Esperando novas acusações na Lava Jato, Cunha promete retaliar governo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara, teria dito a interlocutores que já espera novas denúncias apresentadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo informações da Folha, Cunha está preocupado com o depoimento de Julio Camargo, que assinou acordo de delação premiada com o Ministério Público.

Cunha foi citado pelo doleiro Alberto Youssef, um dos principais réus delatores da Lava Jato, como “destinatário final” de propina paga pelo aluguel de navios-sonda para a Petrobras, em 2006, lembrou o jornal. A ocorrência é alvo de uma ação penal a que respondem Youssef, o operador do PMDB, Fernando Baiano, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e Júlio Camargo, que teria intermediado o contrato.

O próprio empresário teria mencionado, em 2011, o nome de Cunha a Youssef, em conversas sobre o pagamento da propina. Em depoimento prestado em maio, porém, Camargo negou que tenha envolvido o presidente da Câmara. “Interlocutores de Cunha dizem, porém, que ele foi avisado de que Camargo teria mudado sua versão em depoimento. Por isso, o peemedebista espera ser denunciado pela Procuradoria”, publicou a Folha.

Como reação, Cunha já deu sinais de que pretende aumentar ainda mais a pressão sobre o governo, caso seja alvo de novos inquéritos na Lava Jato. Ele já avisou que no retorno do recesso parlamentar, pretende permitir a instauração de novas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) para desgastar ainda mais o Planalto. As duas mais visadas são a CPI do BNDES e dos fundos de pensão.

A Folha escreveu que o Planalto, por sua vez, espera que novas acusações contra o peemedebista ajude a reduzir seu poder de influência na Câmara. Desde que apareceu na lista de políticos investigados pela Lava Jato em março, por determinação do PGR Rodrigo Janot, Cunha tem retaliado o governo. Ele e o presidente do Senado acreditam que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se não influenciou, ao menos nada fez para impedir uma investigação contra a cúpula do Congresso.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cunha

    Cunha ferra o governo sempre que tem a oportunidade. Sempre saiu ileso. Só faltava agora o governo recuar com essa ameça ridícula. Está na hora desse safado ir pra cadeia. Essas CPIs da qual ele fala, sairá de qualquer maneira. 

  2. Pode pessoas investigadas

    Pode pessoas investigadas impunemente atrapalhar as investigações?  E pior que isso, publicamente chantagear dizendo que vai agir desta ou daquela forma para retaliar?

  3. A feição do diabo.

    No imaginário popular o diabo é representado com feições, pode ser o anjo decaído, o bicho chifrudo, no inferno ou acompanhando alguns mortais necessitados de exorcismo conforme ditames da Igreja Católica, nada a ver com aquele circo dos evangélicos das televisões.

    Prá mim o diabo é estrábico, anda de bíblia de sovaco, frequenta os palácios do dinheiro, quando fala a boca é escondida pela mão, promove negociatas corrompendo os mais fracos e oportunistas. Pela própria índole não consegue se afastar as arapucas criadas pelo dinheiro e o poder que este propicia. É manipulador, afinal nos evangelhos prometeu ao Jesus coisas fora do seu alcance. Ele tem uma visão muito imediatista, não é um bom jogador, tudo agora pode ser nada amanhã.

    O diabo se não for CUnha é  CUnha.

  4. Cunha ta repetindo o padrão

    Cunha ta repetindo o padrão da época da MP dos Portos: criando tanto caso, e escancarando tanto o proprio oportunismo, que vai acabar tendo que abaixar a bola, porque vai começar a pegar mal.

  5. CN

    Nassif,

    O CN já tinha um de seus presidentes, Renan Calheiros, carregado de denúncias mas com comportamento discreto.

    Aí chegou ECunha e sua sutileza de chimpanzé numa loja de cristais, a atuar como se fosse um perfeito imperador do patropi, mas existe um probleminha para tal protagonismo – ambos carregam processos nas costas, sendo que ECunha carrega um leque deles.

    E a tal da Ficha Limpa, cadê ? Por qual motivo o Judiciário não julga tais processos ? Como pode ser medianamente confiável, um CNacional em que suas Casas são presididas por parlamentares com pendências judiciais ?

    Agora eu aprendi, o CNacional é composto por duas casas de mãe joana, um verdaeiro prostíbulo.

  6. O que querem?

    Retaliar o governo Federal por uma investigação conduzida por outro poder? Por que ele, o cunha, não retalia o Janot, o moro? Ponto positivo para o Governo Federal ao não interferir nas investigações, mesmo sendo alvo de forma até mesmo desonesta.

    1. Refém

      Mais ou menos como nas situações com reféns. As ameaças dos chefes do legislativo ao governo tem raízes na fraqueza do atual governo que parece ter sido abandonado por quase todos. Dilma está sozinha, isolada, e por isso com uma aparente fragilidade. Daí a “valentia ” de alguns: “Vou ameaçar o governo porque parece esvaziado e fraco, tenho o respaldo da mídia, e vejo  se com esta chantagem fazem algo para me proteger”. Jamais teriam peito de enfrentar o judiciário e/ou o MP, porque estes não estão sendo atacados pela mídia. É surreal, mas é isso.

    2. Estão todos em sinuca de

      Estão todos em sinuca de bico. Os movimentos estão todos mais curtos. Só a oposição, com a blindagem da mídia, faz o que quer. Mesmo assim o cronômetro foi até parado.

      Ele, Eduardo Cunha, está “leiloando” o “apoio” dele. Ele sabe que o que é dele pode sair das gavetas a qualquer tempo. A oposição, sobretudo a imprensa, já ofereceu anistia, blindagem pra ele. Mas ele não confia, afinal a “bola” está com o STF.

      … E ele sabe do olho grande desse consórcio de oposição no poder. Descartariam ele no dia seguinte sem dó nem piedade.

      Só os moralistas encegueirados é que não enxergam. Ou, então, fazem uma de fariseus em busca do “sacrifício” ritual da “Geni”.

      Mas como já disseram, ele não demonstrou nenhuma lealdade; se a Dilma oferecer alguma vai ser capitulação pura e simples.

      … E ainda tem quem repita que Eduardo Cunha é uma “raposa política”…

      É um achacador simplório.

      … E com o apoio da “UDN” moralista…

      Como lembrou o WGS, o que falta é aparecer um vaca fardada qualquer pra precipitar os acontecimentos e daí inventarem um pretexto qualquer pro golpe; do tipo declarar “vago” o cargo de Presidente… Essa é a parte mais fácil pra golpistas.

      Mesmo assim fica a pergunta: qual vai ser a do STF? Vai aderir ao sacrifício do bode expiatório? Ou vai alongar ainda mais e mais essa novela?

      Enquanto isso a Dilma não nomeia ninguém; contingencia o orçamento; o Legislativo continua na histeria em que se encontra; a imprensa fica procurando e incentivando vacas fardadas; e os concurseiros militantes vão se achando mais e mais importantes do que são.

      Seja qual e quando for o resultado dessa novela, esse último aspecto é o mais nefasto: o ativismo judicial; sobretudo com a manutenção do financiamento empresarial de campanha. As ideologias antissociais vão grassar mais e mais; e a boçalidade vai só aumentar.

  7. Acusado por crimes, ameaça a Presidente?!

    A presidente Dilma Roussef é denegrida de forma vil e acusada de corrupção. Mas o Eduardo Cunha, acusado de crimes, promete retaliar o Governo Federal? Ainda mais, promete jogar o país numa instabilidade absurda.

    Como é que o país ficou refém desse tipo de gente? Surreal!!!

    1. Tem razão

      Tem razão, é um absurdo dantesco. Simplesmente qualquer coisa, por mais ilegal ou imoral que seja é aceita se for contra o PT.

      Isso é resultado de 13 anos de discurso de ódio e demonização proporcionado pela mídia contra o partido e seus representantes.

      A mídia defende qualquer bandido e aceita qualquer crime desde que seja contra a presidente e o PT.

      Por isso que eu digo: A mídia é uma máfia a desserviço do Brasil…

      O que me impressiona é que a sociedade parece anestesiada ao aceitar esse descalabro.

      1. A sociedade continua a

        A sociedade continua a acreditar que está sendo bem informada pela mídia. Ela não pode fazer outra coisa, por enquanto. Mesmo se quisesse sair para a Internet, não saberia escolher em quem confiar. Quem deveria cuidar para que a mídia cumprisse seu papel e não se transformasse no partido político transgressor e frequentemente  criminoso em que se transformou, seria o Governo. Mas este está de mãos atadas pela própria mídia, que a qualquer providência democrática governamental gritará que está sendo atacada por autoritarismo. Vivemos uma ditadura bem urdida, uma ditadura da mídia. É um caso para ser enfrentado por um especialista. Dar um golpe na mídia. Dar um golpe na ditadura da mídia. É necessário planejar e dar um golpe, democrático, na mídia, deixando-a também e principalmente sem seu poder de mentir sobre a natureza de seu necessário enquadramento em marcos civilizados.

      2. Pelo menos por aqui, em

        Pelo menos por aqui, em Goiás, a indignação da sociedade está voltada para o PT. E nem sabem o real motivo. Só falam que o PT é corrupto e pronto. 

        Ninguém entende direito o que se passa na Lava Jato. Só que o PT roubou e quebrou a Petrobrás. Ninguém nem sabe, ou ignoram, a existência de envolvidos de outros partidos. Ignoram outras denúncias de outros políticos, como se não fizessem diferença comparado à “corrupção do PT”. 

        Mesmo sendo perceptível a manipulação das informações, a mídia conseguiu o que queria: fazer a cabeça dos brasileiros contra o PT e contra as minorias. 

        Acho que a única coisa pra desfazer isso é o PSDB voltar ao governo e assim ser possível todos verem o que eles realmente são, como já viram na FHC, mas que poucos realmente se lembram ou realmente sabem que aquilo sim foi pior. 

  8. ele vai precisar de toda habilidade, mundialmente conhecida!

    para votar em tempo recorde, aquela lei que torna inimputaveis os presidentes da camara e senado!

  9. SÓ CHANTAGISTA, UM CORRUPTO E UM CANALHA

    Este canalha chantagista precisa entender que vai pagar por todos os seus malfeitos. Com papos desta natureza este imbecil apenas mostra o que é.
    Tem que denunciar este safado sim. Tem que colocar uma tornozeleira nele.

    1. Diga-se de passagem, o MPF

      Diga-se de passagem, o MPF que é tucano até debaixo d’água. O Cunha não sabe disso? Claro que sabe, inclusive sabe que toda a operação foi feita com esse intuito e ele respondeu prontamente. 

  10. O recado de Cunha ao governo

    O recado de Cunha ao governo Dilma é claro: não reconduzir Janot ao cargo de PGR porque ele vai me pegar.

    Seria uma atitude covarde e conivente com a corrupção não reconduzir Janot ao posto de PGR, Dilma passaria recibo de fraca e tenho certeza que ela não vai fazer isso máxime para agradar um gangster como Eduardo Cunha.

    Janot tem a chace histórica de se consagrar se investigar a todos (incluíndo Aécio) sem medo da mídia e cara feia, nesse caso ele receberia o apoio também da esquerda.

     

  11. Ficha limpa ?

    Acabou ?  Essa gente consegue acabar com todas as leis  ou jogá-las no lixo. Ver o Maluf deputado, uma pessoa que nem pode sair do país ! O Renan que até desligou-se do comando do Senado, voltar a ser o Comandante ? O Cunha com tantos processos nas costas, presidente da Câmara ? Pq ainda não foram julgados ? Quais são os responsáveis pelos JULGAMENTOS  dessa raça ? Mas o gilmarzinho já até preparou o julgamento da Presidente da República.

    Jamais gostaria de dizer isso, mas estou perdendo a fé no ser humano.

  12. Delação seletiva para ser beneficiado por Sérgio Moro…

    A primeira advogada que acompanhou a delação premiada de JÚLIO CAMARGO foi BEATRIZ CATTA PRETA (se continua sendo, ou se deu as coordenadas e passou para outros a defesa para disfarçar, não vem ao caso), mas quanto à Catta Preta é sempre bom lembrar:

    https://jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/a-delacao-premiada-e-as-relacoes-entre-psdb-e-o-juiz-sergio-moro

    Catta Preta….advogada especialista em delação combinada(sic, premiada). Ela deve ser a única que dá crédito a um processo baseado em delação premiada. De dez advogado, dez são contra. Ela é a favor. E tem lá seu motivos  e sabe muito bem o que o réu deve confessar para ser beneficiado pelo Sérgio Moro:…

     Beatriz é prima do desembargador José Mauro Catta Preta nomeado pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB). Anastasia é pupilo do candidato a presidente Aécio Neves.Irmão de desembargador nomeado pelo governo do PSDB, figura como doador da campanha de Aécio Neves para o governo de Minas em 2006. Acompanhe:….

    O bom da história é que cada vez mais se divulga o que tem sido a corrupção nesse “julgamento” dessa nauseabunda lava- jato.

  13. Qual é mesmo a do Eduardo

    Qual é mesmo a do Eduardo Cunha?

    Ele sabe que o Procurador Geral está ávido para colocar as mãos nele porque já há indícios suficientes para solicitar ao Supremo a abertura de processo dado a prerrogativa de foro. Tem ciência que jamais a presidente Dilma, uma pessoa íntegra e republicana,  iria desrespeitar a autonomia do Ministério Público. 

    Então, resta o quê mesmo? O jogo no qual ele é craque; um autêntico “bola-de-ouro” – a chantagem. Passa uma mensagem à presidente que atanazará até dizer chega as relações já azedas entre o governo e a Câmara se ela optar pela reincidente indicação do Procurador Rodrigo Janot para a PGR. Mesmo porque depois dessa última operação da PF envolvendo senadores o Procurador Geral também comprou um briga com parte do Senado Federal. 

    Na realidade, ele chantageia em dose dupla: à presidente, de forma direta e ao procurador de maneira enviesada. 

     

  14. Cunha desafiou a polícia a ir

    Cunha desafiou a polícia a ir a sua casa. Claro que nada mais guarda por lá que seja comprometedor, isso é apenas teatro para que seu grupo continue a pensar que ele tem o corpo fechado. Cunha é muito mais temerário que esperto, conseguiu fazer da ousadia inescrupulosa uma espécie de profissão. Enquanto isso, ele já fez os cálculos do tempo e sabe que tempo terá para fazer grande estrago em seu posto antes de efetivamente ser preso, daqui a um ano, mais ou menos. E acha que terá uma chance de de não ser preso, se conseguir emplacar um novo procurador geral, o que é infantilidade sua. Ele também está contando como certo que a mídia o ajudará a se livrar do xilindró, se ele conseguir dar algumas punhaladas profundas no Governo Dilma. Tudo faz parte do grande espetáculo de espernear do Cunha, que berra mais que os bacorinhos do Benedito Valadares no fundo da carroça, nada mais que isso. E se houver esperteza no baixo clero, ou pelo menos instinto de sobrevivência, em muito breve Cunha será evitado como se fosse portador do vírus Ebola.   

  15. O próximo movimento

    Considerando que Dilma indicará a recondução de Janot, o próximo movimento será do Senado, que poderá rejeitar a indicação do Executivo.  Os votos de Renan e Collor já podem ser contados contra Janot.  Os demais serão “trabalhados” intensamente por Cunha e seus parceiros.

    O enfraquecimento do Poder Executivo é um processo de longa duração que vem desde o final do Governo FHC.  A quase extinção das medidas provisórias e o orcamento impositivo, dentre várias outras mudanças constitucionais, visaram o “parlamentarismo de ocasião” que hoje emerge como proposta concreta para tirar o poder das mãos dos trabalhistas.  Qualquer semelhança com a manobra udenista contra Jango não é mera coincidência.  Portanto, a fragilidade do Executivo não pode ser debitada exclusivamente à conta de Dilma Rousseff, embora seja inegável a inércia dos seus comandados e o perigoso descaso na condução da máquina pública.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador