Elza Soares lança “Mulher do fim do mundo” na internet, por Matê da Luz

Você ja viu Elza Soares ao vivo? 

Eu já. Carnaval de 2000 e tantos, trabalhava num camarote de cerveja como assessora de imprensa e, bem, resumindo o caos absurdo que é essa labuta, lá pelas tantas Elza entra no palco montado dentro do camarote – pronto, era o que me faltava. 

Aquela mulher parecia olhar nos olhos de cada um da plateia e não duvido que ela o fazia. É isso, afinal, o que as divas fazem. Achei que o público não ficaria nem tchuns pro que estaria acontecendo ali no palco, mas não: o desfile lá fora virou coadjuvante praquela voz, praquela presença, praquela oportunidade de ouvir história ao pé do ouvido, quase gritada. 

Apaixonei e, confesso, desliguei o rádio de trabalho enquanto ela estava ali. 

Elza tem essa energia suja, Elza canta a sexualidade (trans) a violência (doméstica), a dependência. Um soco na cara daqueles que se julgam superiores (ou relevantes, termo ~contemporâneo~ pro que tem importância proferido, certamente, por aqueles que não têm quase alguma): no amor de Elza não há sopro de esperança, salvação ou grand finale. Elza é de verdade. 

Elza é boa cantando, e é melhor ao vivo. 

No domingo, aqui em São Paulo, tem ela apresentando este compilado de inéditas no Auditório do Ibirapuera. Eu vou ver Elza ao vivo, de novo e cada vez que se mostrar disponível. 

Se você não pode ir, escuta aqui

Mariana A. Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O player nao aceita pausa e

    O player nao aceita pausa e voce tem que comecar a musica do comeco de novo.

    Elza eh otima, eu a vi no comeco dos anos 90 em NY.  A voz eh impressionante -desde crianca eu ouco que ela tem alguma coisa como cordas vocais duplas pois ela consegue cantar por horas a fio sem se cansar.  Mas nao sei se eh verdade ate hoje.

    O album tem instrumentacao sofisticada mesmo, sem excesso de sintetizadores (mal aparecem) mas muito moderna, provavel que seja a melhor da carreira dela.  Da uma espiada na quarta musica, por exemplo!

  2. Pensando bem, ja que o player

    Pensando bem, ja que o player nao funciona direito e ta no youtube completo:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=basXub88HFU%5D

    …  a quarta musica, “Pra Fuder”, mesmo ignorando se que uma mulher de 79 anos a esta cantando, eh avancadissima!  Consigo perfeitamente imaginar Elza Soares cantando isso ha 40 anos atraz, e me maravilho com a possibilidade perdida!  Onde estavam esses caras entao?!

    A proxima musica do album eh mais agressiva ainda!

    Parabens, Elza!  Parabens aa sua equipe tambem!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador