27 de junho de 2026

A deterioração da balança comercial brasileira, por Luis Nassif

Em apenas 12 meses, houve uma redução de mais de US$ 10 bilhões no saldo acumulado de 12 meses.

Está ocorrendo uma erosão rápida no saldo da balança comercial brasileira. Em apenas 12 meses, houve uma redução de mais de US$ 10 bilhões no saldo acumulado de 12 meses. Essa queda se deve ao desempenho das exportações, que caíram quase US$ 8 bilhões no período.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

 

 

 

 

Quando se analisa a tendência, o quadro começa a preocupar. Os gráficos abaixo mostram a variação das exportações e das importações no acumulado de 12 meses – em reação a 3, 6 e 12 meses atrás. A linha dos 3 meses mostra a tendência de mais curto prazo. E todas as três linhas apontam para baixo.

Se for analisar pelo acumulado trimestral, em relação ao mesmo período do ano anterior, o quadro é mais preocupante ainda. Nos últimos três meses, a queda do acumulado foi de 20 a 50%, em relação ao mesmo período anterior.

Decompondo os US$ 10,6 bilhões de queda no saldo comercial, em 12 meses, as maiores quedas foram para o Mercosul (US$ 7,6 bilhões de redução no saldo)

Receba os artigos de Luís Nassif pelo WhatsApp

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

6 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Anônimo

    21 de novembro de 2019 12:31 am

    Por estas e por outras que o atual governo não deve ir tão longe.

  2. Andre Rs T

    21 de novembro de 2019 2:07 am

    O Brasil está virando um Grande Haiti nas mãos de milicianos necropopulistas que só pensam em matar

  3. Vladimir

    21 de novembro de 2019 7:56 am

    É preciso ser honesto. Para quem prometeu destruir tudo,eles estão de parabéns, nem Hitler foi tão eficaz em tão pouco tempo.

  4. dja

    21 de novembro de 2019 8:30 am

    A narrativa das classes dominantes que são anti-bolsonaro para fazer o povo esquece-lo é justamente essa: degradação da balança comercial. Da Dilma foi o endividamento público… Mas esquecer dele …só em 2022, pois o impeachment dela foi péssimo negócio.

  5. Augusto de Pinho Rodrigues

    21 de novembro de 2019 8:36 am

    De onde foram extraídos os dados? Foi mencionado em artigos anterior do Nassif, mas não me recordo! Queria fazer umas simulações.

  6. Flavio

    5 de dezembro de 2019 4:14 am

    Pior não é a balança comercial brasileira é sim as Transações Correntes. BC prever 40 bilhões.

Recomendados para você

Recomendados