Vacinas contra a Covid-19 para Yanomamis foram trocadas por ouro

De acordo com a denúncia, cada dose foi vendida a 15 gramas de ouro para garimpeiros em Parafuri, Parima e Homoxi

Comunidade na Terra Indígena Yanomami. | | Foto: Junior Hekurari Yanomami/Condisi-YY

Jornal GGN – Pelo menos 106 doses da vacina chinesa contra a Covid-19, a Coronavac, destinadas a Terra Yanomami, na região norte do país, foram vendidas a garimpeiros em troca de ouro, de acordo com denúncia divulgada pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY). As informações são do portal G1. 

O esquema fraudulento teria sido liderado por servidores que estavam na região prestando serviço ao Distrito de Saúde Indígena Yanomami (Dsei-Y), subordinado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde.

O ofício, assinado pelo presidente do Condisi-YY, Júnior Hekurari Yanomami, apontou que cinco servidores, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem, foram os responsáveis pelas vendas das vacinas na comunidade Komamassipi, na região do Parafuri, onde 45 garimpeiros foram vacinados, em troca de 15 gramas de ouro por cada dose. Também foram vacinados 23 garimpeiros nas regiões do Parima e 38 em Homoxi. 

A vacinação dos invasores teria sido feita em março, abril e maio deste ano. Na época, o grama do ouro era cotado a R$ 319,82 no Banco Central. Sendo assim, as 106 doses de vacinas, que deveriam ser aplicadas nos Yanomami, devem ter movimentado R$ 500 mil. 

A suspeita sobre esses desvios de vacinas veio à tona por meio de reportagem publicada, no mês passado, nos portais “Repórter Brasil” e “Amazônia Real”, que flagrou uma das servidoras tentando vender ouro em Boa Vista.

Com isso, o Condisi-YY foi fiscalizar a comunidade onde essa servidora atuava e confirmou a troca de vacina por ouro. Segundo os indígenas, a vacinação dos invasores ocorreu durante o dia e à noite, tanto nos postos de saúde das três comunidades, quanto nos acampamentos do garimpo.

Esta já é a segunda denúncia de venda de doses vacinas contra a Covid-19 para garimpeiros na Terra Yanomami. Sobre este caso das 106 vacinas, ainda não se sabe se essas doses foram repostas para serem aplicadas nos indígenas. 

A vacinação deste grupo prioritário começou em janeiro deste ano. Mas, em meio ao cenário, em Parafuri, dos 496 moradores, somente 140 foram vacinados. Já em Homoxi, dos 254, foram 115 imunizados. No Parima, são 219 vacinados entre 688 yanomami, segundo o Condisi-YY.

Procurado, o Ministério da Saúde informou que apura o caso. O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador