Mutilados e ofendidos, por Aracy Balbani

Duas imagens que circulam na Internet ilustram um tabu que precisa ser encarado pelos brasileiros.

Desconheço a origem da divulgação da primeira, a de um cachorro cuja aparência inspirou as seguintes reações de três internautas numa página pessoal do Facebook: “Mas que fofinho! Cute, cute.”, “Kkkkkkkkkkkkkk” e “é o Ceveró?”.

Sou médica de humanos, não veterinária. Cabe apenas ao veterinário que for consultado examinar o cachorro e dar um diagnóstico. Em condições normais, o dono do animal expõe o diagnóstico e a foto publicamente se quiser, de acordo com sua consciência.

Mas qualquer observador percebe que a aparência do animal reflete uma anormalidade física. Reparem na cicatriz na orelha esquerda. Possivelmente o bichinho sofreu algum trauma na cabeça – pode ter sido mordido por outro animal -, ou tem um tumor no nariz que o cegou do olho esquerdo e destruiu-lhe parte dos dentes superiores. Mais um motivo para respeitá-lo e cuidar dele.

A outra imagem é atribuída ao Movimento Endireita Brasil. Segundo a legenda, a touca ninja com a inusitada abertura assimétrica para os olhos supostamente teria sido usada num “assalto à Petrobras”. Ela remete diretamente à aparência de Nestor Cerveró, publicada à exaustão na imprensa e que serviu até de inspiração para máscara carnavalesca.

Em nenhum momento da ampla cobertura da Operação Lava Jato vi a imprensa tocar num ponto que desperta a curiosidade humana: o motivo da assimetria dos olhos de Cerveró. Por quê? Avaliação dos jornalistas de que isso não interessa a ninguém? Respeito à intimidade do ex-diretor da Petrobras? Zelo politicamente correto para ele não ser exposto ao preconceito e à humilhação pública por sua aparência? Hipocrisia? Medo?

Seja qual for a razão para essa lacuna do noticiário, uma ferida na qual ainda ninguém teve a coragem de por o dedo para analisar, o fato é que a deformidade facial de Nestor Cerveró acabou impregnada no ideário e no inconsciente coletivo do povo brasileiro. Até médicos e outros profissionais de saúde têm feito piadas de mau gosto sobre isso.

Presta-se, assim, um incalculável desserviço anti-ético, mórbido e criminoso mesmo, ofendendo não apenas Cerveró, mas também outros milhões de humanos que têm deformidades faciais, sejam resultantes de anomalias genéticas, tumores ou mutilação em acidentes, guerras e outras formas de violência. Muitos desses doentes ficam incapacitados, sofrem de depressão, abandonam a vida social e se escondem para não serem discriminados, ou tentam o suicídio.

A exposição pública do cachorro anônimo e de Cerveró e as consequentes reações, nem sempre racionais, sinalizam que estamos dependurados no fio da navalha. A histeria coletiva que assola a pátria pode, com muita facilidade, induzir ao bullying e a outras agressões mortais contra portadores de deformidades, pois já há precedentes perigosos. Estes cidadãos não podem pretender ser poupados das regras da vida civil nem da correta aplicação da justiça por mera piedade nossa, mas exigem e merecem respeito aos seus direitos.

É preciso falar abertamente sobre isso enquanto há esperança de prevenir a mutilação incapacitante da moral da nação. 

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando recebi não tinha entendido…

    Agora percebo o quanto as pessoas estão odiosas.

    Começo a perceber que existe sim um certo preconeito a Presidenta por causa da letra a. 

    1. O que isso tem a ver com o

      O que isso tem a ver com o assunto mesmo?  Da pra ler antes de comentar ou nos mostrar essas “charges” que “destacam a gigantesca fantabulosa enorme feiura de Serra”?

  2. Comentário em duas

    Comentário em duas partes:

    1ª) Muito oportuno o post. Tratar deformidades físicas de um ser humano como bases para piadas, gracinhas, é de uma insensibilidade total. No caso específico do Cerveró,  fiquei indignado. E sempre ficarei se for qualquer  outro ser humano. Apesar de bem recebida em alguns meios, a “teoria” Danilo Gentili, segundo a qual “tudo é permitido se serve de substância para o humor”, é o espelho da nossa época. 

    2ª) Quanto ao cachorrinho, confesso que foi este comentarista o autor da postagem no facebook.  O que agrava ainda mais o meu arrependimento é que SEMPRE fui, e continuo sendo, um crítico contumaz de postagens apelativas. Já bloquei muita gente por esse desiderato. 

    Mesmo que a autora do texto não tenha citado ipsis litteris o meu comentário que ilustra a foto(“Mas que fofinho……”), me revelaria como o autor. A tentativa de fazer humor, parecer “inspirado” e forçar situações nos faz incidir nesse tipo de equívoco.

    Decerto apreendi a lição e, sem nenhuma demagogia(o que NÃO É do meu feitio) agradeço a dra. Aracy Balbani por essa, digamos, lição de civilidade e humanidade.

    PS: já exclui do meu mural a postagem. 

    1. Só pata clarificar: 1) Meu

      Só pata clarificar: 1) Meu post nada teve a ver com o ex-diretor Cerveró. 2) Até ler este post não sabia que um dos comentaristas tinha feito referências a ele. Se soubesse, tinha excluído. 

      1. O esclarecimento do

        O esclarecimento do esclarecimento(esse post me pertubou à beça): 

        A RETRAÇÃO QUE FIZ, E FARIA EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, FOI QUANTO A TER INSERIDO UM POST NO FACEBOOK COM A IMAGEM DO CÃO SEM NENHUMA INTENÇÃO  DE FAZER QUALQUER ILAÇÃO COM O EX-DIRETOR CERVERÓ. O NOME DESSE CIDADÃO SÓ APARECE NUM COMENTÁRIO FEITO POR TERCEIROS. 

        A frase MINHA que encimou o post foi “Tão bonitinho, tão fofinho!Cute, cute”, com relação ao cão. E só.  

        Como já o apaguei, peço a Aracy a gentileza de corroborar as minhas explicações para que não pairem dúvidas. 

        1. Estimadíssimo JB Costa,

          A foto do cachorro deve circular há muito tempo na Internet. Eu a havia visto no avatar de um internauta há semanas. Cliquei e analisei. Percebi detalhes que talvez a maioria das pessoas não veja, por isso comentei no seu post do Facebook, de onde baixei a imagem. O que chamou a minha atenção foi a reação inicial de pessoas à foto no contexto que vivemos. Depois da imagem vista com outro olhar, tomando consciência de certos aspectos, a reação pode mudar.

          Acho que se você não tivesse contado aqui, nem ninguém iria saber onde me inspirei. Não mencionei nada a ninguém. Se escrevi algo que ofendeu você ou os que comentaram seu post, ou gerou uma falsa interpretação sobre sua pessoa, por favor aceite meu pedido sincero e público de desculpas. Aqui dou meu testemunho do grande caráter e da estatura moral de JB Costa no que escreve e na forma como se relaciona com as pessoas na Internet. É um privilégio contar com sua amizade.

          Conto-lhe uma historinha: dois monges budistas iam em silêncio por uma estrada às margens do rio. Monges não podiam ter contato físico com mulheres. Mas um deles, vendo a dificuldade de uma senhora para atravessar o rio, a pegou no colo, levou-a à margem oposta e voltou a seguir o caminho. No fim do dia, o outro monge o acusou: “Como você pode desobedecer as regras e tocar numa mulher?!”. Resposta do primeiro monge: “Já faz seis horas que deixei a mulher na outra margem do rio e você ainda a está carregando na sua consciência?”. É isso.

          Fotos do Cerveró com legendas e comentários impublicáveis circulam no Facebook via outras pessoas (em itálico, JB) há tempos, por mais que eu deixe de seguir ou até elimine contatos do FB.  Apelo a todos que parem para refletir sobre isso.

          Saudações respeitosas, com a admiração, gratidão e o abraço da

          Aracy 

          1. “Aqui dou meu testemunho do

            “Aqui dou meu testemunho do grande caráter e da estatura moral de JB Costa no que escreve e na forma como se relaciona com as pessoas”:

            Dois.  Esse eh decente com c cedilha maiusculo!

            Aracy, eu sou o tipo de pessoa que NAO nota certos detalhes.  Ja conversei com pessoas que nao tinham pernas, olhos, que tinham “arritmia” (sei la o que eh isso), e da proxima vez perguntava “mas o que aconteceu com suas pernas?!” ou coisa parecida porque simplesmente nao me lembrava(!).  Uma vez estive com um baterista por varias horas, me convidou a um ensaio dele com a banda, um barato, lembro da musica ate hoje (o caminho eh sempre o mesmo no navegar da terra…);  alguns anos mais tarde o encontrei e perguntei surpreso “mas o que aconteceu com seu olho?” e ele disse “mas eu ja nao tinha esse olho, voce nao lembra?”.  Fiquei con cara de idiota ou de provocador!

            Isso foi o que me irritou gigantescamente a respeito do post sobre Putin ser ou nao ser autista e eu estava pra falar tudo isso la, mas nao deu.  Fica o registro:  eu nao conto feijoes.  Muito menos esses!  Ninguem viu que Cervero nao tem um dos olhos e que foi acidente de infancia, porra?!

            Dificil eh acreditar que isso esta se passando como “humor” no Brasil.  Credo!!!

            Seu post eh superbo, congratulacoes.  Nao da pra desviar os olhos de defeitos fisicos.  Porem, da pra nao ver -o que eu consigo sem o menor esforco.  Nao, nao eh decencia minha nao, eh por pura irrelevancia mesmo.

          2. Muito obrigada, Ivan. Não

            Muito obrigada, Ivan. Não consegui clicar cinco estrelinhas no seu comentário, então mando-lhe 10 aqui. Um grande abraço.

          3. Aracy,
            Assumi publicamente a

            Aracy,

            Assumi publicamente a autoria do post do facebook porque os gracejos “Mas que fofinho……”por ti citados realmente eram meus. Fi-lo após dar todo o mérito a teu pertinente texto. Após esse “sincericídio” fiz questão de fazer a expiação. Ou seja, mesmo que tua crítica se reportasse exatamente a minha besteira ainda assim teria que me curvar às verdades expostas nas tuas perorações. 

            Minha preocupação ao pedir tua corroboração foi quanto a um ponto específico dado que já houvera deletado o post, não podendo colocá-lo aqui como prova. E o ponto é que a postagem do cão não tinha a ver com o ex-diretor Cerveró e que a menção a este senhor foi feita por um comentarista.

            Na realidade, meu sentimento primeiro foi de vergonha; depois de medo. Medo de ser confundido com pessoas sobre as quais tenho a mais profunda repulsa. Posso ter um bilhão de defeitos, mas esse de tripudiar sobre a dignidade humana, acredito que não tenho. 

            Meu respeito por ti, uma das primeiras amizades que cultivei quando por aqui acostei, não decresceu, nem jamais decrescerá. Ao contrário: faz é aumentar. 

            Grato pelas palavras carinhosas, decerto imerecidas para este humilde comentarista. Reafirmo também minha admiração e apreço. 

            Um abraço,

    2. JB Costa, a pessoa precisa

      JB Costa, a pessoa precisa ser digna para reconhecer um equívoco (que todos cometemos) e precisa ainda ser mais digna para fazê-lo em público na rede. Parabéns.

  3. BOECHAT E CERVERÓ

    Ouço todo dia pela manhã o Boechat na radio BandFM. Gosto muito dele. Mas me espanta como ele desdenha, zomba, ri, sacaneia etc  desse defeito do Nestor Cerveró. É muito desconcertante! Vc ouvir um jornalista desse naipe fazer isso todo santo dia. O defeito facial o Cerveró não tem a ver com seu caracter. Né? Imagine os filhos, a esposa do cara? Já têm que aguentar a sua pecha de ladrão. Agora, debochar do defeito físico .. Quantas pessoas nesse país (honestas e desonestas) não têm o mesmo problema? Boechat, um baita jornalista, deveria separar as coisas! Aliás, esse deboche quase que diário do defeito facial do Cerveró soa até estranho vindo de um cara como o Boechat. Não estamos falando de Reinaldo, Nunes, Maynard. Dessas ‘aberrações do jornalismo’ tudo se pode esperar.  Bem, mas essa sociedade está fudida. O jornalismo tá fudido. É isso!

  4. Ahhhh, o patrulhamento do

    Ahhhh, o patrulhamento do riso… já rendeu algumas obras primas, em especial “O Nome da Rosa”. Alguém lembra da temática do filme? É. O riso é claramente subversivo.

  5. Excelente mensagem

    Parabéns Dra. Aracy Balbani, lembrando que não somos trogloditas nem truculentos. Temos que mostrar um mínimo de cidadania e respeito a todas as pessoas.

     

  6. Muito bom o texto, meus

    Muito bom o texto, meus parabéns. Como pode ‘`seres humanos´´ sem nenhum tipo de sensibilidade e empatia com o outro.

     

  7. Parabéns Dra. Aracy por seu

    Parabéns Dra. Aracy por seu brilante texto! Desejo sinceramente que esse respeito e consideração por nossos semelhantes sejam plantados em cada lar, para que num futuro bem próximo, não tenhamos uma nação construída de hipócritas preconceituosos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador