FHC culpa PT pelo “nós contra eles” e depois pede diálogo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Fotos: Ricardo Stuckert
 
Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz em vídeo que será divulgado nas redes sociais nesta terça (11) que é preciso diálogo para acabar com esse clima de intolerância na política. Mas, antes, culpa o PT por ter criado o “nós contra eles”.
 
“Veja no que deu essa tentativa no Brasil de jogar ‘nós contra eles’. Isso veio principalmente do pessoal do PT mas agora se generalizou”, diz. “Acho que chegou o momento no Brasil que nós precisamos, não é fazer um acordão de cúpula, mas serenar os ânimos e ver o que é que interessa a todos como um conjunto, como um país, um povo”, relata o Correio Braziliense.
 
O jornal ouviu o assessor de FHC, Xico Graziano, que afirmou que o vídeo foi inspirado na discussão entre Jean Wyllys e Jair Bolsonado, episódio em que o deputado do PSOL acabou cuspindo no rosto do defensor da ditadura militar.
 
De acordo com a reportagem, o ex-ministro Gilberto Carvalho disse que vê com bons olhos a aproximação da Fundação Perseu Abramo com o Instituto FHC. As entidades vão se encontrar no dia 18, para discutir uma pesquisa realizada na periferia de São Paulo sobre valores políticos e percepções do eleitoral.
 
“Vejo com bons olhos. Neste clima de terra arrasada não vai ter outro jeito. Temos que falar sobre o que é caixa 2, como financiar as campanhas, quais serão as regras da política”, afima Gilberto Carvalho. “Mas tem que ficar bem claro desde o início que não é para abafar nada. Isso é um entrave que faz as pessoas desconfiarem”, completa.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. fhc….

    … deve pensar que todo mundo é burro !….   os tucanos golpistas, inconformados com as derrotas sucessivas, criaram esse clima e acabaram levando o Brasil pro buraco, …  Agora querem pedir o penico, … mas precisam que  o PT assuma uma culpa que não é dele…

    O PT tem mais é que ficar na moita e deixar que esses golpistas podres se enterrem sózinhos, … Se aproxima o momento em que o povão vai virar a mesa …  tem demo-tucano e afinizados sujando as fraldinhas de medo…

  2. Quem somos nós e quem são eles?

    FHC defendendo Lula para o Moro e depois pregando diálogo? 

    Depois do PMDB e PP, agora ter o PSDB como aliado?

    Assim o PT convulciona. 

  3. Qualquer acordo ou coisa do

    Qualquer acordo ou coisa do gênero que seja feito com FHC pode até ser considerado como razoável por um momento, mas não o será logo a seguir de sua difusão. Basta ver que este zero-à- esquerda já foi criticando de saída o PT como um todo. 

    Toda demonstração de força é indício de fraqueza – sabe-se bem. E o que FHC propõe é, sem dúvida, algo que o faça parecer que ainda está vivo. Graças a Deus ele já acabou para a política, mas qualquer permissão que se lhe faça nesse sentido será infalivelmente motivo de arrependimento.

    Já deveria lhe bastar o fato de ter saído impune de seu desgoverno – e a prova disso é que ainda está por aí abrindo a boca e soltando pitacos. Nem mesmo pelas armadilhas e asneiras que preparou criminosamente para o Governo de Lula ele foi punido (como os provocativos empréstimos de última hora que fez junto ao FMI de molecagem para tentar desmoralizar o Lula, ou a situação de desgovernança total que criou sem dó nem vergonha na cara para quebrar o PT – e o País! etc…).

    Melhor seria realmente costurar-se alguma ação política para melhorar o clima popular e governamental do Brasil – mas a simples inclusão desse traidor da Pátria levaria tudo a uma situação igual a que temos, ou pior até.   

  4. O FHC sempre fala que o PT

    O FHC sempre fala que o PT criou o “nós contra eles”, mas nunca aponta as atitudes do PT que teriam criado este clima. Que o PT entrou no clima eu sei, mas a discussão é sobre quem atirou a primeira pedra.

     

    1. A primeira pedra.

      A primeira  pedra teria sido a construção de um regramento tributário que sangra o salário e o consumo do mais pobre e poupa a movimentação financeira e de patrimônio, para engordar ainda mais a banca agiota rentista?

      Ou teria sido a privatização desenfreada dos ativos do patrimõnio público, tirado do controle das mãos de brasileiros para entragar a estrangeiros em troca de comissões generosas?

      “…privatization could be mor accuratelly called briberization…” (Joseph Stiglitz)

      http://www.gregpalast.com/the-globalizer-who-came-in-from-the-cold/

      Ou teria sido a mudança da regra eleitoral em 1997 para a norma que passou a ser conhecida como LEI ELEITORAL PLUTOCRÁTICA, legalizando a doação de empresas, que passaram a ter o poder cada vez maior de influir nas eleições proporcionais e majoritárias?

      Desde a escravidão que nunca foi extinta, centenas de pedras foram atiradas contra a imensidão pobre da população brasileira. Tá na hora de essa parcela acordar e começar a jogar algumas pedras em quem nos ataca há séculos. Cada um jogando uma pedra por ano já dá um bombardeio sem precedentes, capaz de tornar o FHC um homem de palavra. Aliás, dia 03 pf é um bom dia para ensaiar alguns arremessos.

       

  5. fosfosol

    Será que o feagacê tem memória curta?

    Ele já esqueceu que desde que perderam a eleição em 2014 seu partido não deu trégua à Presidenta legitimamente eleita e passou a disseminar o discurso de ódio que culminou na maior pataquada que este país já vivenciou?

    Agora que a água lhe bate na b… vem pedir conciliação nacional!

    Faça-nos o favor, né?

    Quem te viu, quem te vê!

  6. O PSDB já sofreu algum golpe

    O PSDB já sofreu algum golpe de estado? Seu líder máximo, ele mesmo FHC, é perseguido implacavelmente pelo pig, pelo judiciário, MP e PF? O “nós contra eles” da esquerda se dá nas urnas, no debate e nas ruas.

    Se essa proposta de diálogo significar os tucanos se desvinlacurem das milícias no judiário, MP e PF e os MBLs da vida, e voltarem para a política, aí sim, poderá ser o começo da normalização democrática do país.

    Aguardemos para ver a real disposição do tucanato. 

  7. É fato público e notório que

    É fato público e notório que FHC não tem votos para transferir a Lula.

    Ele quer dividir a propina que entesourou quando foi presidente?

  8. Bem, mais de uma vez Lula

    Bem, mais de uma vez Lula disse que as elites são contra o povo.  Mas eleite é banqueiro, é dono de indústria como Ford, Chvrolet, Coca-Cola, não médico e sua pequena clínica, não advogado e seu local escritório, não jornalista ou publicitário (qual é qual?) e sua pequena agência, não dono de pequena loja no bairro, não participante do pool de investimentos em franquias, menos ainda esfolados franqueados, menos ainda gerentinho batedor de panela nas varandas em bairros da, óbvio redundante, classe média trabalhadora. Classe média é classe média, não é elite. E é essa classe média que já está sentindo no bolso os efeitos do golpe das elites.

    Agora, esse FHC é muito hipócrita, hein? Depois da campanha prá lá de malediscente de Aécio, depois da revolta de Aécio, depois do incitamento ao crime de Aloysio Nunes “quero ver Dilma sangrar”, depois da própria postura de FHC ante o golpe … depois de tudo, vem acusar Lula de estabelecer o “nós contra eles”? FHC não quer diálogo coisa nenhuma, FHC quer é criminalizar o PT. Não dá para aceitar diálogo com quem já começa querendo colocar o outro “em seu devido (e submisso) lugar”.

    ***

    Golpistas também vivem dizendo que querem a inclusão do Brasil no mercado mundial. Mas mais importante do que a inclusão é a forma de inclusão. Lula não isolou o nosso país daquele mercado, só mudou o jeito da nossa inserção, da nossa participação.

    – “Você topa ir numa festa luxuosa? Cheia de gente bonita, bebida e comida  do melhor, atrações divertidas e finas, aceita o convite?”

    Depende, se é como usufrutuário do luxo ou se é como o palhaço que será humilhado para entrer os outros convidados…

    1. “Eu sei que incomoda muita

      “Eu sei que incomoda muita gente que os pobres estão evoluindo. Todo mundo sabe, em Pernambuco, na Bahia, no Sergipe, o pobre está usando o maiô que só uma parte da sociedade usava. A patroa bota um perfume à noite para ir jantar e a empregada vem de manhã com o mesmo perfume. Se é paraguaio ou não eu não sei, mas vem com o mesmo perfume”, disse gerando aplausos e risos.

      Para exemplificar momentos em que a “ascensão” do pobre incomoda, Lula disse que houve momentos, quando era sindicalista, que entrou em restaurantes e foi hostilizado. “Será que o trabalhador tem que comer em cocho? Não pode comer em restaurante também?” questionou.

      “O cidadão vai para o aeroporto, chega lá está a empregada dele com a família no avião, pegando o lugar dele”, continuou o ex-presidente. “Eu sei que é duro”

  9. Velho vagabundo e

    Velho vagabundo e nefasto.

    Espero que o ódio que você ajudou a semear acabe se virando contra você velho bandido.

    Também contra TODOS os integrantes da lava rato.

     

     

  10. Conversar com quem te golpeia

    Conversar com quem te golpeia pelas costas e te persegue utilizando seus sócios na mídia e judiciário?

    Com esta gente não tem conversa. 

    Se o brasileiro fosse menos ignorante o pau já tinha quebrado.

    Mas, esperar o que de um povo que não tem o mínimo apreço pela democracia, estado de direito, respeito às minorias, etc etc etc

    Temos o que merecemos.

     

  11. Mesquinho

    Não lembro de o PT ter criado essa polarização. Oposição o PT sempre fez de forma contundente, mas sem falar em “minha turma não é essa ai”, como se referiu FHC certa vez sobre Lula e seu governo. Se me lembro bem, essa polarização agressiva começa de forma bem delineada quando Lula vence as eleições presidenciais de 2002. O PSDB em parceria com a imprensa começa então a marginalizar a esquerda e o proprio Partido dos Trabalhadores. De toda forma é muito pobre, muito mesquinho um homem, como Fernando Henrique Cardoso, fazer um video para dizer que o PT tem culpa disso ou daquilo. Parece que sofremos mesmo da perda de grandes homens.

    1.  
      “… muito mesquinho um

       

      “… muito mesquinho um homem, como Fernando Henrique Cardoso, fazer um video para dizer que o PT tem culpa disso ou daquilo.”…

      Caríssima Maria Luiza. Me desculpe mas,.. escrito por você, uma autora de atilados comentários, onde não faltam reparos e críticas contundentes aos posicionamentos desses hipócritas golpista, regaço no qual, o parlapatão FHC é um embusteiro embarcado como passageiro da primeira classe nesta “Caravela dos Insensatos” em que se tornou a sigla PSDB do tucanistão…

      Me despertou enorme curiosidade. Imagino até, que tenha sido um mero e momentâneo lápso, decorrente do nauseante personagem central do tema no qual se debruçou. Peço venia, por mil vezes se necessário. Mas, tratar das patacoadas do embusteiro fhc com algum alívio, me deixa de “Espinhela Caída.”

      Abraços.

      Orlando

       

       

  12. efeagá de rabinho entre as

    efeagá de rabinho entre as pernas…..

    heita, fernandinho…quem te viu naquele tempo dos jantares com miriram em brasilia hein? haaaa….

     

    se liga, rapá. o golpe já babou e teu resquício de moral já foi faz tempo.

    falando nisso, e tuas netas tao de bem com vc?

    não, né?!

  13. Memória a minha…

    … my god, não foi FHC e Cia. que dizia que tudo que dava errado no seu governo maravilhoso era de responsabilidade do PT?

    Nós contra eles tem longa data, e não me parece algo do PT…

  14. Diálogo é o garaio !!!
    Agora

    Diálogo é o garaio !!!

    Agora quem não quer papo sou !!! 

    Criaram uma falange de reacionário agora vem com essa conversinha.

    Quero mais que essa bagaça pegue fogo, o país convulsiona e a porrada estanque.

    Sai fora !!

    Agora que os tucanos estão na linha de tiro esse filho da puta quer paz.

    Paz é o garaio, eu quero guerra. Estou pronto com a faca na boca, pronto prá luta !!

  15. QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI… A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”.

    QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI… A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”.

     

    A HORA É : POVO NAS RUAS.

     

    O ESTADO MODERNO É SIMPLESMENTE UMA INSTITUIÇÃO CRIMINOSA

    “QUE DEU “CERTO”.

              A prova inequivoca desse pensamento é o desfecho do golpe sofrido pelo nosso governo democrático, referendado pela justiça cega, parlamento corrupto e pela mídia aristocrática. Desrespeitou-se a opção de 54 milhões cidadãos brasileiros, que votaram  em um projeto de governo e foram subestimados pela iniciativa de 360 deputados 61 senadores, majoritorialmente investigados e denunciados em atos generalizados de corrupção.

             Equivocaram-se, acreditaram na ingênua possibilidade da renúncia da Presidente eleita Dilma. Historicamente mal acostumados, quebraram a cara. Esqueceram que a dona é que nem vara verde, inverga mas não quebra. Grande exemplo de liderança feminina a ser  seguida, incondicionalmente, por todos nós.

              Cabe aqui salientar, que aqui no nosso pais, golpe institucional é meramente uma trágica tradição. Com 500 anos de existência, 120 anos de independencia enquanto pais, nossa república da bananada, nossa adolescente democracia tem apenas 50 anos, sendo constantemente interrompida por sucessivos golpes institucional de estado. Tais fatos possivelmente nós ajude a compreender o motivo, pelo qual, sejamos de fato uma economia pujante, (9º maior PIB), ao passo de determos o vergonhoso Índice de desenvolvimento Humano (62o IDH), do nosso planeta. Ficando na américa Latina apenas em situação confortavel em relação à Venezuela.

              Mas por que devemos nòs permitir ser governado por um governo ilegítimo, cujo vice- presidente rotineiramente se esconde do povo, se borra com poucas vaias ???. Por que acreditar na capacidade técnica e política de um governo usurpador, formado por um ministério com 13 nótaveis ministros denunciados em inquéritos da Lava Jato ???. Por que permitir que a conta da robalheira patrocinado por esses “notáveis” corruptos recaiam sobre o bolso do humilde trabalhador??.

              Dificil entender  como o cidadão brasileiro é capaz de matar  par subtrair um simples aparelho  celular do seu próximo, é capaz de se armar-se  até os dentes para traficar drogras, mas é incapaz de armar-se politicamente par defender-se de um ESTADO CRIMINOSO DE DIREITO. Tomaram o Brasil de assalto e agora já não sabem exatemente o que fazer. A a economia se disolve, a sociedade se marginaliza. O jogo de improviso é a regra. A ordem por hora é o caus notavelmente estabelecido.

              Em respeito e reconhecimento a todos aqueles que deram suas vidas pela DEMOCRACIA, à dor dos familiares, que não tiveram a oportunidade de enterrar os corpos  dos seus filhos, vitimados pelo GOLPE MILITAR, mas sobretudo por um compromisso maior, por um futuro mais digno para os nossos filhos, devemos sim fechar esse trágico livro e escrever uma nova história. Os novos versos a serem escritos propõem ao povo ocuparem as ruas, em forma de manifestações, sem pedir licença e autorização a nenhuma instituição criminosa que representa o aparelho de segurança desse estado criminoso. Afinal de contas é um direito absolutamente constitucional e como tal, está a disposição para ser exercido por todo e quaisquer cidadão consciente.

              Caso a segunda fase do golpe jurídico-parlamentar venha a se concretizar, tornando o Presedente Lula um preso político, esse seguramente será tratado como heroi. A partir desse momento o AI-5, sob uma nova configuração do golpe institucional estará instaurado.  Sendo assim esgota-se toda possibilidade a discursão pela vias políticas, dando assim margens para que todo tipo de revolta e idginação oculpem os espaços públicos e privados. Novas formas de instrumentação e intervenção política, aconvencionais seguramente surgirão e serão aplicadas, seguindo a receita das medidas amplamente adotadas e aplicadas pela resistência ao golpe militar instaurado no nosso pais, em passado recente.

              Quanto a repressão, não devemos nos preocupar, a história da humanidade resume-se aos conflitos de classes sociais. Fazer oposição política a um governo ilegítimo, como todos sabem, é uma tarefa bem mais fácil do que governar. As eventuais sequelas provocadas pela máquina estatal de repressão, a despeito das que já veem sendo utilizadas, ficarão mais uma vez registradas nos autos da história da Republica da Bananada e dessa forma deverão ser objeto de preocupação daqueles que as praticam. Que o Estado Criminoso recorra a todas elas. O tempo e a história lhes darão a avaliação e as credencias necessárias.

    “Quando a injustiça se torna lei… a rebelião torna-se um dever”.

     

    NÃO DEVER, NÃO TEMER!!!.

    Abraços, a todos que se permitem indignar-se

  16. Porque a minha primeira

    Porque a minha primeira mensagem não entrou?

    Oras, o Lula é uzeiro e vezeiro do nós contra eles.

    Agora está colhendo o resultado. Bem feito!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador