Dados espetaculares do comércio chinês causam dúvida

Jornal GGN – O forte desempenho comercial da China no mês de janeiro surpreendeu os mercados. O valor das exportações totais subiu 10,6%, de acordo com a Administração da Alfândega local e o superávit comercial subiu de US$ 25,6 bilhões para US$ 31,9 bilhões. As importações também saltaram para 10%.

Os temores de um aperto na política econômica foram afastados e a preocupação em relação aos números por conta do ano novo lunar foram minimizados – mesmo com o ceticismo e cautela de alguns analistas.

Eles alegam que os dados podem ter sido inflados por transações comerciais falsas, em que traders falsificam operações para superar controles de capital e levar dinheiro ao país, o que não está descartado.

Sobre as exportações, por exemplo, os números são cinco vezes maiores do que o esperado – uma alta de apenas 2%. As importações, por sua vez, não passariam de um aumento de 3%, de acordo com especialistas, mesmo com os volumes recordes adquiridos de minério de ferro, petróleo e cobre. Para muitos, o nível de crescimento foi classificado como “intrigante”

Para muitos, a comemoração do ano novo chinês pode distorcer os dados e, somente nos próximos meses, será possível conhecer dados mais confiáveis que indiquem a verdadeira direção da economia local. Mesmo com todas as polêmicas sobre os números divulgados, os investidores comemoraram os dados e elevaram os preços das ações pela quarta sessão seguida.
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Eles alegam que os dados

    “Eles alegam que os dados podem ter sido inflados por transações comerciais falsas, em que traders falsificam operações para superar controles de capital e levar dinheiro ao país”:

    Os analistas estao mentindo por causa dos “traders” mesmo.  Quem pode falsificar transacoes eh so eles, os traders nao chineses, os traders chineses nao podem, claro.

    Mas a explicacao eh simples e nao envolve traders nem “papeis”:  exportacoes fantasma, talvez ate mesmo pros EUA.  A verdade eh que ha dois anos o arroz jasmin do Costco eh simplesmente incozinhavel.  Eh tao diferente do que ja foi que eh obvio que embora a embalagem e peso ainda sejam os mesmos, o pais de origem ja nao eh o mesmo.  Isso eh, tem gente fazendo exportacao fantasma pra outros paises.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador