Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

O Conde Ciano e o fim do fascismo italiano, por André Motta Araújo

O regime fascista foi modelo para a Alemanha nazista, para o regime franquista na Espanha, para o salazarismo português, para o peronismo na Argentina e para o Estado Novo varguista no Brasil.

O Conde Ciano e o fim do fascismo italiano

por André Motta Araújo

Um dos mais dramáticos episódios da Segunda Guerra mundial foi o fim inglório do fascismo italiano, em 25 de julho de 1943, na reunião do Grande Conselho Fascista, o órgão máximo do regime. A reunião que depôs o Primeiro Ministro Benito Mussolini foi conduzida por dois personagens chaves, o Conde Galeazzo Ciano, genro de Mussolini, e o Conde Dino Grandi, um dos mais respeitados líderes do movimento fascista.

Mussolini é levado preso após sua deposição e em 3 de setembro a Itália assina um armistício com os Aliados, invertendo sua posição no conflito e declarando guerra à Alemanha. O Marechal Pietro Badoglio, comandante do Exército, é indicado como Primeiro Ministro pelo Rei Vittorio Emmanuelle III, agora amparado pelos anglo-americanos.

O CONDE CIANO

Filho do Almirante Costanzo Ciano, Conde de Cortelazzo, Ciano casou-se com Edda, filha mais velha de Mussolini e foi nomeado pelo Duce como Ministro de Relações Exteriores em 1936, tornando-se um dos personagens centrais do regime. Ciano sempre foi uma voz de moderação no regime fascista, liderando a ala menos pro-nazi do fascismo.

Sua participação na queda de Mussolini lhe valeu a pena de morte quando os alemães resgataram Mussolini do cárcere e instituíram a REPÚBLICA SOCIAL ITALIANA, com sede em Saló, no Lago de Garda, um regime que controlava o Norte da Itália como simples “capa” do domínio alemão sobre esse território. Mussolini teve que assinar a ordem de execução do genro, algo que sua filha nunca perdoou.

O BRASIL TEVE FORTES LIGAÇÕES COM O FASCISMO

O regime do Estado Novo brasileiro tinha como modelo a Itália fascista, o que não impediu a entrada do Brasil na guerra ao lado dos Aliados por razões geopolíticas. Durante o governo Vargas a Condessa Edda Ciano, filha de Mussolini, fez emblemática viagem ao Brasil para reforçar os laços entre os regimes.

Dois dos personagens centrais da que do fascismo, Galeazzo Ciano e Dino Grandi tiveram grandes vinculações com São Paulo. Após o fim da guerra o Conde Dino Grande morou em São Paulo de 1946 a 1951, tem netos brasileiros que moram no Paraná e as duas filhas de Edda Mussolini e Galeazzo Ciano viveram desde o fim da guerra em São Paulo, onde faleceram. Edda Ciano morreu em em Roma em 1995, com 85 anos.  Veja meu artigo aqui.

O FIM DO FASCISMO

O regime fascista teve dois momentos distintos: de 1923 a 1939 foi um regime relativamente popular com importantes realizações econômicas e sociais, a despeito de ser uma tirania. Com a aliança com a Alemanha nazista e sua consequente entrada na guerra ao lado do Terceiro Reich, o prestígio do regime desabou, tendo o fascismo um fim inglório com Mussolini executado e pendurado de cabeça para baixo em um posto de gasolina em Milão.

O regime fascista foi modelo para a Alemanha nazista, para o regime franquista na Espanha, para o salazarismo português, para o peronismo na Argentina e para o Estado Novo varguista no Brasil. Hoje, elementos do fascismo rebrotam na Itália lançando os mesmos riscos à democracia do fascismo original.

A HISTÓRIA DO FASCISMO

Conhecer a história do fascismo italiano é um fundamental aprendizado para os que defendem a democracia. Os alicerces do fascismo são os fatores que ameaçam todas as democracias, começando pelo DESEMPREGO e CRISE SOCIAL, sementes centrais de todos os regimes fascistas.

O melhor historiador do fascismo é RENZO DE FELICE, cuja vasta obra não tem paralelo como reconstituição e análise desse regime.

AMA

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro André.
    A história contada através de personagens singulares é uma forma de tirar da mão do povo o seu destino.
    Pois em 1943 o movimento operário começou cedo e em março de 1943 somente na Fiat começou uma greve com 100 a 200 operários e atingiu 100.000 em poucos dias. De acordo com estudos que poderá ler no seguinte link http://www.cronologiascioperi1943-1945.it/?page_id=159 verás que de março a abril de 1943 houveram 339 movimentos grevistas na Itália. Ou seja, quem definiu a queda de Mussolini foram a luta dos MILHARES de anônimos operários e camponeses que enfrentaram de frente a legislação fascista que punia com no mínimo três anos de cadeia qualquer greve de solidariedade.
    Mas é bonitinho falar em condes, barões ou baronetes que junto com o rei Vittorio Emanuele III, um verdadeiro filho da Pizza (não esqueçam que a mãe dele era a Rainha Margherita, a quem foi feita a pizza que leva o seu nome), logo sem injustiça podemos dizer que o rei era um FDP (filho da pizza). Pois este reizinho (era baixinho) deu o governo a Mussolini apesar dos fascistas terem 35 representantes num parlamento de 535 assentos.
    Por favor, como eu sou um Maestri, descendente de camponeses italianos, quando vejo alguém falar sobre estes condes e reis que vivinha nas nossas costas sem fazer nada e vem tu a dignificar os indignos.

  2. É uma visão alucinada, tipica dos fanaticos da Escola Austriaca. Faz uma descrição dos ciclos economicos dos ultimos 150 anos, sem mencionar que nesse periodo existiram duas guerras mundiais, a revolução russa, a guerra fria e ao fim propõe a abolição dos baancos centrais.
    O mundo imaginario dos crentes dessa escola não combina com a realidade politica. Os bancos centrais injetam moeda nas economias para não haver desemprego, já o nosso BC segue essa escola
    maluca, deixa o Pais em ruinas para garantir com sangue a estabilidade monetaria e o lucro dos bancos. Pelo que diz o palestrante todos os bancos centrais estão errados e ele está certo e ?

  3. De repente, entramos em “crise”: o PIB caiu 7% em 2015-2016; em vez do histórico superávit primário passamos ao déficit primário, e as contribuições já não foram mais suficientes para cobrir todo o gasto da Seguridade Social.

    Essa inversão repentina não foi causada pelos fatores que produzem crise (quebra de bancos, como aconteceu nos Estados Unidos em 2008; quebra de safra; adoecimento da população ou guerra), mas pela insana política monetária.

    Essa crise fabricada tem servido de justificativa para medidas que só favorecem o setor financeiro, a exemplo da capitalização

    Fonte completa https://www.osentinela.org/maria-lucia-fattorelli/capitalizacao-so-favorece-o-setor-financeiro/?unapproved=22872&moderation-hash=50ee4be03ba0ccb2e9fbf1846e2bf36f#comment-22872

    ALGUÉM ACHA QUE SE A PREVIDÊNCIA ESTIVESSE REALMENTE QUEBRADA, OS BANCOS TERIAM ALGUM INTERESSE POR ELA? SOMENTE INGÊNUO E DESINFORMADO PARA CRER E PROMOVER NESTAS PROPAGANDAS PAGAS COM DINHEIRO PÚBLICO APESAR DE ILEGAIS, 11:30 > https://www.youtube.com/watch?v=f7hllRAt7c4

    Quando as faixas salariais estiverem sob este MESMO paradigma estaremos todos em uma senzala https://cpcon.uepb.edu.br/concursos/PM_Itaporanga/Edital/EDITAL_NORMATIVO_CONCURSO_PUBLICO_N_002_2019_PMI-PB_RET.pdf

    A REFORMA PREVIDENCIÁRIA É PATRANHA – ÚTIL SOMENTE AOS BANCOS E AO SISTEMA FINANCEIRO ? Não compreender o CONTEXTO DA REFORMA PREVIDENCIÁRIA é seguir em um caminho escuro sem conhecer sua direção 01:23 ?https://www.youtube.com/watch?v=lb494CJbiAg 06:27 o déficit nominal não está nem nunca esteve na PREVIDÊNCIA SOCIAL – PREVIDÊNCIA SOCIAL NÃO É PROBLEMA – É SOLUÇÃO PORQUE MINORA AS DESIGUALDADES SOCIAIS – O PROBLEMA FISCAL BRASILEIRO ESTÁ E SEMPRE ESTEVE NO BANCO CENTRAL

    Sempre que o governo e a mídia apresentem somente a versão dos prós e omitam a dos contras – estarão seguramente – fazendo a população de idiota.

    Esse vídeo é muito esclarecedor ! Temos que compartilhar muito.
    Mãos a obra ?
    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2441308149434585&id=1444471542451589

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador