“Mensalão” agora, Mensalão Tucano depois?

Queda das vigas do Rodoanel de São Paulo, dos bilhões gastos surgiu um personagem muito comprometedor para Serra e PSDB: Paulo Preto, elo do Mensalão Tucano, o escândalo sumariamente postergado pelo STF…

 

Mensalão pode ser adiado para depois das eleições
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, quebrou lanças para colocar em pauta, dia 2 de agosto, a sessão plenária de julgamento do processo criminal apelidado de Mensalão.

Ayres Britto, que se aposenta compulsoriamente em novembro, levou até mais adiante o dardo ao estabelecer um cronograma de sessões com divisão de tempo para as sustentações orais do órgão acusador (Procuradoria-geral da República) e dos 38 réus, por seus defensores constituídos.

Em resumo, o presidente Ayres Britto, bem intencionado, marcou data para começar e para terminar o julgamento. E houve precipitação ao se anunciar que o ministro Cezar Peluso antecipará seu voto, pois vai se aposentar antes do término do julgamento. Precipitação, pois, numa Democracia, o julgador pode até final do julgamento retratar-se, mudar o voto. Embora haja precedente, esse tipo de antecipação atenta ao processo justo.
Pelo que se sabe, Ayres Britto, recém-empossado, elegeu o julgamento do Mensalão como a principal realização do seu curtíssimo mandato. Sua decisão atendeu ao reclamo da sociedade civil, já que o escândalo é de 2005 e não se contesta que dinheiro público, mais de R$ 55 milhões, tenha sido sacado e ilegalmente distribuído.

O erro de Ayres Britto, com a devida vênia, foi achar que o julgamento do Mensalão não iria influenciar nas eleições administrativas, ou melhor, municipais. Figuras de expressão nacional disputarão cargos e pretendem, caso eleitos, dar um “upgrade”, concorrendo ao governo de estados federados e, até, à Presidência da República…

 
Continue lendo
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador