Paralelos entre Hoover/Mellon e Bolsonaro/Guedes, por José Luis Oreiro

A inação de Hoover/Mellon permitiu que uma recessão relativamente moderada em 1930 se transformasse na grande depressão de 1932. A dupla Bolsonaro/Guedes quer repetir o mesmo experimento, mas colher outro resultado

Paralelos entre Hoover/Mellon e Bolsonaro/Guedes

por José Luis Oreiro

em seu Blog 

Herbert Hoover era o Presidente dos Estados Unidos quando ocorreu o crash da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929, evento esse que disparou a “Grande Depressão” dos anos 1930, na qual o PIB dos Estados Unidos encolheu quase 50% entre 1929 e 1932 e a taxa de desemprego aumentou para 25% da força de trabalho.  A grande depressão foi o evento que permitiu a vitória de Franklin Delano Roosevelt nas eleições de 1932 e o início do “New Deal”, amplo conjunto de obras públicas combinadas com reformas no setor financeiro, na legislação trabalhista e na regulação dos cartéis, o qual tiraria os Estados Unidos do atoleiro econômico

Pouca gente sabe, contudo, que o Presidente Hoover chegou a cogitar uma ampliação das funções do governo americano durante seu mandato para combater os efeitos da grande depressão. Ele, contudo, foi desaconselhado pelo seu Secretário do Tesouro (o equivalente ao Ministro da Economia no Brasil) Andrew Mellon. Nas suas memórias o Presidente Hoover escreveu:

“O Sr. Mellon só possuía uma fórmula. Liquide o trabalho, liquide os estoques, liquide os fazendeiros, liquide os ativos reais. Isso vai purgar a podridão de nosso sistema … As pessoas irão trabalhar mais arduamente, irão levar uma vida moralmente mais elevada” (Apud Davidson, 2017, p.149; tradução minha).

É impressionante o paralelo que pode ser feito entre a dupla Hoover/Mellon e a dupla Bolsonaro/Guedes. O Presidente da República apresenta ao publico um desdém olímpico pela situação da economia brasileira, e não parece preocupado com os milhões de brasileiros que estão sem emprego ou “fazendo bico” para pagar as contas no final do mês. Por sua vez, o Czar da economia, tal como Andrew Mellon, afirmou ontem na reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados que “Não se pode fazer esses movimentos, (sic) de estímulos artificiais, sem fundamentos corrigidos” (VALOR ECONÔMICO, 05/06/2019, p.A14).

A inação de Hoover/Mellon permitiu que uma recessão relativamente moderada em 1930 se transformasse na grande depressão de 1932. A dupla Bolsonaro/Guedes quer repetir o mesmo experimento, mas colher outro resultado! Ao fazer isso a dupla em questão está, na verdade, pavimentando uma estrada de ouro para uma depressão econômica no Brasil em 2020 e o retorno triunfante da esquerda ao poder em 2022, nos “braços do povo”; e com a possibilidade de ter que engolir a seco o bordão “põe o retrato do velho, põe no mesmo lugar”.

Referências:

Davidson, P. (2017). Who´s afraid of John Maynard Keynes. Palgrave Macmillan: Londres.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pura ilusão achar que deixarão o Lula disputar 2022 ou que algum candidato com política desenvolvimentista ganhe . O Brasil não sairá dessa rota de virar uma ilha do bom e do melhor para uns 30 milhões as custas de 180 milhoes. Isso só poderá ser mudado por uma revolução.

  2. Eu também duvido muito que possa haver um próximo governo, com ou sem Lula

    depois do fascismo? com Constituição jogada na lixo?

    com STF permitindo tudo, qualquer coisa poderá ser governo, inclusive com permissões para uma juntada de sistemas de governo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador