Para renovar a brasilidade adormecida

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Gusttavo Assunção, via GGN no Facebook
 
Luis, Boa noite! Caso você leia este inbox, gostaria que compartilhasse este vídeo que me deixou com cheiro de brasilidade renovada. Muito feliz! 

do Jornal O Tempo

Catadora de BH e a Copa no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=0Sq70dWIQdY#t=24 width:700 height:395

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nunca entendi pq brasilidade

    Nunca entendi pq brasilidade é sinonimo de conformismo e de subserviencia.

    Como é lindo bater palma para uma pessoa que não faz a mínima idéia do que o estado lhe esta privando, roubando e tirando de dignidade.

    Enaltecer a ingenuidade dela é compactuar com este tipo de situação. 

     

    Que nojo eu sinto desta suposta elite “intelectual-progressista-esquerda-caviar-antroposófica-falsa”

     

    1. Desculpe colega, de ingênua

      Desculpe colega, de ingênua essa senhora não tem nada, ela é bem articulada e com um raciocínio bem lucido, fico sempre cabreiro com esse papo de Estado, quem é o Estado? O Estado amigo é formado pela elite que ao verificar que a escravidão não lhe servia soltou milhares de pessoas na rua de um dia para o outro, e aprovou uma lei dando terras para estrangeiros e necas para os negros, isso é o Estado; a quando falam de mais educação e mais saúde? Papo torto, de onde viria o money? Ou o Estado fabrica dinheiro? E a corrupção? Existe sozinha ou o dinheiro vai para o bolso de alguem? Não jogam o dinheiro no lixo que eu saiba; é muito papo furado desse turma que no final querem encher os bolsos e que se dane os outros; isso é o Estado, sempre foi..

    2. BRASILIDADE

      D.Maria Sueli conformista e subserviente ???? Sem dignidade ??? Ouça novamente, Elisberto. Mas deponhas as armas e deixe o seu nojo (sic) de lado por alguns instantes.

      As Donas Suelis vem sendo privadas de muitas coisas há 540 anos ! Agora que – finalmente – estamos dividindo UM POUQUINHO com elas, muitos se sentem incomodados. Me parece que essa divisão um pouco mais justa é exatamente o cerne desse rancor todo das classes “superiores”…

      e.t.: A “ingênua” D.Sueli tem mais profundidade nos argumentos dela numa única palavra do que os que protestam “contra tudo isso que está aí” tem num discurso inteiro.

      Abraço fraterno.

      Emma

       

       

    3. Caro Elisberto.
      Para você,

      Caro Elisberto.

      Para você, talvez a brasilidade se manifeste, no mais alto grau, quando um Ministro das Relações Exteriores do Brasil tira os sapatos para ser autorizado a entrar no sagrado solo norte-americano.

      Comparando os assemelhados do dito ministro com Dona Sueli, trabalhadora catadora de material reciclável, percebe-se claramente que quem mais ama o Brasil e se orgulha de sua brasilidade é esta nobre cidadã brasileira.

      Assista novavente e preste atenção no vídeo e, se você conseguir olhar sem preconceito, verá que Dona Sueli não é conformada, nem subserviente, nem ingênua.

    4. Elisberto,
       
      Sentimentos

      Elisberto,

       

      Sentimentos mesquinhos são próprios de pessoas mesquinhas. 

      Aproveito e assista novamente o vídeo para ver se aprende alguma coisa.

    5. Nao perca as esperancas Elisberto

      “Nunca entendi pq brasilidade é sinonimo de conformismo e de subserviencia.”

      Tem um monte de coisas que voce ainda entende, percebe-se pelo seu comentario.

      Mas nao perca as esperancas, e um dia voce chegara’ ao entendimento. Todos nos estamos nessa caminhada, de ampliar o nosso entendimento.

      Assista este video algumas vezes e permita que ele entre no seu ser, e o leve ao seu proprio coracao. Relaxe a mente e deixe que a Maria Suely fale e desperte a brasilidade dentro de voce.

  2. ME REPRESENTA

    Dona Maria Sueli:  apesar da pouca renda acho que estou inserida  no que chamam de “elite branca” ( caucasiana, nível universitário etc…), mas quem ME REPRESENTA é a senhora !

    Como citou um amigo meu : “tem gente que diz “nóis vai” e sabe muito bem onde quer chegar; tem gente que diz ‘nós vamos’ e não tem a menor ideia para onde está indo…

    D. Maria Sueli foi um verdadeiro bálsamo nesses tempos de ódio, pela serenidade, bom senso e sabedoria.

    Beijo pra senhora.

    Emma

  3. O Brasil além de uma terra

    O Brasil além de uma terra cheia de oportunidades tem nas pessoas  humildes, que sabem o que é dificuldade na vida,  uma  grande força moral. Essa Sra renovou minha esperanças , esse vídeo podia muito bem ser colocado nas campanhas políticas que se avizinham como um chamamento a realidade em relação ao que se viu recentemente, nesse país, com manifestação de ódio aos mais desprovidos. Esse vídeo  jamais será mostrado na Mídia pois ela é a responsável maior por essa segregação social.

  4. Porque sorri tanto este povo?

     

    Pois é… A burguesia, a dita elite deste Pais, sempre se perguntou qdo olhava para o sujeito simples e aquele sorriso permanente emoldurava o semblante embrutecido.

    Ri do que esta gente?

    Perguntam desta vez, porque o homem do povo, a massa, deixou de patrocinar a grande festa da copa das copas, porque a gentalha deixou de sorrir?

    Porque acordaram. Tomaram vergonha na cara. A elite, jamais soube dos motivos que faz com que o brasileiro tenha orgulho de ser brasileiro. A burguesia nunca cultivou qualquer sentimento de nobreza para com o Brasil, sempre se sentiram inferiorizados diante do mundo, qdo olhavam para as ruas das cidades e percebiam o homem do povo na sua simplicidade e aquele onipresente sorriso, muita vez banguela e encurvado como consequencia das agruras da vida.

    O brasileiro o pé no chão, o desvalido, o esquecido, o abandonado, sempre possuiu uma certeza interior de que ser brasileiro era um privilégio que o distinguia de outros povos. O brasileiro o pé no chão sempre teve uma certeza interior desta distinção. 

    O brasileiro, o homem comum, o mulato, sempre tiveram orgulho de ser brasileiro, os intelectuais os filhos de imigrantes, os elitistas nunca souberam realmente o que significa este orgulho, porque sempre desprezaram este povo, de um jeito ou de outro, direta ou indiretamente.

    Foi exatamente este orgulho mistico, transcendental que fez com que o brasileiro se superasse e se destacasse diante do mundo nas mais diversas áreas e é bom lembrar sem qualquer ajuda, absolutamente por mérito proprio.

     Se alguma coisa este Pais, como Nação tem de bom, sempre foi o povo que o constitui, aqueles que o explora que sempre foram o mal, o cupim que o mantem como terceiro mundo e Pais atrasado.

     

     

  5. Esta mulher é “uma

    Esta mulher é “uma terrorista”. Uma brasileira do POVO…”sem estudo”…mas sábia.  BEM ARTICULADA, E EDUCADA. Imagina, se COLOCA OS “FILHOTES” de brasileiros NA ESCOLA? Iríam EXPLODIR os VIPS.

    ENTENDERAM porque NÃO LHES DERAM TRATAMENTO JUSTO, E EDUCAÇÃO, DURANTE TANTOS SÉCULOS? Certamente SERIA A NOSSA ÁREA VIP DE HOJE…E ESTARÍAMOS MELHOR REPRESENTADOS.

    EMOCIONANTE!

     

    1. Dona Sueli é “pessoa muito

      Dona Sueli é “pessoa muito importante”. Já os do camarote do Itaú são “very important person” padrão Fifa, padrão Joseph Blatter, padrão Ricardo Teixeira, padrão João Havelange e por aí vai.

  6. COISA LINDA!

    Dona Sueli é fera! 

    A primeira vez que a vi falando fiquei embasbacado. Quanto conhecimento! 

    Sabe tudo essa mulher. Educadíssima e boa gente. 

     

    Abraço!

  7. Quando postei esse vídeo

    Quando postei esse vídeo ontem pela primeira vez, tinha sido visto por menos de 500 pessoas. Constato hoje de manhã que já são mais de 5.500… Simples lição de dignidade, educação e cidadania, de uma pessoa humilde, mas inteligente e com uma articulação verbal excelente. A rede deveria ser inundada por esse depoimento. PS: dez minutos depois: 10.500 pessoas já viram. Ad infinitum…

     

  8. Grande….

    Que mensagem! Que brasilidade, que civilidade, que comunicação. Vale por um milhão de branquinhos intolerantes.

    Obrigado, princesa.

  9. Simplicidade no discurso e em

    Simplicidade no discurso e em pessoas.

    Exemplo de que não se precisa de erudição para se dizer o que quer de forma clara e precisa.

    ” A educação do país não anda ruim, e sim a educação”

    Tapa na cara da elite.

  10. À atenção dos “VIPs” do Itaquerão!

    E também a todos que estão  ($) patrocinando  essa guerra contra o Governo:

    É sempre tempo de aprender e se educar!  Que a educação e serenidade dessa humilde senhora, seja exemplo para todos vocês que se mostraram seres da idade da pedra. Há sempre tempo para crescer moralmente enquanto há vida! Parabéns a essa nobre brasileira!!!

  11. A voz do povo é a voz de

    A voz do povo é a voz de Seus.

     

    Parabéns às Marias Suelizes do Brasil.

     

    Estou chorando até agora.

  12. Emocionante! Isso me renova

    Emocionante! Isso me renova as forças para “brigar” ainda mais nessa blogosfera.

    Chego dos plantões cansado, como alguma coisa e ainda vou me “distrair” na com a imbecilidade doas coxinhas paulistas. Os melhores, sem dúvida …

    Essa senhora é o Brasil de verdade. Graças a Deus.

    1. Aula Magna

      Que maravilha de declaração, consciência política de alto nível.

      Parabéns querida senhora – suas palavras são de profunda sabedoria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador