Maia barra moção de repúdio contra presidente eleito na Argentina, proposta por membros do PSL

Moção foi aprovada por votação simbólica na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, presidida por Eduardo Bolsonaro

Jornal GGN – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anulou uma moção de repúdio contra o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández. A decisão do parlamentar foi publicada na sexta-feira (8).

A moção havia sido proposta pelo deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), dentro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, presidida pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Segundo Orleans e Bragança, Fernández teria desrespeitado as instituições judiciais brasileira quando pediu a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava preso em Curitiba.

“O que atinge nosso País diretamente é a menção explícita do senhor Fernández a ex-presidente brasileiro como preso político, questionando a Justiça brasileira sobre sua decisão imparcial”, disse Orleans e Bragança.

Por votação simbólica, o colegiado da Comissão de Relações Exteriores aprovou o requerimento contra o presidente argentino, na última quarta-feira (6).

O deputado André Figueiras (PDT-CE) entrou com uma questão de ordem, na direção da Câmara, pedindo para Maia anular a decisão da Comissão, por desrespeito ao Regimento Interno da Casa. Maia acatou.

“Não seria razoável adotar regramento diverso para manifestações de repúdio, as quais, em regra, acarretam consequências diplomáticas mais gravosas à imagem institucional e nacional. Ademais, tratar-se-ia de contrariedade à simetria regimental. Oportuno citar que esta Presidência tem adotado idêntico entendimento ao se deparar com proposições similares”, afirmou o presidente da Câmara.

*Com informações da Agência Câmara

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É inacreditável a quantidade de débeis mentais que compõem o ex-partido do presidente. Inacreditável também que um débil mental como Eduardo Bostanaro seja o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Pobre Brasil! Pobre Povo Brasileiro!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador