Os autores dos pedidos de impeachment da presidente Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Alvo da Lava Jato, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), decidiu romper com o governo Dilma Rousseff (PT), à revelia do seu partido, comandado pelo vice-presidente da República, Michel Temer. Sem manifestações de apoio à sua empreitada “pessoal”, Cunha decidiu analisar 11 pedidos de impeachment que chegaram à Casa, ainda que mantendo o discurso de que um processo de afastamento de Dilma do poder deve ser feito com cautela e em respeito à Constituição.

Segundo o Congresso em Foco, o único político que assina um pedido de impeachment contra Dilma é o deputado federal Jair Bolsonaro, do PP. Os demais autores são “representantes da sociedade civil”, e tiveram os nomes divulgados pelo portal, com base em informações obtidas com a Secretaria Geral da Mesa da Câmara, por onde passam os requerimentos.

Os cidadãos que querem a saída de Dilma e do PT do Planalto são Walter Marcelo dos Santos (que assina dois pedidos, por motivos diferentes); Marcelo Pereira Lima; Carolina Cristina Crestani; Pedro Geraldo Cancian; Lagomarcino Gomes; Marcelo Cleiton Leite Borba; Adolfo Sashsida; Rafael Francisco Carvalho; Luiz Adrian de Moraes Paz e Caio Belloti Delgado Marczuk (assinam o mesmo pedido); e Carla Zambelli, líder do movimento NasRuas – Mobilização.

(Clique na imagem para ler na íntegra)

Walter Marcelo dos Santos festejou, na última sexta (18), a notícia de que Cunha finalmente iria ao menos analisar os pedidos de impeachment de Dilma. Em sua página pessoal do Facebook, ele elenca alguns motivos para que a petista seja afastada do poder. Entre eles, o descaso com a saúde, a educação, a segurança, o escândalo da Petrobras. Além de, claro, Dilma não ter sido escolhida por mais de 80 milhões de brasileiros na última eleição (somando os eleitores de Aécio Neves, votos em branco, abstenções e outros), número muito superior aos 53 milhões angariados pela presidente reeleita.

https://www.youtube.com/watch?v=aso8qoRdxWo width:700 height:394

O advogado mineiro Caio Bellote Delgado Marczuk também assina um pedido de impeachment. Ligado à juventude do DEM, ele aparece em fotos de protestos anti-PT e em campanha para Aécio Neves. No vídeo acima, ele classifica-se como defensor da monarquia, e relata um episódio envolvendo uma palestra do ex-ministro Gilberto Carvalho – a quem atribui uma série de ações dignas de “comunista” – na qual ele imputou ao PT a morte do ex-prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel.

“O senhor Gilberto Carvalho foi dar uma palestra lá em Belo Horizonte, na Universidade Jesuíta. Eu pensei: eu sou católico apostólico romano, não vou deixar uma instituição da minha igreja ser palco para um bandido, um criminoso ser exaltado. Fui com um grupo de 20 pessoas fazer uma intervenção durante a palestra”, comentou Delgado, que ainda lembrou ter entoado “nossa igreja nunca será vermelha” para as pessoas que tentaram evitar a manifestação anti-PT que se desenrolou no local.

Caio Bellote também faz parte de um grupo “conservador de direita” chamado “Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz”, que promove simpósios que debatem temas como Foro de São Paulo, cotas em universidades, etc.

Outro defensor do impeachment, o economista Adolfo Sechsida – que já publicou artigo na Folha questionando o ajuste fiscal – marchou com outros membros do Movimento Brasil Livre – grupo declaradamente anti-Dilma e PT – de São Paulo a Brasília, para entregar um pedido de deposição de Dilma com mais de 3 mil páginas. Há algumas semanas, colunistas da Veja divulgaram uma versão enxuta do projeto (em anexo), alegando que há fundamento nas acusações apontadas contra a presidente.

Os 11 pedidos de impeachment estão em posse exclusiva da Secretaria Geral da Mesa e serão reformulados pelos seus autores porque apresentaram algum tipo de inadequação que precisa ser reparada, explicou Cunha. Depois de atualizado, os documentos voltarão a um departamento da Câmara que fará análise jurídica e regimental de cada peça, para então submeter pareceres individuais a Eduardo Cunha. “A partir daí, caberá ao mais novo oposicionista do Congresso decidir se dá prosseguimento aos processos”, destacou o Congresso em Foco.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seria cômico, se não fosse

    Seria cômico, se não fosse trágico. Esta gente aí deve ser daquele tipo que define a democracia como sendo a ditadura da maioria.

    1. Você(s?) é um grande(s) exemplo disso, hehe…

      Uma vez que as pessoas leiam uma certa quantidade de seus comentários (ou “mensagens”), passa-se a ser uma probabilidade estatisticamente muito alta de que seja alguma grande bobagem.

      Lá vem ele(a)!….

       

      1. Acho que esse assunto não

        Acho que esse assunto não deve ser negligenciado. 

        Esse assunto é muito grave e nossa democracia ainda é muito frágil. Prefiro martelar esse assunto a negligenciá-lo.

        A direita está desesperada para ter de volta a chave do cofre… Eles não achavam que o PT teria tanta competência.

        1. Entr negligenciar e martelar diuturnamente há 1 justo meio-termo

          Acho que ficar martelando só ajuda a que a idéia “pegue” na mente das pessoas, que passam a esperar o fato.

          1. Cara Amiga, talvez tenha me

            Cara Amiga, talvez tenha me expressado mal.

            Acho que já chega de negligencia, de achar que as pessoas não veem dessa maneira ou que o republicanismo do PT vai resolver os problemas por si só.

            Conheço várias pessoas que estão com ódio do PT por nenhum motivo, que acham o PT o partido mais corrupto do mundo…

            E acho que essas mentiras devem ser combatidas de todas as formas, incessantemente.

            Ainda que tarde, Lula e outras figuras do PT começaram a reagir contra essa insanidade que a MIDIA canalha MARTELA TODO SANTO DIA… Então devemos sim, todo santo dia combater e mostra o quanto é ridículo um bando de desocupados achar que podem cassar milhões votos por que eles se acham acima do bem e do mal!

          2. Só q nao é isso o q o Nassif faz…

            Ele martela dia sim e dia nao a PROBABILIDADE do impedimento. Assim fica difícil…

  2. O tal do Caio Marczuk é do
    O tal do Caio Marczuk é do mesmo “naipe” daquele esquisito que insultou Dilma nos EUA: um almofadinha conservador e extremista.

    Como tais peças não são casos de Polícia???

    São agressivos, mas apenas assim são por ainda não terem provado a reação contrária.

  3. Falta educação

    O Walter Marcelo é muito convincente em alguns de seus argumentos. Mas ele exagera quando fala em educação. Não precisava cometer uma dúzia de erros de português para justificar a falta de escolas…

    1. Ninguém deixa de ser cidadao pq faz “erros de Português”

      Nem contra inimigos se deve usar argumentos falhos em si mesmos. “Erros de Português” sao uma falácia, apenas o fato de que a língua, como qualquer língua, tem variedades, e diferentes falantes usam diferentes variedades da língua, mas os cagadores de regras querem que seja lícito apenas o uso da língua formolizada (de formol) que eles recomendam, que nao é língua de ninguém. E é extremamente antidemocrático tentar diminuir os direitos de cidadao de alguém porque ele nao usa essa “língua oficial”. Mesmo que sejam os direitos democráticos de um imbecil.

  4. E um recado do Nassif para o Ze da Poliça ou para ….

    E um recado do Nassif para o Ze da poliça ou para o homen dos cargos o Mercadante?

     

  5. Realmente, trata-se de um

    Realmente, trata-se de um grupo de brasileiros notáveis, inteligentes e bem informados pela Veja, o semanário dos homens bons (segundo o professor Hariovaldo),

  6. Bilhete para o Nassif

    Nassif, o blog é seu e você publica o que quer.

    Dito isto, lamento, na condição de leitor antigo do blog, que você esteja dando palco para este pessoal e ajudando a dar a eles os 15 minutos de fama que eles estão pleiteando.

     

  7.  
    … Há vários dias, eu

     

    … Há vários dias, eu venho, humildemente, exortando:
    se a Legalidade não cortar, definitivamente, a cabeça do ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'” o monstro renascerá com 07!
    07 cabeças!
    Medonhas e indômitas!
    E operando o surgimento de outros energúmenos à imagem e semelhança!

    A Lei tem que cortar, definitivamente, a cabeça do ‘CU(nha)’ “do DEMoTucano Aécio ‘Never'”!

    Em nome da democracia e da civilidade!
    Em nome da vida!
    Em nome de Deus!

    Oremos!

    E continuemos pintados para a guerra!
    Mesmo porque a luta contra o fascismo é interminável!

    Felicidades a ‘nois’ todos!

    “Inté”!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas

  8. A lobotomia

    vetorial que fazem a Globo e a Veja apresentando seus frutos e também o desespero porra-louca das direitas todas, inclusive em setores do PMDB… 2015 será o nosso 1968 do Século 21, a ano que não terminará, para o bem (Dilma ficando) ou para o mal (ela expulsa por golpe do Planalto).

  9. Ué, o monarquista bem que

    Ué, o monarquista bem que podia criar o reino do pão de queijo lá em Cláudio, casar com Aécio e viver vida de rainha felizes para sempre. Tá certo que não mudaria o Brasil, mas mudava a vida dele, porque essa que ele tem deve ser muito chata.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador