Morre Ettore Scola, mestre do cinema italiano

Da Rede Brasil Atual

Ettore Scola, mestre do cinema italiano, morre aos 84 anos
 
‘Nós que nos Amávamos Tanto’, ‘Um Dia Muito Especial’ e ‘Feios, Sujos e Malvados’ estão entre as principais obras do diretor

O cineasta italiano Ettore Scola, de 84 anos, morreu na noite de ontem (19) em Roma. Ele dirigiu filmes como Nós que nos Amávamos Tanto (1974), Feios, Sujos e Malvados (1976), Um Dia Muito Especial (1977),Casanova e a Revolução (1982), A Família (1987) e O Jantar (1988).

O seu último trabalho, de 2013, foi Que Estranho Chamar-se Federico, sobre seu amigo e também cineasta Federico Fellini, outro dos mestre italianos. Fellini, por sinal, faz uma participação no clássico Nós que nos Amávamos Tanto.

Scola dirigiu mais de 40 filmes. O primeiro em 1964, a comédia Fala-me de Mulheres. Além de comédias, sua obra também é marcada pela narração de dramas pessoais e filmes de teor mais político.

Entre os atores dirigidos por Scola, estão Marcello Mastroianni, Sophia Loren (que contracenam em Um Dia Muito Especial), Vittorio Gassman  e Nino Manfredi.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. valeu cada minuto
    Me lembro de ter visto e ficando com boa impressão os filames: Feios ,Sujos e Malvados e Um dia muito especial. Cada um deles valeu cada minuto. RIP

  2. Um filme pouco lembrado de

    Um filme pouco lembrado de Ettore Scola, talvez porque, à época, tenha sido eclipsado pelo sucesso de “Cinema Paradiso”, com temática bastante semelhante, é “Splendor”, que trata da ascensão e declínio de um cinema em cidade do interior da Itália. Filme muito sensível e um prato cheio para cinéfilos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador