Busca desesperada para adiar processo indica culpa de Cunha, diz deputado do Conselho de Ética

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enquanto isso, o presidente da Câmara voltou a afirmar que vai continuar no cargo “sob qualquer circunstância”
 
Jornal GGN – “Cunha tem o direito de apresentar defesa, mas a busca desesperada para protelar significa que ele tem convicção de que é culpado e que cometeu os crimes que as denúncias apontam, como mentir que não possuía contas irregulares no exterior”, afirmou o deputado federal Valmir Prascidelli (PT-SP), que integra o Conselho de Ética que analisará o processo contra o presidente da Câmara.
 
Prascidelli criticou a manobra executada pelo vice-presidente da Câmara, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que determinou a anulação da sessão em que se aprovou a admissibilidade do processo contra Cunha no Conselho, fazendo o caso retornar, praticamente, ao estágio inicial. A declaração do membro do Conselho foi dada à revista Fórum. Para ele,  fato de o vice-presidente, que é aliado de Cunha e também investigado na Operação Lava-Jato, ter feito tal determinação, é uma “clara tentativa de ganhar mais um dia”.
 
A manobra teve início quando o deputado peemedebista Carlos Marun (MS) reclamou da ausência, no relatório de Marcos Rogério, da possibilidade de pedido de vista. Como resposta, Maranhão determinou que o processo volte à fase de discussão anterior à admissibilidade, em oficio enviado ao presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA).
É a segunda manobra de Maranhão frente ao Conselho de Ética. No último ano, o vice-presidente destituiu o relator original da cassação de Cunha, Fausto Pinato (PRB-SP), designando Marcos Rogério na nova relatoria. 
 
A representação contra Eduardo Cunha pede o afastamento do parlamentar do cargo de presidente da Câmara por quebra de decoro parlamentar. A expectativa, contudo, é que a reunião do Conselho ocorra após o Carnaval.
 
Ainda nesta quarta (03), Cunha voltou a afirmar que vai continuar no cargo “sob qualquer circunstância”. “Já fui réu quando era líder do PMDB. Me tornei réu sob a relatoria de Gilmar Mendes e fui absolvido na sequência. Tem vários que estão aqui que são réus. Eu espero que não possa ser aceita a denúncia, inclusive há uma discussão jurídica que vai ser posta lá. O fato de aceitar a denúncia não significa que eu sou condenado”, disse o peemedebista, ao ser questionado sobre a decisão de Teori Zavascki, relator do processo no STF, que anunciou intenção de julgar a denúncia contra ele antes de analisar o pedido de afastamento da presidência da Casa.
 
Ainda assim, Eduardo Cunha acredita que a denúncia não será aceita. “Acredito que possa não ser aceita porque meus argumentos são muito fortes. Vou continuar [como presidente da Câmara] em qualquer circunstância”, reafirmou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isso no dia 13 de março de 2016 essa turma estará nas r

    Enquanto isso no dia 13 de março de 2016 essa turma estará nas ruas pedindo o impeachment de Dilma…

  2. acho que o deputado petista

    acho que o deputado petista tem razão.

    é inacreditável o  que cunha faz para não largar o osso e conseguir assim a

    credibilidade de presidente da camara para dizer a deus, ao mundo e ao

    conluio   que o protege, que ele não é culpado de nada…

    e os do conluio acreditam e vão se queimar tb, se já não queimam no fogo dos infernos….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador