Fernando Horta
Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.
[email protected]

Porque Lula tem quase 50% das intenções de votos?, por Fernando Horta

Porque Lula tem quase 50% das intenções de votos?

por Fernando Horta

A resposta é simples, embora longa.

A primeira resposta é porque o golpe deu errado. O óbvio não fica tão óbvio se você pensa que o poder se exerce pelas instituições e só. Se você acha que o golpe “deu certo” porque Temer está no poder, Carminha zigue-zague no STF e Lula preso, desculpe lhe dizer, mas você não entendeu o que é “poder”.

O grande benefício que uma democracia entrega é o exercício legítimo do poder. Uma democracia diz que o vencedor governa, até o próximo mandato. E as pessoas aceitam isto. Democracia vive de legitimidade. Se o poder precisa se justificar física e violentamente por todos os lados, ele passa a ser um poder “caro”.
Desde a queda de Dilma havia quatro promessas feitas pelos golpistas a quatro grupos essenciais na sociedade brasileira:

(1) os golpistas prometeram que a economia voltaria a crescer, e fizeram isto não ao dono da ambev ou aos bancos (que ganham em quase qualquer cenário), mas fizeram isto aos empresários de varejo, aos médios empresários que vivem do poder de consumo da população. Como o nível de conhecimento deles sobre economia é muito baixo, eles acreditaram que Temer faria tudo “voltar ao normal” e que a “crise” de 2014 e 2015 era culpa do “pêtê”.

Agora dá um google aí e descobre os prejuízos da Natura, da Magazine Luíza e de outras empresas e te assusta.

(2) os golpistas prometeram que iam parar a caça aos políticos no Brasil. O golpe foi para “estancar a sangria” como vocês e a História lembram. Ocorre que não apenas o PMDB continua sendo alvo inconteste das investigações sobre corrupção como vem se tornando o PRINCIPAL alvo. A Lava a Jato usou a justiça de forma política, mas agora, vários outros “agentes” empoderados resolveram que vão continuar a cruzada moralista. PMDB, PP e até mesmo o PSDB começam a ser alvos. E tem pouco Gilmar Mendes para tanto caso de corrupção. Os políticos sentiram que TODOS serão colocados no rolo compressor, sem distinção se são culpados ou não. Isto porque os juízes tomaram o poder. E acreditam que a “verdade” é o que eles dizem. Assim, não interessa se um político é ou não inocente, é ou não corrupto. Interessa se um juiz embestar que ele tem que ser punido. Um juiz ou um membro do MP. São os micro-fascismos soltos. Ou como se dizia na ditadura, “o problema é o guarda da esquina”.

(3) os golpistas prometeram à classe média manutenção dos seus privilégios e o crescimento condizente com o que esta classe média julga ser seu espaço de importância. A classe média brasileira é egoísta, ignorante e megalomaníaca. E dá muito pouco, no final das contas ao país. Mas para dar o golpe, os golpistas prometeram à classe média tudo o que ela achava que deveria receber. Ocorre que um dos efeitos da economia é destruir a classe média. Juros altos, dólar alto, empregos urbanos qualificados em queda (engenheiros, médicos, advogados sendo todos destruídos) representam o pesadelo da classe média. Além disto, o fim dos investimentos em educação tocam num ponto essencial para a classe média: poder colocar seus filhos para estudarem de graça em boas universidades públicas para manterem o seu padrão de vida. Tudo isto está destruído.

(4) os golpistas prometeram ao capital internacional um país dócil, pacificado e propenso aos investimentos estrangeiros. Claro que o pré-sal conta, mas mais do que o pré-sal é preciso um país dócil. Os golpistas prometeram o retorno da “normalidade” e isto simplesmente não acontece. Não apenas a violência explode tanto por parte dos bandidos quanto das polícias, como agora caminhoneiros, petroleiros e outras categorias (sentindo o peso do golpe) começam a se rebelar. A destruição das leis trabalhistas ofereceu um menor custo apenas ilusório para a mão de obra. Isto porque os empresários brasileiros vão descobrir que o que importa é a “produtividade” do trabalhador. E ela se dá em função da necessidade de sobrevivência apenas até um limite. Após, o que define se um trabalhador é melhor que o outro é seu nível educacional e o dinheiro que recebe. A destruição da CLT, no longo prazo vai afastar investimentos estrangeiros e acabar com empregos que necessitem de conhecimento. Os trabalhadores que trabalham para comer (para sobreviver) já não podem ser mais explorados do que este nível. Mas esta condição desumana não pode ser replicada além da linha da sobrevivência.

Afora isto, o golpe destruiu com a Marinha e a Aeronáutica brasileiras. Se o Exército é tão visão curta que acha que o objetivo é tirar o PT, a Marinha e a Aeronáutica pensavam em emancipação das forças. Os projetos de troca de tecnologia dos caças e da produção nacional do submarino nuclear eram projetos que os fascistas do Exército simplesmente não entendem. Temer destruiu a aeronáutica brasileira, impugnou o acordo com os suecos e vendeu a Embraer. Prenderam o almirante Otton, acabaram com o projeto do submarino nuclear e estão para vender a Odebrecht Defesa para os israelenses. Marinha e Aeronáutica, que não tem o pequeno objetivo de “acabar com o PT” viram que se tornaram forças de segunda linha pelos próximos 30 anos.

Engenheiros que foram em maioria apoaidores do golpe sentiram que seu empregos acabaram. Estão procurando subempregos ou passando necessidade mesmo. E isto contrasta com o período Lula onde importávamos engenheiros latino americanos e até europeus com todos os postos nacionais preenchidos.
Os professores universitários que apoiaram o golpe (e foram muitos) viram que o mundinho da academia virou moeda de troca do governo com os fascistas. Temer não apenas cortou todas as verbas como está passando leis para acabar com o status de segurança destas profissões. Professor universitário vai poder ser demitido, bastando que um membro do MP e um juiz digam que sim ou que um “jestor” defina que ele tem “baixo desempenho”. Não há critério algum. Os que acreditavam no “livre mercado”, vão ser empurrados para ele. O problema é que eles sempre defenderam o livre mercado para os outros e nunca para si. A UnB, por exemplo, foco inconteste do golpismo (apesar de gloriosas exceções), já avisou que fecha as portas no segundo semestre.

Deste triste, mas avisado, cenário as opções de recuperação são Bolsonaro (com vice sendo magno malta na chapa “quinto dos infernos” ou janaína paschoal na chapa “anti-darwin”) e Alckmin Opus Dei, neoliberalismo e corrupção endêmica. Nenhum dos dois consegue oferecer qualquer solução aos quatro grupos mencionados.

A disputa fica entre Ciro Gomes, que passa a ser um candidato da direita para se opor ao retorno de Lula e o próprio Lula. Ciro seria um coringa com um misto de discurso tecnocrático nacionalista com herança coronelística e apenas bravastas contra o capital. Perfeitamente palatável aos bancos, grandes empresários e às oligarquias locais. Ainda, de quebra, ajudaria a manter a esquerda fragmentada, engrossando o discurso “Lula Ladrão”. Ciro é o sonho de parte da direita que já está no modo dar os aneis para salvar os dedos. Ciro seria mudar para deixar tudo como está, uma conhecida fórmula na História brasileira. Mas isto seria feito com fogos de artíficio e muito discurso “macho alfa”. Algo semelhante à construção que fizeram de Collor. O preço é Lula nas masmorras para sempre.

Ao contrário do que muitos pensam, Lula é visto como uma verdadeira possibilidade de colocar o Brasil nos trilhos. Sua rejeição é a menor de todos os candidatos. Conta com a história de ter sido o melhor presidente do país e com legitimidade de dois mandatos. De quebra (como pensam nossas elites), Lula pacificaria a força de trabalho com o apelo que tem aos mais pobres e teria que lutar apenas contra a banda fascista empoderada no exército, legislativo e judiciário. Do ponto de vista prático, é muito menor o esforço atacar estas maçãs podres do que enfrentar um país dividido, empobrecendo e violento nos póximos 12 anos. Lula é sim uma solução, e isto vai ficando cada vez mais claro.

 

Fernando Horta

Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em gênero, número e grau, Maria Luísa

    É isso, Maria Luisa. Os “coxinhas” estão começando a cair em si. Mas agora o estrago está feito. Fico com dó das pobres panelas…

  2. desculpe  ..mas foi VOCÊ que

    desculpe  ..mas foi VOCÊ que AINDA não entendeu QUEM deu o golpe e quem esta ganhando TODAS

    O golpe foi dado por quem perdeu com o PT  ..a maioria são coadjuvantes, massa usada pra dar ares de legalidade e de representativiidade a conspiração que se desenvolve por trás 

    Os EUA conseguiram quebrar a construção civil, a industria de proteína animal, a Petrobrás e sua hegemonia sobre a pré sal  ..jogou a moral do país no LIXO  ..de quebra já TRAVAM as importações vindas da CHINA e desejada pelos consumidopres  ..engatilham o desmonte da Caixa, Correios, BB e Petroquimica  ..defesa e comunicações, industria naval, diversos serviços  etc

    Claro que a capacidade de seus títeres se mostra limitada  ..mas tão pouco se mostram combativas as forças de mobilização dos ditos progressistas  ..e porque ? Porque o POVO brasilerio nunca veio e nunca virá, nem que pela defesa do seu MAIOR mito e líder popular

    O momento é de esperar (pros gringos) ..esperar pra ver qual o próximo passo que nós daremos  ..daí decidirem se concordam com o eleito em outubro, ou não  ..ou se necessitarão dar-nos mais um empurrão com um general tipo Mourão

    CERTO estão ELES na defesa de seus interesses  ..errados estamos nós que ainda acreditamos que a reconsquita virá por um ato de misericórdia ou com a assinatura dum ato r formal qq que nos dê MAIS uma falsa abolição 

     

    1. Chama-se “realidade paralela”, Roma, uma epidemia

      Em 01.01.2019, enquanto o Alckmin ou o Meirelles, ou qualquer outro daqueles estiver subindo a rampa do Planalto, o colunista-torcedor-militante-de-arquibancada estará por aqui arengando sobre o “retumbante fracasso” do golpe, ainda que caia em contradição ao longo do texto, ao listar as inúmeras vitórias. A retomada do governo – e do Poder – , após 4 derrotas nas urnas, corresponde a 99,99% de sucesso do golpe. Parece briga de criança das muitas que presenciei no Grupo Escolar Octaviano José Corrêa (com acento), nos idos dos 60′, o grandão dava uma porrada fenomenal no menor, que caía de bunda no chão. Levantava-se rápido, meio tonto, e dizia ao grandão: nem doeu, nem doeu!. E mostrava a língua. 

  3. Sabotagem

    O Golpe era para dar errado mesmo. Sabotar o país, entregar o pré sal para as petrolíferas gringas, destruir políticas públicas sociais (emenda constitucional do teto dos gastos), acabar com direitos sociais (reforma trabalhista e terceirização), aparelhamento ideológico do judiciário.

    Pouco importam com o Temer, ele é apenas um fantoche. 

     

    Lula está preso, o TSE não vai aceitar sua candidatura. Falo isso com pesar, mas se ficarmos nos iludindo com o contrário não teremos alternativa nas eleições e a entregaremos para a direita.

    Em que pese a liderança de Lula para as eleições, essa preferência não se converteu em mobilização popular. Tirando os bravos militantes que acampam em Curitiba, o país aceitou passivamente a prisão de Lula. Assim a máfia do Judiciário se sente confortável em perpetuar o Estado de Excessão.

     

    O golpe não era para dar certo, era para sabotar o país e jogá-lo no caos.

    1. Perfeito

      “O golpe não era para dar certo, era para sabotar o país e jogá-lo no caos.”

      O golpe não foi criado por brasileiros. É parte de uma guerra híbrida contra o crecimento e autonomia da América Latina.

      O mais patético disto é a “inteligência” militar que de futuro promissor em país soberano voltou a ser auxiliar da segurança pública e mandaletes de potências estrangeiras.

    1. A propósito
      Tenho 2 estudantes de medicina na família. Os dois estão se virando em estágios no sus. Após a residência (que eles pagam!) As possibilidades de emprego são remotas. E de terem consultório tão remoto quanto. A família pagou uma nota e estão percebendo (porém negando por enquanto ) que seus filhos serão subempregados como a maioria dos trabalhadores. Estão revoltados.

  4. Até quando esses lulista não caiarão na real.

    Depois de lê essa analise, fica a pergunta: até quando esses lulista não cairão na rel? parece que cada vez se enrolam em suas ilusões, Lula é sim um dos maiores lideres desse pais, mais sua genialidade sempre foi baseada na conciliação de classe, realmente conseguiu durante 10 anos, mas o Brasil é um dos paises mais desiguais do mundo, onde tem uma elite mesquinha que não abre mão de seus privilegios, e o PT e o Lula nunca aprenderam isso, Desde Dirceu até a Hoffman acreditam piemente na conciliação e na genialidade de Lula, por isso não viram com quem se meteram para manter o poder, falo do PMDB corrupto, dos canalhas doleiros, dos corruptores das empreiteiras, dos sindicalistas e juristas oportunistas, tai o resultado, foram sacados do poder, descartados como emprestaveis, odiado por uma grande parcela da população, movidas pela grande midia, perseguidos pela classe media dos tribunais, Dirceu pegou um prisao perpetua, e Lula tende a ficar muitos anos preso, enquanto essa elite apaga seu nome da historia, o resto de lideança serão cassados e perseguidos, a conciliação nos levou a isso, o PT tem que acordar e vê a realidade, o que os intelectuais e lideranças independes do PT ja falavam em 2003/2004, mais eram chamados de radicais, onde muitos chegaram ate a ser expulsos, como Heloisa Helena, e toda a gama de partidos e movimentos sociais que derivaram do PT, mais que tiveram de alçar outros voos, porque todo aquele pragmatismo e letargia revolucionaria só poderia levar a esse caos social atual, Lulistas caiam na real o PT, foi descartado por todo esses grupos que cita-se voltem a defender e interagir com quem realmente interessa, os trabalhadores, as mulheres de luta, os negros, os marginalizados, ou seja o povo!

  5. Apenas uma dúvida

    A assertiva de que “PMDB, PP e até mesmo o PSDB começam a ser alvos” não bate muito com a minha percepção, ao menos no que toca aos tucanos.  O que temos visto é uma blindagem descarada, tanto por parte do mpf como do judiciário (minúsculos), e não há sinais de mudança na tendência de mantê-los todos livres e intocáveis como sempre.

    Acreditar na “santa lavajato” depois de tudo o que já vimos até agora não me parece sensato.  A república do galeão sairá de cena de fininho, sem que ninguém perceba.

    O presidente da oab (minúscula), golpista de primeira hora, já manifestou sua preocupação com o “excesso de preventivas”.  As palavras-chave agora são quieta acomoda, volta aos trilhos, etc.

  6. – Por que multidões em massa aplaudiam, diziam “Heil”

    É surpreendente como um articulista absolutize números. Equipara-se a multidões de 50% (ou mais), encantadas. Uma leitura que não seja tão parcial, mostra que no entre guerras, o cara do bigode tido como louco, fez inúmeras benfeitorias pro povo alemão, país humilhado pelos vencedores da I Guerra Mundial. Ou relevavam ou ignoravam as violências, a censura, a barbaridade. “Mitificar as maiorias” (li ontem numa coletânea fininha de Francisco de Oliveira (Chico de Oliveira). Grandes currais eleitorais de miseráveis merecem ajuda, sim. Contiuar a usá-los como faz o articulista, não me impressionam pós-de pós-doutorados, títulos, é um erro triste. Nossa realidade. Faz sucesso e tem espaço por aqui, pois, sim. Não é o único.

  7. Porque o Brasil piorou muito

    Ontem conversava com uma amiga cujo o marido faz parte da atual estatica de desempregado altamente especializados e pela primeira vez eu vi que ela entendeu que o golpe foi um erro. Se antes, diziam que o PT tinha errado, que Lula tinha se deixado corromper, que eu era uma petista manipulada, agora estão pianinho… e ja falando que a prisão de Lula é injusta. 

    Eh um casal de tipica classe média, mora no interior paulista, que vivia indo aos Estados Unidos para fazer cursos e agora esta com dificuldades para manter o status que sempre teve.

    Imagino que como meus amigos tenham muitos mais ou menos nessa situação, que ja entenderam que a retirada de Dilma foi um dos maiores erros dos verdadeiros patos que se pintaram de verde e amarelo e ainda amassaram suas panelas.

    Espero pelo dia que tenhamos uma Pais com consciência politica-historica, com capacidade de compreensão das diversas variaveis dos atores sociais, com uma identidade forte e auto-estima – estima essa que a imprensa nacional sempre jogou pro chão – enfim, não apenas nacionaistas de acasos, mas uma Nação.

  8. Todos os empreotários do
    Todos os empreotários do golpe,militares ‘antilulas” e pobres de direita deveriam ler este texto do Professor Horta,ao meu ver o melhor q li aqui e artigo histórico!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador