PT também nada fez. 

     

    Parece que realmente o Lula e a cúpula stalinista do PT, a articulação, foram mordidos pela mosca azul quando chegeram ao poder no governo federal, cairam na lama e se sujaram também. 

     

    E nem vai ser assim tão difícil quando vier a tona como Golbery teleguiado pela Cia e pelas elites deu corda ou tolerou ou permitiu que o PT e a esquerda brotasse  no asfalto do ABC somente para dividir e confundir o povo, e impedir a qualquer preço e custo e volta de algum líder trabalhista e nacionalista de antes do golpe de 64, no caso Brizola.

     

    Graças a alienação e infantilidade e falta de respeito ao passado e a história as elites conseguiram tudo até agora graças ao PT e esta esquerda permitida ou tolerada a partir do ABC….

     

    Falta ainda muita merda para vir a tona mas já ouvi que tanto fhc quanto lula foram planejados e financiados ou fabricados pela CIA tudo num cenário de orquestrar o afastamento dos militares que estavam atrapalhando as elites devido ao nacionalismo e maior respeito a legislação trabalhista, já que eram funcionários públicos, preparando os cenários para impedir a volta ao cenário nacional de algum líder de antes do golpe de 64, no caso Brizola.

     

    Para chegar ao governo federal o PT teve que assinar a carta ao Brasil desdizendo tudo o que tinha dito vinte anos antes e deu no que deu até agora….agora após o golpe ou mesmo com Dilma pareciam tentar voltar ao velho discurso de vinte anos antes de terem chegado ao poder no governo….

     

    Acham mesmo que finalmente poderão retirar as máscaras de sociais democratas bonzinhos ou aliados dos capitalistas e agora pregarem a tal “revolução” comunista ou socialista ?

     

    Se até na ditadura comunista da China aliaram-se a este capitalismo selvagem também na mesma linha dos sociais democratas dominando o mundo juntos com os capitalistas?

     

    Afinal qual seria a vertebra do PT e desta esquerda atual rodopiando como cobra desde o golpe para trair o Brizola e aliados do capitalismo selvagem que tanto condenam ao menos aparentemente?

     

    Desde o golpe com os bandos sociais democratas do psdb e do pt assumindo o poder tudo virou uma zona, baderna, farra, vale tudo, enfim fomos entregues ao “mercado” ou a este capitalismo selvagem pois vimos logo após a saída dos militares começarem a enorme rotatividade da mão de obra, depois as terceirizações e privatizações com fhc e seu bando, e nada mudou com PT e tudo, e hoje parece que o poder do dinheiro compra ou corrompe a todos….partidos, governos, judiciário, legislativos, mídias, centrais, sindicatos, igrejas, enfim não sobra nada….

     

    Uma podridão só. 

     

    Estamos muito próximos de perdermos a velha CLT de 60 anos, de Getúlio, Jango e Brizola, com a flexibilização e terceirização geral pretendida por este Congresso atual, recuando aos tempos em que não havia lei trabalhista alguma e os trabalhadores eram praticamente escravos sendo obrigados a trabalharem até meio noite e nos finais de semana sem direito algum. 

     

    Lamento pela morte do Brizola e não vejo líder estadista algum para conduzir a nação para fora deste atoleiro em que nos metemos nos últimos vinte e tantos anos ou desde o golpe contra Collor para detonar o Brizola, graças ao PT e a esquerda atual.

     

    É preciso crescer e virar homem e assumir responsabilidades por todo este passado histórico.

     

    A ditadura continua desde 64 com PT e a esquerda e tudo pois alienados ou vendilhões ou traidores da nação e sem um projeto de democracia que não meramente tentarem chegar ao poder, ao trono….parecem querer repetir a velha URSS….

     

    Desculpe o desabafo mas não aguento tanta hipocrisia e farisaísmo.

     

    Mesmo defendendo a democracia e com isto o mandato da Dilma, Lula e o PT diante do claro golpe, mais um, das oligarquias.

     

    Mas se o PT não tivesse aderido ao golpe contra Collor Brizola seria o próximo presidente e teríamos hoje uma história muito diferente de tudo o que vimos até agora.

     

    Faltou respeito a história e ao passado. Mais nada.

     

    O PT e a esquerda atual foi a geração que sofreu lavagem cerebral durante a ditadura militar e foram cegos ou arrogantes, sem humildade alguma, quanto a resgatar a história de antes d 64.

     

    Agora parece ser tarde.

     

    Acabaram mordendo a isca das velhas oligarquias desde o começo no asfalto do ABC se achando os maiorais e cuspindo e traindo Brizola. No fundo mereciam o golpe atual depois do golpe que deram derrubando Collor apunhalando Brizola.

     

    Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

    É O FUNDO DO POÇO… TEM QUE FUZILAR COMO NA CHINA 28.5.16 JOÃO LUIZ GARRUCINO

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2016/05/e-o-fundo-do-poco-tem-que-fuzilar-como.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

    UMA NOVA REVOLUÇÃO FRANCESA NO BRASIL?

    13.5.16   JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2016/05/uma-nova-revolucao-francesa-no-brasil.html

     

     

    Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    PT ADERIU AS ELITES E GLOBO NO GOLPE CONTRA COLLOR, TRAINDO A DEMOCRACIA E BRIZOLA E AGORA É TRAÍDO

    2.5.16    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2016/05/pt-aderiu-as-elites-e-globo-no-golpe.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    51 ANOS SEM CONSTITUIÇÃO SOBERANA, DITADURA DA GLOBO E OUTRAS MÍDIAS CONTINUA

    8.9.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/09/51-anos-sem-constituicao-soberana-e.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    A SITUAÇÃO CRÍTICA DOS TRABALHADORES E DA DEMOCRACIA, E PSTU NA GLOBONEWS

    1.8.15    

     

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/08/a-situacao-critica-dos-trabalhadores-da.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    CAPITALISMO GLOBAL A BEIRA DO COLAPSO, NOVO MARX E NOVO COMUNISMO VINDO DA CHINA. CHEGANDO A EUROPA E SAQUEANDO ATÉ O VATICANO

    16.9.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/09/capitalismo-global-beira-do-colapso.html

     

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    CIA, PF, LAVA JATO E MORO DEVEM DAR GOLPE DERRUBANDO DILMA COM VICE ASSUMINDO. SOMENTE MILITARES PODERIAM IMPEDIR O GOLPE SUSTENTANDO DILMA OU, EM CASO DO GOLPE OCORRER, DANDO CONTRA GOLPE VOLTANDO AO PODER

    30.7.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/07/cia-pf-lava-jato-e-moro-devem-dar-golpe.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    CRISE GLOBAL PODE LEVAR A GUERRA EUA X RÚSSIA E CHINA SEGUNDO CONSULTORIA EMPIRICUS E REVELAÇÕES DE CHICO XAVIER

     

    6.8.15    

     

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/08/crise-global-pode-levar-guerra-eua-x.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    É HORA DE REGULAR A MÍDIA POR DEMOCRACIA EFETIVA

    12.8.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/08/e-hora-de-regular-midia-por-democracia.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    FILMES: “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS” E “O CAÇADOR DE PIPAS”. E NOVO NAZISMO EVANGÉLICO NO BRASIL

     

    16.8.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/08/filmes-menina-que-roubava-livros-e-o.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    LAVA JATO RECORDA FILME “Z” DE COSTA GRAVAS…

    8.8.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/08/lava-jato-recorda-filme-z-de-costa.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    Militares podem intervir para defender democracia e Dilma!

     

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/07/militares-podem-intervir-para-defender.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    MUJICA DEU PISTAS: CORTAR SALÁRIOS DOS POLÍTICOS. APENAS VOLUNTÁRIOS. DOCUMENTO ÚNICO E DISTRITOS ELEITORAIS

    29.8.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/08/mujica-deu-pistas-cortar-salarios-dos.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

    PAPA FRANCISCO PODE EVITAR TERCEIRA GUERRA RESGATANDO CRISTIANISMO PRIMITIVO, DETONANDO AS 3 IDEOLOGIAS, RESGATANDO A DEMOCRACIA E A LIBERDADE

    24.9.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/09/papa-francisco-pode-evitar-terceira.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    POVO CANSOU E QUER FIM DO REGIME ATUAL. É HORA DE CONSTITUINTE INDEPENDENTE E SOBERANA

    19.8.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/08/povo-cansou-e-quer-fim-do-regime-atual.html

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    SINDICATOS, ENTIDADES DE CLASSE, VÁRIAS ONGS, ASSOCIAÇÕES E ATÉ PARTIDOS FUNCIONAM COMO IGREJAS… SEM DEMOCRACIA

    29.7.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

     

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/07/sindicatos-entidades-de-classe-varias.html?spref=fb

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

     

    REFUGIADOS : EUROPA E EUA APENAS PRIVATIZARAM COLONIZAÇÃO DA AFRICA E ORIENTE MÉDIO. AGORA FALTA COMPLETAR O SERVIÇO

    5.9.15    

    JOÃO LUIZ GARRUCINO –

    http://www.tribunadaimprensaonline.com/2015/09/refugiados-europa-e-eua-apenas.html

     

     

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador