Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

“O senhor sabe que eu devia”, por Rui Daher

Mas o sábio Lula apenas respondeu: “O senhor sabe que eu devia”. E mais não disse, talvez abalado pela sua perda mais recente.

“O senhor sabe que eu devia”, por Rui Daher

Inspiraram-me neste texto o escrito pela minha editora e redatora-chefe do GGN, Lourdes Nassif. Como ela que manda, deixo a seu cargo publicar, ou não. De qualquer forma, a emoção de seu texto continuará em mim:

Tá trombetejando horrores. Querido Lula, resolvi te escrever, já que a natureza também grita. Passei o dia trabalhando, tentando desviar o foco da sua tristeza. Não consegui. Metade de mim era caos e a outra metade desalento. Acompanhei todos os filmetes que consegui focando no velório. Vi mais de uma vez sua chegada e sua saída. Noticiei suas palavras e as palavras de conforto que recebeu. Acompanhei as bobagens que a direita raivosa publicou. Noves fora, estou um caco. Eu, simples cidadã, pude acompanhar meu presidente em tantas situações, da dor ao grito. Eu, como cidadã e humana, pude sentir sua dor e imaginar o que vai por sua cabeça. Delete os minions, te peço. Foque em você. Fique forte! Sobreviva por todos nós! Precisamos de você.

Consta que um delegado da Polícia Federal (PF, prato feito?), terno e gravata, ao aceno de Lula às pessoas que compareceram ao funeral de Arthur, seu neto, ouviu a admoestação: “O senhor sabe que não devia ter feito isso”.

Em seu lugar, desequilibrado, sem a força que tem para aguentar as injustiças e tragédias que o afligem desde que se tornou o maior e melhor presidente do Brasil (até Getúlio já coloco atrás dele), este acima assinado teria respondido, TNC.

Mas o sábio Lula apenas respondeu: “O senhor sabe que eu devia”. E mais não disse, talvez abalado pela sua perda mais recente.

Em seu lugar, fixaria os olhos no merda, e desenharia um grande H, de Harmônica. Diante de seu olhar interrogativo, daria uma piscadela e ele já saberia seus últimos momentos de vida, cruéis, lentos e dolorosos.

Então, continuaria. “E sabe, por quê? Acenei para o povo que aprovou em mais de 80% meus dois mandatos. Reelegi duas vezes minha sucessora. Que me elegeria presidente nas últimas eleições, não fossem as provas forjadas e a covardia de alguns membros do Supremo Tribunal Federal para que eu não pudesse concorrer. Ou o conluio entre vocês da Polícia e do Ministério Público Federal com a Rede Globo e demais órgãos da mídia cartelizada, interessada nas receitas do mercado financeiro, por que a indústria, o comércio e os serviços, o ajuste de fiscal foderam (aí, creio, estaríamos eu e ele usando o mesmo vocabulário) .

A esta altura, o delegadinho já estaria cercado de policiais armados de metralhadoras, como se rumo à fronteira venezuelana. Corto o saco, cagões que são. Já viram como 15 deles cercam os neguinhos de canelas finas, sandálias, bermudão e camiseta para prendê-los? Imaginem diante das guardas bolivarianas de Maduro, e sem o pele-laranja, Trump, a resguardá-los.

Talvez, continuasse: “Demos, eu e Dilma, toda a possibilidade investigativa, fato que não tiveram com nossos antecessores. Ganharam mais. Inaugurei a sede onde hoje me mantêm preso. Cadê provas que não delações premiadas. Pois bem, vou delatá-lo: dizer que você estava praticando felação com o piloto do helicóptero. E daí? Vai negar. Qual meu prêmio? Ou irá como vilões históricos e descomprometer-se, como fizeram os nazistas Goebbels, Goehring, Eichman, Himmler, e caterva, ‘cumpríamos ordens do chefe, Hitler’?

Um pouco mais longe: “Quem nos deu soberania diante do mundo hegemônico, liderança na América do Sul, descentralizou as exportações, tirou 40 milhões de pessoas da extrema pobreza, mesmo fazendo os ricos ainda mais ricos, instalou programas educacionais mais inclusivos, promoveu crescimento econômico, o desemprego cair a 4%, a agricultura familiar se fortalecer com o PRONAF. Quer mais?”

Um policial, vestido para combate da guerrilha que aconteceria em São Bernardo do Campo, encostaria a ponta da metralha em minha testa.

Safo, eu viraria para o lado e gritaria: “Salve Dr. Moro! Bom que tenha surgido com seu bom senso, em momento tão tenso”.

Todos recuaram.

– Deixem-no à vontade. É um momento lamentável e de dor. Respeitemos, o ministro Gilmar Mendes está na linha e quer falar com ele.

https://www.youtube.com/watch?v=VmLQes4tmtM

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse polcicial recebeu ordens para não deixar Lula se manifestar… Em outra medida, Eichmann também apenas recebia ordens.

    Dificil, Rui, ouvir Tears in Heaven nessas circustâncias. Quanta dor sentiu Eric Clapton. Quanta dor sente Lula.

  2. Rui,
    guarda tem emprego de cachorro.
    Ele é adestrado para rosnar quando a vítima se manifesta.
    Liga não.
    A gente chora mas o olho seca pra gente voltar a ver direito.

  3. Quem não teve em sua vida momentos cruéis, desejando, do fundo da alma, externar verdades duras para nossos inimigos. Quantas vezes tivemos que engolir tudo, por mais verdadeiro, gritando entaladamente na garganta, para não piorar a nossa situação, ou para não incluir no nosso drama pessoas queridas, evitando viver outros momentos mais difíceis, talvez, de remorso, por “egoísmo”, etc. Nesse mister Lula tem sido mestre. Mestre em engolir bosta dos outros, mesmo estando em total condição de gritar, de estapear, e até matar ou morrer. Foi assim lá naquele dia de sua entrega a esses bandidos, embora aquela multidão estivesse clamando para ele nunca se entregar. Entregou-se sob o argumento de preservar a vida dos “companheiros”, dos seus fiéis amigos.
    Realmente, soa alto o que Lula poderia ter dito àquele maldito que julgou-o fora das normas policialescas por ter, com as lágrimas retidas em alguns instantes, talvez, erguido uma mão, bem alto, quase rasgando a costura da cava do paletó, dando ênfase ao seu único gesto, ainda que conhecendo as consequências dele.
    Estar preso sem provas concretas, ilegalmente, o que poderia deixar seus odientos tranquilizados, foi muito pouco; continua sendo nada para o que ainda desejam Globo, policiais, e justiciais. Não poder falar, dar entrevista, votar, assistir ao enterro do irmão mais velho, ou ir ao velório do neto querido por tempo exíguo e pré-determinado, e ainda não poder saudar seu público, ávido pela sua liberdade, indignado, como ele, por toda essa trapaçada jurídica-policial-midiática – tudo ainda tem sido pouco para Lula sob a ótica desses pilantras.
    Frei Beto conta em suas entrevistas desde sempre, após viver quatro anos de torturas e prisão fechada em diversas penitenciárias, que “A prisão tem seu lado positivo. Dentro dela eu vi que podia falar mal do governo à vontade, sem o medo de ser preso”. Baseada nessas declarações de quem conhece o sofrimento da injustiça oficial, não duvido que local em que Lula está preso também tenha o sentido de fazê-lo pior a cada dia, pela solidão, visto que pra falar, depende de um dia de visita na semana. Já questionei se ele não seria mais feliz num presídio comum.
    Enfim, eu, como todos que tem a certeza de serem as sentenças de Lula baseadas em mentiras fajutas, para nos darem esse quadro horroroso de vida por que estamos passando, sinto dificuldade em enxergar no horizonte alguma coisa que possa mudar o destino de Lula. Por enquanto, só o vejo envelhecendo com mais tristeza e dor no coração, frustrações sem medidas, até que chegue o dia de uma doença danada, que a própria idade conquista e retém nos idosos, para jogarem-no num hospital qualquer, sob a mira de armas, esperando o momento mais difícil para todos nós.
    Somente uma multidão nas ruas pra matar e morrer, guerra civil mesmo, poderia tirar Lula desse buraco sem fundo.

    1. Está na hora de todos nós que defendemos a inocência do Lula, iniciarmos nossa luta em retribuição a tudo aquilo que esse presidente fez pelo nosso país.

    2. Só uma coisa mete mais medo nos inimigos do Lula do que vê-lo solto.
      É coloca-lo preso com os presos comuns.
      Em 5 dias Lula organiza uma penitenciária com o seu simples poder de convencimento.
      Só de imaginar seus inimigos tremem.

  4. Palavras sábias de Lula. Pois eles sabem, eles tem consciência de tudo que estão fazendo. E as palavras daquele policial foi apenas mais uma violação consciente. O ódio, a violencia a injustiça, nada disto é por falta de consciência. Nenhuma pessoa minimamente instruída nas questões da justiça pode alegar que não sabe o que está ocorrendo em Curitiba. Nenhum deles, pode dizer que não sabe que os autos de condenação e o julgamento formam uma farsa sádica. Mas todos se regosijam disto. Cada jornalista que ao fim de cada frase, diz que Lula esta condenado por………, sabe muito bem o que faz, tem consciência do que faz. Cada uma das bruxas televisivas, sabe o que esta fazendo . Quando vejo a bruxa mor, a tal Catanhede, eu vejo o sadismo a crueldade a falta de caráter a vilania estampada num sorriso cínico e ultimamente amarelo, pois ela quer a morte de Lula, mas não quer ser amiguinha de Bolsonaro, pois ele não faz parte da sua massa cheirosa. Pois todos eles sabem o que estão fazendo. Nenhum deles pode alegar ignorância. Podem como Eichman alegar que seguiam ordens, mas não podem, como Eichman não podia, alegar ignorância . Infelizmente temos que tomar consciência que eles de posse de suas razões e conhecimentos colocaram este que esta ai no poder. A racionalidade, o conhecimento e o acesso a ele, pavimentou a estrada do inferno, uma vez e agora parece se repetir.

  5. Executivo ocupado por fanáticos fundamentalistas, olavistas defensores de teorias conspiratórias exóticas, militares saudosos dos tempos das torturas mais perversas , e pessoas do setor financeiro criando leis pra aumentar extremamente o sofrimento do povo, Estado mínimo só pro povo, porque o grande empresariado e o setor financeiro continuam abocanhando vorazmente grande parte das verbas públicas. E o judiciário nem poderia ficar atrás nesse show da bizarrice mais cruel e monstruosa. Condenam com base em delaçoes totalmente inconsistentes, e tanto prazer sentem em humilhar Lula que o proibiram até de acenar. O isolamento e a forma perversa com que é tratado destróem Lula,. É assim que o Brasil retribui todo comprometimento com a melhoria da vida do povo que foi o objetivo central de seu governo, que neste sentido foi extremamente bem sucedido e demonstrou que ele é o brasileiro mais capaz, justo e generoso que existiu. Que tipo de país é este onde blogueiras que dizem : “enfim uma notícia boa” ao saberem da morte do menino Arthur, monstros deste tipo recebem reconhecimento e aplauso enquanto o melhor presidente da História está preso sem provas, isolado e proibido de acenar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador