O que falta a Olavo não é o diploma, por Luis Felipe Miguel

Ele é um espertalhão, cujo talento é mistificar uma plateia de pessoas que, tanto quanto ele, não possuem estofo para se engajar na efetiva busca pelo conhecimento.

O que falta a Olavo não é o diploma

por Luis Felipe Miguel

No afã lacratório das redes sociais, muita gente boa acaba enfatizando que Olavo de Carvalho não tem diploma.

Mas o problema não é a ausência de diploma.

Um diploma é um certificado público de que se possuem determinadas competências. Se o sistema funciona com perfeição, podemos ter certeza de que os portadores de diplomas possuem aquelas competências. Às vezes, no entanto, ocorrem falhas e uma pessoa possui o diploma sem ter as competências, como parece ser o caso do atual ministro da Educação.

É razoável que sejam exigidos diplomas para o exercício de determinadas atividades, já que as pessoas leigas por definição não têm como aferir as competências – e por isso se fiam nas certificações. Assim como é razoável exigir que os motoristas tenham habilitação oficial.

Mas isso não impede que alguém saiba dirigir sem ter carteira. Assim como alguém pode aprender economia, física, engenharia mecânica, medicina ou filosofia por conta própria, sem passar pelos bancos universitários. É difícil, dado o grau de especialização de cada área, mas não é impossível.

Um ambiente mais formal de ensino e aprendizagem também provê estímulos para que se respeitem dois elementos essenciais para a formação: a disciplina intelectual e a honestidade intelectual. São elas que inibem a opção por soluções fáceis e nos forçam a verdadeiramente enfrentar os problemas.

São elas que faltam a Olavo de Carvalho.

Ele é um espertalhão, cujo talento é mistificar uma plateia de pessoas que, tanto quanto ele, não possuem estofo para se engajar na efetiva busca pelo conhecimento. A agressividade contra tudo e contra todos substitui os argumentos, anula as exigências de coerência e lógica, transita como transgressão e permite que se tomem todos os atalhos possíveis para chegar a quaisquer conclusões que se queira.

O problema não é a falta de diploma, é a desonestidade intelectual.

Mas nossa justificável repulsa por Olavo de Carvalho não pode nos levar a uma posição elitista e cartorial, negando a contribuição, por vezes valiosa, que pode ser dada por pessoas que se construíram como intelectuais à margem do sistema universitário ou com trajetórias acadêmicas heterodoxas.

Luis Felipe Miguel

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Engana-se o colunista ou, pelo menos, transmite apenas a gentileza que lhe é inscrita: o tal olavete, muito além de ser espertalhão é um pulha, calhorda e cretino. Desde sempre. Afinal, quem se inicia como horoscopista, nunca chega além do zodíaco: mero exercício de canastrice.

  2. Acho que o único mérito do Olavo (para os golpistas) é o de ter sido intermediário entre Bolman e Bolso. Ele sabe o mapa da mina fakenews. E, estando nos States, PODE falar. Daí o seu prestígio no atual governo, que precisa mantê-lo calado.

  3. No seu Twitter, Villas Boas chamou Olavo de Carvalho de Trotski da direita. Sou obrigado a discordar do general.
    Não dá para comparar o pequenino Olavo de Carvalho com o gigante Leon Trótski. O russo organizou o Exército Vermelho para vencer uma guerra civil. O guru de Jair Bolsonaro quer desorganizar o Exército brasileiro para provocar uma guerra indesejada pelos brasileiros.
    Aquele velho vagabundo e falastrão se parece mais com um personagem de Lima Barreto: o homem que falava javanês.
    Isso explica porque ele consegue engabelar o presidente, seus filhos e até aquele tal de Steven Bannon.

  4. Só tem uma coisa: claro que existem Lulas e Luis Carlos Borges, brilhantes em suas áreas sem terem nem graduação. Mas não se intitule médico/a se não cursou medicina: quer fazer procedimentos médicos como leigo, fala pro paciente que aprendeu na escola da vida e toca ficha, mas continua não sendo médico/a. Quer fazer o cálculo estrutural de uma casa sem ter feito engenharia: vai, faz. Mas não se intitule engenheiro/a. Pq jornalismo, filosofia e sei lá mais o quê esse homem diz que é seriam diferentes?

  5. Ainda não foi ligado o “desconfiômetro”de que certos ataques lançados nas redes sociais, todos os finais de semana, possuem objetivo de lucro por pessoas que fazem investimento em dólar?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador