Fusão de ministérios irrita cientistas brasileiros, diz revista Nature

Do Opera Mundi

‘Rebaixamento’ de Ministério da Ciência irrita pesquisadores brasileiros, diz revista Nature
 
Revista pontua que fusão de gabinetes de Ciência e Comunicações contrariou comunidade científica, já alarmada por possível nomeação de bispo para ministro

Em artigo publicado nesta quinta-feira (12/05),  a revista britânica Nature destaca que o “rebaixamento do Ministério da Ciência” – fundido com a pasta de Comunicações no novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, uma das primeiras medidas do presidente interino do Brasil, Michel Temer – irritou cientistas e pesquisadores brasileiros. A nova pasta será chefiada pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Treze associações científicas, lideradas pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e ABC (Academia Brasileira de Ciências), enviaram na quarta-feira (11/05)  uma carta a Temer na qual argumentam que a fusão entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério das Comunicações trata-se de “uma medida artificial” em detrimento do “desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país”.
O veículo também pontuou que Temer havia inicialmente sinalizado que colocaria como ministro da Ciência um bispo evangélico da Igreja Universal, Marcos Pereira, preocupando a comunidade científica brasileira. Pereira já declarou ser criacionista, o que significa que ele acredita que o Universo foi criado por obra divina.

“Infelizmente, o Ministério da Ciência é geralmente a primeira ficha de barganha de todos os novos governos”, disse à Nature o reitor de pesquisa da Universidade de São Paulo, José Eduardo Krieger.

“O cruel de tudo isso é que, quando você prejudica a ciência, você nunca pode retomar de onde parou. Você perde sua posição”, explicou Krieger.

A revista lembra ainda que o gabinete teve três ministros nos últimos 16 meses “e cada um foi escolhido aparentemente para fins políticos, não por ter alguma experiência na área”. Além disso, a Nature ressalta que o Ministério vem sofrendo com cortes de verba desde o ano passado, devido à crise econômica do país.

 

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Precisamos de ciência e REALIDADE!

    Fazer ciência, pesquisa, NUM PAÍS CUJA MÍDIA HEGEMÔNICA PASSOU OS ÚLTIMOS ANOS MENTINDO A POPULAÇÃO?

    É sonhar demais…

    Se a INTELIGÊNCIA BRASILEIRA NÃO SE POSICIONOU FIRMEMENTE QUANDO SE ENGANAVAM OS menos favorecidos intelectualmente, torna-se uma dívida para com a sociedade…

    É visão inferior acreditar que a inteligência Brasileira, poderá viver longe da realidade Brasileira!

    E vai se perder mais investimentos…

    Os que tiverem condição migrarão para outros centros!

    1. E a realidade pode ser mais negra do que você imagina

      Eu já testemunhei alguns membros da “inteligência científica ” falando mal do governo, nos termos assimilados pela grande mídia . É uma ilusão achar que são as pessoas menos sofisticadas intelectualmente mais sucetíveis à lavagem cerebral midiática. Aposto que se houvesse um estudo sério sobre este tema ele iria apontar que a antipatia disseminada (ou simpatia, quando convier) se dá em um nível inconsciente e desprovido da razão, por isso pessoas com certa inteligência caem nesta esparrela sem perceber.

  2. Coxinhas igorantes e boçais aprovam

    A primeira prensa tipográfica que do Brasil chegou em 1808 com a Família Real portugesa. Enquanto isso todos os demais países da América Latina já tinham uma imprensa consistente e atuante.

    Nosso atraso vem de longe e agora com a ditadura dos ladrões vai piorar.

    Coxinhas igorantes e boçais aprovam.

  3. Isso é só o começo

    Pra quê investir em ciência usando o governo se as grandes corporações podem compr… ops, “incentivar” pesquisas? Dinheiro não falta, afinal as margens de lucro são bem altas por aqui…

    Além do mais, na visão dessa turma é tudo um “monte de comunista que mama no estado”…

    Melhor privatizar o ensino e fazer “parcerias”, não é mesmo???

  4. O Brasil nunca teve tantos

    O Brasil nunca teve tantos doutores, ainda assim o debate público sobre qualquer assunto, qualquer assunto jamais foi tão rasteiro. Essas fabriquetas de diplomas servem pra quê, afinal, pra formar uma lista de espera pra participar de “um globonews”?

      1. Meus caros, se chamam pessoas sem qualificação para discutir …

        Meus caros, se chamam pessoas sem qualificação para discutir é uma coisa, outra coisa é não ter ninguém para discutir.

      2. Para quem defende um governo

        Para quem defende um governo que após ganhar eleição correu a fritar ovo na Globo e sugeriu o controle remoto contra a grande mídia, não tem moral para colocar em dúvida o anticapitalismo de ninguém. 

      3. Para quem defende um governo

        Para quem defende um governo que após ganhar eleição correu a fritar ovo na Globo e sugeriu o controle remoto contra a grande mídia, não tem moral para colocar em dúvida o anticapitalismo de ninguém. 

    1. outro embarcando no ‘governo’ Temer.

      Sincermente, acho que se voce cursou uma Universidade (pública) nunca mais se deu ao trabalho de entrar em uma e saber o que acontece lá dentro..

      Muita gente continua resistindo e produzindo pensamento critico, reflexão e serviços publicos nas Universidades, contra a midia e contra os governos de plantão. Esses voce não vai ver na globonews- culpe a globonews e não quem está na universidade ralando e remando contra a maré. Por enquanto a universidade abriga uma diversidade de pensamento, embora esteja ficando cada vez mais difícil com a contribuição de opiniões como a sua. Por enquanto as Universidades estão vivas, embora passado muito mal: ontem mesmo ouvi que a UFMG criou um método para dianostico do zika. Voce acha pouco? Acha que isso não é nada?, Ou voce está apoiando a privatização das universidades e a lei da mordaça (a escola sem partido) que vem por aí com o Temer – afinal se as universidades são inúteis, então para que gastar dinheiro público com elas, não é mesmo?

       

  5. Finalmente saiu algo sobre a

    Finalmente saiu algo sobre a ciência no Brasil escrito na revista Nature, mas não se preocupem, não se alarmem, não é um artigo científico!!

  6. E só começo

    e eu não vi nenhum reitor das Universidades Federais apoiarem a Dilma. Muita gente vai chorar mais cedo do que eu imaginava.

     

    1. Negativo. TODOS OS REITORES DAS UNIVERSIDADES

      Negativo. TODOS OS REITORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS APOIARAM DILMA.

      Agora se não vistes foi um problema teu, houve tanto manifestação por escrito como teve reunião em Brasília de apoio a DILMA.

  7. E por acaso…

    E por acaso, se houver quatro ministérios dedicados à ciência, as verbas para pesquisa e as bolsas concedidas serão multiplicadas por quatro?

    Quem se queixa da extinção de ministérios é quem estava contando com uma boquinha no governo.

  8. Talvez para quem não conhece não entende a repercussão.

    A  revista Nature é a nº 1 no mundo científico, e uma reação com uma velocidade desta mostra grande preocupação e grande interesse.

    Não é um ato de solidariedade ao Temer na Galileu!

  9. Absurdo total

    Só um DESgoverno desse, golpista e profundamente ignorante, faria uma coisa dessas. Precisam agora agradecer para a TV e ag, invocando mamae, papai, filhinhas e Xuxa. Taí.

  10. essa reação dos cientistas e

    essa reação dos cientistas e de vasta manifestação de nomes expressivos

    da área cultural demonstra que esse governo fica acuAdo e pasa a ser

    considerado meio troglodita, pois parece que nível de inteligencia dos golpistas

    é abaixo do que poderíamos sequer imaginar, mesmo que desgotássemos dessa turma toda…….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador