Xadrez de quem é valente apenas contra os fracos

Peça 1 – a Previdência e o pacto democrático

Os grupos que se uniram para assaltar o poder romperam o pacto democrático e, agora, há uma disputa feroz pelo controle do aparelho do Estado. É nítido na maneira como se pretender desconstruir o modelo de Estado que surge da Constituição de 1988.

A Previdência Social, com o Regime Geral e com a Seguridade Social significaram um avanço civilizatório gigantesco e foram fruto do pacto, da luta democrática e social que floresce em 1988, no pós-ditadura, como lembra o ex-Ministro Miguel Rossetto.

Como proposta, a reforma da Previdência e o desmonte da Seguridade Social é a barbárie, a própria negação do direito previdenciário construído pela democracia brasileira.

Os problemas enfrentados agora pela Previdência não decorrem do descontrole das despesas, mas da brutal queda da arrecadação previdenciária, por conta da recessão, desemprego e renúncias previdenciárias legais, acentuadas no governo Dilma.

O que se pretende não é a correção de distorções, mas o desmonte do modelo previdenciário.

Ao igualar homens e mulheres, as novas regras desconsideram a condição feminina, a maternidade ou o fato de, nos lares mais humildes, a mulher sempre receber o encargo de administrar os problemas familiares, um conjunto de responsabilidades que impede o cumprimento integral do tempo de trabalho.

Além disso, na realidade do mercado de trabalho brasileiro, com a rotatividade periódica do emprego, é muito difícil mesmo para o homem cumprir integralmente o tempo de trabalho. Sua renda não permite juntar uma poupança para pagar a Previdência nos tempos de desemprego.

Finalmente, é criminoso tirar o salário mínimo do BPC (Benefícios de Prestação Continuada), muitas delas famílias extremamente pobres, com pessoas com deficiência. Tenta-se tirar o único benefício dos pobres entre pobres, famílias em situação de miséria.

As distorções não param por aí.

Retirar o tempo de trabalho e de contribuição é um enorme erro, por conta do perfil de trabalho do brasileiro: pobres começam a trabalhar formalmente aos 16 anos; os mais ricos, aos 25 anos. No campo, começa-se a trabalhar muito mais cedo e em muito piores condições de trabalho.

Países que têm como critério a aposentadoria por tempo de trabalho são aqueles de mercado de trabalho mais homogêneo.

Peça 2 – os problemas reais da Previdência

Há um problema geracional em todos os sistemas de previdência, na medida em que aumenta a expectativa de vida das pessoas e aumenta também a idade média da população. Cria-se a situação em que o tempo de aposentadoria passa a ser maior que o tempo de contribuição.

São problemas de longo prazo que exigem acordos no presente, para implementação gradativa, sem grandes traumas.

Por ser tema estrutural, as soluções têm que ser negociadas, pactuadas, aceitas pelos cidadãos. Pela fórmula atual, a pessoa só conseguirá se aposentar com a aposentadoria integral com 45 anos de contribuição.

No governo Dilma, adotou-se inicialmente a fórmula 85/95 – a soma do tempo de contribuição com idade respectivamente para mulheres e homens. Permitia uma aposentadoria superior ao fator previdenciário, mas que iria se ajustando ano a ano.

Não resolvia o longo prazo, mas valia como como início de discussão. O passo seguinte seria convocar as centrais sindicais, o Congresso e os empresários para discutir as saídas e acertar o grande acordo.

Peça 3 – a impossibilidade de um acordo

Pela abrangência, pelos impactos sobre as próximas décadas, propostas dessa natureza não podem provir de um governo ilegítimo, empurrando goela abaixo da população, baseando-se na máquina de moer consciências das Organizações Globo.

Trata-se da consolidação de um modelo infame que, em outros tempos, envergonharia até mentes mais insensíveis, como o Ministro Luís Roberto Barroso – que se jacta de falar em nome do futuro, contra o atraso.

A insensibilidade de Barroso, a maneira como atropela princípios básicos de um regime democrático – como endossar as medidas autoritárias em cima do orçamento -, o pensamento autocrático  são típicos de uma burguesia da República Velha, pré direitos sociais básicos.

E, se insisto em mencioná-lo, é por ser o representante máximo do que mais anacrônico a elite brasileira produziu, o intelectual falsamente sofisticado, que trata as ideias com a mesma superficialidade com que busca bens de consumo da moda, sem jamais se introjetar princípios básicos constituintes de uma sociedade civilizada.

A agenda proposta inviabiliza o direito previdenciário.

É indecente num sistema tributário em que a maior parte dos tributos é arrecadado de contribuintes de baixa renda, cortar os benefícios dos mais pobres mantendo as brechas que permitem aos de maior renda beneficiar-se do planejamento fiscal e dos juros praticados pelo Banco Central.

Tenho sido, em geral, contrário às medidas radicais, à intolerância política, ao radicalismo estéril. Mas endosso a posição de Rosseto: qualquer tentativa de negociar esse pacote será um endosso à liquidação do direito previdenciário.

Peça 4 – o país da bazófia

A exacerbação em torno do golpe, a falsa frente majoritária que derrubou o governo criou em muitos de seus protagonistas a falsa sensação de segurança, típica das torcidas organizadas, que transforma os pusilânimes em valentes, os fracos em truculentos, os tímidos em arrogantes.

Passado o instante de catarse, muitos são apanhados em flagrante, com seus medos e fragilidades, como as cortinas do teatro que se abrem e flagram o ator urinando no vaso de flores na frente de uma plateia lotada.

Valente 1 – a Ministra Carmen Lúcia declara guerra aos políticos, dá palavras de ordem, pratica quatro frases de efeito e arregimenta a categoria e o populacho. Aí, no meio do caminho tinha um presidente do Senado, e ela recua tão ostensivamente que faz questão de registrar seu voto de presidente favorável a Renan. Nem seguiu a máxima do recuo: não seja tão lento que pareça provocação, nem tão rápido que sugira medo.

Valente 2 – O valente Eliseu Padilha anuncia a reforma da Previdência e retira dela os militares e a Polícia Militar – que supunha os únicos poderes armados. Aí a policia civil e os bombeiros fazem o maior pampeiro, inclusive enfrentando a PM do Rio de Janeiro. Depois, 190 representantes de sindicatos de policiais, bombeiros e agentes penitenciários invadem o Ministério da Justiça. O Ministro Alexandre de Moraes, depois de sua notável performance carpindo pés de maconha no Paraguai,  nem ousa aparecer.

No final do dia, vem o recado ligeiro: policiais e bombeiros estão fora da reforma.

Valente 3 – com a queda de Geddel Vieira Lima, depois de dias e dias ganhando coragem, Michel Temer nomeia o tucano Antônio Imbassahy como Secretário de Governo. O centrão bate o pé e Imbassahy sai de cena, antes mesmo de entrar.

Valente 4 – O douto representante de Eduardo Cunha e Eliseu Padilha na EBC, Laerte Rímoli, manda embora a apresentadora Leda Nagle. Os protestos invadem a rede e merecem home de O Globo Online. Imediatamente, recua, antes mesmo de pensar em uma saída estratégica.

Valentes 5 – Tal e qual um Aníbal, o Cartaginês, Geddel e Padilha irromperam nas hostes adversárias indo direto ao butim, mandando demitir servidores, criando um crivo ideológico nas verbas da Secom. Com os primeiros petardos, Geddel é flagrado aos prantos, pelos corredores do Planalto, e Padilha internado com pressão alta. Nesse ínterim, a postura altiva de Dilma Rousseff é reconhecida pelo Financial Time, que a premia como uma das mulheres de 2016 por seu comportamento na tragédia do impeachment.

Duas conclusões reiteradas:

1.     O governo Temer morreu.

2.     Não há saída fora do grande pacto em torno das eleições diretas.

Luis Nassif

94 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Morto ou não o governo tem
    Morto ou não o governo tem tudo costurado para entregar as reformas. Inclusive a da previdência e sendo assim o país vai para o buraco sem volta.

  2. O povo está só,
     
    foi

    O povo está só,

     

    foi abandonado pela elite podre e carcomida com o apoio da midia corrupta e mafiosa, ou reagimos ou teremos tempos de sofrimento e desesperança….

    1. E abandonado pelo ACOVARDADO

      E abandonado pelo ACOVARDADO PT !!!

      Aquele que podendo barrar a PEC, costura acordo com o STF para que Renan possa passá-la !!! Um partido de Frouxos e COVARDES !!! Que faz 13 indicações para o STF e não acerta em uma sequer !!! O único ministro na atual composição indicado pelo Efeagácê coloca todos os petistas no bolso !!!

      Dilma foi eleita a mulher do ano pela financial Times pela maneira como aceitou o golpe !!! Se tivesse agido de forma a evitá-lo, seria txada de ditadora, e talvez a Janaína Paschal ganhasse o prêmio, como uma mulher guerreir que luta contra uma ditadora !!!

  3. Há outra saída sim. Povão do

    Há outra saída sim. Povão do céu vamos invadir o stf, o senado, o planalto, a camara, a  a globo a casa do traíra. Força e violência é a solução. EU NÃO VOU PAGAR PEDÁGIO NENHUM PARA ESSES BANDIDOS. Vamos gente. Por favor vamos reagir. é só convocarem que estou dentrl. E.T. e agora para o que der e vier. ESTOJPRONTO para tudo.  RAIVA ESTÁ TÃO GRANDE QUE NÃO RESPONDO MAIS PELOZ MEUS ATOS.

  4. O “governo” Temer foi um

    O “governo” Temer foi um aborto, portanto natimorto.  O filho da puta nao tem controle nem sobre seu lunatico “ministro” da justica.  E ainda eh corrupto do comeco ao fim.

  5. ” Cartaginês “

        Me contaram, era umas 19:00 hs, que Zé Anibal seria o sucessor do não bem sucedido Imbassahy, não acreditei por conhecer o cara, ele é muito belicoso para assumir o cargo que era de Geddel, alem do que está dificil acreditar em qualquer informação que saia de Brasilia, este governo tá pior que biruta de aeroporto, parece que nesta fase da pós-verdade, a boataria vira realidade em curtos espaços de tempo – horas.

         Tais pessoas tb. estavam comentando, seriamente e não por comentar a espera de reações, que antes do final deste ano uma mini-reforma ministerial acontecerá, atingindo até mesmo a configuração ministerial, Dyogo Oliveira seria o primeiro a “rodar”, as funções do MinPlanejamento seriam ampliadas com o comando de um indicado pelo PSDB, montado em um “pacote” palatavel show, aos que financeiramente sustentam o atual regime.

  6. O povo está atordoado com

    O povo está atordoado com tudo isso.

    É informação demais e pouca orientação política da esquerda, que também morreu. Lula e Dilma, como pessoas, são o que restou de algo digno de se chamar esquerda.

    A reforma de previdência é tão inescrupulosa que o povo se nega a negar. Onde estão as  esquerdas? Discutindo o que e com quem? Com o povo é que não é?

    Não tenho a menor dúvida que toda essa porcaria terá de ser desfeita. Nem que seja na marra.

  7. Conclusão final: fizeram do

    Conclusão final: fizeram do Brasil um zona!

    Falta moral e inteligência para os reais detentores de poder (pulverizado) hoje fazer qualquer coisa que não cuidar do seu e gerenciar diariamente a crise do dia anterior.

    No momento que essa zorra acabar, os brasileiros precisam colocar esse pessoal no seu devido lugar: juízes, promotores, congressistas, empresários, mídia; todos os golpistas. A conta precisa ser passada a eles!

    Todas as PECs dos golpistas devem ser revogadas, uma limpeza feita nas instituições e os princípios de igualdade da CF88 implementados na prática de uma vez por todas.

  8. Fogo nas vestes

    Quem vai atear fogo nas vestes primeiro?

    Um desempregado(a) de meia idade ouvindo mais um não; um jovem sem chance de ingressar no ensino superior e suportando humilhações do patrão que se vangloria da atual oferta de mão de obra;  um trabalhador recém demitido tentando receber seguro-desemprego ou qualquer outra pessoa que tente buscar atendimento médico no SUS.

    Suspeito que será eu, se não parar de ler esse xadrez.

  9. Ancoras

      Michel, Padilha, Jucá, Renan e grupo, podem até serem insidiosos, golpistas, mas são sobreviventes, portanto reativos as situações que lhes são apresentadas,  estão há décadas em Brasilia, passaram por varios governos, alguns como Renan já até renunciaram a cargos/mandatos, então considera-los “burros” é um tremendo erro de avaliação, sobreviventes de ignorantes não tem nada.

       A tosca ação do Min Marco Aurélio contra seu “cumpadre” de priscas eras, alertou ao grupo de Temer em sua fragilidade perante a justiça, afinal todos possuem processos pendentes no STF, o de Renan por exemplo, estava estacionado há mais de 4 anos, alem deste, ele tem mais 10 que podem ser pautados e tornar-se réu em varios, todos tem, todos podem por uma canetada virar réus, serem escrachados pela midia, virarem alvos faceis, e “sobreviventes” não reagem, eles procuram acordo, ou “ancoras” de segurança. procuram sair do corner.

         E como sair desta situação de pressão ? 

         Compor , entregar os “anéis” para manter os dedos, estabelecer o costumeiro “toma lá, dá cá “, tanto com seus parceiros como com o judiciario superior , o que pela atual conjuntura politica e economica, é ceder partes importantes do governo ao PSDB + correlatos ( PPS, DEM , PSD, PSB ), a sinalização de Temer ao nomear Freire ( PPS ) não bastou, agora eles querem mais, querem o controle sem comprometimento futuro, o PSDB está “blindado”, “tefalizado”, tanto em Curitiba (1a instancia ) como na ultima ( STF Brasilia ), Temer é a “enzima” que participa do processo, mas não o comanda.

           Temer e seu “grupo”, ao se submeter ao dirigismo externo do PSDB ampliado ( midia + empresarios + judiciario ), procura se “segurar” em um suposto poder ( em relação a Michelzinho, é a imagem de Poder – ele sempre foi, aliás É extremamente vaidoso, é só lembrar de seu casamento com Marcela, entrou na igreja parecendo um adolescente ), Poder este que Gilmar Mendes, em uma canetada, pode enviar para as calendas, e Gilmar ninguem pode negar é um ferrenho quadro do PSDB, e alem de discurso sem medo tem em certas ocasiões a “mão pesada”.

            Para Temer a unica solução para a continuidade é “fechar” com o PSDB.

    1. “Fechar com o PSDB”

      “fechar com o PSDB” significa, hoje em dia, fazer a opção por acelerar e endurecer ainda mais o ajuste.  E isso trata-se da essência do golpe.

      “Quem votou em Dilma votou em Temer” é o mantra dos que se recusam a ver que o impeachment foi um golpe.  Com o PSDB dando as cartas este mantra cai completamente por terra e fica escancarado que o impeachment nada mais é do que elevar ao poder os perdedores da última eleição.  Com certeza quem votou na Dilma o fez para ter o PSDB na secretaria de governo…

      A própria fritura do Meirelles mostra isso.  Meirelles fez uma opção estabalhoada por o que , dentro da ortodoxia, seria um “ajuste gradual”.  Colocou tal ajuste gradual na constituição, cometendo mais uma das imensas jabuticabas institucionais brasileiras.  Não basta, dizem os porta-vozes da divindade mercantil.. o ajuste não é duro o suficiente.  Meirelles tinha pretenções a vôos maiores, mas só quem está com autorização para voar agora são os tucanos.

      Para o PSDB é perfeito.  Tem seu projeto de governo que é instrinsicamente inelegível executado enquanto se preserva para a eleição futura.

      Para o mercado transnacional é perfeito – aposta na ascensão do PSDB – e também o mantém refem através da Lava Jato. Essa é a alternativa de poder, mas ái dela se ousar ter algum pensamento ou projeto próprio. Tais interesses transnacionais agora tem sob seu controle o conselho guardião da revolução togada – os que dizem quem pode e quem não pode ser eleito e quem pode ou quem não pode governar.

      Resta saber se o robinwoodismo inverso de tirar para o pobre e dar para o rico vai passar goela abaixo dos pobres.

       

      1. Fui modesto

           Como conheci Michel anos atrás, muitos anos, fui modesto, ele não irá “fechar” com o PSDB, ele irá entregar o governo a eles, a ele basta ser o Presidente, cometer poemas horrorosos, discursos sem sentido, mas o “governar” não é com ele, muito menos seu grupo de apoio é chegado a isto, o negócio tanto de Temer quanto dos que o acompanham, é conchavar visando manter nacos de Poder, procurando durar até 2018.

            O PSDB entrará mais ainda no governo Temer, talvez seja este o unico jeito – acho que é – para segurar a Lava Jato, que atualmente é o PODER efetivo que existe no País, e TEM que ser detido de alguma forma, até o Torquemada Curitibano sabe disto, tanto que as delações da CNO ( Odebrecht ) necessitam de mais tempo, serão “selecionadas” e o mais rapidamente possivel direcionadas a atingir alvos definidos, uns serão escandalizados e outros ( do esquema ) irão passar quase em branco ( desde que colaborem com o que lhes foi exigido ).

             Só que tem o seguinte : Temer et caterva não são burros, muito menos o pessoal do PSDB, que quer ser “governo” mas não muito, pois se der certo – por um curto periodo – ele alegará que colaborou, mas se der muito errado, irá conspirar para derrubar Michel e até correlegionários psdbistas que participem do governo, tanto que ” Grans – Tucanos” não participaram diretamente do governo temer, irão permanecer na “espera”, alguns até poderão, caso a crise recrudesça , a encher o saco com o parlamentarismo ( ação interessante para “jogar” as eleições de 2018 para 2020 ).

               Quanto ao “pobre”, a classe média, serão manipulados pela midia, pelas redes sociais, pelo futuro excelso porvir a ser prometido, em suma, sem querer ser elitista ou chato : Não contam, servirão para manobra, caso reajam, as PMs estão na fita dispostas a “acalma-los” e a midia de massa a ignora-los ( censura no Brazil existe e está funcionando a todo o vapor ).

  10. Parece que o Brasil não conseguirá atravessar 2017

    Uma agência de risco, a Nomura elenca 10 cisnes negros em 2017, entre eles controle de capitais extrangeiros em países emergentes. A chance do câmbio dar um nó na economia brasileira aumentou muito, isto se não acabar o Dollar e o dinheiro no planeta, ai sim, estamos 100% nas mãos da banca.

    O buraco para passar se afunila, os mercados hoje já deram mostra desse pessimismo monumental. Tem agência falando em short Brasil, não estou mais sozinho nesta.

    Na minha humilde opinião, situações excepcionais, tal como o Fim do Brasil, exigem medidas excepcionais, mas continuo apostando ainda na Astrologia, Tarot e Geometria para dar Norte, Rumo e Estrela para o país.

    Fora disto, apertem os cintos que o piloto sumiu KKKKKKKK!!!!!

  11. Já que não vai ter salário,

    Já que não vai ter salário, não vai ter emprego, não vai ter segurança, dá para o povo se unir e pedir legalmente falência judicial? Vamos dizer assim, se a Oi pode, nós podemos? E a Oi continua aí, firme e forte.  A base da pirâmide pede falência (nem sei se é esse o termo) e aí? O que acontece com o meio e o topo da pirâmide? Base pode ser fundamento ou fundação, sem isso, o prédio cai, a economia desaba. Posso até estar falando besteira, mas não vejo mais saída…

    1. Em 2017 não pagarei IPVA nem

      Em 2017 não pagarei IPVA nem IPTU . Só pagarei judicialmente ou quando meu carro for rebocado em blitz .

      Ah, continuarei boicotando qualquer produto ou empresa que veicule propagandas na GRoubo .

      Já estou até aprendendo fazer cerveja artesanal para evitar encher o bolso do golpista Lehman .

      Supermercado ? Procuro pequenos mercados que ainda não enchem o cofre dos marinhos .

    2. Em 2017 não pagarei IPVA nem

      Em 2017 não pagarei IPVA nem IPTU . Só pagarei judicialmente ou quando meu carro for rebocado em blitz .

      Ah, continuarei boicotando qualquer produto ou empresa que veicule propagandas na GRoubo .

      Já estou até aprendendo fazer cerveja artesanal para evitar encher o bolso do golpista Lehman .

      Supermercado ? Procuro pequenos mercados que ainda não enchem o cofre dos marinhos .

      1. Judicialmente? é só não

        Judicialmente? é só não receber o oficial de justiça ‘. Como o Renan pode, todo mundo pode, já que ‘todos são iguais perante a lei”

  12. Reforma da Previdência e conflito distributivo no BR

    Bate-bola com o Ciro D’Araújo, parte do post “Placar em Brasília: Classe Política 1 x 0 Globo/Moro

    Romulus:
    <<Por isso que meto o pau na elite brasileira e chamo de jeca e pedante. Eles enchem a boca para falar q Lula não tem diploma… mas são infinitamente menos capazes que ele. A gente tem uma ~ oligarquia ~ sem ter uma ~ aristocracia ~. Eles são eternos nouveau riche… de geração em geração…>>

    Romulus:
    <<Li agora a Miriam Leitão falando sobre Reforma da Previdência… essa não é (tão) “burra” não. É (mais) maliciosa mesmo…
    Ela fala que “o governo pequeno e impopular resolveu enfrentar o tema de longo prazo das aposentadorias” mas critica que “os militares foram deixados de fora”.
    Ela não consegue ver causa e efeito nem na cara dela?
    É justamente por ser impopular e fraco q a reforma vai cair em cima de quem não tem representação e vai preservar quem tem fuzil em casa. Fazer uma reforma de longo prazo com um presidente “a título precário” é que é o erro. Se ela não visse isso, seria “burra”. Mas não é… então só fala de militares para fazer jogo de cena. Tem que pegar os militares e a casta jurídica do Estado, lógico. Mas como fazer isso sem apoio popular? Ah, Miriam…>>

    Ciro:
    <<É a estratégia, lembra que para o economista, não é uma questão qualitativa é só quantitativa… “Não morrerão mais de um milhão de pessoas, e isso não será o bastante para resolver o problema… Ou seja, ela está fazendo “lip service” para a inclusão dos milicos…
    Para economistas só importa o lado direito da planilha fechar com o lado esquerdo…
    É deliberado, a PEC “disciplina o conflito distributivo”. Disciplina assim: quem tem mais poder fica com mais, quem não tem se fode e se sacode…>>

    <<No fundo “só Nixon pode ir à China”. E por isso (hoje em dia) só o PT podia fazer a reforma da previdência. Tem que acontecer de forma pactuada>>

  13. AJUDE A DESMASCARAR A FARSA DOS GOLPISTAS
    NOVO

    Previdência Social: “Não há que se falar em deficit enquanto houver recursos da Seguridade Social”

    Anfipoficial9 meses atrás2.561 visualizaçõesDeclaração do vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social da ANFIP, Décio Bruno Lopes, em especial produzido dela …

    Vídeo da Anfip mostra a farsa do chamado “rombo” da Previdência

    Sintrajufe Sindicato3 dias atrás220 visualizaçõesA Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) divulga vídeo para alertar a sociedade quanto às …NOVO

    https://www.youtube.com/watch?v=6jYKSxNaFHY

  14. Previdência privada fracassa no Chile

    Previdência privatizada fracassa no Chile e país já estuda reforma do modelo perverso

     

    Chile previdencia

    O laboratório de experimentações neoliberais está diante da premência de mudar seus paradigmas. O Chile — que desde a ditadura Pinochet, instaurada nos anos 70, serviu de campo de provas para os principais projetos ditados pelo grande capital à América Latina — quer reverter, ao menos em parte, os estragos decorrentes da privatização da Previdência, entregue ao setor financeiro desde 1981.

    Além disso, a massiva mobilização da juventude chilena, nos últimos anos, está obrigando o governo a rever a cobrança de mensalidades no ensino superior — mesmo nas instituições públicas — e a pressão dos trabalhadores conseguiu colocar na agenda uma reforma trabalhista que amplia direitos, especialmente no que diz respeito à organização e representação sindical.

    A reivindicação por uma nova previdência é antiga e até já inspirou uma minirreforma, em 2008, no primeiro mandato da presidenta socialista Michele Bachelet. Desde o retorno dela ao cargo, em 2014, crescem as manifestações no país por revisões ainda mais profundas no modelo perverso adotado na ditadura, no qual cabe exclusivamente aos trabalhadores arcar com as contribuições para suas aposentadorias.

    O modelo da Previdência no Chile, desde a privatização, arrecada 10% dos rendimentos de cada trabalhador, valores que são vinculados a uma conta individual administrada pelo sistema financeiro por meio das Administradoras de Fundos de Pensão (AFPs). O principal ponto da reforma reivindicada no Chile é que os empresários passem a aportar um mínimo de recursos para contribuir com as aposentadorias de seus empregados.

    A proposta que está em análise prevê 5% de contribuição patronal, calculada sobre a folha de pagamentos, com cobrança implementada gradualmente ao longo de uma década. Se no Brasil de poucos meses atrás isso pareceria razoável ou até modesto, no Chile o patronato está em pé de guerra para continuar se eximindo de participar da conta com quaisquer centavos.

    A Previdência do Chile adota um modelo de capitalização individual, que rompe com a noção de solidariedade inspirador das previdências desde seus primórdios, ainda na Revolução Industrial, no Século 18. Naquele período, diversas categorias de trabalhadores, com destaque para os mineiros, começaram a constituir caixas comuns onde as contribuições dos ativos revertiam para o pagamento dos doentes e acidentados, impossibilitados de trabalhar, e onde idosos, órfãos e viúvas encontravam um mínimo de amparo.

    Essas caixas também tinham capacidade de assegurar a subsistência dos trabalhadores e de suas famílias quando os salários eram suspensos em períodos de greve, o que dava às categorias uma maior capacidade de pressionar pelo atendimento de suas reivindicações e contribuiu para o fortalecimento das organizações sindicais.

    Só muito posteriormente essas caixas seriam encampadas pelo Estado, que assumiria a sua administração. Esse modelo solidário, chamado de regime de repartição, é o formato que ainda predomina em todo o mundo, incluindo o Brasil e está na mira da reforma previdenciária defendida pelos tucanos e pelo governo interino de Michel Temer.

    Na ditadura Pinochet, o grande capital conseguiu impor ao Chile o modelo privado, fundado na capitalização individual. As AFPs captam 10% do salário de cada trabalhador a custo baixíssimo e emprestam esses recursos, embolsando a remuneração dos juros. Também realizam investimentos, favorecendo grandes empresas. “Isso gera lucros milionários não apenas para os donos das AFPs, mas também para os donos das empresas que recebem esses investimentos”, explica Rigoberto Chandía, conselheiro da Central Unitaria de Trabajadores (CUT Chile).

    A justificativa é de que as AFPs, com seus investimentos em diversos setores, movimentam a economia do Chile, mas Rigoberto Chandía questiona os resultados desses investimentos para os donos do dinheiro que bancam os lucrativos empreendimentos.

    Os números dão razão às críticas do sindicalista. No geral, a média das aposentadorias chilenas não supera os 180 mil pesos (R$ 883, ao câmbio de hoje). Entre as mulheres, essa média é ainda mais baixa – entre 110 mil e 120 mil pesos (R$ 540 e R$ 589) — porque cálculos para a aposentadoria levam em conta a expectativa de vida mais alta. No Chile, a expectativa de vida é de 90,3 anos para mulheres e 85,2 anos para os homens. Quanto mais vivem os chilenos, menores são suas pensões.

    “Nós somos os donos desses fundos, mas eles sequer ouvem a nossa opinião sobre os investimentos que fazem com o nosso dinheiro. Apenas uma parcela muito pequena da rentabilidade dos fundos de pensão reverte para as nossas contas individuais. Mas quando os negócios vão mal para uma AFP e ela perde dinheiro em maus investimentos, os prejuízos chegam sem desvios às nossas contas”, afirma Chandía em artigo publicado no portal da CUT-Chile no último 12 de agosto.

    O grande pretexto para reforma previdência no Chile durante a ditadura foi desonerar o Estado dos gastos com o setor. Os militares, porém, ficaram fora do modelo adotado com a privatização.

    Com o modelo privatizado, baseado em contas individuais, a previdência chilena só cobria 55% da força de trabalho do país, até em 2008, e pagava benefícios médios que equivaliam a uma faixa entre 30% e 40% do último salário recebido pelo trabalhador na ativa, segundo a CUT-Chile.

    No primeiro mandato de Bachelet, algumas alterações aprovadas pelo Congresso Chileno buscaram mitigar alguns dos aspectos mais perversos da Previdência privatizada herdada de Pinochet — sem, contudo, alterar o seu cerne.

    A partir dessas mudanças, todos os chilenos com mais de 65 anos situados entre os 60% mais pobres da população passaram a ter direito a um benefício mensal mínimo de 75 mil pesos (US$ 167) – a chamada aposentadoria básica solidária.

    O mesmo valor passou a ser assegurado aos que nunca contribuíram, desde que se situem entre os 20% mais pobres da população. Também foi criado o aporte previdenciário solidário, bancado pelos cofres públicos, complementando a aposentadoria para todas as pessoas que contribuíram com menos do que o suficiente para alcançar 255 mil pesos mensais. Essas mudanças tiveram implementação gradual, iniciada em 2008 e concluída em 2012.

    http://www.ptnacamara.org.br/index.php/outras-noticias/item/28754-previdencia-privatizada-fracassa-no-chile-e-pais-ja-estuda-reforma-do-modelo-perverso

    1. bom, muito bom!

      Muito boa lembrança.

      Sugiro qur transforme um post do blog.

      Será mais um alerta contra essa formulas “miraculosas” do neo leberalismo.

      Pena o estado de alienação dos trabalhadores.

  15. Vamos buscar a Dilma. Só ela

    Vamos buscar a Dilma. Só ela seria capaz, neste momento, de criar fatos políticos em benefício do Brasil. Ela errou na economia, eles os golpistas estão errando muito mais. 

    Ela volta, tira pec 55, reforma da previdencia, todos os nomeados fdp, e forma um governo com os poucos honestos que ainda temos no país, E conduz o barco, com leme firme e honestidade, até a eleição de 2018, ou antecipa s eleições gerais.

    O resto, creio, é delírio. É precipício na certa. 

    1. Homenagem ou enterro de luxo

          A Sra. Rousseff é carta fora do baralho, já era, é passado, mas para o pessoal agregado ao FT, externo ao BraZil, ela ainda é util, não ela em si, sequer o partido ou seu governo, mas ainda uma “arma” para pressionar Michel para que ele acelere as “reformas” e pague a fatura.

           O FT avisou a Michel, tipo que para eles/nós, o governo dele está devendo, então vamos levantar um cadaver para assusta-lo, e fazer com que ele se mexa.

           Dilma esta RIP para o FT, então proporcionemos a ela um enterro luxuoso, afinal com o capital ela até foi legal, merece loas e encomios, e pode ser usada ainda para encher o saco de Michel, um cara que não está “pagando” o prometido.

      1. Ataque os corruptos e não os incorruptíveis!

        Cidadão,  Dilma tem as mãos limpas, ao contrário de grande parte de seu partido!!!

        Se liga, cara! Ataque os corruptos e não os incorruptíveis!

        Dilma não morreu, o que morreu foi a vergonha dos políticos e ministros do Supremo!

        1. Quais são os corruptos?

          Qual o Partido da Presidente deposta pelo Golpe? E quem sao os corruptos que V. Sa. insinua haver no seu partido? Seriam aqueles condenados em sentenças encomendadas em 2012, baseadas numa suposta “Litaratuda do Direito” por esse STF que vc aparentemente considera que perdeu a moral que nunca teve e a vergonha que já lá se vai ao longe? E quem se fantasia de corrupto da CBF tem vergonha na cara?

      2. Post provocador….

        Mas quando o FT da um premio a Dilma por ter “Caido sem fazer marolas”,  sinceramente, preferia que tivesse caido “atirando pra todo lado”…….premiação um pouco estranha.Faço um paralelo: qual seria a manchete do day after ao impichi de um presidente americano que caiu sem fazer marolas….sem lutar com unhas e dentes…seria premiado?Quanto ao resto do post, foi dito de maneira crua e provocadora mas levanta pontos interessantes e dignos de discussão.Que Dilma foi honesta e digna, não tenho duvidas e quanto a sua “morte politica”, no momento presente é uma realidade, no medio prazo, o futuro ao futuro pertence…  

      3. Para você a decisão da liminar foi previamente discutida?

         

        Aureliojunior50 (sexta-feira, 09/12/2016 às 03:10),

        Ontem eu fui atrás de posts em que eu tivesse comentado a respeito do tanto que o STF tem sido teatral. A intenção era acrescentar algo ao comentário que eu enviei terça-feira, 06/12/20165 às 20:25 para o post “Xadrez do confronto entre Supremo e Senado” de terça-feira, 06/12/2016 às 06:53, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-do-confronto-entre-supremo-e-senado

        O post que eu procurava seria para convalidar o seguinte parágrafo do meu comentário junto ao post “Xadrez do confronto entre Supremo e Senado” como se vê na transcrição do parágrafo abaixo:

        “Não me parece ser da índole do ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello usar o argumento do clamor das ruas, embora ele já o fizera no episódio do julgamento dos embargos no julgamento da Ação Penal 470 no STF. Avalio, entretanto, como eu disse à época, que ele lançou mão do argumento, naquele momento, com o fim exato de ser contra-argumentado. Foi apenas uma deixa para o ministro José Celso de Mello Filho se esbaldar.”

        Foi um custo encontrar o post que eu procurava. Foram vários post em que havia a discussão do teatro no STF, mas que não eram exatamente o post que eu procurava. Houve até mesmo posts que estavam ceifados de páginas de comentários e eu temi que entre os comentários que foram eliminados estivesse algum meio.

        A maior dificuldade na minha pesquisa foi que imaginei que a discussão sobre os Embargos Infringentes na Ação Penal 470 no STF tivesse ocorrido em abril de 2013 quando na verdade foi em setembro de 2013.

        A pesquisa foi boa porque encontrei muitos posts interessantes, e poderei os mencionar aqui ou alhures. E além disso encontrei intacto o comentário a que eu queria fazer referência. Só que como o post “Xadrez do confronto entre Supremo e Senado” já estava velho, eu pensei em levar para um post mais recente a discussão a respeito do comportamento do ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello de impedir monocraticamente a manutenção de Renan Calheiros na presidência do Senado e que guardava semelhança com o comportamento dele nos embargos infringentes.

        Já era madrugada quando vi este post “Xadrez de quem é valente apenas contra os fracos” de sexta-feira, 09/12/2016 às 06:17 e vi que se tratava do post adequado para eu voltar ao assunto de se analisar com mais cuidado o comportamento do ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello. Sabia pelo próprio título do post que eu ia encontrar muitas críticas de Luis Nassif que iriam merecer um contraponto.

        Seu comentário que agora faz quase parte do post e que fora enviado sexta-feira, 09/12/2016 às 00:54 e já está agora na segunda página, chamou-me muito atenção. Como já era tarde da noite deixei para comentar hoje. Ao reler com mais atenção o seu comentário não me pareceu tão próximo da ideia que eu pensara que você queria transparecer quando falava da velha amizade entre o ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello e Renan Calheiros.

        A sua ideia é que estão todos em conluio para entregar o poder para o PSDB e consequentemente ao mercado. Essa tese você reforça aqui neste seu comentário enviado sexta-feira, 09/12/2016 às 03:10, junto ao comentário de Rdmaestri e que fora enviado sexta-feira, 09/12/2016 às 02:40. Que a ex-presidenta Dilma Rousseff seja considerada carta fora do baralho é tese mais que válida como ela mesmo já dissera em entrevista coletiva a respeito da possibilidade de aprovação do impeachment. Agora o conluio para entregar o poder ao PSDB e ao mercado, parece-me mais difícil.

        A menos que você esteja trazendo de volta uma velha tese que eu defendo de que a assunção do poder pelo PSDB e depois pelo PT fazia e fez parte de um golpe desses dois partidos elaborado nas entranhas da USP (Os que discordavam da minha tese diziam que o PT surgiu na PUC) para impedir que o cetro presidencial fosse assumido por um aventureiro sem escrúpulo.

        O modelo tem sido aplicado desde 94 e se pode mesmo dizer que tem sido aplicado desde o governo de Itamar Franco em 1993. Não se deve esquecer que em 2002, Itamar Franco como governador apoiou o PT e Aécio Neves. Como o PT estava muito enfraquecido no segundo governo da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff, o PSDB teria sido encarregado de novamente tomar o poder e restaurar a dobradinha PSDB – PT.

        Tudo, entretanto, se resume a dobradinha PT e PSDB. Uma dobradinha em que os dois partidos se dividem para reinar. Como não dava para o PSDB comandar o golpe sozinho, ele estaria contando com a ajuda do STF que vai vagarosamente colocando de escanteio o PMDB. Poderia ser viável essa hipótese do STF proteger o PSDB se se põe de lado o mercado. O PSDB é um partido de intelectuais que não tem toda essa habilidade para tratar com as cobras criadas do parlamento.

        E avalio como equivocado acreditar que esse STF seja entreguista. O que é mais fácil é que o STF tenha exata noção do que é o capitalismo e que nessa fase não há como o capitalismo funcionar adequadamente sem que o Estado ajude o capitalista. Enquanto houver capitalismo é necessário a acumulação de capital. Sem ela, o capitalista e o capitalismo não crescem e se não crescerem, o sistema soçobra.

        Então apesar de já estar preparado para esse tese, considero que é pouco provável que o STF tenha tomado partido específico do PSDB a ponto de querer colocar o PMDB fora da zona de conforto que o partido sempre ocupou, sem precisar ficar em cima do muro. Agora que a ação do ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello não foi uma ação isolada, feita às cegas e sem aviso prévio é mais do que certo.

        O STF é um STF indicado pelo PT dentro dos limites dos poderes do PT, isto é, um partido que não conseguiu arregimentar nem mesmo 25% dos votos para impedir o impeachment. A escolha do PT não tem como não recair sobre membros da elite da sociedade brasileira e, não se pode esperar que esses membros não tenham os cacoetes de direita, mas ainda assim é dele que tem partido toda a inovação no direito brasileiro. Agora mesmo tivemos a definição de que a vida só começa após o terceiro mês de gravidez.

        Há muito que eu preconizava o direcionamento dos esforços para a definição de vida e não para que se deixasse a cargo da mulher a decisão de ter ou não o filho. Era um posicionamento mais científico e com mais possibilidade de êxito. Batalhar pela descriminalização do aborto a meu ver seria uma opção destinada ao fracasso, pois era inviável em uma sociedade conservadora como o Brasil. Além disso não vejo como uma opção mais moderna ficar a favor de aborto para mais de três meses. Um modelo assim seria tão retrógrado na minha concepção como um modelo que adota a pena de morte.

        Bem, o post que eu queria indicar com um comentário meu em que eu trato de como os ministros do STF têm desempenhado papeis que são previamente definidos é “Os juízes playboys do Supremo” de quinta-feira, 19/09/2013 às 16:55, aqui no blog de Luis Nassif e com texto dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/noticia/os-juizes-playboys-do-supremo

        E eu dei ao meu comentário enviado quinta-feira, 19/09/2013 às 21:43, e destinado a Luis Nassif, o título de “Olhares obnubilados não enxergam o que há atrás do palco”. A intenção era ressaltar como as pessoas não prestam atenção à evolução dos acontecimentos e se apegam a um aspecto às vezes sem importância e o transformam em um grande cavalo de batalha.

        Talvez eu volte a comentar aqui neste post “Xadrez de quem é valente apenas contra os fracos” com o intuito de trazer alguns links para posts que eu encontrei na procura de minha explicação para quando o ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello usou o mesmo argumento do clamor das ruas para se manifestar na questão dos Embargos Infringentes na Ação Penal 470. Não só os posts valem a leitura como há também comentários meus que analisam bem a presença do STF na política brasileira nos últimos cinco anos e muito da modernização que ele empreendeu.

        E há ainda outra questão que eu queria fazer para você. Existe relação do seu nome com o de outro blogueiro que assinava apenas Junior50? Às vezes há fatos curiosos. O comentarista Chico Pedro durante certo tempo mudou de nome e passou a se chamar de Chjco Cavalo Manso. O objetivo de tal mundança fica totalmente obscuro e só atiça a curiosidade. Recentemente eu estava a procura dos ótimos comentários do DanielQuireza e acabei descobrindo que agora ele assina como anônimo os comentários dele.

        Com DanielQuireza há realmente um fato interessantíssimo. Parecia quando iniciou os comentários aqui no blog de Luis Nassif ser uma pessoa bem jovem, pelo menos ser algum com bem menos que a metade dos meus 62 anos. Fazia comentários muitos pertinentes e bem elaborados, mas de certo modo incorporou quase todos os argumentos de Luis Nassif contra quem quer que seja. Ainda assim os comentários dele eram realmente excelentes, e vários foram transformados em post.

        Como eu disse, ele incorporou praticamente todas as críticas que Luis Nassif fazia ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Falhou em não perceber que Luis Nassif como dono de um blog precisa manter para o blog uma plateia mais eclética sob pena de transformar o blog em um nicho de lugar comum, ou melhor, de uma só opinião. E assim já de antemão a gente já sabia qual seria o posicionamento dele em relação às desonerações fiscais, à política de energia elétrica, ao preço da gasolina, à não reação da ex-presidenta às custas do golpe à Operação Lava Jato, etc.

        E assim diante do problema de endividamento da Petrobras, o DanielQuireza acusava a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff de duplamente ter conspirado contra a Petrobras por manter baixo o preço da gasolina e por não se posicionar contra a operação Lava Jato que estaria destruindo a empresa. Nada diferente das críticas que Luis Nassif fizera aqui e que em meu entendimento eram falsas. O problema da Petrobras foi o endividamento em dólar, associado com a valorização da moeda americana e a queda dos preços do petróleo. Esses dois últimos problemas, a valorização da moeda americana (que até é um falso problema) e a queda dos preços do petróleo(Que antigamente era bom para o Brasil), ocorreram no mundo nos últimos trinta e cinco anos de forma sincronizada.

        Bem, o que tem de interessantíssimo nos comentários do DanielQuireza decorreu do fato de que ele, diante de um desses posts em que Luis Nassif, se não me engano, estava esculachando com a política da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff relativamente a Petrobras, ele então perguntou se Luis Nassif tinha notícias do boato de que Michel Temer iria substituir a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff e em seguida iria estancar a Operação Lava-Jato. Não demorou muito e ele desapareceu dos comentários no blog, a menos que esteja usando um nome de anônimo qualquer. Pode ser também que esteja trabalhando em empresa que adota alguma restrição à participação dos funcionários dela nas páginas do blog.

        Bom, a minha questão de se você é o Junior50 se deve a minha concordância com os comentários seus assim como concordava com os comentários do Junior50. Eu fiz referência a um dos últimos do Junior50 que eu me lembre. Trata-se do comentário que ele enviou sábado, 06/02/2016 às 01:53, para Andre Araujo junto ao post “Churchill e os estragos do moralismo, por André Araújo” de sexta-feira, 05/02/2016 às 19:12, aqui no blog de Luis Nassif com texto de Andre Araujo sobre Churchill como ser humano e como político e como líder inglês. O endereço do post “Churchill e os estragos do moralismo, por André Araújo” é:

        https://jornalggn.com.br/noticia/churchill-e-os-estragos-do-moralismo-por-andre-araujo

        Eu fiz cinco comentários para Andre Araujo. Na verdade dada a extensão de um comentário, eu o dividi em cinco. Os dois últimos e que foram mandados primeiro foram utilizados para fazer referência ou mesmo transcrever alguns dos comentários que considerei de ótima qualidade e que engrandeciam ainda mais o post de Andre Araujo. Fiz os cinco comentários e depois os enviei em ordem inversa, isto é, do último para o primeiro.

        No primeiro comentário a ser enviado e o último da série de cinco comentário eu elogio o do Junior50 falando sobre o Paulo Maluf que o Junior50 conhecia. Vale a pena ler tanto o comentário de Junior50 como os cinco meus como o post “Churchill e os estragos do moralismo, por André Araújo” com o texto de Andre Araujo. Uma questão que eu abordo nos meus comentários para Andre Araujo é a falta de compreensão para as decisões do STF e até mesmo para as decisões de Sergio Moro que se depreende dos textos dele. Não é por desconhecer a área, pois ele é formado em direito, mas pela facilidade como afloram nele preconceitos de toda a ordem.

        Clever Mendes de Oliveira

        BH, 09/12/2016

  16. Conflagração social anunciada e esperada.

    Nassau William Sr foi um economista que viveu no século XIX.  É famoso por criar a Teoria da abstinência que define os juros como compensação intertemporal (teoria que ainda é ensinada nos manuais de introdução a economia hoje em dia pela ortodoxia quando se diz que o juros são a recompensa que um agente recebe por “adiar” o seu consumo permitindo que outro agente realize tal consumo no presente). 

    Também é infame por uma citação com relação a Grande Fome Irlandesa de 1845-1849.  A citação é que a fome, causada por catastrófica perda de lavoura da batata, é que esta “não matará mais do que um milhão de pessoas, e isso não será o suficiente para resolver.” (livre tradução minha, a citação original é: “”would not kill more than one million people, and that would scarcely be enough to do any good”)

    Parece que o projeto da reforma da previdência foi idealizado por um sucessor espiritual de Nassau William. 

    Hoje abro meu twitter e vem “patrocinado” pelo governo federal através do @PortalBrasil um vídeo sobre o impacto da reforma da previdência em quem já está aposentado.  Diz obviamente que nao há impacto, mas que é necessário para que se mantenha pagando o benefício atual.  Ou seja, está se contando para a avó e para o avô que, para garantir o benefício a eles, os netos não poderão mais se aposentar tal é a dureza da proposta enviada que surpreendeu muitos – admito que me supreendeu.  Trata-se de uma idéia bastante criativa, reformar a previdência acabando com ela.

    A estratégia de venda da reforma então é partir para um “conflito generacional”.  Não vejo como isso possa dar certo uma vez que a narrativa vendida pela coalizão do impeachment é era que “o governo roubou” e que “basta tirar o PT que vai tudo melhorar”.  Não consigo imaginar a senhora pensonista comprando a versão de que seu sua pensão depende de seu neto ter de trabalhar 49 anos, especialmente dado o atual nível de desconfiança institucional (nós avisamos…). Imagino que o governo esperava passar a reforma num período já de recuperação econômica, recuperação essa que não veio e não virá.

    Isso vindo de um governo cujos expoentes todos se aposentaram jovens e com salários elevados soa como: “Seu neto vai pagar a MINHA aposentadoria”.

    A viabilização política dessa reforma depende de que o aparato de segurança do estado não seja afetado por ela – pelo menos não no primeiro momento.  O governo está apostando suas fichas na convulsão social – já conta com isso.  Mesmo sendo o aparato de segurança o responsável por boa parte do deficit (especialmente nos estados que contarão com regras AINDA mais duras do que as lançadas uma vez que o déficit na previdência militar é ainda maior), já se discute no nível estadual de forma séria a redução de benefício para os servidores já aposentados.  Como o STF agora decide o que o mercado quer (isso ficou evidente ontem), não imagino que a inconstitucionalidade de tal proposta seja um problema.  Não tem sido para tanta coisa…

    Não estou aqui fazendo um julgamento de mérito sobre a aposentadoria especial do militar, especialmente a do policial. Estou simplesmente apontando que o impacto contábil da retirada dos militares é ainda mais alto nos sistemas de previdência estaduais que no sistema federal.  Isso significa que os demais servidores terão de compensar tal impacto com regras ainda mais draconianas.  Também aponto que isso significa que o governo (tanto nas esferas federais quanto estaduais) está se preparando para a guerra.

    Acompanho as redes sociais dos movimentos de servidores aqui no RJ.  É assustador para quem tem alguma preocupação com a manutenção da institucionaldidade o nível de conflagração, especialmente dos servidores da segurança pública.  Não sei se apenas retira-los da reforma será o bastante para baixar a exaltação de ânimos. Deve-se lembrar que policiais muitas vezes são casados com professoras, e tem filhos que estudam nas escolas públicas.

    O desenho então é, bala de borracha, spray de pimenta, bomba de gas lacrimogêneo por toda parte.  Até inevitavelmente morrer alguém.  E as balas que seguirão não serão de borracha – e ninguém pode prever o que acontecerá.

    O total colapso institucional está próximo, e só não ver quem não quer.  Talvez seja agora, talvez seja quando apresentada a futura “reforma trabalhista” que o mercado quer acelerar a qualquer custo.  A tentativa de “ajuste gradual” está rejeitada pelo mercado que redobrou a aposta num “ajuste rápido, intenso e curto”.  O problema é que tal ajuste poderá ser rápido e intenso, mas nada nos garante que será CURTO, muito pelo contrário.

    Revoluções são uma coisa muito bonita – nos livros de história.  Eu não gostaria de viver uma, até porque em geral muita gente acaba morrendo.  E não existe botão de “reset” da institucionalidade.

  17. A agenda proposta inviabiliza

    A agenda proposta inviabiliza o direito previdenciário. (Nassif).

    Perfeito. E acabou o DP no Brasil pelo seguinte motivo: deixou de ser seguro, ou seja, não mais proteção a um risco, como por exemplo o de vida.  Pesquisemos na história para sabermos como começou essa coisa chamada Seguro e veremos que o mesmo começou com uma espécie de caxinha, uma poupança coletiva para a proteção de certos riscos. Com o desmonte do DP isso acaba. Um exemplo flagrante: o segurado paga o benefício tendo em vista amparar sua esposa caso ele morra, e isso se daria na forma do pagamento de uma pensão por morte. Caso  seja aposentada, ela perde esse direito.

    O que uma coisa tem a ver com a outra se são seguros separados e portanto com contraprestações específicas e, como disse, decorrentes do pagamento de um seguro por um risco específico. Desparecendo a proteção ao risco, pelo qual o segurado o paga religiosamente, todos os meses, acaba o Direito Previdenciário.

    É de dar náuseas ver a   madame Globo explicando para a população a reforma para que a mesma siga cabisbaixa rumo ao matadouro.  Esse Poder Vervalizador nefastao e golpista, ao invés de informar que o déficit decorre em grande parte à recessão e ao a calote de setores empresariais contra a previdência,  dentre outros motivos, prefere bater na tecla segundo a qual o culpado pela suposta crise no custeio da previdência é a massa de trabalhadores que nem como como sonegar, pois o desconto se dá no holerite…quanto grandes empresas como a própria Globo devem à previdência? Quanto as prefeituras que descontam dos funcionários não repassam ao INSS?

    Ao dar suas aulas de araque para as massas ignaras, a Globo se atém  a culpar o povo trabalhador pela crise no custeio..,.,..pois, joga a culpa logo em quem  pagou religiosamente e por décadas seu seguro para ter, em troca, a proteção de um risco social. A Globo tem dito basicamente: ah, daqui a algumas décadas a população estará envelhecida e portanto com mais gente aposentada do que na ativa e, como são os trabalhadores ativos que mantém a previdência, temos que acabar com seus direitos, mantendo apenas suas obrigações, como por exemplo a de pagar. pagar. pagar.pagar….e muita não sabe, mas o servidor público(não sei os que tem porte de arma como as Forças Armadas) que se aposenta, para o INSS ele continua ativo, pois que não para de contribuir, certo…de onde vem então o problema de custeio…

    Resumo da ópera: o golpe de Estado sobrou mesmo para quem não tem poder de barganha como Renan Calheiros e outros que podem atrapalhar o desmonte do Estado social, como por exemplo os magistrados, PF, MPF, FFA…estes terão como manter seus direitos, ja´o povo…ah sim, o povo….este aos 65 anos, terá como direito a cova de 7 palmos uma vez que dificilmente terá como comprovar que contribuiu durante 49 anos, quiçã 25 (para ter direito a uma esmola do Estado…

    Tenho a impressão de que esta proposta de desmonte do Seguro Social é proposital, vindo de setores empresariais interessados na total inviabilidade do sistema, até mesmo porque o mercado sanguinário foi um dos autores do golpe, de forma que este (des)governo é sim, cria de uma elite bizarra, golpista e ignara, da qual Barroso, como tem apontado Nassif, é  é seu ideólogo caricatural.

    Ainda sobre a participação das empresas de seguro privadas no desmonte da previdencia social, a agenda do governo aponta que as reuniões para tratar da famigerada reforma tem ocorrido apenas com empresários do setor, como por exemplo com a Seguros Bradesco,..,.

    Diante de tudo isso, só resta ao povo relegado ao limbo, pedir um aposento ao herói do momento, um dos responsáveis pelo desmonte do Estado Social e da Constituição Cidadã: o juiz Sérgio Moro e sua turma da terra arrasada,  morou heim Moro…você é um dos responsáveis pela destruição deste pais, então se prepare desde já para dar de comer ao povo faminto, ah sim, já está providenciando sua fuga para os EUA, esperto heim cara…fazes o que fizestes (ah sim falta prender o Lula, uma vez que destruindo o que ele simboliza em termos de avanços sociais, coroar o golpe: é isso que essa elite bizarra tem a oferecer ao povo que,  de uma certa forma despertava tinha, para com seu pais, um certo sentimento de pertencimento ao seu povo, mas não mais…..as tais “forças ocultas” que deram o golpe de Estado e que hegemonia sobre as Instituições alteram ao seu bel prazer a CF Cidadã.

    Bom que se repita: a  reforma da previdência tem um único objetivo, como aponta Nassif, destruir o Direito Previdenciário, negar proteção ao risco pelo qual o segurado pagou por toda a sua vida…da outra ponta, trata-se de uma forma de  garantir a sonegação de setores empresarias que fomentaram o Golpe de Estado, ou seja, o mercado, um dos atores do golpe de Estado, e ai a Globo aparece para aplicar o conto do vigário ao propagandear que tais medidas visam garantir a previdência, ah sim, tá bom….

  18. Sei não, Nassif…

    … mas essa reiteração (Temer is dead + eleições gerais, amplas e irrestritas) está começando a me cheirar sentimento de derrota. Mas falo isso também por/para mim, tá?

    Que, sinceramente, a articulação de uma frente ampla (esquerdas + progressistas + liberais a la Sobral Pinto + etc.) com força pra bater de frente (inclusive com o programa psdbista de golpear/cooptar os pmdbistas/Centrão) acho que tá muito, muito atrasada. E às vezes me parece que o pessoal anda é reproduzindo o bater de cabeças desse “condomínio institucional” que virou a nossa República.

    Pô, dá uma tricotada com as lideranças aí, Nassif, engrossa um chamamento!

     

  19. Vai abrir mais

      Podem ter certeza que as propostas referentes aos “militares” ( FFAA e PMs ), irão ser estendidas a todos civis federais agregados a segurança ( DPF, PRF etc. ), incluindo todas as carreiras destes ramos federais, pois o governo ainda não esta tão tresloucado para mexer com quem ainda esta quieto, e principal : é armado, e será necessário para contenção dos que vão perder no processo.

  20. Hoje se sabe que os planos de

    Hoje se sabe que os planos de saúde deram muito dinheiro para as camapanhas de políticos que querem liquidar o SUS. E os planos de aposentadoria privada ou seus administradores, existem relações entre eles e os “políticos” que agora querem, na prática, liquidar com a aposentadoria pública?

    Não estão vendendo apenas riquezas e patrimônio públicos. Os golpistas estão colocando os próprios brasileiros à venda com o enteguismo e destruição do estado. Ao longo da vida escolar no estado do Tucanistão, me ensinaram que Getúlio Vargas foi um ditador. Hoje eu acho que o que está fazendo muita falta neste país é algum comandante que mereça vestir a farda que foi usada por GV e pelo Marechal Lott.

  21. Por dever de justiça,retifico

    Por dever de justiça,retifico meu comentário que nem sei de tera plateia.Nassif dedicou um parágrafo para as Organizações Globo,quando fala em propostas delineadas pela maior  máquina de moer carne do planetas,por coincidência,termo usando constatantemente nos meus comentário.Nesse caso,peço -lhe desculpas.Todavia,o texto não contempla e nem dá as Organizações Globo,a importância imperial de todo esse processo,atribuindo-lhe a condição de mera coadjuvante,e os demais em atores como principais.Nao entendo assim.A Globo,como dito em meu comentário,e peço humildemente que seja liberado,apesar de não ter a primazia de hum cadastrado,dita a pauta do País e transformaram os portas vozes das nossas Instituições,sem exceções,em meros adultos de recado.

    1. Há algum tempo atrás o

      Há algum tempo atrás o Moreno,o de Poços de Caldas,pelas barbas do profeta,me alcunhou como o Rei dos Chatos.Esta corretíssimo.Sou mesmo,confesso.Reitero mais uma vez pela liberação do meu comentário,para melhor entendimento,por que queira ou não,o texto ofereceu as Organizações Globo,mamão com açúcar.Mamao Nassif poderia até servir,só que se fosse eu,trocaria o açúcar por chumbinho.

  22. No Supremo, há uma

    No Supremo, há uma sobreposição de poderes. Os ministros não interpretam a Constituição e as leis apenas por essa ótica, mas de maneira política. Isso é evidente e lhes confere esse aspecto de biruta, apontando para onde os ventos das suas ideologias apontam. Acabam criando verdadeiras gambiarras em sentenças que estarrecem observadores isentos. Aí reside o grande mal que o Gilmar Mendes, esse sujeito tóxico, causou ao STF. Contaminou os que entraram depois dele e forçou os mais antigos a aderirem. Se alguém duvida, basta olhar as decisões antigas de Março Aurelio Mello e Celso de Melo com as dessa semana.

    Os erros de Lula e Dilma nas indicações foram de ter ignorado essa tendência, visível há anos. Escolheram ministros por suas posições jurídicas, não pelo caráter. As manisfestacoes de deboche à Dilma feitas pela ministra Carmen Lúcia mostram que ela nada mais é do uma tonta. Seus telefonemas políticos antes da votação só comprovaram isso.

    1. Constituição

      Rafael, concordo com sua afirmação de que os ministros do STF estão se colocando como políticos e não juízes, mas gostaria de lembrar que no século XV, a propósito de motos perpétuos, Da Vinci afirmou: “Se você criou um moto perpétuo, volte lá atrás, porque você errou” (não literalmente).

      Quando o STF, interpreta a constituição e o resultado permite, que através desta interpretação a constituição seja destruida, o STF errou. As Carmens do STF não estão preocupados com isto e a constituição está sendo destruída.

  23. Estamos num momento pior do

    Estamos num momento pior do que a ditadura. Explico = na ditatura, havia a esperança de que, caindo a ditadura, se acreditava com fulano x , y ou z pra tornar o país melhor, menos desigual. Hoje, o único nome que poderia vir, por causa do período de bonança econômcia e um mínimo de distribuição de renda, é Lula. Mas esqueçam. Lula não volta mais ao poder, mesmo se for eleito. Seja porque ele será preso ou até mesmo, se Moro mostrar-se frouxo e não prendê-lo, Lula será assassinado. 

    Estamos vendo um país sem elite. O que temos, no melhor dos casos, são Borrosos, que fazem nas calças quando têm que enfrentar a realpolitik sem vaselina dum Renan. Como já escrevi, Roosevelt teve que enfrentar a Suprema Corte americana pra implantar o new deal. Aqui, Renan humilhou a suprema corte só que pra implantar o anti new deal. A minha esperança é que essa pec da previdência vá acordar o povo e ver o nabo que esse governo de camarilha quer enfiar no rabo do povo. 

  24. dono da bola

    Se a globobo não é o dono da bola, é ela quem narra o jogo.

    Do jeito que ela quer, sem guardar verossimilhança qualquer.

    A torcida embasbacada baba.

    Enquanto isso perdurar, não há salvação.

    Oremos. 

  25. Já passou da hora das forças

    Já passou da hora das forças armadas devolverem a democracia ao país, inicialmente depondo temer e fechando o senado recolocando Dilma Roussef exatamente no lugar de onde foi derrubada. As forças armadas de um país não devem permitir que um país com vocação democrática permaneça tomado por ditadores proveniente de um golpe hediondo.

    1. Olá colega debatedor,

      Olá colega debatedor, desculpe-me você equivocou-se e ao mesmo tempo foi contraditório. Senão vejamos.

       

      “Já passou da hora das forças armadas devolverem a democracia ao país, inicialmente depondo temer”(…).

      Repare bem, so não é democracia.

       

      Em seguida você diz:

      “As forças armadas de um país não devem permitir que um país com vocação democrática” (…)

       

      Além do equívoco inicial que também se repete aqui, você afirma que o país tem “vocação democr[atica”. 

      Ledo engano. O Brasil NÃO tem vocação democrática. Aqui prevalece a autocracia. Tivemos, no máximo, uma espécia de autoritarismo travestido de democracia.

      Pense nisso.

      Bom dia

  26. Dois pesos e duas medidas,

    Dois pesos e duas medidas, além de não incluir os militares, vejam a covardia de um governo incompetente, perdulário e ilegítimo, inclui os novos parlamentares no regime geral de previdência, mas não tem coragem de tratar no sistema de previdência dos atuais políticos, remete para uma lei que ninguém sabe se será proposta e aprovada algum dia.
     

    Basta ver abaixo:

    PEC 287/2016 – REFORMA DA PREVIDÊNCIA:

    Art. 40, § 13: Ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, incluídos os cargos de mandato eletivo, ou de emprego público aplica-se o regime geral de previdência social.

    Art. 6º As alterações estabelecidas no art. 40, § 13, da Constituição, aplicam-se de imediato aos titulares de novos mandatos eletivos que forem diplomados após a promulgação desta Emenda, cabendo a leis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios dispor sobre as regras de transição para os diplomados anteriormente à data de promulgação desta Emenda.

  27. Volta Dilma !

    A única saída é respeitar as urnas. E as urnas já falaram em 2014 que queriam Dilma.

    Volta Dilma talvez dentro de um pacto e – porque não? – com Lula e FHC (*) como ministros como forma da apaziguar as forças e:

    1- estancar o desmonte do Estado;

    2- estancar o demonte da economia;

    3- e, depois, tantar uma retomada;

    4- e para não perder o costume: FORA temer, o minúsculo.

     (*) ambos com o compromisso de não se candidatarem em 2018

    1.  
      Eh…se for para alocar o

       

      Eh…se for para alocar o inútil e farsante FHC no Ministério do Turismo, tudo bem. Tolera-se.

      Orlando

  28. mensagem para quem bateu panela

     O slogam “tirem a Dilma porque eu não vou pagar o Pato” da Fiesp se justifica mudando para “tirem a Dilma que eu vou pagar o Pato” Não é possivel que uma pessoa em sã consciencia que bateu panela para tirar a Dilma ainda pense  que fizeram a atitude correta, amigos, a Fiesp é totalmente o oposto do trabalhador, seus interesses são divergentes, se o trablhador quer aumento de salario a Fiesp quer diminuir custos, e teve milhares de trabalhadores na frente da Fiesp para tirar a Dilma, representante legitimo dos trabalhadores, Com a Dilma eu estava ganhando casa para morar, meus filhos estavam na faculdade, tinha emprego para todo mundo, agora com os golpistas vou ter que trabalhar até morrer, se conseguir emprego,

  29. A Valentona Carmem Lúcia não ouve a voz das ruas

    Quando assumiu a Prisidença do $TF, a Prisidanta Carmem Lúcia disse:

    “Juiz não tem que ouvir a voz das ruas, tem que ouvir a Constituição”.

    Pois bem, a Valentona Ministreca votou contra o Ministro Marco Aurélio, que ouviu a voz das ruas, mas não ouviu a Constituição, ouviu o Temer. Em vez de proferir um acórdão (com acento), o $TF proferiu um acordão (sem acento).

    Agora a Jararaca está na linha de sucessão presidencial. Deve estar torcendo para que o Rodrigo Maia seja defenestrado. Se tiver algum processo contra ele no $TF, ela certamente vai desengavetar. Prá que ela seja a primeira na linha Presidencial.

    A Carmem Lúcia não caiu, mas ficou escorada. Seus chavões idiotas perderam o pouco sentido que o PIG lhes dava.

  30. Há uma estória/piada de uns

    Há uma estória/piada de uns 200 anos atrás que fala de um julgamento ocorrido num desses grotões de nosso Brazil zil zil. O réu, pertencente à parte mais baixa da pirâmide social, estava sendo julgado por ter matado a esposa infiel. Sem advogado de defesa e sem advogado na cidade, o juiz nomeou um dos que assistia ao julgamento para defendê-lo. Esse “advogado” improvisado habitava o mesmo “edifício” da pirâmide social do réu. Após a peroração do promotor, o “advogado”, tendo observado a composição do juri, só de homens, mandou bala: “Num intendo nada de lei, dessas coisa compricada que o doutor promotor disse, mais sei que prá condená o home só se for corno”. Réu absolvido por unanimidade. Antes de qualquer grita digo: Como piada é sem graça, como estória é preconceituosa, machista e misogina. Mas é um contraponto ao que diz o Nassif, de forma lapidar e com uma rudeza eloquente: …”representante máximo do que mais anacrônico a elite brasileira produziu, o intelectual falsamente sofisticado…” . Eles habitam um país diferente, não conhecem nada da alma de nosso povo, a quem oferecem os brioches, até o dia em que perderem a cabeça.

     

  31. Eu vou ser curto e grosso: Eu

    Eu vou ser curto e grosso: Eu nunca vi um povo tão cagão e passivo como o brasileiro. Vocês sempre tentaram se livrar dos problemas do país com o famoso “jeitinho” e improvisos, mas agora os erros causados por estes “jeitinhos” se acumularam tanto que agora será impossível resolver com “jeitinhos”. Vocês foram encurralados pelos garotos de Wall Street e se não começarem a revidar agora, vocês vão ser liquidados. É o momento em que vocês vão ter que tomar uma atitude e decidirem se o Brasil continua ou se ele irá ser literalmente esfacelado e transformado em uma dúzia de ditaduras africanas.

  32. Imbassahy “affair”

    Temer pede ajuda aos tucanos e estes sugerem:

    Temer, então, vai querer um “baseado aí”?

    Temer responde: É pouco, vou precisar do Aecim e do helicóptero completo!

    rs,rs, rs

    Para o próximo carnaval:

    “Ei. você aí, me dá um Imbassahy, me dá um baseado aí!!….”

  33. As Marias Antonietas neoliberais

    A pobreza intelectual dos defendores do golpe ficou muito evidente em um forum de discussão sobre o tema aposentadoria, no qual um dos participantes questionou como o trabalhador médio do Brasil irá sobreviver se, aos 40 anos é considerado velho e é pelas empresas, ao mesmo tempo em que só poderá obter sua aposentadoria, no mínimo, aos 65.

    Com a truculência habitual, um dos defensores do golpe respondeu que os trabalhadores e o estado eram parasitas das empresas e, intimou a quem não tiver emprego se tornar empresário. Achei a solução dele de uma simplicidade fantástica: se não tem emprego vire empresário, lembrou-me muito a frase de Maria Antonieta: Se não tem pão, que comam brioches.

  34. Em pleno delirio….

    Assistindo,pasmo, ao desenrolar dos acontecimentos, me pergunto se não estariam seguindo o manual-“10 passos para criar um confronto social”…….A ultima “vou arrouxar todo mundo menos o judiciario, politicos….poem os militares senão vai dar merda….não esqueçe da puliça…..hiiiiiii, deu merda, poem a civil e os bombeiros…”, o STF biruta de aeroporto, a opreração(seguida de morte de paciente..)Haja-Saco(L-J), Temer , o minimo, e seus 7(6..5..4..3..) anões do orçamento, Renan e seus blue caps, estão realmente querendo jogar o pais numa convulção social?Não tivesse o brasileiro medio uma cultura e “reatividade” politica proximas de um bicho-preguiça idoso e reumatico, teriamos numero elevado de mortos….Nesse passo ou acabamos numa ditadura de facto(tutela internacional) ou vamos ter de chamar a “comunidade internacional” para nos “ajudar”(tutela internacional)?Nas duas alternativas estamos pudidos e mal fagos…É esse o plano?Tutela internacional economica e politica? O que resta das nossas intituições, todos querem isso?Tem noção do estão fazendo?Parecem viciados no novo game da moda o “Houses of thrones”….Saiam do loop, negada, do jeito que vai, quando acordarem não vai ter nem o que robar…vão virar funcionarios/capatazes…e capataz a gente não chama de vossa exelencia…o pronome de tratamento é outro..tece louvores a mãe do dito capataz….
    Sinceramente espero que 2017 não nos faça sentir saudades de 2016….

  35. Todos unidos em prol da nação!

    Pessoal, pessoal, acalmem-se.

    Eu tenho uma percepção diferente da de vocês. 

    Numa frase: Há uma luz no fim do túnel pessoal, acreditem!  Uma luz forte que se aproxima rapidamente! Uma máquina a vapor do futuro! Um trem bala, bíblia e boi  de ferro que se aproxima! Viva o Brasil católico, apostólico weberiano!

    Nossas instituições sólidas em estado de sublimação rumo à sublevação estão aí , fazendo o seu trabalho “justo” em prol da “nação” “pura” e sem “corrupção”.

    Breve teremos todos os “bandidos” presos o que , sem absolutamente dúvida alguma gerará  um ambiente “estável” com “segurança jurídica” para atrair “investimentos” os quais gerarão lucros e empregos( com carteira assinada sem CLT) e  muita paz social.

    Tudo isso fará com que você possa curtir sua hora de lazer com sua  família aos domingos, assistindo a um programa de auditório favorito,  produzido por  nossas adoráveis e competentes  concessões de rádio e televisão.

    Ah, não se esqueça de tomar o “soma”, vez que você estará num adorável mundo novo! 

    Acreditem pessoal! E não se esqueçam de trabalhar para o crescimento da nação ou da pátria amada. 

    Em breve, nesse ambiente de “instituições sólidas” e pura- tipo ariano- , de segurança jurídica, de sentimento de pertencimento nacional, orgulho de um povo bobo avante a rede…, você poderá se sentar na mesa( ou no colo!) do seu patrão e “negociar” suas condições de escravo, ops, de trabalho. E sem horário de almoço hem! Tudo em prol do crescimento da nação.

    Você fará um acordo daqueles! Supimpa! Tipo caracu, cuja cara não é sua! 

    É disso que precisamos! Avante Brasil para a ordem e o progresso da nação.

    É sério pessoal.

    Precisamos “acreditar” nesses “homens” que comandam o país. E numa linha  subalterna, como deve ser, também precisamos tratar  carinhosamente  as  “mulheres” que os seguem. Afinal, toda casa, todo lar  precisa de uma secretária com amor e carinho.

    Nesse sentido,  considerando-se que a seguridade social é coisa de estado intervencionista sem mérito, e que , portanto, precisa acabar logo, as mulheres poderão resgatar aquele papel da caridade de outrora. Um papel digno que respeita os pobres, tratando-os como se fossem da família. Eita!

    Homens ricos, não se enganem, são, no fundo, caridosos. Vieram ao mundo com essa missão de deus. A caridade engrandece o homem probo, sobretudo, sem houver isenção tributária. Mas, se não tiver isenção  tudo bem. Ele, o homem rico, sabe fazer planejamento tributário paradisíaco. Na pior das hipóteses, se o homem rico se equivocar, pois nunca erra, ele pede desculpas e diz que fará um novo código de ética.

    O estado, por outro lado,  deve desempenhar apenas o seu  papel,  deixando para o mercado construir o progresso da nação. E E o papel do estado é ser forte- como uma fazenda latifundiária por exemplo, que defende suas terras e favorece a  justiça.

    O estado do futuro do pretérito deve agir como se fosse uma agência reguladora devidamente comandada por homens fortes e inteligentes com suas mulheres do lar cuidando da família.

    Enfim, eu estou satisfeito com o progresso que se aproxima. 

    Estamos em plena revolução industrial com uma máquina a vapor,  em nossa direção,   iluminando o nosso túnel!

    Viva o Brasil! Viva! 

    Clap, clap, clap!

     

     

  36. Muito eficiente e conveniente

    Dezenas de politicos possuem processos no STF. Enquanto possuirem mandatos, os processos dormirão nas gavetas. O STF não investiga nem julga nada. Depois que o elemento deixar de ter mandato eletivo, o processo é enviado para a primeira instancia e lá, “morre” de velhice. Ficam todos impunes. Muito “eficiente” e conveniente esse Supremo Cabaré, digo, Suprema Corte.

  37. Pacto

    Concordo com Nassif. Só um pacto de governabilidade nos salvará. O maior desafio, contudo, será pacificar os campos da direita e da esquerda (alguém pode mandar Ciro Gomes calar a boca, pfv) para que a negociação do pacto se inicie.

    É preciso entender que o país é os 2 lados e ambos precisam um do outro e somente juntos chegaremos a algum lugar. O Brasil é Lula e é Lemman, Norte e Sul, conciliação e realização, self-made men. Mas não pode ser Temer, nem Moro, dois cagões de marca maior.

    O país não pode estar entregue a bandidos que se borram – ou choram pelos corredores – ou a oportunistas de quinta categoria, como esses juizecos de Curitiba e da Suprema Corte.
     

    1.   Precisamos é de dois, três,

        Precisamos é de dois, três, mil Ciro Gomes.

        Colega, não se engane: a direita é animalesca, só para de atacar quando deixa de sentir cheiro de sangue e passa a sentir cheiro de pólvora, seja no sentido literal ou figurado. Esse caminho por você sugerido é exatamente o buscado por Dilma, com as consequências que todos conhecemos.

  38. A velha milionária Previdência Social

     

    …”A Previdência Social, com o Regime Geral e com a Seguridade Social significaram um avanço civilizatório gigantesco e foram fruto do pacto, da luta democrática e social que floresce em 1988, no pós-ditadura, como lembra o ex-Ministro Miguel Rossetto.

    Como proposta, a reforma da Previdência e o desmonte da Seguridade Social é a barbárie, a própria negação do direito previdenciário construído pela democracia brasileira.”…

    …”Ao igualar homens e mulheres, as novas regras desconsideram a condição feminina, a maternidade ou o fato de, nos lares mais humildes, a mulher sempre receber o encargo de administrar os problemas familiares, um conjunto de responsabilidades que impede o cumprimento integral do tempo de trabalho.”…

     

    Lá por volta de 2003, eu estava cortando cabelo aqui em Copacabana, quando acabei escutando uma inacreditável proposta, conhecida do povo, desde os tempos da ditadura militar. Um indivíduo, adentrando ao salão, caminhou diretamente para o português que cortava os meus cabelos. Em meia voz, direto ao assunto, foi tentando convencer o pobre e honesto homem a aceitar os seus “serviços profissionais” para receber a aposentadoria do INSS, maior do que teria direito. Mas o português permaneceu irredutível, mal respondendo aos insistentes apelos do meliante tentando convencer que o serviço dele era coisa garantida e sem riscos, citando inclusive, um conhecido do barbeiro, aposentado com as criminosas vantagens. Pelo que pude concluir, o português fazia parte do reduzido número de gente honesta e decente, que ainda existe no Brasil, de tantos ladrões e entreguistas da Pátria.

    Se não me engano, ainda no governo do ditador Figueiredo, por várias vezes os jornais publicaram denúncias de milionárias e indevidas aposentadorias no INSS. Em algumas delas, citando nomes e os correspondentes milionários valores recebidos pelos felizes aposentados.

    Com o fim da ditadura, a grande mídia “livre”, parece que perdeu o interesse em continuar divulgando as criminosas aposentadorias existentes. Por certo que não deve ter sido por conta de competentes providências moralizadoras. Creio que não.

    Ou seja, se der uma batida geral e competente no INSS, objetivando detalhado exame das aposentadorias pagas, o número de aposentados irregulares de todos os tipos e naturezas, inclusive, da turma que recebe acima, e da que recebe muito acima do que deveria receber, deve ser muito grande. Um gigantesco rombo. Caso de polícia.

     

  39. morto-vivo que mata

    O problema maior deste governo, agora morto-vivo, é que na sua ânsia de voltar a vida vai abraçar os pobres para descer junto com ele ao inferno e não os seus pares (PSDB…) que os empurram precipício abaixo.

  40. Terras da Marinha: interesses de Padilha

     

    PDS que mexe em terras da  Marinha envolve interesses de ministro e tramita com urgência . 

     

    Segue para o Plenário projeto que suspende regra de demarcação dos terrenos de marinha

     

    Seguiu em regime de urgência para votação no Plenário do Senado o projeto (PDS 157/2015) que suspende regra de demarcação dos chamados “terrenos de Marinha”. O projeto susta a aplicação da Orientação Normativa da Secretaria de Patrimônio da União que rege a demarcação dos “terrenos de marinha”, como são chamadas as áreas próximas às orlas da costa brasileira e às margens de rios e lagos. Quem mora num terreno considerado “de Marinha” paga impostos específicos sobre a ocupação do imóvel.

    Segundo o autor do projeto, senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, a norma do SPU extrapolou seus limites ao criar regras novas para a delimitação dessas áreas, quando deveria apenas regulamentar artigos das leis de 1946 e 1998 que tratam do assunto:  O texto foi aprovado na última quarta-feira (07), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ).

  41. Nassif,

    A barbárie aproxima-se a cada dia.

    Em 1964 os militares foram protagonistas do golpe de estado, em 2016 eles estam participando mas como atores secundários, são os lacáios armados que a canalha vai chamar quando começarem as reações mais efetivas dos “subversivos” (os trabalhadores que se levantarem contra a violenta estirpação de seus direitos) e dos  “maconheiros arruaceiros” (a junventude estudantil que está se rebelando contra a arrebentação de seu futuro).

    Na América Latina não se rasgam constituições ou trucidam-se democracias seu o apoio, direto ou indireto, de fuzis, pistolas, tanques, fragatas e caças; por isso que o vice vigarista e sua gang de ratos estão “ajustando” seus pacotes de insanidades para não ferir o brio das guardas pretorianas (policiais e militares, incluindo até os… bombeiros).

    Fosse o Brasil um país sério, as primeiras “instituições sólidas” a se levantar contra esse estado de coisas desumanas que estão sendo gestadas na calada da noite no Planalto e nos corredores soturnos do Congresso, seriam as tais nossas “cortes supremas”, mas os nossos supremos ministros e supremas ministras do STF são tão patifes que ficam usando o latim e outras idiotices linguísticas nos seus extensos e enfadonhos votos na certeza de que a ”massa ignara” vai engolir a lábia deles e delas decidindo coisas como essa última (verdadeira palhaçada) excrecência que foi a permanência de Renan na presidência do Senado após ter descumprido uma decisão de um de seus ministros de “notório saber jurídico” afastando-o do cargo.

    A era da conciliação acabou Mouro, e acabou quando o STF todo referendou o golpe de estado que expulsou Dilma e o PT do Planalto, para os do andar de baixo restarão o choro contido (pois somos um povoabusurdamente covarde mesmo, que perdoa e concilia em damasia) e as bordoadas e tiros naqueles que resolverem se rebelar contra essa Corte Canalha Pré França 1789 (mais sem um Danton ou algo parecido que comece uma fogueira saneadora) que se encastelou no Brasil com a posse de Temer.

    Aquela tão temida, por você, Noite de São Bartolomeu avança velozmente.

  42. Xadrez de quem é valente apenas contra os fracos

    1. nenhuma das reformas neoliberais propostas pelo governo golpista será capaz de reativar a economia. ao contrário. apenas aprofundarão a recessão, gerando estagnação e convulsão social;

    2. são reformas “exigidas” pelo mercado, sob o pretexto de serem a única formar de recuperação econômica, mas não passam de brutal transferência de renda e patrimônio para a lumpenburguesia brasileira, aquela que sempre vampirizou o setor produtivo;

    3. é ingenuidade ou má fé supor que exista grande capital produtivo brasileiro. banqueiros, rentistas, exportadores de commodities, mídia-empresários, usineiros e empreiteiros são parasitas dos recursos públicos. nenhum deles é capaz de sobreviver sem a diversas forma de subvenção, incentivos, desonerações, corrupção e pura e simples agiotagem. já que todo o grande capital brasileiro está financeirizado, confortavelmente deitado à sombra da jabuticabeira dos títulos públicos;

    4. o setor produtivo brasileiro reduz-se aos trabalhadores, os pequenos e médios empresários e raras grandes empresas. qualquer projeto de recuperação da economia, e uma estratégio de desenvolvimento com inclusão social, deve se dar em torno desta espinha dorsal;

    5. a lumpenburguesia brasileira declarou guerra ao país. esta é a guerra civil que nos assola. nenhuma pax nos salvará;

    6. os formuladores da geopolítica global tem como sua principal arma de destruição em massa a política econômica neoliberal, fazendo do capitalismo uma religião, a qual devem ser convertidos todos os povos da terra;

    7. daí seus prepostos brasileiros acreditarem piamente que através de ainda mais neoliberalismo é possível purgar os males causados pelo próprio neoliberalismo. são apenas os seguidores medíocres dos “proprietários da humanidade”;

    8. Dilma, o PT e o tal “setor progressista”, os que pretendem se constituir como uma “Frente Ampla”, deveriam ter análises e propostas, amplamente divulgadas, se contrapondo a cada medida e plano do governo golpista, mostrando como nenhuma deles é de interesse do Povo e da Nação;

    9. a crise é uma crise de nossas lideranças. nem os golpistas muito menos o governo afastado tem qualquer projeto viável de superação da crise. e nem poderiam: eles são crise!

    10. 9,8,7,6,5,4,3…

    .

  43. A questão…

    A questão é saber quem vai “convencer” a Rede Globo de que seu governo está morto e que a mesma deve deixar de manipular mentes e corações. 

    Talvez, somente a força da armas ou o povo invadindo a Central Globo de enganação…..

  44. A questão…

    A questão é saber ter a coragem de avisar a Globo que o seu governo está morto e que ela deve deixar de manipular mentes e corações.

    Talvez, somente a força das armas ou o povo invadindo a Central Globo de enganação….

  45. Neoliberais e meritocratas

     

     Neoliberais não gostam de três tipos de pessoas:  

    1. Petistas; 2. Professores; 3. Concursados em geral.     A terceira fase do golpe é desestruturar o número 3, porque sabem que o maior retardamento ao projeto ultra-capitalista nacional é a intocável estabilidade funcional e previdenciária dos funcionários públicos.   Entretanto, quem vai perder mesmo são os filhos meritocratas dos discípulos de Barroso.    

  46. País indefeso!

    O nosso país já foi governado por todo o tipo de gente, mas é a primeira vez que uma quadrilha de ladrões do tesouro público assaltou o Poder de forma inconstitucional e instalou um (des)governo ilegítimo. E alguns milhares de brasileiros, encantados com a própria ignorância, uma legião de otários, a tudo assiste passivamente. A SOBERANIA e os INTERESSES NACIONAIS são escandalosamente atacados, agentes públicos passam informações estratégicas a países estrangeiros e nossas Forças Armadas a tudo assistem fazendo de conta que não têm uma missão a cumprir. Não que devam interferir na vida política do país, mas devem se posicionar claramente contra a entrega publicamente explícita da nossa maior e mais estratégica empresa, a Petrobrás, a estrangeiros. NENHUM país do mundo alcançou a civilização entregando seu PATRIMÔNIO NACIONAL a outros países, pelo contrário, defendem-no com unhas e dentes e praticam um protecionismo comercial a ferro e fogo, e estão certíssimos. Estão defendendo seus interesses.

    A MISSÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA (Do portal http://www.defesa.gov.br/):

    “Coordenar o esforço integrado de defesa, visando contribuir para a garantia da SOBERANIA, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, do PATRIMÔNIO NACIONAL, a SALVAGUARDA DOS INTERESSES NACIONAIS e o incremento da inserção do Brasil no cenário internacional.”

  47. Palavra chave desse governo: recuar !

    Decididamente Michel Temer não segue o lema do Mussolini ” (…) se eu recuar, mata-me”, pois seria morto todos os dias!

  48.  A discussão da previdência

     A discussão da previdência no Brasil está repleta de falácias. Como se trata de um assunto que envolve aspectos financeiros e econômicos bastante complicados, o golpismo usa e abusa de argumentos pretensamente inquestionáveis. Algumas falácias:

    1) A previdência só é sustentável no tempo se for equilibrada, ou seja, se os gastos com aposentados e as contribuições trazidas a valor presente forem, no mínimo, iguais. Uma coisa é sustentabilidade intertemporal outra coisa é a escolha social a respeito do financiamento das despesas com aposentados.

    2) Os ativos sustentam os inativos. Evidentemente, a renda anual dos aposentados corresponde a parte do produto produzido no ano. Mas esse produto é função do trabalho dos ativos e do estoque de capital (privado e público) acumulado no passado. Esse capital foi, em grande parte, fruto do trabalho dos que estão aposentados hoje. Afirmar que os ativos sustentam os inativos equivale a afirmar que o produto atual é função apenas do trabalho vivo.

    3) A relação aposentados/ativos caminha para valores insustentáveis. Diversos países possuem hoje uma relação muito maior do que qualquer estimativa séria elaborada para o Brasil.

    4) O valor atualizado das contribuições dos aposentados é menor que o valor presente das suas aposentadorias. O Brasil possui uma das maiores taxas de contribuição do mundo (senão a maior, somando o desconto que aparece no holerite do trabalhador com a mal denominada “contribuição patronal”). Na verdade, a capitalização dessas contribuições por uma taxa real razoável equivale a uma perpetuidade no valor da aposentadoria do trabalhador.

  49. Certo Nassif,o cenário é

    Certo Nassif,o cenário é terrível,como reverter isso,com amor a pátria,um nacionalismo mesmo,aqui várias

    vezes escreví clamando esse nacionalismo e até o protagonismo militar e meus comentários com esse viés

    não passava pela moderação nem a pau,entendo a preocupação pq Hitler surgiu desse nacionalismo,mas

    NASSIF O QUE NOS RESTA, A NÃO SER O NOSSO AMOR A ESSE PEDAÇO DE TERRA,pq o resto FOI-SE.

  50. governo Temer

    Ser fraco, sem poder e manipulavel, um fantoche em resumo, são condições “sine qua non” para qualquer governante/governo neo liberal que se preze.

    A doutrina do estado mínimo vai nesta mesma direção:

    Entrega da soberania das nações e seus povos, aos designios absolutistas dos 0,001%  de uma super plutocracia  apátrida.

    Fiquei surpreso por encontrar em um anime japonês infanto/juvenil, uma descrição destes esquemas entre governantes moralmente corrompidos, e enfraquecidos e seus chefes controladores:

    https://content.jwplatform.com/previews/AV4w2y4c-fyJxzgqg

    Fonte: ‘Magi: The Labyrinth of Magic” –  Episódio 11 – dos 17:39 aos 22:11

     

     

     

  51. Faroeste Caboclo e república de papel, rasgado

    Nassif, precisamos de um canal seu e  d@s jornalistas que ainda existem/resistem bravamente não obstante a invasão de relações públicas/publicitários/papagaios de aluguel de meia pataca, “escribas farisaicos”, que ocupam a dianteira  na imprensa desinformativa que nos assola. Como sempre, parabéns pela coragem e pela dedicação ao ofício da comunicação com honestidade de propósitos.

    Quanto às medidas espoliativas, não tenho expectativa de que o povo, teleaboiado pela “G.Lobo.empeledecordeiro.com”, acorde para algo de efeito tão imediato e que poderia, pela sensibilização já existente sobre o tema, facilitar a mobilização em massa, como é o caso da reforma da (im)previdência. Os canais de mobilização sadia da população em geral estão contaminados por desinformação, dessensibilização, boataria prevalecente sobre a verdade factual como se aquela fosse um substituto pervertido do imaginário coletivo deslocado de suas funções simbólicas – coincidência o empobrecimento cultural generalizado por que passa o mundo nesse revival medieval civilizatório apesar de (ou mesmo em consequência de) a indústria do entretenimento e do espetáculo seguir inabalada?

    Acho que precisamos apelar pras cortes e instituições internacionais de direitos humanos e sociais tendo como argumento a falência da Justiça nacional evidenciada no episódio “Renan e seu dia do Fico”: não temos mais supremo tribunal nem um Judiciário reconhecível como tal mas outra casa política e legislativa indigna de sua função de Direito – apesar das exceções pessoais que confirmam a calamidade como poder institucional organizado, não sobra uma sigla que resista ao canto da sereia global fascista e o STF é só a mais patética, estamos reféns do populismo de rede social – fiquei pasma com a declaração do ministro Marco Aurélio sobre sua satisfação com a popularidade de “jogador de futebol ou artista da G.Lobo” apesar do resultado prático e jurídico de sua decisão!!!!!!!

    1. continuação “faroeste caboclo e república do papel, rasgado”

      Será que se conseguirmos 2 milhões de assinaturas como os menudos cover lavajateiros e “procuradores de holofote” conseguiram com o decálogo moderno do farisaísmo teríamos uma eleição geral?

      “Se a via crucis virou circo, estou aqui” (“Faroeste Caboclo”, Renato Russo e Legião Urbana).

      Enquanto seguirmos com conciliações precárias – vale a força do braço armado egoísta que só defende o seu pirão – o país do jeitinho continuará acomodando interesses de grupos e até a noção de um estado nacional pode ser de fato contestada  por separatistas radicalizados enquanto novas capitanias são forjadas a partir de Curitiba City. Que a ruptura da ordem democrática e do estado de direito seja reconhecida em termos institucionais transnacionais para que mais sangue inocente não seja derramado em vão e a próxima PEC não seja a da separação geográfica entre ilhas com acesso à água potável e comida pras Zelites e outra de trabalhos forçados pro resto da manada, sob a benção iluminista do Supremo Tribunal dos Feitores.

       

      SP, 09/12/2016 – 18:22 (no envio original já constava este trecho, enviado agora como complemento)

  52. Brasil

    Janeiro/2017 e Fevereiro 2017,serão meses para não serem esquecido,teremos um recorde de pedidos de recuperação juducial e fechamento de fabricas de multinacionais.

    Os escritorios que se dedicam a aplicar este recurso,recuperação judicial,estão trabalhando a todo vapor ,para apresentar pedidos a justiça já no inicio do ano(pelo numero de empresas podemos considerar uma catastrofe economica).

    Empresas Multinacionais devido a pouca segurança juridica.apresentada principalmente neste ano,decidiram transferir suas bases produtivas para paises vizinhos,mantendo somente centros de destribuições,sera um numero expressivo. 

    Estas conclusões vieram de leituras de solicitação de empregos,amigos advogados contratados temporarios,relação de empresas com pendencia de impostos,devolução de salas comerciais que estavam alugadas para grande empresas,contratação de empreiteiras para desmonte de equipamentos.Nos temos que buscar a verdade nas ruas,mas realidade é cruel.Acho que acabou o combustivel do Brasil.A crise era artificial,mas virou real.

  53. Sobre a Previdência – A Máquina de Concentrar Renda
    A previdência deve ser reformada, senão ela quebra, a questão é qual reforma fazer. Segue uma dica abaixo, basta ver que um aposentado do setor público consome em média 35 vezes mais que os custos de um aposentado da iniciativa privada. Ou seja, nosso sistema previdenciário faz distribuição de renda às avessas, ele concentra renda. E dentro do sistema dos servidores também existem distorções, certamente um professor não vai ter a mesma aposentadoria de um juiz. É INADIMISSÍVEL A ESQUERDA NÃO FAZER O DEBATE ACERCA DESSA MÁQUINA DE CONCENTRAR RENDA. Se quiser reformar, tem que começar por aí:PREVIDÊNCIA DO SETOR PÚBLICO:Custo: R$ 93 bilhõesBeneficiados: 980 mil pessoasPREVIDÊNCIA DO SETOR PRIVADO:Custo: R$ 90 bilhõesBeneficiados: 33 milhões de pessoas

  54. Sobre a Previdência – A Máquina de Concentrar Renda
    A previdência deve ser reformada, senão ela quebra, a questão é qual reforma fazer. Segue uma dica abaixo, basta ver que um aposentado do setor público consome em média 35 vezes mais que os custos de um aposentado da iniciativa privada. Ou seja, nosso sistema previdenciário faz distribuição de renda às avessas, ele concentra renda. E dentro do sistema dos servidores também existem distorções, certamente um professor não vai ter a mesma aposentadoria de um juiz. É INADIMISSÍVEL A ESQUERDA NÃO FAZER O DEBATE ACERCA DESSA MÁQUINA DE CONCENTRAR RENDA. Se quiser reformar, tem que começar por aí:PREVIDÊNCIA DO SETOR PÚBLICO:Custo: R$ 93 bilhõesBeneficiados: 980 mil pessoasPREVIDÊNCIA DO SETOR PRIVADO:Custo: R$ 90 bilhõesBeneficiados: 33 milhões de pessoas

  55. “Passado o instante de

    “Passado o instante de catarse, muitos são apanhados em flagrante, com seus medos e fragilidades, como as cortinas do teatro que se abrem e flagram o ator urinando no vaso de flores na frente de uma plateia lotada.”

    Esta passagem me trouxe a mente Luís Buñel e sua obra prima “O Discreto Charme da Burguesia”. Na cena famosa, ao se abrirem as cortinas, a plateia assiste a um grupo de burgueses amigos num regabofe ao invés de um ator mijando.

    https://www.youtube.com/watch?v=sbL9NbKPiJQ

     

    “Aí, no meio do caminho tinha um presidente do Senado…”

    Ela nunca esquecerá que no caminho havia, não uma pedra, mas um carne de pescoço. Um sujeito mais “amplo” do que o STF.

  56. Uma outra opinião, também chocante ao extremo:

    Tirado do Facebook, do

    Stephen Kanitz

    32 min ·  

    Reforma Da Previdência. Você Realmente Acha Que Estará Empregado aos 65/70 Anos?

    Claro que não.

    Essa reforma da previdência foi feita para beneficiar funcionários públicos, que tem emprego garantido até os 70, vocês não.

    Eles não terão a preocupação, que nós mortais temos, de sermos despedidos aos 50 anos, e ter que virar “consultores”

    Aos 55 anos, 80% de vocês Gerentes não serão promovidos a Diretor, só 20%. O resto é demitido.

    Dos 12.000,00 que vc ganhava, você vai cair para uns 6.000,00 como consultor e olhe lá.

    Vc também perderá os 2.400,00 que a empresa pagava para a sua aposentadoria.

    Se vc quiser continuar como contribuinte autônomo, vc teria de pagar 3.600,00 por mês, o que agora se tornou impossível.

    Não contribuindo mais até seus 65, você perde sua aposentadoria e o governo ganha uma fortuna.

    E todo o dinheiro que vc contribuiu por 30 anos. Dinheiro que será usados para os felizardos do setor público.

    Por isso os intelectuais brasileiros são contra o sistema de capitalização previdenciária.

    Nesse sistema você se aposenta com a idade que quiser, só que valor é proporcional aos anos de contribuição.

    Foram muito espertos os intelectuais que elaboraram a “Reforma da Previdência”, pensando em sí.

    Conseguiram aumentar a arrecadação em 10 anos e nos perdemos nossas aposentadorias.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador