Coronavírus: Fauci, infectologista nos EUA, aconselha Biden a tomar vacina rapidamente

O número de mortos nos EUA ultrapassou 300.000 e o número de americanos hospitalizados continua a subir, atingindo um recorde de 110.549, de acordo com o Covid Tracking Project.

Executive Digest

Jornal GGN – O presidente eleito Joe Biden deve ser vacinado contra o coronavírus o mais rápido possível por “razões de segurança”, disse o especialista em saúde pública dos Estados Unidos Anthony Fauci nesta terça-feira. Uma segunda vacina candidata, feita pela Moderna, recebeu uma avaliação encorajadora antes da provável aprovação pela Food and Drug Administration.

A vacina Covid-19 fabricada pela Pfizer está começando a ser administrada a populações de alta prioridade nos Estados Unidos – à medida que o vírus continua a aumentar em todo o país.

Nesta segunda, 14, foram 193.454 novos casos e 1.311 mortes, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. A média móvel de sete dias para novos casos diários era de mais de 209.000, ou mais de um por minuto.

O número de mortos nos EUA ultrapassou 300.000 e o número de americanos hospitalizados continua a subir, atingindo um recorde de 110.549, de acordo com o Covid Tracking Project.

Na segunda-feira à noite, Ron Klain, chefe de gabinete de Biden, disse ao MSNBC: “Ainda estamos no meio do que será um inverno muito, muito, muito escuro. Provavelmente, restam dezenas de milhares de mortes antes do final do ano e mais mortes depois disso”.

Mas o início da campanha massiva de vacinação deu um vislumbre de esperança. As primeiras doses da Pfizer e BioNTech foram administradas a populações de alta prioridade na segunda-feira.

Em uma coletiva de imprensa, o secretário de saúde Alex Azar disse que 636 locais de vacinação receberão as doses na quarta-feira, com outros 581 seguindo até o final da semana. O primeiro lançamento da vacina Pfizer verá um total de 2,9 milhões de vacinações, disse Azar.

Os primeiros a serem vacinados foram em sua maioria profissionais de saúde de alta prioridade. Sandra Lindsay, enfermeira do Centro Médico Judaico de Long Island, em Nova York, recebeu publicamente a primeira vacina.

“Espero que isso marque o início do fim de um período muito doloroso de nossa história”, disse Lindsay aos repórteres.

Na terça-feira, o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, disse que as primeiras vacinas em seu estado foram “administradas a nossos heroicos profissionais de saúde da linha de frente”.

“Este é um dia pelo qual esperamos quase um ano”, disse Murphy. “Foi uma emoção testemunhar essas primeiras vacinações.”

A aprovação do FDA para a vacina Moderna é provável que se dê até o final da semana. A empresa divulgou os dados na terça-feira e se reunirá com o FDA na quinta-feira, onde um comitê de consultores médicos e científicos decidirá a aprovação final para uso de emergência. Azar disse que 6 milhões de doses serão enviadas após aprovação.

Na terça-feira, o FDA disse que a vacina Moderna foi eficaz sem quaisquer problemas de segurança específicos em adultos com mais de 18 anos. A avaliação anterior da empresa disse que sua vacina tinha uma taxa de eficácia de 94,1% em um ensaio com 30.000 pessoas. Os efeitos colaterais, que podem incluir febre, dor de cabeça e fadiga, são desagradáveis, mas não perigosos, descobriu a agência. A vacina Moderna é mais fácil de manusear do que a vacina Pfizer, que requer armazenamento extremamente frio.

O governo federal espera ver 20 milhões de pessoas imunizadas com a primeira dose – as vacinas Pfizer e Moderna requerem duas – até o final de dezembro, e outros 30 milhões até o final de janeiro. Azar disse que a população em geral pode esperar ter uma vacina disponível até o final de junho, embora esse prazo dependa da aprovação de mais duas vacinas, uma desenvolvida pela Johnson & Johnson e outra pela AstraZeneca, que ainda estão em estágio clínico final ensaios.

As pesquisas mostram que mais americanos estão dispostos a tomar a vacina, embora o ceticismo permaneça. Uma pesquisa da ABC News e da Ipsos descobriu que mais de 80% disseram que tomariam a vacina, enquanto uma pesquisa da Kaiser Family Foundation revelou que 71% disseram que “definitivamente ou provavelmente” tomariam a vacina.

Políticos e líderes de saúde pública disseram que serão vacinados em público para aumentar a confiança na vacina – Biden entre eles.

“Queremos que ele esteja totalmente protegido ao assumir a presidência em janeiro”, disse Fauci à ABC na terça-feira. Ele também disse que o vice-presidente Mike Pence deveria ser vacinado, acrescentando que Donald Trump deveria ser protegido por anticorpos remanescentes de sua luta contra o vírus em outubro.

Como a maioria dos americanos deve esperar pelo menos mais alguns meses por uma vacina, as autoridades públicas e especialistas em saúde têm implorado ao público para continuar usando máscaras e distanciamento social, especialmente na temporada de férias.

O governo Trump continua a atrair críticas por sua decisão de realizar uma série de festas em grande escala nas quais tais precauções não são totalmente observadas. Na terça-feira de manhã, a filha e conselheira sênior do presidente, Ivanka Trump, questionou publicamente as ordens de bloqueio público.

Com informações do The Guardian.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador