Falta um 11º mandamento na lista bíblica de Dallagnol

Há duas maneiras de ler a Lava Jato: pelas manchetes e pelas entrelinhas.

Já que as manchetes são óbvias, vamos a uma releitura através das entrelinhas do que saiu publicado nos últimos dias.

***

O repórter policial da Folha, Frederico Vasconcellos, divulgou trechos de um trabalho de Ségio Moro de 2004, sobre a Operação Mãos Limpas, da Itália. Já havia sido divulgado e analisado no Blog há tempos. Como é repórter policial, restringiu-se aos abusos para-legais analisados por Moro na Mãos Limpas, e vistas por ele como imprescindíveis para a Lava Jato. Tipo, em linguagem policial: tem que manter o suspeito na prisão o máximo de tempo possível afim de que ele abra o bico.

***

Mais sofisticado, o colunista Mário Sérgio Conti aborda outros ângulos do trabalho, exaustivamente discutidos no Blog. Um deles, o uso desabusado da imprensa, através do vazamento de notícias visando comandar a pauta.

Aborda também os aspectos geopolíticos da cooperação internacional – a rede internacional de autoridades de vários países, montada inicialmente para o combate à narcotráfico e ao terrorismo e, depois, estendida para outras atividades ilícitas, sob controle estrito das autoridades norte-americanas.

***

Aqui, mostramos claramente que a cooperação internacional tornou-se uma peça da geopolítica norte-americana, visando impedir concorrência desleal de empresas de outros países contra as americanas.

Conti faz uma baita ginástica para a conclusão óbvia: na cooperação internacional, os Estados Unidos entram com motivação econômica. O óbulo: “Para os toscos,  é um garrote vil do imperialismo norte-americano”. Para ele, que é sofisticado, “a corrupção beneficia as burguesias locais, mormente (sic) de países periféricos, em detrimento da classe dominante do Império”. E justifica como um gesto de auto-defesa dos EUA – aquele país cujas ferramentas de espionagem não pouparam sequer presidentes de nações amigas.

***

Pelo conteúdo, o artigo foi montado em cima de entrevistas com membros da Lava Jato, que admitem o jogo. Segundo eles, “admite-se que a motivação americana (e não apenas ela) tem boa dose de mercantilismo”. Mas, no frigir dos ovos, acreditam que seja benigna, pois “ajuda o Brasil a resolver seus problemas”.

A maneira como as corporações norte-americanas instrumentalizam suas instituições torna o Brasil um peixe fácil. É para ajudar o Brasil a resolver seus problemas que a Lava Jato tratou de criminalizar financiamentos à exportação de serviços, que o MPF tenta a todo custo envolver o BNDES e espalhar suspeitas sobre ações diplomáticas na África.

Nem se culpe apenas juiz, procuradores e delegados. Eles apenas se valem de forma oportunista da fragilidade institucional brasileira, da visão rala de interesse nacional, de uma presidente politicamente inerte e de um Ministro da Justiça abúlico para ocupar espaços. Houvesse Ministro da Justiça e PGR, há tempos teriam sido coibidos os vazamentos ilegais, que quase custaram a eleição da presidente.

***

A manipulação da mídia ficou clara em um episódio ocorrido ontem. Nos depoimentos, qualquer menção a Lula é vazado no mesmo dia.

Ontem, o repórter Rubens Valente, da Folha – que não pertence ao circuito mídia-Lava Jato – levantou o depoimento de um delator apontando propinas a Aécio Neves. É de junho passado. Passou seis meses inédito.

No período da tarde, a Lava Jato tratava de vazar correndo outro depoimento, indicando pagamento de propinas ao presidente do Senado Renan Calheiros, a um senador da Rede, Randolfo Rodrigues.

***

Todo dia o procurador Deltan Dallagnol aparece em sua campanha pelos 10 pontos a serem alterados na lei para combate à corrupção.

Se fosse uma campanha efetivamente isenta, o 11º ponto seria a obrigação do Procurador Geral da República e do Supremo Tribunal Federal (STF) de abrir os dados em relação a todo pedido de vista ou todo inquérito engavetado. E de se criar formas que impeçam o uso político do vazamento seletivo de inquéritos.

No STF, o ex-Ministro Ayres Britto engravetou por dez anos, sem nenhuma explicação, o inquérito sobre o mensalão mineiro. Tinha que apresentar em uma sessão, foi tomar um café no intervalo, e na volta simplesmente deixou de falar sobre o inquérito.

Do mesmo modo, desde 2010 dorme na gaveta do PGR um inquérito contra Aécio Neves, acusado de ter conta no paraíso fiscal de Liechtenstein em nome de uma offshore. Como o próprio Procurador Geral observou, na denúncia contra Eduardo Cunha, o uso de offshores visa esconder a verdadeira identidade dos titulares da conta. E se visa esconder, é porque o dinheiro é de procedência duvidosa.

***

De fato, o país precisa ser passado a limpo. E a Lava Jato tem feito um trabalho completo de desvendar as maracutaias de um lado. Mas esconde e blinda os malfeitos do outro lado.

Se ataca só um lado – a ponto de deixar por um fio o mandato de uma presidente inerte – e poupa o outro, é evidente que instrumentaliza o combate à corrupção em favor de interesses corporativos e políticos.

Essa hipocrisia não pode perdurar muito, ainda mais em um ambiente de redes sociais.

Luis Nassif

159 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É isso aí.
    Como diria Roberta Miranda: – Está claro como o dia. …
    Amanhã estes paladinos da justiça irão oerceber que, aguram não como un Rui Barbosa, mas sim como o Bozo!
    Fools
    !!!Otarios!!

  2. “Nem se culpe juiz,

    “Nem se culpe juiz, procuradores e delegados. Eles apenas se valem de forma oportunista da fragilidade institucional brasileira, da visão rala de interesse nacional, de uma presidente politicamente inerte e de um Ministro da Justiça abúlico para ocupar espaços.”

    Mais uma vez o mantra do vácuo de poder é utilizado para simplesmente tirar responsabilidades individuais e, de quebrar, garantir as vestes de imparcilaidade do Blog. Como em um movimento de pai para filho, da analogia de espelho e reflexo, tem-se que para alguns a justificativa das falhas indivduais se dá devido ao fato de não haver espelhos, ou melhor, bons exemplos na parte ascendente. Nesse caso, no Palácio do Planalto na figura de Dilma e Cardozo.

    Esse tipo de retórica é muito ouvida por ai. “O exemplo tem que vir de cima”, Uma espécie de salvo conduto. Funciona assim, se Dilma deixa vácuos no poder então não é culpa de juízes, procuradores, e delegados sedentos por poder. Suas atitudes são justificadas. Se o exemplo não dá exemplo porque eu deveria agir de forma serena e não enviesada? Essa deve ser a espinha dorsal que garante a inimputabilidade dos cruzados da Lava-Jato, justificada pelo mantra do vácuo de poder.

    Quando diziam que somos um país em que as pessoas são incapazes de assumir as responsabilidades eu chegava a discutir e replicar. Hoje já estou em dúvida sobre se devo ou não fazê-lo, afinal, o exemplo tem que vir de cima. Governo Bom, eu não posso errar, Governo ruim, tá liberado. Mais ou menos por aí, mas assim não dá.

    Se o recieo é passar a imagem de governista e por isso tirar bom peso das responsabilidades dos membros da lava-jato nessa bagunça, ele não se aplica. Se continuarmos colocando a culpa nas atitudes do “Pai” teremos o surgimento de heróis efêmeros, inquestionáveis, como marca maior da nação. O Brasil não merece heróis e sim vergonha na cara. Um concurso não pode ser passaporte para o Olímpo e sacrifícios em nome de vaidades políticas.

     

     

    1. Concordo.
      Esses delegados,

      Concordo.

      Esses delegados, juizes, e procuradores estao trairando o pais inteiro:  nao existe desculpa pra isso.

      Pra serem tao amadores nos vazamentos, menos ainda.

      AH, ja que estamos no assunto, quero ser o primeiro do dia a mencionar pela milesima vez que em Minas Gerais os donos de meia tonelada de cocaina ordenaram ao judiciario pra sumir com o processo.

    2. Na ditadura louvavam as Forças Armadas pelo papel de “pai”

      É isso aí, Francy Lisboa,

      Milhares de pessoas achavam era ótimo que naqueles tempos pós 64 as Forças Armadas prendessem juiz, fechassem o Congresso, demitissem o alto funcionário por isto ou por aquilo, independentemente da existência ou não de lei que validasse o ato. Este “achar ótimo” acontecia porque é intuitivo a gente crer que se lá em cima houver mando, a ordem cá em baixo fica automaticamente estabelecida. 

      É como se a cada dificuldade que surge a população ficasse a esperar um Moisés que encaminhe o rebanho em direção da Terra Prometida.

      Mas, raios, como você bem lembrou, há o concurso público, há a extensa lista de direitos e deveres de cada servidor. Há responsabilidades individuais.

       

    3.  

      POR ANDREZA MATAIS E JULIA

       

      POR ANDREZA MATAIS E JULIA AFFONSO

      24/12/2015, 06h00

      20  

      Em evento reservado, Cardozo disse que ações devem prosseguir “não importa que se encontrem nos palácios ou dentro das mansões”

       

      1. Pois bem, Nassif,

        Falta a nosso povo noção mínima de interesse nacional, que  nem sempre é imbuída de verdade, mas que, sempre, tem que estar impregnada de visão de futuro sob as bases do presente… Portanto, acredito que quando se deseja a pureza, o exemplo, a ilusão da honestidade a todo custo, não se percebe que esta depende primordialmente de circunstâncias que permitam isto (raras). Neste meio tempo, fica-se a sonhar com a tão chamada “neutralidade”, que é inexistente, com o equilíbrio de forças, que não existe no mundo (caso contrário, ele não evoluiria).  O que os puristas acreditam existir é um momento ideal no qual todos seremos honestos e a terra, um paraíso. Pois fiquem sonhando porque, com nossos despachantes do capitalismo (juristas, advogados, juízes etc), vão ter que sonhar dormindo.

    4. Explique melhor a sua

      Explique melhor a sua crítica. Escrevo um artigo com 98% de críticas à Lava Jato e 2% à presidente e seu Ministro da Justiça.

      Qual a razão de você criticar a crítica?

      1. Não concorda que a presidente e seu Ministro sejam politicamente abúlicos.

      2. Concorda, mas acha que eu não deveria mencionar.

      Seja mais explícito.

      1. Nassif, Feliz 2016

        A crítica aí foi a vc ter poupado juiz, procuradores e delegados.

        Eu entendo que vc age assim pq é jornalista, e como bom jornalista, não pode fechar as portas ao outro lado.

        Tô contigo e não abro…

        1. Poupado quem? Dizer que o PGR

          Poupado quem? Dizer que o PGR engaveta inquéritos é poupar? Dizer que a Lava Jato manipula a imprensa é poupar? Dizer que sabem que servem a interesses econômicos externos é poupar?

          1. Desculpe-me

            Reli tudo e realmente vc não os poupou. Usei a expressão poupar porque entendo que, apesar das suas críticas serem contundentes, elas são, a meu ver, polidas, justas, sem atacar honras ou pessoas. Acho até que essas autoridades não entendem assim, pra eles vc pisou em seus calos.

            Que meu post sirva ao menos pelos sinceros votos de 2016.

            Abraços,

      2. Nassif, creio que você

        Nassif, creio que você entendeu sim o tor da minha crítica. Você mesmo já escreveu sobre o porto seguro que é atribuir qualquer mazela a Dilma. Isso tira a responsabilidade por atos individuais. Não é porque Dilma seja politicamente fraca que os Procuradores podem agir como lunáticos anticomunistas cristãos. O trecho que destaquei do seu texto passa a ideia contrária. O Vácuo de Poder avaliza as aberrações. Nada disso, independente se for A, B, C ou D, a principal culpa é a má utilização do cargo por aqueles que se acham deuses.

        1. O artigo inteiro é uma

          O artigo inteiro é uma crítica à utilização política da Lava Jato, à instrumentalização da Lava Jato pela tal cooperação internacional. E você pega um trecho e faz uma leitura enviezado para poder contestar, sustentando que eu avalizo a conduta da Lava Jato.  Denuncio a Lava Jato, a gaveta do PGR, os interesses externos envolvidos e você, para uso retórico, insinua que eu a avalizo simplesmente porque digo que a culpa não é apenas deles, mas de quem os deixa atuar assim. 

          Se houvesse Ministro da Justiça, o inquérito que foi aberto para apurar vazamentos teria chegado aos procuradores e delegados que têm sido cúmplices nisso. O que vocë pretende é achar pelo em ovo devido às minhas críticas ao governo DIlma. Como não pode me acusar de coxinha, de PIG ou outras simplificações – porque tenho estado desde o primeiro momento da trincheira anti-impeachment e na crítica à Lava Jato – tenta essa tolice de tirar uma frase do contexto no próprio local em que o artigo foi escrito.  

          Se você for daqueles que aprecia ler apenas aquilo com o qual concorda, há inúmeros blogs militantes para satisfazê-lo.

          1. Eu não posso discordar do

            Eu não posso discordar do capitão?

            Achando pêlo em ovo?

            Essa não foi a primeira vez que você coloca seus espantalhos em qualquer critica às vestes que não governistas.  Em textos onde só a oposição figura há sempre um jeito de incluir Dilma e suas fraquezasa como forma de mostrar imparcialidade

            Não venha com essa de Blog militante etc e tal. Sabes muito bem que qualquer adjtivação, até a de monofásico ou militante que você me atribui, são independentes da nossa vontade. Existem milhares que o acham militante governista e nem por isso você manda pastar em outros portais.

            Se a critica lhe incomodou a ponto de de me mandar embora do Blog, posso satisfazer seu desejo , que parece bem escamoteado, de receber um Amém para cada post seu.

            Eu ao contrário, entendo perfeitamente, aceito adjetivações como parte do jogo.

            Abs

             

             

             

  3. Eu fico lendo e nem analiso o

    Eu fico lendo e nem analiso o conteúdo.

      Será que Nassa quer mesmo livrar esses pilantras da cadeia ? 

       Será que Nassa pensa mesmo como os escravocatas do século 19 ?

         Pescando daqui e dali, Nassa usou o argumento que a Lava Jato era política.

            Não sendo,portanto, merecedora de crédito

            Como um porta voz governista.

                Acontece que pegou Aecio Neves tbm. E agora NASSA ?

                   Evidente que há mais presos do PT e do PMDB .

                       Por que ?

                  Porque há mais bandidos nos dois partidos.

                        Simples assim.

                       ps: Desnecessário escrever o ASSOMBROSO aparelhamento do Estado pelo PT.E muitos de seus beneficários escrevem aqui.—pra não dizer TODOS.

                Não escrevo TODOS, porque há milhares de analfabetos reais e funcionais,

    1. Sr Anarquista nada sério.

      Em que planeta está vivendo?

      Fora as inquestionáveis conquistas sociais dos últimos 13 anos, esta conversa de aparelhamento do estado, de que tem mais bandidos aqui ou ali, já cansou.

      Quem fez e faz aparelhamento é justamente o PSDemB, que sabe como ninguém ocupar os espaços estratégicos na máquina estatal e se quisermos fazer uma análise isenta dos governos Lula e Dilma, foi justamente a ideia de mostrar o REPUBLICANISMO, nomeando sempre os primeiros das listas da corporação que deu no que deu.

      Veja a eficiência do conservadorismo no TCU, onde 6 dos 8 ministros têm origens até an antiga Arena/PLF=DEM, são da classe política mais conservadora e retrógrada, um PRESENTE de FHC aos seus sucessores e que agora se movimentam na conspiração contra o voto popular (procure e veja discursos de ministros do TCU se gabando de atrapalhar e atrasar investimentos importantes de infraestrutura).

      E que dizer então do estado de SP, onde a máquina respira tucanês de cabo a rabo e até inaugurou uma nova modalidade de CORRUPÇÃO sem CORRUPTO, onde as empresas confessam propina e simplesmente não há um único agente público citado.

      Mas se quer ver a verdade dos fatos, veja no site TRANSPARÊNCIA, o número de integrantes de cada partido com processo por corrupção, verá que o campeão é justamente o PSDB, seguido do PMDB, do DEM e o PT fica com um sétimo lugar.

      Enfim meu caro, saia um pouco da VEJA, FALHA, OESP, GLOBO e frequente mais aqui e outras fontes alternativas. É também analfabeto funcional quem se pauta por uma única fonte de informação e não tem capacidade de ponderar e filtrar o que lê e vê.

    2. O Anarquista coxinha acha que

      O Anarquista coxinha acha que é “simples assim”, o PT é mais bandido que o PSDB. Simples, claro, é o cerébro de um coxinha. Assim como os playboys que xingaram o Chico, o coxa sênior lê a Veja e acredita.

      E o dito “anarquista” nem tem a desculpa de que só lê a Veja, pois não sai daqui do “Nassa”. O que é inacreditável, pois lê, mas não absorve nada do que o dono do blog escreve. Por exemplo, “Nassa” disse com todas as letras que contra o Lula vaza no mesmo dia, contra o Aécio demora seis meses (e um vai para a manchete, outra para pé de página).

      Além disso, o nosso querido blogueiro está demonstrando como a cumplicidade Lava a Jato/pig faz com que a pressão da “opinião pública” atue sobre o PGR para ir em cima de políticos governistas e poupar os oposicionista.

      E o Anarco-coxa diz que “pegaram o Aécio”. Certo, por acaso ele está lá junto com o Delcídio? O Janot terá coragem de pedir a investigação ao STF? Será que eu acerto na mega-sena da virada?

      Duas uma, ou voce é um tremendo idiota, ou seu computador está com defeito. Voce lê o blog do Tio Rei e na hora de comentar cai aqui no Nassif 

    3. Olha aqui, seu Pateta!

      Não sou beneficiário de nenhum aparelho do estado, muito menos sou analfabeot funcional, pelo contrário. O que me parece é que certos que não se acham analfabetos funcionais, são pessoas de muita má-fé e desonestidade intelectual. Dizer que existem muito mais bandidos no pmdb e no pt é de uma desonestidade total. Com base em que chegaste a esta conclusâo? Nas reporcagens da mídia? Só para te ajudar, busca no google um ranking de corrupção por partido e tu verás que é bem ao contrário do que tu pregas. Discuto ideias e conceitos com qualquer um, concorde ou não comigo, mas gereralizar e chamar de analfabeto funcional quem não concorda contigo, é de muita desonestidade e má-fé.

      Vai crescer e pensar nas besteiras que escreves. De anarquista tu não tens nada. Os anarquistas geralmente têm muito mais massa encefálica dentro da caixa craniana.

      1. Esse Anarquista

        Não passa de um aparecido, um exibido ! O que ele deseja é somente chamar atenção para sí mesmo, pois no fundo deve ser um insignificante na vida. É isto que eu acho dele e de alguns outros tb, como o tal de Zancheta, Rebola, etc.

    4. Nassif Governista?
      De fato

      Nassif Governista?

      De fato você deve ter tomado o mesmo alucinógeno que estão tomando por aí. Um deles fez com que o Ed Cunha dissesse que a Globo apoia o PT.

      Diga não as drogas, Anarca.

  4. Guerra

    Trata-se do braço armado dos ricos na luta de classes.

    Turbinados por apoio externo e pela mídia nativa.

    Os ricos eventualmente tombados na refrega são perda colateral justificada pelo delito de ter se aproximado “dessa gente”.

    Patriotismo não entra na equação. Se não forem parados eles destroem até a pátria mãe. Terra arrasada, mudam-se para…Miami.

    Dinheiro e projeção social é o que conta.

    Juizes com salários ilegais de $ 77 mil reproduzem contra os participantes de governos populares o julgamento de qualquer PM quando aborda um pobre na rua.

    Idêntico à “cão de dono rico” que rosna para pobre.

  5. Dallagnol fala o que quer e o repórter não questiona nada.

    Dallagnol deu entrevista levada ao ar ontem no canal Band News. Quando perguntado por um repórter (que estava ali mais para levantar a bola do procurador do que realmente questionar as contradições da Lava Jato), sobre como ele respondia às acusações de que a Lava Jato não trata da mesma maneira políticos da situação e da oposição, ele saiu-se com essa: não há porque investigar políticos da oposição porque eles não estão no governo. E o repórter engoliu a resposta sem questionar.

    1. absurdo

      “não há porque investigar políticos da oposição porque eles não estão no governo”

      absurdo… Ele tem objetivo político, o processo realmente tem que ser anulado.

      “Fruit of poisonous tree”

    2. absurdo

      “não há porque investigar políticos da oposição porque eles não estão no governo”

      absurdo… Ele tem objetivo político, o processo realmente tem que ser anulado.

      “Fruit of poisonous tree”

  6. Aposto no espirito “Republicano”, inclusive dos procuradores

    A prática “republicana” foi inaugurada com sucesso pelo Presidente Lula, em diversos campos. Dilma continuou com firmeza nesta direção. Os mais supostamente aliados do PT, no STF, simplesmente tentam converter-se em “republicanos” apenas votando e agindo contra o PT (efeito contrário). Em compensação, dos verdadeiros juízes republicanos, que nem sempre parecem ser “amigos” do Governo, é que saem as grandes decisões que orgulham o Brasil. No STF ficou mais do que provado que o “republicanismo” de Lula e Dilma venceu. Gilmar e a anti-Gilmar (Tóffoli) que, embora escolhidos por caminhos diferentes, terminam sendo aliados na sua ânsia de mostrar (um) e de tentar que não é (o outro).

    Na procuradoria, o Janot foi escolhido internamente pela grande maioria dos procuradores. Dilma ou quem estiver no lugar dela, não poderá mudar o pensamento e doutrina de centenas de procuradores que, na sua grande maioria vinda da elite brasileira, tenham alguma antipatia por governos populares. Em compensação, ele pode então agir “republicanamente” e aceitar, na esperança que, dentro da cabeça e coração de gente honesta germine um sentimento também republicano pelo bem do país. O Janot, embora aqui criticado, será o maior aliado de Dilma nesta verdadeira faxina que está sendo executada no Brasil.

    Dilma não pensou nos próximos três anos dela, mas sim na possibilidade de chegarmos com a chancela de honestidade e seriedade que poderá mudar o jogo em favor do Lula em 2018.

  7. Crente da Igreja Batista frequentou escola estadunidense

    Este tipo de gente que usa aparelhos de Estado para perseguir brasileiros que não comungam de sua ideologia política.

  8. ” Trechos de um trabalho de

    ” Trechos de um trabalho de Ségio Moro de 2004, sobre a Operação Mãos Limpas, da Itália. Já havia sido divulgado e analisado no Blog há tempos. Como é repórter policial, restringiu-se aos abusos para-legais analisados por Moro na Mãos Limpas, e vistas por ele como imprescindíveis para a Lava Jato”

    MORO CONSIDERA OS ABUSOS DA OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS IMPRESCINDÍVEIS PARA A LAVA JATO.

    Um representante da Lei, um juiz, apóia abusos.

    Logicamente o PIG e os fascistas aplaudem de pé.

    QUE PAÍS É ESSE, QUE JUSTIÇA É ESSA?

    Alguém me explique como se pode concililar respeito à lei e abusos.

    Estamos vivendo um absurdo completo, um pesadelo.

     

     

  9. Se o povo barrou o golpe…

    Se o povo barrou o golpe… ora, ora… vai parar ou não vai parar o Moro, o Dallagnol? É óbvio que esses caras tem fichinha de anti-petistas. E lesaram o país. Crime de lesa pátria.

  10. Imprensa livre

    Nassif,

    Seu artigo chama atenção para o fato dos vazamentos seletivos.

    Já li diversos artigos em diversos meios de comunicação denunciando essa questão.

    Nesse momento estão divulgando para todos os lados a denuncia de propina para Aécio Neves, como grande fato. Aquelas referidas a Renan Calheiros já entraram na rotina e Randolfo Rodrigues não tem grande expressão nacional. Ambas não têm peso para sobrepor o vexame de Aécio Neves.

    Então pergunto: não seria o trabalho da imprensa livre que fomenta a correção e transparencia dos fatos?

    Já li artigos seu pregando o controle da imprensa. Imaginemos que isso ocorresse, que leis fossem criadas e a partir de 2018 entrasse o PSDB no poder. Não seria um tiro no pé para o PT?

     

    Quanto aos seu comentários a respeito dos americanos, entendi que eles tentam influenciar no sistema investigativo, judiciário brasileiro para acabar com a corrupção e assim poderem participar de concorrencias em obras públicas. Para as leis americanas o buraco é mais em baixo, há punição. Eles não se submetem à corrupção como fizeram a francesa Aston,  a holandesa SBM e outras estrangeiras imperialistas. 

    Em qualquer caso, o Brasil é e sempre foi um país vendido pelos seus representantes. 

    No caso pretendido pelos americanos, as obras seriam dadas a quem oferece melhor qualidade, menor custo e menor prazo. Penso que isso seria uma boa forma de tratar o dinheiro que dou ao governo todo o mês, descontado do meu contra-cheque. Você pensa contrario? Qual seria um caminho alternativo? Quem o faria? 

     

    Atualmente fico muito feliz em ver clãs como Odebrecht, Mendes junior e outros na cadeia. Não são essas as elites que não gostam dos pobres? ou quem seriam? eles tem que abrir o bico sim. A proposito, se esses fossem pobres estariam tomando porrada para abiri o bico…

    Dizer em tirar esse pessoal da cadeia me faz lembrar o caso em que Gilmar Mendez ficou indignado quando a PF algemou Daniel Dantas. É o extremo da babaquice. Graças a deus, o Brasil evoluiu. Fausto de Sanctis foi um precursor de Sergio Moro e se esse caso ocorresse hoje, vocês da imprensa cairiam matando… .

      

  11. Aécio tá na UTC com Dona Mídia

    O pior é que a notícia do dinheiro supostamente recebido por Aécio já sumiu do noticiário. Os estudantes a sociedade organizada e os movimentos sociais não esquecem essa sacanagem, podem ter certeza. Essa mída é sim golpista e trabalha contra a democracia e a desestabiloização do país, precisamos pressioná-la a ser imparcial como manda o fugurino.

  12. Complexo de vira latas.

    Por mais que o Brasil ande para a frente ou para trás, como agora, uma coisa nunca muda: o complexo de inferioridade do brasileiro, mais conhecido como complexo de vira-lata.

    Sabem que quem os governa está de mãos dadas com os vermes vigaristas, mas mesmo assim teimam apontar o dedo na cara dos outros e gritar pega ladrão.

  13. Para 2018, sem estratégia nao haverá saída p/ nós.

     É bem verdade, o GGN já abordou esse assunto bem antes, e o André Aarújo por várias vezes também abordou relaçoes interessantes entre as nossas autoridades da justiça “colaborando” com as norte americanas, o que incluiu até escritório de advocacia privado, no vale-tudo quando o assunto é petóleo. Já está bastante claro que a cooperação internacional é um instrumento de geopolítica sob o controle das autoridades norte-americanas. Um pretexto lícito para atuar internamente nas naçoes quebrando a sua soberania e corrompe-la por dentro. Eles fornecem toda a logística lícita e ilícita para que os próprios nacionais daquele país-alvo terminem o serviço e destruam os alvos que, por acaso, sao sempre em detrimento dos próprios interesses nacionais.  

    A porta de entrada é sempre a mesma: a fragilidade institucional, a visão descomprometida de interesse nacional por parte de suas autoridades públicas, a figura de um presidente politicamente inerte ou cooruptível, um sistema de defesa fraco e por aí vai. Nesse sentido, a Russia e o seu líder Pútin é e sempre será uma bela dor de cabeça para os Eua. Chefes de Estado como ele devem ser destruídos para nao serem imitados e virar um exemplo de resistencia á esse modelo yankee de dominaçao mundial.

    Infelizmente o Brasil é do jeitinho que os yankees gostam – vassalo em todos os sentidos: inclue autoridades em todos os níveis da esfera de Poder, povo sem nenhuma cultura política, nacionalismo, cidadania, imprensa vendida e classe empresarial sem responsabilidade nenhuma com o desenvolvimento do próprio país. A resistencia contra tudo isso é minoria.

    E ainda chamam todo esse movimento explícito de “teoria da conspiraçao” e os seus adeptos de lunáticos ou neuróticos, nao é assim? 

    Já vem de anos um projeto muito bem planejado por washington para retomada integral do controle sobre a America Latina. Hugo Chaves sempre denunciava isso abertamente, ele nao tinha papas na língua. O Brasil voltar para as maos norte americanas integralmente é só uma questao de tempo, aliás pouco tempo. Apesar da gente nao ter nenhuma bomba atomica ou poderio militar, faz falta aqui no Brasil uma figura com as qualidades, juntas e misturadas, de um Chaves e um Pútin. Nao sei quanto tempo aguentaremos todos esses ataques externos e internos dessa estratégia destruidora de país, mas, se sobrar alguma coisa até 2018, acho que uma aposta séria a ser considerarada por nós progressistas tem, por hora, um único nome: Ciro Gomes. Para quem quiser saber sobre ele e o que ele pensa, procure no youtube as suas entrevistas, principalmente as mais recentes. Vai ajudar a entender porque ele é o progressitas mais preparado para 2018.

     

     

  14. pinel é pouco

    Baixou o santo no beato dallagnol, o evangélico. Naquele tempo o bom Jesus foi morto para minimamente civilizar os homens, hoje o XI primeiro mandamento deste crente é matar aos que não comungam das suas alucinações.

  15. Como tenho comentado no blog

    Como tenho comentado no blog do marcelo Auler: é preciso que os jornalistas independentes partam para o enfrentamento e a crítica direta à atuação descaradamente político-partidária adotada pelos procuradores do MPF, pelos policiais federais e pelo juiz sérgio moro. A submissão do MP aos interesses estadunidenses é evidente, como mostra este post e aquelas visitas submissas que os procuradores brasileiros fizeram aos EUA, a fim de receber ordens e instruções de lá, para paralisar o programa nuclear brasileiro e encarcerar o vice-almirante Othon Luiz Pereira da silva, coordenador do programa.

    O jôgo para a plutocracia, representada pela opsição política ao governo federal, ficou muito facilitado pelo apoio que a burocracia estal – citada no promeiro parágrafo – tem dado a todos aqueles que tramam um golpe de Estado, visando retornar ao poder sem conquistar o voto da maioria dos eleitores brasileiros. Se sérgio moro fosse corajoso, deixaria a toga e se filiaria oa PSDB, para depois de lançar candidato a algum cargo público. Mas coragem é atributo que não possuem os covardes, os oportunistas e os golpistas. Procuradores como Deltan Dallagnol e Carlos Lima se acham semi-deuses e se acumpliciam a práticas ilegais e criminosas de policiais federais, no que são seguidos por sérgio moro. E o STJ nos brinda com esse desrespeito grotesco à Lei brasileira e internacional, que pressupõe respeito aos cidadãos que se encontram privados de liberdade; como agravante leve-se em conta que José Dirceu sequer foi acusado formalmente de alguma coisa, para que sérgio moro decretasse o encarceramento dele.

    O conteúdo do artigo é quase o mesmo de outro, postado há alguns meses. Isso mostra que o nefasto conluio PF, MP, mídia e Judiciário, alinhados com a oposição política ao GF, vem de longa data e nada indica que será desfeito no próximo ano. Lamentável. Pobre democracia brasileira!

  16. Justiça para todos!

    Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!Justiça para todos!

  17. Roteiro

    Tem horas penso: o que falta para certas pessoas entenderem determinados assuntos?

    Falta um roteiro, uma minissérie como a tv aberta faz do outro lado. O ministro, secretário, sei lá, de Comunicação poderia – por meio do BB, CEF – patrocinar, por exemplo, uma adaptação do livro sobre o mensalão do Paulo Moreira Leite, de forma didática e metódica. 

    De outro modo, seria cobrar publicamente essa distorçao. Mas o ministro da Justiça parece que não entendeu ainda que é ele quem é o ministro.

  18. Atenção aos que criticaram meu artigo…

     

    No qual eu desancava a Dilma; mais uma prova de que minhas palavras estão corretas !!!

    Nem se culpe apenas juiz, procuradores e delegados. Eles apenas se valem de forma oportunista da fragilidade institucional brasileira, da visão rala de interesse nacional, de uma presidente politicamente inerte e de um Ministro da Justiça abúlico para ocupar espaços. Houvesse Ministro da Justiça e PGR, há tempos teriam sido coibidos os vazamentos ilegais, que quase custaram a eleição da presidente.

    Pois é isso aí!!! Não vejo nem coragem nem vontade de enfrentar os bárbaros, que já estão nos portões. Por outro lado concedo: a visão de juristas, advogados, promotores, juízes a respeito de estratégia é mais estreita do que a de meus cachorros vira-latas; a turma do “dever ser” , como considero este pessoal, vive num idealismo infantil e retrógrado. Ainda nem chegaram ao Século XX, o que dirá o XXI !!!

    A história não perdoa os covardes !!!

    1. Se eu conseguir separar os

      Se eu conseguir separar os cabelos de varios assuntos diferentes talvez eu possa desvendar esse “misterio”.

      Minha critica a Dilma, sendo politica, eh estritamente pessoal tambem -e a de varios comentaristas do blog igualmente.

      A critica de Nassif, que nunca eh pessoal, eh politica e institucional -coisa que nesse assunto especifico nao me ocorreria fazer por nao ter background nenhum.  Pra mim, procurador e juiz e delegado tem que fazer seu trabalho, nao a conspiracao contra o governo que efetivamente estao fazendo.  Entao eu estou sim criticando A ELES institucionalmente.

      Nao lembro especificamente o que voce falou mais, Ivan, coloque um link pra gente.

  19. Como sou profundamente

    Como sou profundamente preconceituoso, toda vez que vejo a figura ou alguma fala do Dallagnol, me ocorre a imagem daquele adolescente punheteiro e cheio de espinhas, cuja face amarelada, lívida, nos remetia à crença, entre nós jovens prevalescente, de se tratar de um masturbador compulsivo, crônico, e por isso mesmo  atormentado pela culpa e pelo temor que o seu “inferno”lhe impõe.

  20. E o ministro da justiça

    E o ministro da justiça seguem com sua peregrinação republicanissima até chegar a canudos e se juntar à Antonio Conselheiro num fim triste de registros históricos.

  21. Quinta coluna

    Grampos ilegais, investigações e vazamentos seletivos, prisões preventivas ilegalmente utilizadas como forma de pressão sobre acusados, de quantos pecados capitais é feita a L ava Jato? Difícil dizer. Agora, se tivesse que que escolher o maior pecado capital, não titubearia:  apontaria com certeza o empenho “de criminalizar financiamentos à exportação de serviços, que o MPF tenta a todo custo envolver o BNDES e espalhar suspeitas sobre ações diplomáticas na África.” Na minha opinião, agentes públicos, com dinheiro do estado brasileiro, obviamente, traem os interesses da nação e realizam um serviço de Quinta Coluna para os EUA. O Tio Sam e os analfabetos políticos, penhoradamente, agradecem. 

  22. O governo está colhendo o que

    O governo está colhendo o que plantou. Transformou a indicação do PGR em eleição de sindicato, conferindo um grau de autonomia ao MP que a própria Constituição desconhece. 

    A associação de delegados da PF soltou uma nota chutando a porta do ministério da justiça. O ministro se acoelha e nada acontece. 

    Como o governo Lula reagiu diante da picaretagem do grampo fajuto no STF? Demitiu o diretor da ABIN.

    E a capa mentirosa da veja usada como panfleto pela oposição, numa jogada ensaiada com a turminha da lava jato que vazou uma delação desmentinda pelo próprio delator?

    A desfaçatez do juiz, delegados e procuradores está estampada na seletividade dos vazamentos. Para detonar o PT, escondem que os esquemas na Petrobras começaram sob a batuta de FHC . Se não der para derrubar a Dilma, é preciso impedir o retorno do Lula. 

     

  23. Feliz 2016

    Luis (permita-me tal intimidade), que a Força* esteja contigo em 2016.

    * Jesus Cristo, Chico Buarque, Zumbi, Oxalá e p/ você especialmente OGUM! (aquela da espadinha é conto da Disney  🙂

     

  24. Nassif, faz tempo que tenho a

    Nassif, faz tempo que tenho a imprenssão que a Dilma não é inerte nessa questão. Me parece que ela decidiu que quer fazer seu segundo mandato livre do maior número possível de aliados fisiológicos. Que são os que invariavelmente vão estar na rede da Lava a Jato. Com foco no PMDB, mas também no PP.

    Resolveu aguentar o tranco da investida pig/lava a jato, na certeza que no fim, nada tendo contra ela, ficará mais forte e livre dos aliados sangue-sugas. É seu mantra “não vão achar nada contra mim”. E achando contra o PT, maximizado que seja, engole fácil, pois não tem laços arraigados com o partido

    Claro que essa aposta de alto risco exigiria uma estratégia mais bem montada. Com diálogo com sua base social para fortalecer-se, mais comunicação com o cidadão comum e um ministro da justiça que soubesse ser “republicano” sem ser irresponsavelmente omisso.

    Mas apesar de tudo isso, aos trancos e barrancos, Dilma vai levando. O cenário hoje está mais para o impedimento do Cunha que o dela. Embora, saibamos muito bem que uma coisa não exclui a outra. De qualquer forma assim continuará sendo com nossa presidenta teimosa. É tudo na base do choque, do tudo ou nada. Bem coisa de guerrilheira.

  25. Há um erro no seguinte

    Há um erro no seguinte trecho: “Tipo, em linguagem policial: tem que manter o suspeito na prisão o máximo de tempo possível afim de que ele abra o bico.” O correto seria “…tempo possível A FIM de que ele abra o bico”.

  26. depois de tantos vazamentios

    depois de tantos vazamentios é impossível negar certos interesses

    políticos dessa turma da república do paraná, não só anti-governo,

    mas anti-nação, já que o resutado dessa lava-jato  prejudica o país inclusive

    geopoliticamente, como bem alertado neste artigo…

    combater a corrupção.sim, óbvio.

    admitir ser ,mamnipulado por um dos lados conluiados políticamente

     contra o governo, é de uma burrice senão uma canalhice sem tamanho…

    os cara ficam se achando, convencidos por alucinados

    que sempre agem corretamente, jamais falham.

    isso é notoria e humanamente inverosssímel. 

    o caso mais marcante foi daquele ocorrido no dia da eleição.

    alguns dessa republiqueta regressiva usaram o fscebook para

    fazer propaganda política e terrorismo contra dilma,

    conluiados com a cbn adivinhem de quem…

    a cbn usou aqiuela informação da capa da veja o dia

    inteiro na eleição contra dilma e lula…”

    e o proprietário da radio em curitiba  é do psdb, i empresário

    joel malucelli,

     vice na chapa do senador eleito álvaro dias….

    um acinte inaceitável e até hoje ainda nem punido

    nem sequer investigado mais a fundo, pois como se

    sabe essa turma é inimputável……….

  27. Justiça aonde?

    Em meus muitos anos trabalhando para multinacionais, se há uma coisa que há muito me ficou clara, são as intenções espoliadoras da presença empresarial estrangeira no país. Longe de mim crer que, quando denunciam contas e fundos de brasileiros no exterior, o fazem pela justa defesa de nossos interesses ou de uma pretensa lisura na condução de negócios, ou ainda que zelam pela boa conduta na administração de verbas públicas.

    Eles sabem o que é o Brasil e como ele funciona. E então criam mecanismos facilitadores para estas evasões monetárias. Estão fartos de informações à cêrca de ligações subterrâneas entre a política e o meio empresarial nacional. Sabem mais à respeito de corrupção e de corruptos do que sequer sonha saber a Lava Jato.

    Senão vejamos: o envio de dinheiro através do Banco Central. Ele não pode ser feito sem justificativa documentada. E quando esta justificativa é uma empresa de fachada, isto fico óbvio ao país que permite a abertura de tal entidade e que acompanha suas atividades. Quantas assim não deve existir.

    Do nosso lado, o fisco brasileiro, que tantas informações solicita, aos bancos, empresas e pessoas físicas, tais como os SPEDs e declarações sobre cálculos tributários, como não consegue chegar à conclusões simples que permitam identificar esse tipo de golpe? Por que a Receita Federal insiste em majorar tributos ao invés de buscar aquele que foi sonegado?

    Ter de vir um gringo para dedurar uma coisa tão óbvia quanto a existência de fundos bancários em uma off shore inativa é o fim da picada. Isto é uma vergonha, mais, é um atestado de incapacidade e de vagabundagem do funcionalismo público encarregado de auditar e consistir as finanças destes cidadãos.

    Quando a transferência monetária se dá por triangulação, via doleiro, como consegue o investidor no estrangeiro justificar a origem do aporte? Alegando que os ganhos ocorreram em empreendimento no exterior? Mas como se consegue provar isso? Não se consegue. E está aí a prova de que não existem boas intenções em terras estrangeiras. Se houvessem, o investidor seria questionado, interpelado e acusado pela própria nação onde pretende investir. No mínimo, pagaria o imposto de renda no país para onde levou o dinheiro sobre ganhos sem origem declarada.

    Mas não é nada disso que acontece. Agora, experimente algum “investidor” destes, encerrar a sua off shore sem pagar todas as taxas devidas por sua empresa no exterior. Logo aparece no RADAR, e fica impedido de realizar transações quaisquer, mesmo lícitas, com o exterior via Banco Central. Interesse em cobrar suas taxas e impostos eles tem.

    Sobre Lava Jato, vazamento de informações, prisões de denunciados, etc, já nem vale a pena discorrer. Não discuto a utilidade da operação mas o seu desenrolar tem sido no mínimo ridículo, no máximo ilegal. Prende-se com base em denúncia verbal, vaza-se seletivamente para a imprensa, depois se buscam as provas. Os réus são condenados à penas extensas, que cumprem em regime aberto. É o fim da picada. Isto para mim é um incentivo à prática de irregularidades. Se o máximo a temer é uma pena simbólica, então o ideal é apropriar-se do maior valor possível, para poder cumprir um período sabático em alguma mansão ou condomínio de luxo. Um tipo de aposentadoria, se assim se quiser chamar. E ainda se dá parabéns por isso? Ora, ora, que fiasco!

  28. O circo a gente sabe. Já o pão tem que comprar em U$$

    O tiro no peito de Getúlio Vargas, tudo o que envolveu a traiçao de Joao Goulart, as “forças ocultas” ditas pelo Janio Quadros, os incendios planejados como queima de arquivo à exemplo do antigo DEOPS com seus arquivos de inteligencia comprometedores; incendios em orgaos públicos diversos para eliminar provas[recentemente o da prefeitura de Claudio, a cidade do aeroporto de um senador da república, o aécio, e as relaçoes do tráfico e o helicóptero carregado com meia tonelada de pasta de cocaína pura]; o sumiço de documentos e juntadas em processos que apuram cometimento de crimes de autoridades públicas “blindadíssimas” pela justiça brasileira[a relaçao de passageiros das aeronaves de Minas, por exemplo]; O engavetamento de denúncias de políticos “protegidos”[os envolvidos numa tal Lista de Furnas, Privatizaçoes etc]

    Isso para nao falar das “mortes” e “assassinatos” de pessoas, verdadeiros arquivos-vivos” ou simplesmente a “simulaçao de morte” como estratégia na tentativa de garantir exito num determinado plano em execuçao para favorecer interesses tanto internos quanto externos. O que os brasileiros pensariam se passasse pela sua cabeça que “mortes”, incendios, assassinatos ou simulaçao de morte fazem parte do jogo político nao só no Brasil mas de todos os países e sempre para beneficiar alguns nacionais e também atender aos interesses internacionais de dominaçao?? Será que uma luz na sua cabecinha acenderia??

    Sem entrar em detalhes, o que pensaria o brasileiro comum se aceitasse a idéia de que Tancredo Neves foi é assassinado??Qual o motivo do assassinato e o seu encobrimento??? Quem sao os acorbertadores? O que pensaria o brasileiro se soubesse que Eduardo Campos está vivo em outro país e que a sua família e que alguns amigos da vida pública e privada sabem disso?? Qual o motivo da simulaçao e o encobrimento da sua “morte”?? Quem sao os acorbertadores e a quem beneficiaria isso?? O assunto é babado, gente..

     Indo mais longe – Por que o Cunha, denunciado desde 2006 por ter contas ilícitas em parísos fiscais, até hoje está solto mesmo com as provas destas contas oferecidas pelo MP da Suiça ?? Por que aécio neves, também denunciado por ter offshores e contas no exterior, ainda nao merceu tratamento da justiça brasileira??? E a lista de Furnas na qual figura o seu nome e de outros?? Quem está prevaricando?? Por que?? Qual o benefício e a quem aproveita???

    E Marina Silva e a sua relaçao estreita com Ongs mantidas e patrocinadas pela CIA. no Brasil??? A “morte” deChico Mendes nao tem nada a ver nesse contexto?? E o assassinato da missionária inglesa??

    Qual as coincidencias no comportamento de Toffolli, GMendes, Janot, Aayres britto e uns outros aí, todos da mais alta roda damagistratura brsileira, o comportamento da instituiçao PF e as figuras atuais de Moro, Dallagnoll, o republicanismo do Zé etcs mais, o comportamento do TCU, o comportamento unanime da imprensa brasileira na cobertura política e economica, incentivo explícito à intolerancia, impeachment, manifestaçoes etcs mais???

    Tudo isso junto e misturado dá um bom caldo para raciocinar nas grandes jogadas e quem está/estao por trás de toda a cena puxando as cordas e a sua real motivaçao, né nao??

    Com pouca gisnática mental a gente sabe, claro que sabe o que está por trás de tanto circo. É que a gente tem que pagar as contas, correr atrás, e o tempo….ah, o tempo, passa e é implacável, entao…

     

     

     

  29. Cúmplices da oposição

    A cumplicidade da lava jato com a oposição é notória.

    Correram para vazar acusações comprometendo renan calheiros e randolfe rodrigues só para neutralizar a delação que menciona 300 paus para o aécio neves. Delação de tucanos só depois de morto ou demora 6 meses para ser notícia.

    O que o direito comparado teria a nos ensinar sobre a atuação do Ministério Publico? Os procuradores franceses, italianos, suecos, por exemplo, também são investidos de poder absoluto e agem sem supervisão? E o que dizer da classe de marajas aboletada nas intermináveis instâncias de mamatas e privilégios do Judiciário?

    Uma coisa me atrevo a dizer: custam menos que os coleguinhas brasileiros.

  30. ” a ponto de deixar por um

    ” a ponto de deixar por um fio o mandato de uma presidente inerte”

    Nassif, será que a Dilma está realmente inerte. Será que tudo que está acontecendo não está sendo calculado.

    Todos nós aqui criticamos a atuação do ministro da justiça, por atitude e ações que ele deixa de fazer, deixa de tomar. Mas, se mesmo assim, o ministro se mantém o cargo, é porque a Dilma quer. A presidenta deve ter um propósito, um objetivo para que essas coisas aconteçam.

    A Dilma não é ligada ao jogo politico, mas uma coisa tenho certeza, burra ela não é.

    Acredito que o governo tenha informações sobre a lava jato, muito além que nós podemos supor e imaginar, portanto, está deixando o barco correr.

    Acho que isso tudo faz parte do ” doa a quem doer” que a Dilma disse no inicio do seu segundo mandato.

  31. ministro da justiça

    “De fato, o país precisa ser passado a limpo. E a Lava Jato tem feito um trabalho completo de desvendar as maracutaias de um lado. Mas esconde e blinda os malfeitos do outro lado.”

    Como já falei antes. o Executivo (assim como qualquer cidadão) é parte legítima para provocar oficialmente a Polícia Federal e o MPF sobre os malfeitos “do outro lado”. E para pedir a coibição ou de coibir diretamente (PF) os vazamentos e também o direcionamento em detrimento de outras investigações.

    Existe um CNMP. Existe um CNJ. Existe um Congresso. Um juiz que prende preventivamente para arrancar confissões vai palestrar em organizações que claramente se beneficiam politicamente do processo que ele conduz, em clara violação à Lei Orgânica da Magistratura. Um procurador da República, envolvido no mesmo processo, faz o mesmo, além de misturar a sua preferência religiosa particular com o seu ofício enquanto autoridade pública.

    Eu defendo independencia formal para o Judiciário, MPF e PF, mas, de fato, a operação Lava Jato passou dos limites, trata-se de priorizar um processo investigatório-punitivo com fins políticos e econômicos, com a prática de uma série de abusos, como manter alguém preso em carceragem preventivamente, quando uma simples tornozeleira e prisão domicilar resolveria, para efetivamente torturar e ameaçar os detidos, forçando-os a confessar. Enquanto isso, a sonegação, a lavagem e mesma a corrupção praticada pelos grupos “aliados” (inclusive incrustrados no sistema financeiro), continua a todo vapor.

    Na minha opinião, processos devem ser instaurados nos respectivos órgãos de correição contra essas autoridades e a investigação deve ser anulada. Se isso não ocorrer, o Congresso, pelas mesmas razões, deve anistiar (todos) os envolvidos.

    Ningúem pode abusar da própria independência.

  32. Dona Francy Lisboa e seus

    Dona Francy Lisboa e seus defensores estão tecendo suas teses “anti-edipianas” (ou pseudo-lacanianas, que seja) a partir de uma visão um tanto limpinha do mar de complexidade que é a sociedade. O exemplo tem sim que vir de “cima”. Ou seja, do governo, bem como de líderes políticos da oposição e da situação. Afinal, a esmagadora maioria de brasileiros realmente não sabe assumir responsabilidades pelos seus atos. São poucos os que, como dona Francy, são capazes de olhar os fatos políticos e jurídicos com alguma lucidez. Infelizmente, falta essa mesma lucidez para aceitar o óbvio: o povo, por ser cruel e cinicamente manipulado, não reune (ao menos ainda) capacidade autocrítica e maturidade moral para desenvolver  “vergonha na cara” (sic). E se existe alguma culpa, ela é principalmente nossa, que, ao menos em tese, somos mais instruidos e lúcidos. Mas o que fazemos de concreto? Nada. Ficamos na internet regurgitando bobagens com verniz de ensaio psicanalítico, sociológico ou sei lá o quê. P.S.: Acusar Luis Nassif de contribuir para uma tal espinha dorsal que “garante a inimputabilidade dos cruzados da lava jato” só porque ele denuncia o evidente e nefasto vácuo de poder é realmente de quebrar a espinha de qualquer vertebrado.

  33. Um mal feito não santifica outro, o BNDES tá devendo

    O governo não usa o seu poder sobre o BNDES para saneá-lo, logo têm dois pesos e duas medidas.

  34. dr. Protógenes, mais uma vez

    Vamos lembrar que o Dr. Protógenes Queiroz, por MUITO MENOS, foi demitido da Polícia Federal, em decorrência de uma ação penal promovida pelo mesmo MPF.

    Dois pesos, duas medidas.

  35. dr. Protógenes, mais uma vez

    Vamos lembrar que o Dr. Protógenes Queiroz, por MUITO MENOS, foi demitido da Polícia Federal, em decorrência de uma ação penal promovida pelo mesmo MPF.

    Dois pesos, duas medidas.

  36. Delicadamente, originais?
    “O que foi, torna a ser. O que é, perde existência.
    O palpável é nada. O nada assume essência.” Goethe Canto Chorado, Billy BlancoOs Originais do Samba O que dá pra rir dá pra chorar.Questão só de peso e medida.Problema de hora e lugar,Mas tudo são coisas da vida.O que dá pra rir dá pra chorar.O que dá pra rir dá pra chorar. No jogo se perde ou se ganhaCaminho que leva, que trazTrazendo a alegria tamanhaLevando, levou minha pazTem gente que ri da desgraçaDuvido que ria da suaSe alguém se escorrega onde passaTem riso do povo na rua Alegre é lugar de chegadaÉ triste com gente partindoTem sempre o adeus da amadaO riso chorado mais lindoEu posso cantar meu lamentoTambém sei chorar de alegriaAs velas no mar querem ventoNo quanto é melhor calmaria Só mesmo a palavra sofrênciaEm dicionário não temMistura de dor, paciênciaQue riso que é canto tambémMeu filho Nordeste que cantaO canto chorado da vidaPegando no susto, chuva tantaErrou de lugar na caída O que dá pra rir dá pra chorar…. 

     

  37. Nassif, com todo respeito que

    Nassif, com todo respeito que lhe é devido como jornalista, e após ler quase todas as suas colunas durante um ano inteiro, fiquei com a impressão de que você acha que pessoas como Sergio Moro e Dalton Dalagnol são os verdadeiros vilões do Brasil, enquanto os “mensaleiros” e os “petroleiros” são na verdade as vítimas deles. Alguém mais tem essa impressão, ou o calor aqui do Rio tá prejudicando minha capacidade de leitura?

      1. Misturando alhos com bugalhos

        Meu “Cândido” tu ainda não confirmou a aposta de mil reais (meu salário em janeiro), vamos dobrar? 

        Esse tua frase  idiota :

        “a ponto de deixar por um fio o mandato de uma presidente inerte”

        Merece. 

        Confirma.

        Ah, e para não perder a oportunidade Desejo a você e familia a mesma felicidade que desejo a José Dirceu, Vaccari, Marcelo Odebrecht a que desejo a minha.

         

        Aos vermes tipo Barbosa, Moro, Fhc e cia ? … Desejo  que continuem sendo o que são

    1. Tem muita mais gente com essa sua impressão, prezado Juliano

      Você não está só, Juliano. Tem a companhia de milhões. De fato, todos os leitores da Veja e todos os crentes no Jornal Nacional, para citar só duas audiências, têm a mesma impressão que você, mesmo que nunca tenham lido o Nassif,. São milhões só aí Mas você leva o crédito de, pelo menos, ler o Blog do Nassif, e assim, quem sabe, mais um ano e ….

      Um Feliz Ano Novo de 2016 para você, portanto.

    2.  E que hoje no Brasil, as

       E que hoje no Brasil, as pessoas só entende o que e bom para eles, não o que e bom para o pais.

      Se realmente nossa justiça fose imparcial,estaria jugando Aercio e toda tucanalha.

       

    3. NASSIF, COM TODO RESPEITO

      Concordo em gênero, número e grau com o lucido Juliano Roberto e estou no ar condicionado agora, portant longe dos malefícios do calor.

      Também venho acompanhando as observações do colunista, que anda do lado esquerdo da lógica da justiça.

       

       

    4. NASSIF, COM TODO RESPEITO

      Concordo em gênero, número e grau com o lucido Juliano Roberto e estou no ar condicionado agora, portanto longe dos malefícios do calor.

      Também venho acompanhando as observações do colunista, que anda do lado esquerdo da lógica da justiça.

       

       

      1. Esse seu argumento foi

        Esse seu argumento foi extremamente inteligente e maduro, é mais ou menos como eu ver seu sobrenome e dizer que você é americana, portanto imperialista. Eu leio desde Veja até o Brasil 247, mas não curto muito a Globo. É a melhor TV aberta, mas é fraca. Se ela estivesse realmente empenhda em derrubar o PT, isso já teria ocorrido desde o mensalão, mas como ela deve ter o rabo preso por causa de impostos federais, vão sendo comedidos demais nas reportagens. O bom é que ela desagrada à direita, que a acha petista, e à esquerda, que afirma que ela lidera o complô da mídia burguesa contra os proletários. É uma unanimidade nacional. E eu realmente moro em Copacabana. Trabalhei como empreendedor durante 16 anos e comprei meu apartamento ali, nunca sobrevivi de dinheiro estatal, bolsa ou serviço público. Nuunca fiz parte de partidos políticos, nunca desviei verba pública nem fiz contratos fraudulentos com estatais. Aliás, nunca trabalhei para estatais. Por isso estou realmente cansado dessa corja toda e de seus defensores. E deixem eu me arrumar pra ver os fogos, essa festa burguesa patrocinada pela CIA e pela Disney.

  38. Falta um 11º mandamento

    — EM primeiro lugar, me cansa essas fotos dos cretinos, em todos os blogs, parece que estão a fazer propaganda dos cretinos, não nos deixando esquecê-los, uma sátira seria melhor… fhc, dallagnol, aeroecio, cunha, etc…
    — Concordo com o Nassif, Dilma e o sinistro da justiça é quem deveriam ditar as regras, se o sinistro não o faz, deveria ser excluido. É preciso mostrar mais a atuação irregular do moro, durante sua vida como juiz, ele e sua trupe, ele tem uma história não boa, precisam ser desmoralizados. Essa história de falso carola do dallagnol precisa ser dissolvida.  

  39. Artigo impecável.
    Tanto que

    Artigo impecável.

    Tanto que sofreu crítica dos dois lados.

    De um dos lados não vale a pena comentar, por razões evidentes.

    Quanto a inação do poder executivo na pior das hipóteses é por incompetência, ou seja, é incapaz de se posicionar de forma a impedir abusos e ao mesmo tempo (ao fazer isso) não parecer antirrepublicano, ou contra  a “justiça”, digamos.

    Um exemplo disso é ver a diferença de posicionamento na entrevista do Tarso Genro para o Conti da Globo News.

  40. A história se repete. O

    A história se repete. O Brasil do século XIX só parou com o uso de mão escrava porque isso atrapalhava economicamente à Inglaterra. Era um país periférico no século XIX e continua a sê-lo no século XX. Mudou apenas o país que dá as cartas no mundo. Agora não é mais a Inglaterra, mas os EUA. 

     

    1. Joaquim Nabuco

      Agradece pela deferência. Seria ele o Sérgio Moro do abolicionismo ? 

      E o Zé do Patrocínio, talvez, o Dallagnol.

      Ambos servindo a interesses estrangeiros ???

      Mas pense, se os interesses ingleses ( só na sua cabecinha ) acabaram por decretar o fim da escravidão de seres humanos, se os interesses americanos acabarem por exterminar a corrupção, até que eles não são tão ruins assim, não é mesmo ?

      É o ó do borogodó !

      1. Claro que havia nomes

        Claro que havia nomes importantes no Brasil que combatiam a escravidão – como Nabuco – pois julgavam totalmente imoral um ser humano tornar outro ser humano um objeto, que poderia ser comprado e vendido. Mas o que determinou o fim da escravidão aqui foram as pressões externas, pois o sistema econômico mundial  havia encontrado algo mais eficiente do que o escravo = o tralhador assalariado. A escravidão não acabou por questões morais ou religiosas, mas, infelizmente, por questões econõmicas. 

        1. Nabuco e Abolição

          Sinto muito Bonna e Joel. Nabuco era contra a escravidão não apenas por motivos humanistas, mas porque sabia que a escravidão destruia o tecido social. A escravidão é um regime onde aquele que trabalha é tratado como paria. Na escravidão ladrões eram mais bem situados socialmente do que um escravo.Trabalhar nesta época era ofensivo e degradante para os Sinhores da Casa Grande, que hoje continuam formando a tal elite brasileira.  A abolição é ainda uma história a ser contada, pois quando dão os méritos a estrangeiros a umas poucas figuras estão mais uma vez escondendo o a luta do negro.

          ( Vejma o livro de Cabral de Mello sobre Nabuco na edições penguim- e mais recentemente o livros de Chaloub que começa a recontar a história deste país.)

  41. Ver para crer

    Vou acreditar que as intenções de Dallagnol e Moro são apartidárias, cândidas e imaculadas no dia em que ambos endossarem a proposta do Senador Roberto Requião de criar a CPI do Judiciário.

  42. Artigo muito bom

    Só acrescentaria que, além da falta de reação do Ministro da Justiça (me pergunto se o cargo está vago na prática), existe uma falha gritante da mídia hegemônica. Se fosse um pouquinho menos tendenciosa e desonesta, teria apontado o que esse artigo aponta. Como não o faz, existe para muitos uma realidade virtual de santidade de alguns políticos da direita e de desonestidade só da esquerda. Isso explica essa onda fascista praticamente inédita na história.

  43. Sim e não.

    Sim, caro Nassif, ontem mais uma vez saltou aos meus olhos mais um capítulo da manipulação nefasta da grande mídia. Foi divertido imaginar a sala de crise na Globo, tardando a replicar o fato reportado pela Folha. Ato contínuo, surge uma nota de meio de página, recheada de justificativas pro-Aecio, e embolando com outro vazamento que já estava na manga, envolvendo Calheiros e outros. ” não podemos dar na cara, vamos colocar uma notinha, e diluir o impacto com outros implicados”. 

     

    Sobre Dilma e Cardozo, minha discordância. Sim, a vontade é de que eles peitassem abertamente o jogo conspiratório. Porém isso poderia ser usado pela mídia para mostrá-los como anti- democráticos. A lógica de Dilma? Deixa a investigação rolar…por mais que tentem direcionar para o governo e vazar seletivamente, uma hora a coisa desanda e vão espalhar para tucanos e demais vermes do legislativo que são da oposição. Aí ficarão todos sem palanque, e a impressão de conspiração e inconsistência de discurso ficará patente. 

     

    Nao acham que é justamente o que está ocorrendo, com o flagrante de Cunha, e mais recente o cerco a Aecio? 

  44. É, pode ser o calor ou a

    É, pode ser o calor ou a falta de fosfato, como deduziu outro leitor muito gentilmente, mas o que percebo é que o país vem sendo roubado por décadas. O fato da quadrilha ter mudado de ideologia não mudou o roubo, apenas o montante hoje é maior. Mas não dá pra usar argumento do tipo “mas sempre foi assim” ou então “mas o FHC também fazia isso” ou algo do gênero. Por esse raciocínio, devíamos tolerar latrocínio e pedofilia, porque afinal das contas são coisas que sempre existiram, então por que punir os pedófilos e assassinos que descobrirmos agora? Se o roubo foi comprovado, cadeia pro ladrão, seja ele tucano, petista ou marciano. A discussão ideológica atrapalha tudo, porque queremos diminuir a culpa daqueles políticos cujo viés é o mesmo que o nosso, mas na maioria das vezes a ideologia deles é apenas o saque, não a cor da bandeira. E, vamos combinar….o saque foi alto e tá custando caro pra gente….

  45. Blog Nassif

    Nassif,

    Você realmente acha que tudo que está ocorrendo em todas estas operações (não só a lava jato) é mentira e se trata apenas de uma armação da elite?

     

    Além da imprensa do mal, da PF golpista e do MPF das trevas, também podemos incluir o STF e o STJ como entidades malditas já que não reformam ou barram as investigações malignas e os indiciamentos diabólicos?

     

    Você também compreende que o fato de partidos da oposição e da base que elegeu e reelegeu a presidente, ou que o ex-adversário do governo na última eleição terem corrompido, trairado, roubado, dilapidado, ou feito qualquer outro “mal feito”, justifica que o os atuais mandatários possam fazer a mesma coisa? Ou mesmo a bandalheira que existiu no governo anterior a 2002, libera o os atuais detentores do poder a repetir tudo impunemente?

     

    Votei em Lula em todas as eleições diretas desde 1989. No mesnsalão, achei, como me parece que você acha nos casos atuais, que era culpa das elites (eu sou elite da classe média), os americanos, europeus, da imprensa, de qualquer coisa que fosse, tudo por ódio da ascenção do povo ao poder. E em 2010 votei em Dilma.

     

    O povo do mensalão foi todo condenado. STF maldito? Tudo mentira?

     

    E mal esfriou o caso, estoura o Petrolão. E o Eletrolão. E o MProvisórião. E o CARF, e sei lá mais quantOS.

     

    Não deu mais para acreditar na inocência dos envolvidos. Roubaram minha esperança em um futuro melhor. Com governos imperfeitos, mas honestos. E voltados para a educação como motor do desenvolvimento. Preocupados com a saúde pública, com segurança, com transporte público.

     

    Votei neles para serem diferentes do que já existia em nosso país.

     

    E assim, entendo que Lula e Dilma realmente não sabiam de nada, não se trata mais de inocência e sim de incompetência.

     

    Sinto muito por nós. E nos desejo um feliz ano novo.

    1. resposta ao zeca Reis

      Meu caro Zeca, o que se questiona não é ofato dessa operação “LAVA JATO” está investigando o pessoal do PT, mas a falta de investigação ao PSDB, quando são acusados de corrupção. Ou seja, há dois pesos e duas medidas. Se querem passar o país à limpo, os do PSDB tem de ser investigados e punidos do mesmo jeito do PT. Mas a grande verdade é que o sr. Serjo Moro, é parcial, extremamente parcial e mal intencionado. Um mal caráter, que pune quem merece mas não pune quem também merece. Preserva, esconde os corruptos do PSDB. E isso é muito claro. O pior de tudo, é que fazem tudo isso com o apoio em massa dos meios de comunicação, encabeçado pela GLOBO. Esse câncer, que corroi essa nação. Engana o povo bobo, que não tem capacidade de discernimento, assim como você. É lamentável!!!

    2. resposta ao zeca Reis

      Meu caro Zeca, o que se questiona não é ofato dessa operação “LAVA JATO” está investigando o pessoal do PT, mas a falta de investigação ao PSDB, quando são acusados de corrupção. Ou seja, há dois pesos e duas medidas. Se querem passar o país à limpo, os do PSDB tem de ser investigados e punidos do mesmo jeito do PT. Mas a grande verdade é que o sr. Serjo Moro, é parcial, extremamente parcial e mal intencionado. Um mal caráter, que pune quem merece mas não pune quem também merece. Preserva, esconde os corruptos do PSDB. E isso é muito claro. O pior de tudo, é que fazem tudo isso com o apoio em massa dos meios de comunicação, encabeçado pela GLOBO. Esse câncer, que corroi essa nação. Engana o povo bobo, que não tem capacidade de discernimento, assim como você. É lamentável!!!

      1. Para com isso rapaz. Como um

        Para com isso rapaz. Como um partido que esta na oposição há 12 anos pode estar envolvido num esquema entre empreiteiras e o Governo. ? Qual a lógica? Vários depoentes são claros em afirmar que o esquema da Petrobras foi implementado em 2003. Havia corrupção em governos passados? Óbvio que sim. Mas não de forma sistemática com um projeto de perpetução no poder como se deu no Governo Lula e Dilma. Negar isso é ir contra os fatos. Pare de choramingar e colocar a culpa na mídia, juizes e investigadores.

        1. Caro trolla

          Governos estaduais não tem concorrências e obras? O escândalo apagado do trensalão tucano foi o que. eixa de ser paspalho fingindo-se ingênuo. E se até FHC sabia que existia corrupção na petrobras no seu governo como adimitiu, por que não se investiga? Projeto de poder? Só o PT? O que foi a compra de votos para reeleição de FHC? O que são mais de 20 anos de PSDB em SP? Com todos escândalos abafados? Ação nobre entre amigos do PSDB?

          1. Escandalo apagado do

            Escandalo apagado do trensalão??? FHC disse que existe  corrupção em qualquer governo. Óbvio. Mas nunca disse que na época dele sabia e não investigou. Corrupção sistemática os depoentes tem dito que só a partir de 2003. Capisce? Compra de votos? Sabe qual foi o placar no congresso. Ampla maioria a favor da reeleição. Inclusive eu acho que o fato da “compra” de votos e da “privataria” serem os grandes escandalos de FHC em 8 anos de governo é um atestado de idoneidade.

          2. Claro né amigo, FHC falou ta
            Claro né amigo, FHC falou ta falado, por que questionar o que ele fala?

            Volto a dizer, os defensores do FHC só aparecem por aqui nos comentários do Nassif. No mundo real procuro, procuro, e não encontro ninguém com mais de 30 anos defendendo o governo desse canalha chamado FHC

  46. 11º Mandamento

    Prezado Nassif,

     

    Que os EUA tem seus interesses já sabemos, desde os tempos do Reporter Esso e da campanha do “petróleo é nosso!”.  Tudo bem. Mas o problema central da Petrobrás é que pelo congelamento de preços implementado pelo primeiro mandato de Dilma, ela sofreu um prejuízo de 60 bilhões e suas ações foram de 73 para 7 reais. Uma intervenção destas, feita a pretexto de segurar uma inflação decorrente de uma expansão monetária desmedida, é irresponsabilidade demasiada é intervencionismo sem cabimento que lembra os planos econômicos circenses dos anos 80. É isso o que pegou, essa trapalhada atrapalhou. Fala a verdade… 

     

    Que a mídia é seletiva, quem não é inocente útil, como nós, sabe desde os tempos de Orestes Quércia (um sou um pouco mais novo que vc) é assim. Eles gostam do “esquerdismo com champagnhe” do PSDB, simples assim. Por isso, era dever do governo achar o ponto para uma política eficiente de controle da inflação via superávit sem faltar “papel higiênico” nos banheiros. Explico: Como vc bem sabe, esse negócio de superávit primário (garantia de renda para poucos investidores do tesouro direto) é uma sangria. Nossa previdência pública paga aposentadoria para nobres que são injustificáveis (falo do setor público), o que, igualmente, é uma sangria. Daí, os pragmáticos vêm e dizem, tem que economizar! Fazem tanta economia que falta o dinheiro da inscrição para a conferência internacional do Café (o maior exportador – o Brasil – não foi por que não pagou a taxa). Falta dinheiro para políicia federal (no país do PCC, do Comando Vermelho), corta-se PRONATEC e PROUNI (educação é qualificação, qualificação é aumento de renda… vc que me ensinou…) O Sistema tributário é desonesto (impostos indiretos nas alturas e modestos impostos sobre o patrimônio). Porque o PT não abre o debate! Abaixa a crina! Vwejo muito conforto e pouco pragmatismo… A reforma tributária deles é: Taxar grandes fortunas! pronto! Não é assim na martelada!

    Outra coisa, os juros bancários não poderiam cair por uma reforma bancária que desse aos bancos instrumentos ainda mais fortes de combate à inadimplência, redução do compulsório e desregulamentação do setor?  

    Nassif, respeitosamente te acompanho desde os anos 90 (desde o primeiro mandato do FHC que me interesso por pólítica). Vejo os progressistas falando que isso precisa mudar, mas, com humildade te pergunto. Qual seria uma saída viável para essa gastança desmedida de rolagem de dívida e deficit na previdência dos servidores. E para essa economia burra?  Creio que sangrar a Petrobrás não adiantou, provocar o setor energético também não… O que fazer então? Vc acha que temos bons horizontes com Nelson Barbosa? 

    No mais, gostei da mudança do indexador na dívida dos Estados, o que vc achou? 

    Voltando ao EUA, eles querem a Petrobrás pra eles? Eles nào tem o xisto? Será que essa conversa não é para encobrir a bagunça? porque não tem bagunça na vale? Eles não gostam de minério também? 

    Um abraço, deste liberalzinho de meia tigela que te admira pelo conhecimento em economia e política e pela indignação com que vc denuncia o mal emprego do dinheiro público!

     

     

     

     

     

     

     

  47. 11º Mandamento

    Prezado Nassif,

     

    Que os EUA tem seus interesses já sabemos, desde os tempos do Reporter Esso e da campanha do “petróleo é nosso!”.  Tudo bem. Mas o problema central da Petrobrás é que pelo congelamento de preços implementado pelo primeiro mandato de Dilma, ela sofreu um prejuízo de 60 bilhões e suas ações foram de 73 para 7 reais. Uma intervenção destas, feita a pretexto de segurar uma inflação decorrente de uma expansão monetária desmedida, é irresponsabilidade demasiada é intervencionismo sem cabimento que lembra os planos econômicos circenses dos anos 80. É isso o que pegou, essa trapalhada atrapalhou. Fala a verdade… 

     

    Que a mídia é seletiva, quem não é inocente útil, como nós, sabe desde os tempos de Orestes Quércia (um sou um pouco mais novo que vc) é assim. Eles gostam do “esquerdismo com champagnhe” do PSDB, simples assim. Por isso, era dever do governo achar o ponto para uma política eficiente de controle da inflação via superávit sem faltar “papel higiênico” nos banheiros. Explico: Como vc bem sabe, esse negócio de superávit primário (garantia de renda para poucos investidores do tesouro direto) é uma sangria. Nossa previdência pública paga aposentadoria para nobres que são injustificáveis (falo do setor público), o que, igualmente, é uma sangria. Daí, os pragmáticos vêm e dizem, tem que economizar! Fazem tanta economia que falta o dinheiro da inscrição para a conferência internacional do Café (o maior exportador – o Brasil – não foi por que não pagou a taxa). Falta dinheiro para políicia federal (no país do PCC, do Comando Vermelho), corta-se PRONATEC e PROUNI (educação é qualificação, qualificação é aumento de renda… vc que me ensinou…) O Sistema tributário é desonesto (impostos indiretos nas alturas e modestos impostos sobre o patrimônio). Porque o PT não abre o debate! Abaixa a crina! Vwejo muito conforto e pouco pragmatismo… A reforma tributária deles é: Taxar grandes fortunas! pronto! Não é assim na martelada!

    Outra coisa, os juros bancários não poderiam cair por uma reforma bancária que desse aos bancos instrumentos ainda mais fortes de combate à inadimplência, redução do compulsório e desregulamentação do setor?  

    Nassif, respeitosamente te acompanho desde os anos 90 (desde o primeiro mandato do FHC que me interesso por pólítica). Vejo os progressistas falando que isso precisa mudar, mas, com humildade te pergunto. Qual seria uma saída viável para essa gastança desmedida de rolagem de dívida e deficit na previdência dos servidores. E para essa economia burra?  Creio que sangrar a Petrobrás não adiantou, provocar o setor energético também não… O que fazer então? Vc acha que temos bons horizontes com Nelson Barbosa? 

    No mais, gostei da mudança do indexador na dívida dos Estados, o que vc achou? 

    Voltando ao EUA, eles querem a Petrobrás pra eles? Eles nào tem o xisto? Será que essa conversa não é para encobrir a bagunça? porque não tem bagunça na vale? Eles não gostam de minério também? 

    Um abraço, deste liberalzinho de meia tigela que te admira pelo conhecimento em economia e política e pela indignação com que vc denuncia o mal emprego do dinheiro público!

     

     

     

     

     

     

     

  48. Esse artigo deveria ser lido

    Esse artigo deveria ser lido por todos os brasileiros, exatamente por expressar a verdade sem rodeios do que é a Lava Jato. O conluio entre a mídia, PF. aecista, “justiça” e politicagem formam os ingredientes que invalidam as ações que de Mãos Limpas na verdade, não são tão limpas como deveria. Ontem, quando li que a delação se deu em junho, automaticamente o meu cérebro questionou: PORQUE SÓ VEIO À TONA AGORA???? Como diz o artigo, se fosse Lula o vazamento seria imediato. Mas o que mais causa indignação é a inércia não só do ministro da justiça, mas de todas as instituições incluindo o PGR, a OAB, o CNJ e o STF que tem o dever de conter ou denunciar abusos dessa natureza. A pergunta que não quer calar: ATÉ QUANDO?????

    1. eles não querem ler

      Idalma, deixe-me dar minha opinião.

      A Maioria das pessoas que conheço, pessoas de classe media, media alta, não estão interessados em entender, duvidar, questionar.

      Eles detestam a esquerda, qualquer esquerda, qualquer pessoa que pense diferente,  qualquer assunto que tenha a haver com o social como coletivo.

      Se irritam quando questionados com bons argumentos. Ja passei varias vezes por isso.

      É  algo que so Freud explica, acho que nem ele.

      É paranoia pura não tem uma unica caisa tem varias que nem eles entendem.

      Essa gente não vai mudar nunca. Por isso mesmo é que é perigosa.

       

  49. Se dê uma chance a mais. Assista ao vídeo e decida

    Amigos comentaristas, a hora nao é de divisao ou discussao sobre quem prevarica ou nao nas instancias do poder, principalmente da justiça, ou se Dilma e o seu ministro zé age ou agiu até aqui em favor de um vácuo no “poder” . A hora é a de análise concreta da situaçao, considerando os resultados até aqui dos desdobramentos, questionáveis, da lava jato e aqueles que, por intuiçao óbvia, sentimos estarem presentes em várias frentes, e tentar encontrar uma brecha para conseguirmos furar essa teia que está ai, entao, o mais prudente é nao perder o foco. Enquanto se discuti os personagens da crise no Brasil com as abordagens diversas sobre quem é o responsável integral ou “meia boca” com a crise que estamos vivenciando, nao seria melhor aceitar todas as vias, digo, as vias conhecidas e as “nao aceitas” ou “conspiratórias” ??

    Só para nortear o pensamento, o conceito de Soberania de um Estado resume uma complexidade de valores e de atitudes, porque a idéia geral tem como ponto de partida a  atençao das suas instituiçoes públicas e dos seus respectivos membros como sendo o reflexo fiel aos seus valores nacionais, que, por acaso,  tem a ver com interesse nacional para proteçao de seus cidadaos, da economia do país e assim por diante, certo? Dito isto, ao analisar os movimentos  e a seletividade das nossas instancias de justiça, MPF,PF,STJ,TCU, TSE e STF, o que voces teriam a dizer sobre parcialidade ou imparcialidade das aitudes nos últimos tempos?? Pensem com calma e, se for o caso, retroagir no tempo, na história só faria bem para formar uma opiniao mais acertada. Tenha o tempo que for necessário.

    Feito isso, vamos completar o raciocício pensando na atuaçao da tal ABIN, que seria o orgao responsável pelo serviço de inteligencia que trabalha no ambito de informaçoes e contri-informaçoes para auxiliar o Estado Brasileiro. Nao sabe o que exatamente a ABIN faz ou no que ela atua e seus reflexos?? Entao aconselho a assistir ao vídeo de um ex agente desse orgao com mais de 30 anos de experiencia [o link do vídeo está ao final]. Como esse tipo de informaçao ao público “nao vem ao caso”, voce pode, através dessa entrevista, ter uma vaga noçao pelas denúncias que esse senhor, militar de carreira faz e que, inclusive, constam no seu livro onde, apesar do jornalista responsável nao ser dos melhores, tudo o que esse cidadao disse é a mais pura verdade, doa a quem doer ou que tenha a audácia e o cinismo de negar, seja por hipocrisia ou excesso de republicanismo barato.

    As nossas instituiçoes públicas, assim como os seus representantes, sao, sim, frágeis e corruptíveis, e isso é um sinal trágico de desvio de finalidade, prá nao dizer um claro alinhamento com interesses inconfessáveis em favor de um determindado projeto geolítico por encomenda(?), que explica e muito sobre a nossa atual realidade política, economica e social.  Diante disso, nao adianta perder tempo, agora, discutindo os responsáveis, mas sim assumir o prejuízo e partir para uma saída possível. Assista ao vídeo e pense sobre isso de uma forma diferente. Caso voce tenha essa paciencia e disponibilidade de tempo, voce conseguirira interpretar a seletividade da nossa justiça, os motivos do vácuo no poder e à quem interessaria esse acontecimento?? Sao necessários pouco mais de 30 minutinhos..

    Os Links sao esses [o entrevistador é ruim mas a entrevista é esclarecedora, portanto, tenha paciencia]

    Vídeo parte 1 –  https://www.youtube.com/watch?v=1MTNSIy5yV4  

    Publicado em 14 de dez de 2015. Ele foi analista da Agência Brasileira de Inteligência, a ABIN, que foi criada em 1999 para assessorar a Presidência da República com informações e também para proteger o país de ameaças, e até ajudar o Estado a combater a corrupção. No entanto, suas experiências pelo nosso serviço de inteligência mostram que existe ainda muito trabalho pela frente. Confira essa entrevista com o tenente-coronel e ex-analista de contra-inteligência da ABIN, André Soares.

    Video parte 2 –  https://www.youtube.com/watch?v=mlqIuaVYvFk  

    Publicado em 14 de dez de 2015. O tenente-coronel André Soares, ex-analista da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) revela casos que marcaram a atuação da agência, como a “Operação Mídia” e a “Operação Satiagraha”.

     

     

    1. Dê uma chance?

      Luiza, me desculpe, mas passar uma régua no mau feito é alimentar a impunidade.

      As Instituições Públicas devem ser devassadas no bom sentido, da transparência e de seu aperfeiçoamente.

      Esquecer os crimes, nos faz lembrar que o Brasil até hoje não enjaulou os seus torturadores. Para dizer o mínimo.

      Os erros do passado, devem ser exemplarmente punidos, haja vista a seletividade de vazamentos, que não buscam a corrupção do tempo deo FHC. Uma clara opção política dos Órgãos de fiscalização, controle e judiciais.

      A atitude de esquecer o passado negro de nossas Instituic’ões, não contribuem em nada para o seu aperfeiçoamento, ao contrário, permite que a banda podre que fica, contamine os novos que chegam, até, por questão de hierarquia.

      Assisti o vídeo que vc recomendou, Tem que refundar a Instituição de INTELIFGÊNCIA, que com certeza está contaminada por práticas do tempo da ditadura patrocinada  pelos EUA. A comissão do Congresso que nunca atuaou deve ser Examinada e também, refundada em bases constitucionais e controles mais rigorosos.

      Em que pese outras interferências e objetivos ocultos, devemos combater qualquer tipo de licenciosidade no Serviço Público e, este é um papel que nos cabe como cidadãos.

      1. Querido Samuel, em nenhum

        Querido Samuel, em nenhum momento eu sugeri passar régua alguma sobre impunidade ou aceitar a postura das nossas instituiçoes da justiça, muito pelo contrário, porque o que nós temos da justiça ainda hoje nada mais é do que fruto de um modelo de atuaçao produzido pela ditadura. Quando eu apontei para a ABIn e sugeri o vídeo era exatamente para destacar a relaçao estreita entre as instiuiçoes, a colaboraçao mútua , e que a contaminaçao estando presente em todas elas o que se tem é uma via de direçao única nos trabalhos. O que eu escrevi é uma crítica que atinge a justiça em profundidade e acho que o vídeo dá a exata noçao disso, afinal, o que o militar fez foi uma denúncia de aparelhamento da Abin com reflexos graves pois aponta para uma atuaçao totalmente independente e desconectada do interesse nacional. A sugestao era para que a pessoa percebesse isso por ela e nao pela minha ótica. Para mim, republicanismo barato é achar que do jeito que está é normal e que a atuaçao das nossas instituiçoes é a mais republicana possível. Nao é. Tem, sim, que ser colocada nos trilhos, isso sim..

        Entendido isso, o foco é que o momento agora nao é chorar o leite derramado mas encontrar saidas. Nao podemos passar todo o tempo só tentando encontarr os culpados ou meio-culpados pela nossa crise política. Nós progressistas temos que começar a traçar estratégia para 2018 porque os conservadores já estao empenhados nisso e vao prá cima com tudo, vai vendo.. 

        Precisamos recolher os cacos e construir um caminho para que o nosso candidato para 2018, aquele que vai dar continuidade às políticas iniciadas em 2002, chegue lá com os progressistas amadurecidos e sabendo exatamente o que quer e preço que se tem a pagar. Acredito que o momento da desilusao e discussao sobre os culpados nao pode ser maior do que a nossa disposiçao para recomeçar e traçar planos bem definidos o que inclue, claro, o engajamento para que o atual governo consiga fazer o melhor diante da situaço economica global que nao é das melhores, MAS temos que começar também a plantar o que queremos colher em 2018. 

        Concordo com todas as suas observaçoes, Samuel. Acho que eu preciso escrever de forma mais clara, sei lá..

        Valeu!!! Que o seu 2016 seja um ano de muita saúde, amor e corresponda a todas as suas expectativas. Abraço.

         

         

        1. Feliz 2016

          Querida Luiza, desejo-lhe, também, muita saúde e realizações em 2016.

          Estamos convergentes e te respeito muito pela sua atitude e me identifico com ela.

          Abração.

  50. O MORALISMO SELETIVO E IMPUNE DO MP

    É preciso vivenciar a lide com o MP, como vivenciei e vivencio como denunciante de uma multinacional francesa a LOUIS DREYFUS COMMODITIES BRASIL S.A à mais de doze anos, sem qualquer apuração até o momento. Em que pese as provas cabais do crime de estelionato e desvio de dinheiro público-do Tesouro Nacional, no caixa 2 a mais de 12 anos.

    Descobri neste calvário de denúncias que caem no vazio, que no MP há Homens e homens, como em toda instituição pública.

    Neste meu percurso de denúncias, tenho observado o firme propósito de defesa corporativa da Instituição, em detrimento do Interesse Público. Parece haver, até mesmo uma sintonia entre o MP que acompanha os processos com o judiciário, no sentido de em certos casos, tapar o sol com peneira, como foi e está sendo feito nas minhas denúncias.

    O problema do MORALISMO SELETIVO não se restringe à esfera política, ao contrário, se alastra até onde o dinheiro sujo pode se propagar, sem que o sistema capte e/ou puna os eventuais infratores, que não são poucos, dentro do MP e do Judiciário.

    Relembro a todos que a OMISSÃO, também, é uma forma de CORRUPÇÃO e, se omitir diante de uma denúncia bem documentada com provas massacrantes contra um crime e/ou desvio de dinheiro público, ou desvio de dinheiro ilicitamente, é praticar a ILEGALIDADE e promover a INSEGURANÇA JURÍDICA, o inverso da razão de ser do MP e do judiciário.

    A sociedade brasileira não pode tolerar passivamente como vem tolerando, a impunidade de mebros do Judiciário e do MP, que na OMISSÃO em apurar crimes de desvios de conduta, prestam um desserviço ao país, maculam as Instituições e constragem os homens de bem que ali labutam contra oi crime, sem aprecerem diariamente na TV GOLPISTA.

    A megaestrutura montada para a Ação Constitucional do MP, de ser o CURADOR DA LEI e o INVESTIGADOR DE CRIMES, entre outras funções relevantes, especialmente aqueles contra o Interesse Público, sejam eles praticados por políticos ou pessoas jurídicas, custa muito caro ao país, e seu efetivo funcionamento deve ser cobrado por todos os cidadãos.

    Relembro a todos, que a defesa da cidadania e dos direitos inalienáveis, especialmente aqueles indisponíveis do cidadão, são objeto da apreciação e zerlo pelo MP e Judiciário.

    O que assistimos diariamente, é a HIPOCRISIA DO MORALISMO SELETIVO bancado pelo poder econômico e pelos golpistas, sem qualquer preocupação de se prestar contas à sociedade. Criou-se o mito dos intiocáveis, aquela casta de concursados com muitos direitos, bem remunerados e, sem qual;quer preocupação em prestar contas à sociedade.

    É a ditadura do judiciário/MP midiático e do judiciário na moita, aquele que não aparece e se omite sem ser notado, mas, que no dia de pagamento exige todos os seus benefícios em dia. e haja benefícios, só de auxílio mortadia, “percebem”por mes, o que um trabalhador de salário mínimo de 2016( R$ 880,00) levaria cerca de 5 meses de trabalho. 

    Quem quiser saber mais de minhas denúncias, é so requerer ao MPSP- em Guaíra e Miguelópiolis, ao MPF-R, ao MPF-SP, ao MPFBT, á RF, á CGU,  à PGR, ao BACEN, ao MF, ao BB, ao STJ EAREsp 61.706-sp.

    Lá estarão as Denuncias da Defraudaçào de OPERAÇÃO 20-21.759-5 9 ( CUSTEIO AGRÍCOLA COM RECURSOS DO TESOURO NACIONAL), pela LOUIS DREYFUS COMMODITIES BRASIL .S.A.

    A empresa Defraudou o custeio agrícola, sequestrou 20 carretas de soja, através de CPR -CÉDILA DE PRODUTO RURAL fraudulenta, vendeu a soja em 2003, sem Nota Fiscal e no Caixa dois, à mais de 12 anos, sem qualquer apuração até hoje.

    Se isto não for blindagem, há uma nova forma de omissão que desconheço.

  51. Todos os procuradores, juizes

    Todos os procuradores, juizes da lava-jato são como Simão Bacamarte, o alienista de Itaguaí. Com a diferença que eles querem enjaular apenas um lado da rua…

  52. Operação Mão Direita

    A “Vaza a Jato” se diz inspirada pela “Mãos Limpas” da Itália. Sendo assim, um dos nomes abaixo lhe cairia melhor:

     

    Operação Maneta

    Operação Mão Direita

    Operação Mão Amiga

    Operação Mão de Amigo

    Operação Mão Boba

    Operação Tapinha nas Costas

    Operação Uma Mão Lava a Outra

    Operação Passando a Mão pela Cabeça

     

    Escolha o seu nome preferido ou sugira um novo!

      1. Boa.

        Boa.

        Mas me ocorreu outra, em homenagem aos procuradores e delegados carolas integrantes da Vaza a Jato:

        Operação Segura na Mão de Deus e Vai.

         

  53. Parabéns, Nassif, quase não

    Parabéns, Nassif, quase não comento mas leio religiosamente os seus artigos. A única certeza que tenho, se houvessem no Brasil, pelo menos um terço de jornalistas como você, aliás, ó motivo de eu acessar o IG, que diga-se de passagem esse portal não é mais o mesmo, pelo que tenho notado está faltando incluir a letra P(IG) rs rs 

  54. Contextualizando O Nome do “Remédio”
    Boa tarde.
    É possível entender o sr. Deltan Dellagnol (entender e coonestar seu antiprofissionalismo, não!): com um nome destes, são tantos bullies; na escola, no trabalho. O ódio aos pais, que lhe deram nome de remédio para fígado, etc. Agora, cabe à mídia alternativa denunciar estes sacripantas. Ele, o Moro, o Grandis e outros “messias” da “justiça” brasileira. Não tenhamos ilusão. Do Governo, por assim dizer, Dilma, não virá a resistência. Nem do Zé pianista. Óbvio.

  55. Para o mercado financeiro

    Para o mercado financeiro patrocinar Aécio não é uma bondade infinita.

    A situação revela que o impeachment se esgota naquilo que se fez.

    O aumento dos juros e a privatização são as prioridades.

    Segundo os patrocínios, o COPOM não pode ficar sem novas notícias.

  56. Quem fala (ou escreve) também é ouvido

    Dilmista, comunista, petista ladrão, pelego, monofásico, bolivariano, esquerda caviar, entre outros. Aff! Cansa? Sim, cansa, mas faz parte do jogo, Quem fala também é ouvido, como diz o velho ditado. Assim, deve estar disposto a aceitar que cada cabeça é uma peça independente de interpretação.

    Se cada cabeça é um juiz podemos dizer que a cegueira não é apenas ideológica, pois também serve para construção de padrões imperceptíveis até mesmo para aqueles que, reconhecidamente, querem fazer o bem.

    Mas que padrões imperceptíveis para o autor são esses? Escrevo sem medo de receber os impropérios listados no começo, mas percebi que nem todos seguem o mesmo raciocínio. A construção de padrão depende da atividade fim e, no jornalismo, o que deve pautar é a credibilidade. Até aí nenhuma novidade.

    Tudo começa quando há o receio intrínseco de a credibilidade passar a ser questionada por meio de adjetivações ideológicas. Dizer que não é da oposição ou do governo da situação, que não é blogueiro sujo, nem progressista, não garante imunidade. Há cabeças demais, há juízes demais, em suma, sempre seremos considerados alguma coisa por alguns e, no caso de pessoas  públicas, por muitos.

    Nessa cavalgada o que acaba restando são aqueles que nos conhecem. São eles que fazem nossa credibilidade independente de ser A ou B, assim ou assado. Contudo, para evitar tais adjetivações parece ser preciso que para falar de A o B tenha que necessariamente apanhar e vice-versa.

    Nunca antes na história da opinião as conjunções adversativas, o morde e assopra estiveram tão em alta. Há um medo intrínseco em ser chamado de vermelho ou azul.  O uso de espantalhos é forma elegante de não ser colorido. Pegam-se personagens de A como pontas de lança, e cria-se a ideia generalizada que a queda de tal espantalho resolveria o contexto nebuloso nacional.

    Desculpe-me, mas não acredito nisso. Os erros são cobrados como devem ser, mas é perigoso demais apostar em quedas como soluções para falta de caráter alheio. Isso eu não enulo, quem quiser que engula.

    Agora vem a melhor parte. Quando a minha cabeça, meu juiz e, possivelmente, outros juízes, interpretam o conjunto a partir desse prisma, corremos o risco de sermos convidados a nos retirar e, novamente, ganhamos a pecha de “militante”. Sim, mas e daí? Essa adjetivação não causa urticária.

    Já defendi posições aqui que vão contra o pensamento da esquerda, como o fim da estabilidade no concurso público e outras coisas que, no meu entendimento, causam atraso. Nem por isso vou ficar com mimimi de ser adjetivado. Esse tipo de expediente, mandar pastar quem não concorda com capitães da rede, pensava eu, só existia naqueles associados ao detrito de mare baixa dos Civita, os quais nem vale a pena mencionar.

  57. […] Como nação possuidora

    […] Como nação possuidora de escravos, está o Brazil em condições especiaes, que de todo o ponto o inhibem de levar a effeito a emancipação sem previa indemnisação, porque todo o paiz vive exclusivamente de lavoura e esta é feita exclusivamente pelos escravos. […] Sendo sem contestação a lavoura a sua única fonte de riqueza, como é que poderá então o Brazil, d’um momento para o outro, abrir mão da escravidão sem indemnisação e nem tendo capitaes para attenuar os effeitos dolorosos do criminoso attentado contra o direito de propriedade? Em taes circumstancias, não será só a lavoura, convençamos-nos d’isto, que há de soffrer os terríveis effeitos da espantosa crise social: é o commercio, é o funcionalismo é o paiz inteiro, representado por todas as suas classes, que a súbita desorganisação do trabalho, a falta de capitaes e finalmente a anarchia reduzirão a maior extremidade. (O PAIZ 28 de dezembro de 1881)  

  58. Na minha opinião, este blog é

    Na minha opinião, este blog é o melhor ponto de encontro de ideias e pessoas que pensam o Brasil. Digo: daquelas que não têm voz na imprensa. Mas, por outro lado, a maioria daquelas que têm voz na imprensa são incapazes de pensar o país. É o caso dos integrantes da Lava Jata: os funcionários públicos com mente rasa e obtusa. Isso sem falar da qualidade intelectual dos nossos políticos. É uma tragédia nacional!!

    Mas, falando da Lava Jato, concordo plenamente com Nassif. Existe um vácuo de poder que é ocupado pelos funcionários públicos vitalícios da Lava Jato. Gente que não entende de petróleo, de desenvolvimento, de projetos, economia e do arranjo que a presidente tentou para desenvolver e induzir a economia através da industria de Petróleo e Gás.

    Continuando, o PT empoderou os caras e eles melaram tudo!! Não conseguem entender o jogo completo. Um grande tabuleiro em sua frente e os caras só enxergam uma ou duas jogadas em um jogo complexo que você tem que prever 20 ou 30 jogadas possíveis, tem que conhecer o histórico, as implicações de cada jogada, a geopolítica e etc. Enfim, não é um jogo para mentes obtusas e burocráticas que só enxergam o controle como um fim em si mesmo. Um parenteses: como alguém que NUNCA FEZ pode emitir juízo nos assuntos de QUEM FAZ?

    Só há duas possibilidades: (1) Sem reação do poder político, como tem acontecido, o próprio mercado, o internacional lógico, se encarregará de resolver. Liquidação geral!!! Ou (2) Reação do poder político, não este que deu causa, mas um novo. Seja eleito ou não, um novo poder político desenvolvimentista, subordinado aos interesses nacionais e empresariais, precisa assumir o controle do país. Uma espécie de reedição da revolução gloriosa quando a burguesia produtiva enquadra a nobreza improdutiva e nababa.

    É isso, a solução não passa e nunca passará pelos funcionários públicos, mas, sim, pelo setor produtivo que deve impor servidores públicos transitórios e com controle social. Poder vitalício e encastelado em uma republiqueta como a nossa? Não dá certo, lógico. “As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver às custas do Estado” tentando vender um controle como um fim em si mesmo…

    1. Não entendi esta parte

      Dá prá explicar melhor ?

      Uma espécie de reedição da revolução gloriosa quando a burguesia produtiva enquadra a nobreza improdutiva e nababa.

    2. Discurso de um republicano americano …
      Pelo que entendi, vc tem as mesmas ideias de um eleitor do partido Republicano dos EUA. Quem seriam estes burgueses produtivos? A família Marinho? Ou seria um anarquista? Vamos acabar com o estado? Retiraríamos também os sinais de trânsito?

      1. Calma, amigo, não precisa

        Calma, amigo, não precisa iniciar com rótulos… Fazendo um paralelo com as revoluções europeias: a burguesia de ontem é o setor produtivo de hoje. Tão óbvio. É só você observar ao seu redor as coisas que você usa e consome: o piso, as paredes, o ar-condicionado, suas roupas… De onde vem? Do serviço público?

        A próxima: os Marinhos? Claro que não. A nossa imprensa é parte do problema e não da solução. Mas, a qualquer momento, ela muda o discurso e se alinha com quem vai vencer. Hoje, a todo momento, eles dão voz e espaço ao mp. Só oportunismo. Dos dois, lógico.

        Anarquismo? A desordem nada produz. Por favor, vamos aumentar o nível. Acabar com o Estado: o anarco-capitalismo que é o sonho dos ultra-liberais, mas qualquer estudante sabe que a curto prazo é impossível. O mais exequível é a sociedade se conscientizar, ver com seus próprios olhos, que o Estado dos funcionários públicos não funciona, portanto achar o ponto mínimo de Estado e intervenção. Quanto todo cidadão tiver que passar/voltar pelo/para o setor produtivo, teremos uma sociedade muito mais avançada. Ou seja, uma sociedade que casta (corporativismo) nenhuma a vampirize. E mais: que não produza um estoque de pretendentes a encastelados, mas, sim, (que produza) pessoas sonhadoras, inovadoras e produtivas…

        Você está de que lado? Se seu trabalho, um bom software pode fazer. Com todo respeito, você não passa de um sinal de trânsito excessivamente travado no sinal vermelho.

        1. Eu rotulei o seu discurso,
          Eu rotulei o seu discurso, porque ele é igual ao dos republicanos. Tô errado? A sua ideologia é a mesma.
          A grande imprensa é parceira do grande capital, que pensa igual a ela. Mesmo com a vitória do PT, ela não se tornou seu aliado. Portanto, ela, simplesmente, não apoia quem está no poder.
          Qualquer estudante sabe … Paulo, a questão não é saber muito, mas sim, saber o suficiente. Eu não sei tudo. Mas sei que vc é um neoliberal, semelhante a um republicano.
          Acho engraçado no seu discurso o fato de demonizar os funcionários públicos. O ócio esta em todas as atividades (público ou privado). E a corrupção também. E em todos os casos quem paga é a base da pirâmide. Além disto, vimos em 2008, o estado americano, pátria dos neoliberais, segurarem a onda das empresas. O mesmo ocorreu no Brasil do neoliberal FHC (PROER). Para o neoliberal, o estado deve ser mínimo para a população, para o grande capital ele deve ser máximo.
          Se o funcionalismo público não age AINDA como deveria, é em razão dos péssimos governos anteriores. Talvez vc não saiba que a partir dos governos do PT, foi colocado “cartão de ponto” nas repartições federais. Vai levar um tempo para as coisas mudarem, mas não será com um estado mínimo que elas melhorarão.

          Não acredito que algum software possa me substituir. Mas a sua ideologia já está ultrapassada. Acho que tudo o que vc escreve pode ser substituído por uma manchete do estadão.

  59. Precisamos aprender a lidar

    Precisamos aprender a lidar com a vida como ela é. Todos os atores envolvidos nessa encenação têm lado, opinião, posicionamento e interesses. Não há sequer uma virgem imaculada e, menos ainda, defesa de interesse público. Interesse público é algo em que a gente acredita para poder viver em sociedade, mas não é uma coisa palpável, visível ou mensurável. Todos têm um projeto, mas nem todos o explicitam e aí é que mora o perigo. Membros do Judiciário e MP também têm seus projetos, mas fazem de conta que não; adoram falar que defendem o interesse público. Na verdade, eles defendem o que eles entendem por interesse público, como o procurador crente que descaradamente informa que só investiga quem está no governo. 

    Precisamos sempre e incessantemente, aprimorar mecanismos para garantir transparência às ações de qualquer agente público. E não é transparência de informações, mas a possibilidade de cobrança quanto às decisões. Enquanto um procurador se sentir à vontade para dizer que escolhe quem investiga e um ministro se sentir à vontade para dizer que condena sem provas, estaremos brincando de democracia. Todos estão no mesmo jogo, mas por enquanto, só alguns são os donos da bola. Tá na hora de virar isso.

  60. FELIZ ANO NOVO A TODA EQUIPE

    FELIZ ANO NOVO A TODA EQUIPE DO BLOG E LEITORES

    NESTE ANO NOVO ESPERO UM BRASIL COM MAIS RESPEITO A DEMOCRACIA

    E A MODERAÇÃO DO BLOG MAIS RESPEITO ÀS MINHAS OPINIÕES E Ñ ME BLOQUEIEM

    MAIS SEM MOTIVO APARENTE,POIS SÓ APROVEITO ESSE ESPAÇO AQUI P ME EXPRESSAR!!!

  61. Tangente

    A abordagem jornalística do tema deste post merece alguma reflexão. No entanto há um fato óbvio que continua sangrando a nação que deveria ser motivo de indignação constante da sociedade.Os corruptos e corruptores não tem ideologia.Os empreiteiros supostamente envolvidos em crimes de corrupção não são petistas ou esquerdistas, pelo contrário, são capitalistas  de primeira linha.Mas, voltando ao tema do post. Se  a imprensa sensacionalista e o poder judiciário “seletivo” se impusesse silêncio total sobre o andamento das investigações, haveria alguém na cadeia, haveria alguma delação premiada, haveria alguma punição? Duvido.Quanto a maquinação de golpes , pela lógica popular diz-se que , quem pode mais chora menos.A esquerda até que gostaria de possuir tal cacife.Exemplos bem sucedidos aqui próximo temos com nossos  vizinhos Morales e Correa.

  62. a falta do 11º mandamento na bíblia do Dellagnol

    Concordo em genero, número e grau com todo o teor da coluna.

    E que 2016, mesmo que tarde, o outro lado também passe a ser investigado com o mesmo rigor: Prenda-se o suspeito (como vários que estão encarcerados por delações não menos

    suspeitas), até que ele abra o bico.

  63. lacunas

     

    Em momento raro, concordo inteiramente com a análise de Nassif, dando realce ao aspecto importantíssimo que é o elo entre os interesses hegemônicos ianques e a atuação estatal-jurídica brasileira contra a chamada corrupção.

     

    Entretanto, há uma lacuna na exposição de Nassif, que gostaria de tentar preencher, embora duvide eu mesmo de minha capacidade para tanto. Vou ousar fazê-lo, usando um perigoso processo de simplificação. As observações  que seguem estão coladas na minha experiência pessoal, de uns 23 anos de Ministério Público (estadual e federal). Igualmente, em reflexões e estudos. Compus e ajuizei dezenas de ações civis públicas que visavam a restituição de recursos roubados do contribuinte, ao longo de todas as etapas abaixo descritas. Como combatente marxista, não escrevi um artigo, um ensaio, sequer. Escrevi centenas de páginas no contencioso, como era de meu mister. São páginas anônimas, assim é a luta popular.

     

     

    A história do desvio da mais-valia apropriada pelo Estado brasileiro pode ser esquematizada assim:

     

    1             Período de completa ‘aceitação’ da confusão entre o público e o privado, período da livre rapinagem pela elite político-econômica, sobretudo, do produto do trabalho.

     

    Neste período não havia instrumentos adequados para o Ministério Público enfrentar os grandes alcances (furtos, na antiga linguagem), restando-lhe apenas processar criminalmente pequenos furtos de bens públicos de pequeno valor, ilícitos administrativo-penais de pouca monta.

     

    O ilícitos dos prefeitos municipais, por exemplo, eram subsumidos no Decreto-lei 201, baixado pela Ditadura (1967). A jurisprudência a respeito era extremamente leniente, entendendo, por exemplo, que o uso pelo prefeito de veículos, de empregados da Prefeitura, não passava de mera irregularidade, sem tipicidade penal. Embora os prefeitos estivessem sob a jurisdição penal dos juízes de primeiro grau, era quase impossível obter uma condenação por apropriação ou desvio de recursos públicos.

     

    Não somente inexistiam instrumentos processuais adequados, como escapava da visão e atuação do Ministério Público, enquanto tal, o espetáculo que o cidadão comum enxergava diuturnamente, de roubo e desmandos dos recursos públicos.

    Até a Constituição de 1988, o Ministério Público era o órgão de repressão dos delitos de sangue, a realização do Promotor de Justiça mediano era obter penas altas para os indivíduos da classe de baixo. Este viés ainda está presente, pois o Direito Penal continua sendo uma reação estatal contra determinada classe social. Então, como hoje, os homicidas das classes de cima conseguiam protelar sem fim os julgamentos.

     

    2- Transição.

    Mesmo após a vigência da Constituição atual, a falta de uma lei sobre a improbidade administrativa (noção então introduzida no ordenamento jurídico) tornava muito difícil a atuação dos membros do Ministério Público que ensaiavam os primeiros passos para levar ao Judiciário os grandes desmandos administrativos.

     

    Nesta fase, ajuizei uma ação civil de ressarcimento contra a OAS e o Prefeito Municipal de Maceió, em litisconsórcio com outros servidores públicos. Era um superfaturamento brutal. Foi difícil conseguir o apoio do CREA. Afinal, um engenheiro topou assinar um laudo. Seguiu-se uma condenação, e, depois de bom tempo, um estranho encerramento do processo. Assim, um trabalho de uns 4 meses, incluindo inspeções nos locais das alegadas obras, tudo foi perdido.

     

    Severa limitação à atuação do Ministério Público já se sentia quanto à estrutura para enfrentar os ataques aos cofres públicos. Ainda hoje, o Ministério Público, de regra, não conta com assessoramento contábil. Já recentemente, interpelei um Procurador Geral da República sobre a falta de um assessor contábil, uma vez que havia assessorias de comunicação e de segurança.

    Fico a cavaleiro para assinalar esta lacuna, pois tenho alguma formação contábil, como autodidata. Atuei como auditor fiscal, alguns anos.

     

    3-         Fase atual, com a lei de improbidade, mais normas sobre a lavagem de dinheiro, e sobre a dita delação premiada. Há, afinal, instrumentos bastantes (talvez ainda insuficientes) para um membro do Ministério Público se desincumbir de seus deveres constitucionais.

    Entretanto, há uma distância quase infinita entre as condições de trabalho dos Procuradores da “Lava Jato” e os demais no resto do País. Um desses pontos de desigualdade reside…no juiz federal. A grande maioria de juízes federais deste País não teria acatado nenhuma medida cautelar, nem mesmo denúncias contra aquele pessoal das empreiteiras e doleiros. Prova disso é a chamada operação “Zelotes”, esquecida e desviada.

     

    Outro aspecto está na concentração dos grandes golpes na Região Centro-Sul. Em Alagoas, por exemplo, onde atuei durante uns 15 anos, não existe (nem existirá ?) um elo forte com o grande tráfico de influências, distribuição de propinas, etc. Aqui, há riscos pessoais, mas o trabalho é anônimo, quase. Lembre-se do caso das vacas de papel do Senador alagoano. Foi ajuizado em Brasília, devido a seu privilégio de jurisdição, sim, mas não somente. Por que a Receita Federal em Alagoas não levantou a fraude, encaminhando-a à Procuradoria da República local?

     

    Parênteses de cunho pessoal: padeci uns 3 meses, recebendo diariamente ameaças de morte, devido a uma intervenção em um processo de expropriação, por haver apontado um sobrepreço de uns 2 milhões de reais, enquanto o Procurador do INCRA silenciava. Sempre desconfiei do Perito judicial, sem provas. Neste caso, tive êxito, processual e físico – sobrevivi. Um exemplo de caráter tão pessoal, servirá, talvez, para os que estão acusando Procuradores da República, chegando quase a injuriá-los, sem distinguir.

     

    Penso que não há bastante clareza no pensamento de Nassif, quanto a esta possibilidade de conduzir uma investigação/acusação contra um Presidente da Odebrecht, por exemplo. É lembrar das chamadas operações Satiagraha e Castelo de Areia. Do destino de Protógenes.

     

     

    Nassif não hesita em aceitar um tremendo progresso na capacidade de agir do Estado contra essa sangria infinita de recursos. Não. Mas, às vezes, aumenta a importância dos desvios neste agir:

     

    – 1- A parcialidade político-partidária, deixando em segundo plano um partido e certos políticos. O uso de informações (vazamentos) para encobrir os crimes de certos políticos, e para desestabilizar um partido e movimentos de esquerda. Em suma, uma tomada de posição clara pro direita.

     

    – 2- A aparente indiferença diante dos riscos de colapso de empresas nacionais dotadas de alta capacidade tecnológica, responsáveis por milhares de empregos.

     

    Sobre esse aspecto, há uma lacuna nas reflexões do próprio Nassif e deste blog. Cuida-se da realidade das sociedades anônimas: há as anônimas de fato, e aquelas, não tanto. As empreiteiras brasileiras têm estrutura familiar, basta atentar para os nomes: Odebrecht, Camargo Correa, Andrade Gutierrez…

    A que serve a estrutura de sociedade anônima? Para encobrir responsabilidades? Para reduzir os riscos dos capitalistas investidores? Riscos quando trilham caminhos do crime?

    Quando esta cobertura (garantia) de S.A. chegou a atingir outros capitalistas, a jurisprudência inglesa (caso Salomon v. Salomon & Co. Ltd.) criou a figura do ‘disregard of legal entity, da desconsideração da personalidade jurídica.

     

    A estratégia da S.A. seria um longo capítulo, nestas reflexões, por isso é deixada de lado. Fica a questão de como separar uma família e seus crimes, da estrutura, nada anônima, de sua empresa, de um acúmulo tremendo de capital, fruto de eficiência gerencial e de parasitismo criminoso no Estado.

     

    Nassif e seu blog, e seguidores, não perceberam este paradoxo. Como punir pessoas (a família proprietária da empreiteira), e poupar a empresa. Como separar os patrimônios, de fato? Eis o problema da “disregard doctrine”, da doutrina da desconsideração da personalidade jurídica.

     

    Lembro de como Marcelo Odebrecht respondeu ao Ministério Público que não tinha ‘competência’ para inibir atuações de advogados da empresa na Suíça, tendentes a impedir a remessa de dados sobre contas bancárias para o Brasil

     

    Não estou desconhecendo as funções econômicas da S.A. Apenas as deixo de lado aqui.

    Reconheço que não sei como resolver esta questão. Apenas estou repelindo respostas simplistas, como são as do próprio Nassif, algumas vezes. Nada esclarece o problema o fato de acordos de leniência serem adotados por aí, mundo afora.

     

    É possível que Procuradores da República e Juiz estejam conscientes do serviço que prestam aos interesses ianques, desmontando nossas empreiteiras e a Petrobrás. Não acredito que sejam capazes do raciocínio que Nassif expôs aqui. Podem estar agindo com uma nebulosa consciência fascista de direita. Isso parece provável. Entretanto, a solução não seria oferecer prêmios a Marcelo Odebrecht, et caterva.

     

     

     

     

  64. Ninguém nunca se pergunta do

    Ninguém nunca se pergunta do porquê, ou porquês, terem sido exatamente nos governos petistas que certas instâncias buscaram se firmar tanto institucionalmente como politicamente.  Foi fruto do acaso? Das circunstâncias? Ou de uma pensada estratégia?

    O discurso que está na ponta da língua de qualquer petista  é que foram nos governos regidos pelo atual esquema de Poder que o aparato repressivo formado pela Polícia Federal e Ministério alcançou plena autonomia, ou seja, agiu de forma realmente republicana em função de políticas deliberadas. 

    Efetivamente, isso é fato. Nunca essas instituições foram tão respeitadas e prestigiadas como nos últimos doze anos. Entretanto, a par disso, também elas mesmos traçaram estratégias paralelas de afirmação nas quais esse mesmo esquema deveria e poderia ser arrostado. Mas, como explicar esse paradoxo?

    Muito simples: uma das novidades boas  da Constituição de 1988 foi eliminar de forma peremptória qualquer possibilidade do Poder Público, do Estado, se submeter como sói ocorrer ao longo da nossa história, aos interesses e injunções de caráter privados. O apanágio de tal inflexão na seara administrativa  foi a irrestrita e universal condicionante do concurso público para ingresso em seus quadros, bem como a profissionalização e remuneração condigna para os mesmos. 

    No concernente ao institucional emerge uma Ministério Público como uma quarto Poder ad hoc, ou seja, autônomo de fato e de Direito. A Polícia Federal seguiu no rastro apesar de subordinada ao Executivo. O que lhes faltavam então? Resposta: afirmação perante a sociedade através da assunção de um protagonismo que só poderia se exercer na área a elas afetos e que tivesse o potencial de sensibilizar opinião pública que no caso já era e viria a ser mais ainda, a corrupção. Uma praga centenária, mas que o aparato midiático passou a dar como criação dos governos petistas e não uma continuação, mesmo que em menor escala, de uma práxis. 

    Numa comparação esdrúxula, mas nem por isso impertinente, os governos do PT, já assediados por uma imprensa engajada, foram os escolhidos para “índios” no confronto com os “mocinhos” jovens de cabelos engomados, ternos bem cortados  e discurso moralista que faria inveja ao John Wayne. Por fora, os polpudos salários que os fizeram subir de patamar na chamada pirâmide social. 

    Claro que essa ênfase se lastreou no repúdio político-ideológico ao dito lulopetismo pelos estamentos mais conservadores e reacionários da sociedade incrustados nas ditas classes médias e alta e sob a batuta da imprensa. 

    Não explica de todo, mas pelo menos em parte essa abulia do Ministério Público e da Polícia Federal com relação aos desacertos e crimes eventualmente cometidos pela oposição política. 

    1. Pegando carona nesse

      Pegando carona nesse comentário mal avaliado(ruim), mas que apenas representa o que penso, E NÃO O QUE OUTROS QUEREM QUE EU PENSE, para desejar a todos os frequentadores do GGN, a começar pelo Luiz Nassif, proprietário, um FELIZ ANO NOVO!

      Um abraço a todos e até não sei mais quando. 

    2. nem sei quem mexe nessas

      nem sei quem mexe nessas estrelas aí mas esse seu

      comenmtário.ma mnha opímião, merece não cinoc, mas dez estrelas….

      simplesmemnte porque ajuda a ampliar a disucssão,

      que me parece ser o fundamento de estarmos todos aqui….

  65. LAVA JATO

    PITACO DO BORÔ: SE OS PROCURADORES E O JUÍZ SÉRGIO MORO ESTÃO COMETENDO TODOS ESSES DESVIOS DEVERIAM SER DENUNCIADOS AO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. E O MESMO COM RELAÇÃO AO STF QUE PRENDEU SUMARIAMENTE O SENADOR DELCIDIO COM A ACUSAÇÃO DE ATRAPALHAR AS INVESTIGAÇÕES, E O TESOUREIRO DO PT, PELO MESMO MOTIVO. MAS NADA FAZ CONTRA O EDUARDO CUNHA E SEUS CUMPLICES.

  66. comentário

    O grande problema é que os interesses que estão sendo defendidos neste tabuleiro de xadrez, chamado Lava Jato, são os interesses Americanos, os Brasileiro estão em segundo ou terceirop plano, é triste mas esta é a realidade. Os dados são manipulados e liberados pela CIA de acordo com interesses , maiores, deles.  Tudo isto assistido e acessorado pela nossa mídia nojenta.  Me diga que é mentira?

     

  67. Vazamentos seletivos

    Quando os procuradores vazam seletivamente delações ligadas ao PT e mantêm em sigilo delações ligadas ao PSDB, temos um quadro de partidarismo evidente do judiciário paranaense.

  68. O masoquismo político na esquerda brasileira.

    Há coisas na política que me são absolutamente impenetráveis. Getúlio, quando terminou sua ditadura, deixou de herança o Marechal Eurico Gaspar Dutra, um dos maiores energúmenos que já se sentou na cadeira presidencial do Brasil. Recebeu o país cheio de dinheiro e cinco anos depois, entregou-o falido, para o mesmo Getúlio. Dutra, à FHC, não construiu nada e fez com que bilhões de dólares de hoje sumissem feito fumaça.

    Anos depois, seu herdeiro político( de Getúlio), na Presidência da República, Jango, tinha por Ministro da Fazenda um conservador, Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto, ex-governador de São Paulo e herdeiro do janismo. Carvalho Pinto, depois do golpe, elegeu-se senador pela Ditadura Militar.

    Dilma chama para seu Ministro daJustiça e o conserva para o segundo mandato, apesar das críticas veementes de seus eleitores, José Eduardo Cardozo, ex-vereador em São Paulo. Soube depois que Cardozo havia sido advogado de Daniel Dantas. Isso não o transforma em bandido, mas é preciso tomar extremo cuidado.

    Por Gilmar, tucano assumido, Lula demitiu Paulo Lacerda da PF e a recheou de gente reacionária, fascista e despudorada nos cargos chave. Enquanto o delegado Protógenes Queiroz foi demitido da corporação por detalhes burocráticos, verdadeiros bandidos agora dão as cartas na instituição. Quando prenderam os aloprados, qual era a alegação? Qual o crime eles haviam cometido? Comprar dossiês mentirosos não é crime, crime é divulgá-los. Antes da divulgação, não poderiam ser presos. Mas até os cães das madames do PSDB sabem que o dossiê contra José Serra e Geraldo Alckmin era verdadeiro. Vídeos com esses personagens com a mão na massa.

    Se Dilma acha republicano reconduzir Janot, depois de tudo que ele deixou de fazer (contra Aécio, Cunha e outros), só porque os procuradores, que são seus inimigos de morte, votaram, e a lei não a obriga, e ela nomeia, está procurando sofrimento, que não é só para ela, é para todos os seus eleitores. Quando ela mantém Cardozo no segundo mandato, é porque quer ser impedida. A gente corre, grita, faz passeata, agita bandeiras, denuncia a farsa do condomíio imprensa/PSDB, mas se ela não quer ser ajudada, de nada adiantará. Ela é da corrente política de Jango, e Jango ficou inerte diante do golpe, disse que não queria “derramar sangue de brasileiros”. Mas, Presidente João Goulart, quanto sangue foi derramado pela Ditadura, quantos foram torturados, quantos tiveram de fugir do país, qual o preço que pagamos porque o senhor não quis “derramar sangue de brasileiros”? Que brasileiros foram os entreguistas Castello Branco e seus cúmplices? Se Castello tivesse sido enforcado nas tripas do Golbery, muito sofrimento teria sido evitado.

    1. Se Jango tivesse resistido,

      Se Jango tivesse resistido, não há duvidas de que a vitória teria sido dos reacionários junto com os americanos. E os militares não poderiam ter tomado medidas de governo tão nacionalistas como tomaram, e nem adotado política desenvolvimentista fortemente insuflada pelo Estado. Os americanos teriam tido ingerência direta no governo brasileiro e teriam direcionado a política econômica no sentido do liberalismo e de sua subordinação total aos interesses dos Estados Unidos, como consequência natural de sua participação na guerra. Tudo teria sido mil vezes pior.

  69. Pela primeira vez vejo Nassif

    Pela primeira vez vejo Nassif se perguntar: a quem interessa, realmente, tudo isso? 

    A resposta é inédita, quando o articulista reconhece interesse dos EUA na investigação.

    É um bom começo.

    1. Você tem vindo pouco por

      Você tem vindo pouco por aqui. Há uma extensa discussão sobre os interesses geopolíticos envolvidos na cooperação internacional e no vies político da Lava Jato. 

    2. Você tem vindo pouco por

      Você tem vindo pouco por aqui. Há uma extensa discussão sobre os interesses geopolíticos envolvidos na cooperação internacional e no vies político da Lava Jato. 

  70. A saga de um empreendedor em terras tupiniquins….

    Era uma vez uma respública onde havia um EMPREENDEDOR que produzia e empregava milhares de TRABALHADORES. 

    A riqueza produzida fez crescer a cobiça do POLITICO, este que nada produz, criou alguns embaraços para, em seguida, cobrar uma propina para desembaraçar a atividade produtiva.

    O FUNCIONÁRIO PÚBLICO vendo isso pediu aumento de salário ou qualquer gratificação equivalente, porque, afinal, estabilidade não paga as contas.

    Os TRABALHADORES também desejam maiores salários, se isso não acontece eles arrumam alguma denúncia para ir à justiça trabalhista, e que logo será amplificada por um ADVOGADO conhecedor das “brechas” do direito.

    Por sua vez o PROCURADOR, que não está recebendo nada nessa farra toda, além dos seus super salários, dois meses de férias e demais auxílios oferece denúncia ao JUIZ que então manda a POLICIA FEDERAL prender o EMPREENDEDOR, que por não produzir demite os TRABALHADORES, que por não terem emprego, não compram, não pagam impostos, gerando recessão, aumentando a dívida pública, risco Brasil …..e o “CUSTO BRASIL” sustenta tudo isso, produtos caríssimos, imposto sobre imposto…

    Leia-se Custo Brasi l= custo de produção + % legislativo + % judiciário + % executivo 

    E quem paga é o povo!

    Qual a saída? A triste sina de um empreendedor em terras tupiniquins….

    POLITICO =  Vamos trazer de volta a CPMF!

    PROCURADOR = Vamos criar 10 medidas de combate à corrupção (http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas)

    JUIZ = Precisamos de novas leis, mais litígios, mais advogados…

    POLICIA FEDERAL = Precisamos de mais agentes

    TRABALHADORES = Precisamos de emprego

    EMPREENDEDOR = Preciso produzir pra poder sustentar essa farra toda….

     

    E este ciclo vicioso é um banquete midiático, que elege heróis e vilões, ao prazer de suas conveniências e verbas publicitárias e assim caminha a Respública!

    Desculpem, não descerei às esferas estaduais e municipais, seria muito deprimente para um início de ano…….

     

    1. Prezada Dulce
      O seu

      Prezada Dulce

      O seu empreendedor é um santo , emprega piedosamente os trabalhadores, que no entanto são um  estorvo pois pedem   aumento de salários. O  estado é um estorvo quando cobra tributos, e não faz nada mais do que sua obrigação quando oferta subsídios fiscais.  POsso concordar que  a nossa infra estrutura está  a dever, mas eu suponho que este santo empresário tenha colocado sua fábrica no sul -sudeste, onde oviamente toda a infra estrutura surgiu do nada. Ou talvez em algum lugar mais aprazivel com todos os subsídios possíveis e mão de obra mais barata. O santo empreendedor também parece incomodado com o estorvo que foi a criação de leis de licitação. Isto o obriga a subornar funcionários publicos ou de estatais. Mas isto ele faz a contragosto pois afinal de contas , antes disto era só conversar com certos amigos influentes.. Tem ainda que incluir em sua lista de funcionários, políticos e ou parentes de políticos para que leis sejam mais favoráveis . Mas isto não é tão ruim assim, pois “business is business”, afinal isto não tem nada a ver com moral e estas pessoas fazem parte da empresa. Talvez também tenha que colocar advogados para convencer os juizes da ” interpretação correta da lei” e policiais para garantir a segurança contra o resto do mundo, ( que so tem bandidos é claro).

      Mas o essencial de nosso empreendedor é que ele nunca dá ponto sem nó. Isto é sempre há a possibilidade de passar uma lei que diga que quando ele falir o estado deve salvá-lo. O nosso empreendedor jamais investirá em pesquisa e ou inovação, pois pode sempre ser um consumidor importando maquinários , processos etc, afinal um bom empreendedor não pode correr riscos.

      Isto chama-se custo Brasil!!!

  71. Mais uma vez créditos ao

    Mais uma vez créditos ao Nassif e ao GGN pela oportunidade e acerto do artigo, mas, como quase sempre, um pequeno senão. O autor (Nassif) afirma que “De fato, o país precisa ser passado a limpo. E a Lava Jato tem feito um trabalho completo de desvendar as maracutaias de um lado”. O meu questionamento é sobre esse trabalho completo, ao qual parece que o Nassif abre elogios. Sendo que a mim, parece que esse “trabalho completo” é eivados de vícios, erros jurídicos graves e arbitrariedades; praticam, de montão, uma sequência de crimes funcionais; em qualquer país sério, Sérgio Moro, Dallagnol, Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,delegados-da-lava-jato-exaltam-aecio-e-atacam-pt-na-rede,1591953Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,delegados-da-lava-jato-exaltam-aecio-e-atacam-pt-na-rede,1591953Igor Romário de Paula e outros estariam, no mínimo sofrendo processos administrativos e/ou afastados das funções e/ou exonerados do serviço público. Por aqui a massa, e até o Nassif enche a bola dos caras por esse trabalho enviesado, partidário, antinacionalista e ilegal.

    Há que se ter sempore muito cuidado com essa hiatória de “passar o país à limpo”. Em especial por essas questões:

    Quem vai passar o Brasil a limpo?

    Com que autoridade?

    Os meios a serem utilizados são legítimos e valem a pena? Compensam?

    Os que vão “passar o Brasil a limpo” são íntegors e confiáveis? Têm competência e legitimidade para o feito?

    Aí é que está, não me parece que esses paladinos da tal lava-jato tenham alguma autoridade, competência ou legitimidade para tanto.

    Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
    Siga @Estadao no Twitter

    Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
    Siga @Estadao no Twitter

  72. 10 mandamentos

    Avisem ao Dallagnol que segundo a bíblia,o único que recebeu os mandamentos direto dos céus, escreveu-os numa pedra. Mas avisem também ao Dallagnol que não adiantou nada pois ninguem os seguiu até hoje.

  73. Mesmo com a Lava Jato

    Mesmo com a Lava Jato começando a atualizar a ficha do Aécio, isto quase não teve repercussão nas redes sociais.

    Tem que respeitar o dinheiro que o mercado investiu nele; afinal, a propaganda em massa para o pedido de impeachment não pode ser desmerecida de uma hora para outra.

    A Dilma ser ineficiente é mais grave do que um simples vazamento de corrupção.

     

  74. Se essa Justiça e

    Se essa Justiça e Procuradoria, com seu comportamento perseguidor e corrupto me enoja, o que penso sobre o comportamento de Dilma mantendo esse pavão inútil no MJ é impublicável.

  75. 11 mandamento

    Pelos 147 comentários vê-se que Dallagnol e o MP estão longe da unanimidade. Isto é um bom sinal, pois tudo que eu ouvi deste rapaz é de uma superficialidade absurda, pois me parece que ele de fato é um crente. Ele acredita de fato em suas propostas e ao mesmo tempo participa de forma infame deste linchamento publico. Ele se vê como Messias perseguindo  o PT que ele deve visualizar como sendo o demo. Mas  eu diria  que já entregou sua alma a Mefistofeles, em busca das luzes da ribalta. A cada entrevista  vende mais um pouco de sua alma e   participa organicamente da  inquisição. Torquemada vendeu sua alma a cada tortura a cada injustiça que justificava como sendo a busca da purificação. Dallagnol tão cioso da verdade se nega a analisar o mundo que o cerca.   Faz parte da verdade encarar o mundo como ele é de fato e não como seus delírios pretendem definir. Defender propostas como a validação de uma prisão mesmo sem provas e antes do julgamento final, ou julgar necessária a prisão ate que o prisioneiro confesse é sem dúvida inquisitorial.Como disse um jurista, o Ministério Publico , Juizes e advogados são auxiliares da justiça e não Justiceiros.

  76. Neste momento especial que

    Neste momento especial que atravessamos, com a cabeça de milhões de brasileiros tendo sido muito bem feita por campanhas e rotinas midiáticas e informáticas de ódio a determinados símbolos políticos, apresenta-se boa oportunidade para alguém recolher um milhão de assinatura para muitas coisas fascistas ou retrógradas, ou puramente oportunistas: A pena de morte, a maioridade em 16 anos, a extinção dos Direitos Humanos, a extinção do Partido dos Trabalhadores, e até a volta da ditadura.

  77. Irmão Deltan

    Como ensina Chomsky «A menos que você entenda nossas lutas contra nossos rivais industriais e o Terceiro Mundo, a política externa estadunidense parece ser uma série de erros ocasionais, inconsistentes e confusos. Na verdade, nossos líderes têm sido mais que bem-sucedidos nas tarefas a eles atribuídas».

     
    A direita vive em regime de plantão permamente para exercer sua luta cultural, ideólogica e politica. A grande sacada foi infiltrar cretinos/imbecis obedientes em posições chaves: na politica, nos sindicatos, nas universidades, nos ministérios, nos tribunais, nas FFAA, nos meios de comunicação e – sobretudo – na produção cultural. Mesmo calado o Dellagnol causa constrangimento com sua fisionomia de cretino (do francês: crétin, cristão, usado no sentido de compaixão); mas o que me aborrece nesse imbecil é vê-lo como Procurador de justiça (imbecil, do latim: imbellis, combatente vil, inepto): quanta desonra na ação desse ”Pool”quinta coluna: jurou servir ao Brasil mas trabalha no interesse exclusivo dos investidores internacionais associados à cleptocracia nativa. E’ de trincar o capacete saber que o Dr.Deltan em pleno século XXI ja tinha sido superado do século XII! Naqueles tempos o homem passara a compreender que a natureza não mais revelava a vontade que Deus transmitia através de signos (conjunção astral, meteóro, eclipse, tempestade, pestilência, colheita, guerra, etc.). Foi revolucionario. Liberado o Aristoteles, passaram a discutir livremente, estudando leis que não mais estavam sob o controle do capricho divino. Foi em Harvard, que esse cara recebeu investidura. Foi lá que bateram pra ele que Deus tava de olho na Lava Jato: «Dentro da minha cosmovisão cristã, eu acredito na janela de oportunidade que Deus está dando para mudanças».

    A ”janela” desse Procurador hipocrita foi teorizada por Joseph P. Overton, vice-presidente do Centro Mackinac para políticas públicas nos anos 90. Ele criou a janela que leva o seu nome (janela de Overton), um modelo que mostra como as opiniões públicas podem ser manipuladas de forma gradual por um pequeno grupo de pensadores (“Think tank”).  Todo mundo sabe que a guerra do Iraque foi baseada na mentira (as “armas de destruição em massa”). Tudo seguiu o script do John Rendon, um relações públicas contratado pelo governo para controlar as informações que apareceriam na mídia (e controlar, assim, a percepção das pessoas). Com ele a mentira é o ”gancho”.

    A piração do ”irmão” Deltan faz parte de um programa bem articulado, dirigido e orientado pelo manicômio Casa Branca. Nos EUA, um messianismo nacional desvairado sempre serviu para justificar expansão econômica e política. A. J. Bacevich no seu artigo – American Empire Project -, lembra que a piração que os EUA conheceram como ”mccarthyismo”, reapareceu como ”boykinismo”: dado que os EUA estão do lado de Deus, passa a ser verdade axiomática que Deus sempre retribuirá a deferência. O movimento leva o nome do general da reserva W.G. “Jerry” Boykin, vice-presidente executivo do influente Family Research Council, dedicado a promover “a fé, a família e a liberdade”. O fanatismo religioso desse terrorista teológico é conhecido nos states como ”boykinism”. Veja em: http://aep.typepad.com/american_empire_project/2012/09/boykinism.html e aqui: http://www.urbandictionary.com/products.php?term=Boykinism&defid=321427

    1. Disse tudo, Irmão Eliseu.

      Disse tudo, Irmão Eliseu. Este rapaz deve ser membro da igreja do Santo Ministério da Nova Ordem Missiânica do Apocalipse dos Últimos Dias.

  78. A Dilma tira o tesão de qualquer petista…

    Esse comentário eu li lá no DCM, é plágio…

    Vai ter algum texto do Nassif sobre a bobagem do ano, logo nas primeiras horas, texto da Dilma na Folha de São Paulo… ?

    Alguém entende… ???

     

  79. PROVAS E ARQUIVAMENTOS

                 Quando li sobre a apreensão de recibos que teriam sido assinados  por Fernando Collor eu considerei muito estranho porque o Senador tem muita experiência e sofreu processos e até o impeachment, como então iria assinar recibos. Atacou  o Procurador Janot até lhe dirigindo ofensas.

                 O Mensalãodo PT foi baseado nas “denúncias” de Roberto Jeferson e também “assianturas em recibos”.

                 Li outro dia (sou muito mal informado) que o Dr. Gurgel (ex-PGR)  arquivou processo contra o elemento Randolfe Rodrigues, que agora é Senador (era acusado de um Mensalão) e usou como fundamento:  “.. não ser crível que um parlamentar pudesse assinar recibos e por isso avaliou que os documentos são falsos”: o site pergunta: será que o rigor do procurador-geral é seletivo?.  Caso do ano de 2013.

                  Muitas Autoridades não se preocupam em arquivar processos de ‘amigos e/ou daqueles importantes para o momento”, também, como no casos de muitos criminosos, na certeza da impunidade.

                 

  80. Esses moleques…

    … do  MPF não vão muito longe no seu delirante “combate”a corrupção. Tão logo o PT/Lula/Dilma sejam destruidos, as coisas voltarão a ser como eram antes, e a midia vai se encarregar de enterrar  bem fundo  essa merda toda, e vender a ideia de que  tudo foi resolvido. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador