Se o PMDB sair, quem assume é o Aécio?

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Francisco Toledo*

Do Huffpost Brasil

O título pode até parecer uma simples zoação, mas se for analisado com cuidado verá que é um pouco mais trágico do que cômico.

Afinal, o PMDB decidiu nesta semana sair do governo Dilma; então, quem assume seu lugar é o Aécio Neves, do PSDB?

A resposta é sim.

A cartada final do vice-presidente Michel Temer para assumir a Presidência da República segue uma lógica que mistura revanchismo com oportunismo e uma pitada de clichês.

Mas já sabemos que ele adora isso, não? Quem não se lembra daquela famosa carta, que Temer enviou para a presidenta Dilma Rousseff no final do ano passado?

Essa carta “vazou” para a imprensa, sem ninguém saber dizer como, e mostrou um homem afetuoso, inquieto e cheio de amor não correspondido.

Pobre Michel…

A partir daí o teatro dos vampiros foi além. Já estava na cara que o objetivo do PMDB não era continuar naquele governo – independente do que a presidenta pudesse oferecer.

Mas todos sabemos que o cachorro não larga o osso até ter arrancado tudo o que pode, não é?

O PMDB oficializou sua saída do governo. Mas isso é provisório, temporário.

É como se você fosse uma criança de 5 anos com um irmão de 3, e ele quisesse muito brincar com seu boneco velho do Batman, todo desgastado.

Você, sabendo que aquele boneco acabaria quebrando em questão de dias, decide fazer uma “boa ação” e o entrega para seu irmão mais novo.

Sua boa ação acaba lhe rendendo um Batman novinho em folha, dado por seus pais, enquanto seu irmão fica juntando as peças do velho boneco, tentando reconstruir algo que já não tem mais como ficar em pé.

Entenderam?

O PMDB é o irmão mais velho, o PT o mais novo, e o Batman é o governo. E quem é a população? Os pais das duas crianças. Afinal, somos nós que criamos esses dois “filhos”. E foi uma criação nossa, de todo mundo, não adianta dizer que não, ok?

O vice-presidente, pobre Michel, sabe que agora é a sua única chance de se tornar o homem mais importante do País. E essa cartada vale ouro.

Mas, para que ele seja o homem mais importante do País, seu partido precisa ser – enfim – o protagonista. Precisa determinar o que deve ou não ser feito, se posicionar com unidade, e demonstrar governabilidade.

“Como vamos fazer isso? O PMDB precisa de um PMDB pra governar do seu lado!”– devem ter se questionado os parlamentares do partido de Temer.

E quem pode ser esse PMDB do PMDB? Ah, claro! O partido do Aécio! O PSDB.

Não é por acaso: os líderes de ambos os partidos têm se elogiado, se reunido constantemente nos últimos dias, e até mesmo tentado planejar um programa político e econômico em conjunto para o futuro governo.

Então, sim! Se o PMDB sair, quem assume seu lugar é o PSDB. Portanto, Aécio.

Finalmente a piadinha do “quem assume é o Aécio?” vai fazer algum sentido. Infelizmente, não de um jeito cômico, e sim trágico.

Estamos falando de um vice-presidente que é investigado da Operação Lava Jato e de um senador tucano que também teve seu nome envolvido em diversos escândalos – praticamente um a cada semana.

O pior é saber que essa “terceira criança” que é o PSDB pode querer roubar o boneco do Batman do PMDB. Ai a tragédia se repete como farsa, com gestos cômicos e olhares deprimentes.

Se o Temer sair em 2018, quem assume é o Aécio?

* Fotojornalista e co-fundador da agência Democratize

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pra mim, Aécio já era. Afirmo

    Pra mim, Aécio já era. Afirmo isso com base em todos os que conheço, que davam tudo pra ver esse tucano mineiro ganhando de Dilma, e hoje já não o querem ver pintados, Postas as eleções, Aécio vai ser desmoralizado muito mais do que já tem sido. 

    Temer, que era um quadro respeitado dentro do PMDB, mesmo como vice de Dilma, foi, ao poucos, se degringolando, e já não vale mais um centavo furado depois da carta, e principalmente depois das encenações do partido dele com Cunha junto.

    Cunha, se não for defenestrado dentro do Brasil, será por força, quiçá, de uma campanha internacional, que já acontece. Até um dia a justiça brasileira deixar de ser acovardada, como diz Lula, e tomar uma decisão contra esse canalha.

    O PT, em que pesem tantas confusões e implicações com escândalos, ainda é um partido grande demais para se dizer hoje que ele é um perdedor. aliás, quanto mais Moro tenta por manobras espúreas mostrar ao mundo que este partido foi quem criou a corrupção, mais ele mostra a cara de um juiz sem toga, perseguidor, sem o devido recato que sua profissão exige, e que o povo brasileiro, votante no PT, gostaria de ver. A cada dia um novo ataque, desta vez ele vai desenterrar defunto, com a ajuda de familiares do morto, da imprensa, e até de Marcos Valério, pra ver se chega mais pertod e Lula. 

    Moro e sua perseguição infindável, será protagonista da nossa história até 2018. Ele terá que até as próximas eleições, encontrar um meio de encarcerar Lula, custe o que custar. 

  2. Tá mais pra renúncia de Jânio Quadros

    Acho que tá mais pra renúncia de Jânio Quadros essa saída do PMDB do governo. É o malandro querendo ser mais malandro do que a malandragem.

  3. Eu li em algum…

    Eu li em algum lugar é uma de politicos do PMDB  estão voltando atrás e querendo apoiar a Dilma… Não estou entendo mais nada

  4. Comparação que não cola.

    A população no Brasil sempre decidiu tudo no país, nunca foi manipulada por meios de comunicação e portanto criou o corrupto pmdb? Só porque os golpistas querem.

    “E quem é a população? Os pais das duas crianças. Afinal, somos nós que criamos esses dois “filhos”. E foi uma criação nossa, de todo mundo, não adianta dizer que não, ok?”

    Alías, comparar os velhos que são corruptos do pmdb e o corrupto aécio (que não foi eleito e não será aceito) com crianças, já é um disparate. Na realidade são velhos ladrões de dinheiro de crianças.

  5. A malandragem p’ra lá de malandra

    Essa história dos ministros do PMDB não quererem sair do Governo tem uma malandragem p’ra lá de malandra.

    1) Eles ficam no Governo e impedem o Governo de repactuar um acordo com os outros Partidos da base aliada para aumentar o número de deputados que poderão votar contra o golpe; assim sendo, o Governo não alcança o número de votos (172) necessários para derrotar o impeachment;

         Vamos lembrar que o arrependimento dos Ministros do PMDB em sair do Governo ocorreu após o Governo anunciar a repactuação com os demais Partidos da base aliada.

    2) Ficando no Governo, eles não acrescentam nada em número de deputados do PMDB que já iriam votar contra o golpe; a banda oposicionista do PMDB continuará votando a favor do golpe.

        Em síntese, ficando no Governo, eles favorecem o golpe, sendo até possível que, no dia da votação, traiam o Governo e a banda “governista” do PMDB vote a favor do golpe.

       No dia seguinte, deposto o Governo do PT, todos se confrateniizam com a vitória e vão a posse de Temer felizes. Afinal de contas, o que importa é a derrota e a retirada do PT da Presidência da República.

    3) Saindo do Governo, eles zeram o número de deputados do PMDB que iriam votar contra o golpe; entretanto, o Governo teria condições de fazer uma repactuação com o PR, o PP, o PSD e outros Partidos menores da base  aliada, de tal forma a conseguir o número de votos para barrar o golpe;

        Ficando no Governo, independente do resultado da votação do impeachment, eles garantem, seja com Dilma, seja com Temer, a sua permanência nos Ministérios;

        Eis aí a malandragem malandra

    Em suma, a permanência do PMDB no Governo é péssimo para o Governo, pois o PMDB não garante os votos necessários para barrar o impeachment e impede a repactuação do Governo com os demais Partidos da base.

    Enfim, o PMDB pretende engolir a jararaca. E o Governo, o que vai fazer ?

  6. Polícia Federal

    Uma pergunta: Quem manda na Polícia Federal? É uma tropa de choque de Moro? E o que faz o ministro da justiça? Por que não dá andamento às investigações que foram estranhamente paralisadas? A do helicóptero com 450 kg de pasta de coca, por exemplo. Aécio já foi citado várias vezes e nada. Não falta trabalho para uma polícia federal séria.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador