Como a presidente do Brasil planeja tirar o país e ela mesma da crise

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Do BloombergBusiness

Tradução do GGN

Como a presidente do Brasil planeja tirar o país e ela mesma da crise

A presidente do Brasil Dilma Rousseff está lutando para reconquistar a confiança dos eleitores e investidores globais enquanto a economia desmorona e um escândalo de corrupção se aprofunda. Na terça-feira, ela traçou que o que espera é um caminho para a recuperação.

Em uma entrevista exclusiva no Palácio presidencial, em Brasília, Dilma disse que o processo de recuperação da gigante estatal de petróleo Petrobras vai proceder com a publicação do balanço financeiro auditado, há muito tempo adiado, até o final de abril – e emitiu uma forte negação de que ela sabia sobre a corrupção que abalou a empresa que presidiu entre 2003-2010.

“Nenhum de nós vimos um sinal” de corrupção, disse Dilma Rousseff, 67, em sua primeira entrevista desde que começou seu segundo mandato, em janeiro. O conselho de administração da companhia petrolífera “foi composto por empresários bastante qualificados – não era só eu.”

Rousseff está tentando recuperar o equilíbrio após uma queda na popularidade, desencadeada pelo escândalo e uma economia vacilante, que deixou cair o índice de aprovação ao seu ponto mais baixo. Ela também está enfrentando aumento das tensões em sua coalizão de governo. que põe em perigo a aprovação de medidas de austeridade econômicas propostas por seu ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

As apostas são igualmente elevadas para a economia do Brasil, que está sofrendo de queda da confiança empresarial e uma taxa de juros de referência que é a mais elevada em seis anos. Desde que Rousseff tomou posse em janeiro de 2011, o real perdeu 48 por cento de valor, o pior desempenho em meio às 16 moedas mais negociadas. O índice de ações de benchmark da Bovespa caiu 26 por cento.

Publicar a demonstração financeira auditada [da Petrobras] até o final de abril é parte de um processo que inclui regras de ‘compliance’ mais rigorosas, destinadas a recuperar a confiança dos investidores, disse Rousseff.

A empresa atrasou em dezembro os resultados, em uma segunda vez que o conselho não conseguiu chegar a um acordo sobre o tamanho das perdas. A Agência Moodys Investors Service rebaixou a nota de crédito da Petrobras em dois níveis em fevereiro. “Quero garantir que a Petrobras vai voltar para o mercado”, disse ela .

Credores da Petrobras poderiam solicitar uma aceleração dos pagamentos em parte da sua dívida, se a empresa não liberar a demonstração financeira auditada até o final de maio.

Procuradores do Ministério Público estão investigando 20 empresas, incluindo 16 construtoras, por participarem de um suposto cartel para sobrecarregar a empresa petrolífera. OAS e Galvão Engenharia SA, construtoras brasileiras, pediram concordata depois que as investigações começaram. 

A presidente disse que que as dificuldades financeiras dos construtores não irão conter o planejamento para construir e operar projetos de infraestrutura. Ela disse que conta com investimento chinês para uma estrada de ferro que liga a costa atlântica do Brasil ao Oceano Pacífico.

O Supremo Tribunal Federal também autorizou investigações contra 49 políticos, incluindo o chefe do Senado Renan Calheiros e o presidente da Câmara Eduardo Cunha, por supostas relações com propinas na Petrobras. Ex- funcionários da empresa que se ​​tornaram testemunhas do Estado disseram que centenas de milhões de dólares foram para os partidos políticos, incluindo o Partido dos Trabalhadores, de Rousseff. O escândalo erodiu o apoio que ela precisa no Congresso para aprovar medidas de austeridade.

Assista a entrevista aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aos que desacreditam, aos que

    Aos que desacreditam, aos que que duvidam de sua capacidade e inteligência, aos que opinam sob a influência dos humores midiàticos, se esquecendo de sua garra, de sua determinação e de sua honestidade.

    è bom lembrar que DILMA muito mais do que política, é estrategista e BRIZOLISTA também.

    Para ela os fins não justificam os meios, se assim fosse teria o PIG ao seus pés. Bastaria perdoa-lhe as dívidas.

    Conduziu e conduz esse país por quatro anos sob intenso fogo cruzado.

    Teve uma vitória estrondosa, contra a SEITA PIGAL, a LAVA -JATO  MOROTUCANA, A ZELITEZELOTES e os espertinhos pelegos do FHSBC.

    Venceu o 1º, o2º, e o3º turno.. E todas as tentativas de impedimento até agora de governar.

    Praticamente uma por dia. 

    Fora o FOGO AMIGO!!!

    Perdeu para seu “aliado”político o PMDB, o “CÂNCER DO BRASIL”, as casas legislativas.

    Será???

    Sei não!!!

    RENAN e CUNHA estão pendurados na LAVA-JATO, que apesar dos esforços MORÁTICOS, não conseguiu envolve-la. Mas… continuam tentando.

    Perdeu num IBOPE e DATAFOLHA, também pendurados.

    Que credibilidade???

    Tudo bem…  com certeza na próxima recupera.

    Nesse emaranhado de urubus, raposas e hienas, fica difícil não sair arranhada, atordoada ou até mesmo ferida.

    QUEM AGUENTARIA FIRME E FORTE SEM ESTREBUCHAR???

    Pior é quando mais se precisa de bálsamo, mais lhe jogam vinagre.

    Mas nada que uma forte dose de apoio dos verdadeiros amigos, dos correligionários e das MILITÂCIAS de ESQUERDA, não possa aplacar e recuperar.

    BOLA PRA FRENTE DILMA!!!

    EXATAMENTE COMO O “NÃO VAI TER COPA”, VC FEZ UMA COPA TÃO MARAVILHOSA QUE ELES TIVERAM QUE RECORRER AO 7X1 .

    E é com essa mesma camisa AMARELA, a preferida do TIO SAM, que os falsos NACIONALISTAS ESTÚPIDOS E ANTOLHADOS, irão às ruas pedir a sua cabeça, até que o PIG MEDIEVAL se acabe. 

    Já está na hora!!!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador