PT defende “desobediência civil” ao lançar pré-candidatura de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert
 
 
Jornal GGN – O evento que confirmou a pré-candidatura de Lula, promovido pela executiva nacional do PT nesta quinta (25), foi marcada por discurso de parlamentares do partido e de líder de movimento social defendendo “desobediência civil” e resistência a uma eventual prisão do ex-presidente, após a condenação em segunda instância.
 
O deputado Wadih Damous disse, segundo relatos de O Globo, que “não cabe a nós ficar de braços cruzados respeitando decisões que são inconstitucionais, que são ilegais. Eles jogaram fogo no país, não cabe a nós o comportamento de bombeiros.”
 
O coordenador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), João Pedro Stedile, enfrentou a Lava Jato e entusiastas: “Aqui vai um recado para dona Polícia Federal e para o Poder Judiciário: não pensem que vocês mandam no país. Nós, os movimentos populares, não aceitaremos de forma alguma e, impediremos com tudo for possível, que o companheiro Lula seja preso.”
 
Segundo relatos da Folha, Stédile afirmou que o “Judiciário nos deu uma prova de que eles são burgueses. Eles foram didáticos em nos explicar como o Poder Judiciário neste país é antidemocrático e tem lado.”
 
Lula foi condenado pelo TRF-4 por causa do triplex. Além de manter a sentença de Sergio Moro, o tribunal de segunda instância aumentou a pena do petista para 12 anos e 1 mês.
 
O senador Lindbergh Farias também endossou o coro contra a confiança na Justiça, que tenta impedir Lula se der candidato a presidente.
 
“Não tenho ilusão de que vamos achar saídas por dentro das instituições. Vamos derrotar esse golpe com uma liminar judicial? Não. Só temos uma caminho, que são as ruas, as mobilizações, rebelião cidadão, desobediência civil, afirmou o senador, segundo O Globo.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif
    Acredito que o PT

    Caro Nassif

    Acredito que o PT está atrasado na desobediência civil, os golpistas já o praticaram quando tiraram a Dilma, Joaquim Barbosa, Moro, e seus cumplices, fazem isso direto, de outra forma, nem Lula, nem muitos outros seriam condenados, sem provas.

    O PT até agora tem sido republicano, se apegam a Lei e querem que os golpistas também o façam.

    Com o golpe as leis perderam sentido.Quando o PT avançar sobre esses amontoado de leis, o judiciário virá com tudo, enquanto eles mesmos já não dão a mínima.

    Isto é um golpe. CIA 3, POVO 0.

    Saudações

      1. Engana-se… Espere e verá

        Engana-se… Espere e verá Lula e Cia dando entrada logo logo com os recursos de praxe. Lindbergh e alguns outros falarem em desobediência civil é nada x nada. Quem teria que dizer a vera em desobediência civil é somente um… Lula. E desse adepto da paz e amor, que na véspera do TRF4 continuava dizendo que confiava na justiça, nunca terá coragem de dizer isso.

        E para que ficar divulgando propaganda desse imbecis do PCO chamando a mobilização?… Fico só imaginado as milhares de pessoas que se deram o trabalho de vir a Porto Alegre para nada que devem ter ficado com cara de trouxa quando Lula preferiu fazer discurso em São Paulo ao invés de estar ali com eles.

        1. Um troll de bom nível, jamais deixará de ser troll!

          Fico grato em saber que o GGN está incomodando a direita, pois vejo que ela mandou um novo troll para incomodar a todos. Mandou um troll de bom nível que não se comporta como os habituais, mais elegante e articulado, parabéns, porém por melhor que seja o nível, um troll jamais deixará se ser um deles.

  2. Quem assina esta

    Quem assina esta reportagem?

    Ela faz referencias a noticias vindo de O Globo. Ou seja, os golpistas, ao noticiarem que lideres da equerda estao pregando a desobediencia civil estao querendo insuflar ainda mais os animos para precipitarem a proxima etapa do golpe que eh a entrada dos militares?

  3. Ouçam o que Delfim fala

    Em entrevista interessante para o jornal valor, Delfim Netto define muito bem o que é Lula e por conseguinte o PT dos dias de hoje. Quem quiser, leia a entrevista completa.

    http://www.valor.com.br/brasil/5278239/nao-vamos-ter-nenhuma-guerra-civil-afirma-delfim

    Valor: E como seria com Lula? Delfim: A disputa com o Lula exige alguém com grande capacidade de lutar. O Lula é um lutador, um negociador. Fico espantado quando vejo as pessoas imaginando que ele é revolucionário. Lula é um reacionário muito bem colocado, com a cabeça no lugar, de forma que, se disputar a eleição, vai ser uma parada. Mas estão transformando 24 de janeiro de 2018 em 14 de julho de 1789. Toda essa ideia de que vamos à luta, vai ter sangue, vai ter guerra civil, é pura conversa mole. Nada disso vai acontecer. O que a Justiça decidir vai acabar se impondo, sem confusão. O próprio Lula sabe que não vai chegar lá pela revolução.

  4. Antes tarde do que nunca

    Espero que tenham, de fato, despertado do longo torpor! Se tivessem tido essa atitude antes, a Dilma não teria caído! Se, quando da condenação política do Dirceu e do Genoino, tivessem tido uma reação mais enérgica, talvez não tivéssemos chegado nesse estado de coisas. A batalha é longa e árdua. Não bastam apenas os militantes dos movimentos socais nas ruas. O PT é o maior partido político do Brasil e tem que ser capaz de movimentar amplas camadas populares, despertar a população pobre para o perigo que a ameaça, reunir os diminutos setores da classe média que não fazem o papel de tropa de choque da elite econômica e do neoliberalismo, trazer para a luta o movimento estudantil etc. Essa precisa ser a atitude. Eventos em sindicatos, eventos partidários, congregação de intelectuais, manifestação de movimentos sociais etc. são imprescindíveis, mas insuficientes. A grande tarefa que se apresenta ao PT neste momento é a seguinte: ou se reinventa, se aproxima do povo, se mostra capaz de organizar grandes mobilizações populares, ou será destruído pelo turbilhão da história, pela conhecida truculência de nossa elite, envolvida até o pescoço com a especulação do capital estrangeiro. Esse é o enigma que nos ronda, ameaçadoramente, dizendo: decifra-me ou te devoro!

  5. Condenação 12 +1 =13
    Ainda
    Condenação 12 +1 =13
    Ainda por cima são debochados
    //////////
    Não se deve esperar mais nada dentro da legalidade.
    Hoje ministro do TSE já disseram que será impossível o registro da chapa do Lula.
    Não tem outra saída. Só tiro porrada e bomba pode tentar estancar o golpe.

    O merdelê já está feito. Não tem que esperar mais nada. Só o confronto resolve.

    Nós anos 60 do século passado, a juventude de época enfrentou os militares. Hoje o confronto é mais fácil, enfrentar os togados.

    Depois que o primeiro tomar um justo o resto se recolhe. São cagões, filhinhos de papai, não estão acostumados com pressão.

    Está certo o PT, tem que partir para o confronto, até porque, não tem mais nada a perder.

    Bota o povo nas ruas, quando aparecer o primeiro corpo, talvez reflitam das merdas que fizeram.

    Tiro, porrada e bomba , só isso estanca o golpe.O resto é conversa fiada.

  6. Segundo a Folha, segundo o

    Segundo a Folha, segundo o Globo…

    Melhor é assistir ao vivo os depoimentos pela internet…

    Beber direto na fonte. Todos esses eventos foram transmitidos ao vivo.

    Hoje isso já é possível e será cada vez mais…

    Aqui lanço uma questão. A exemplo dos trolers na internet, não seria melhor ignorar esses veículos. Deixar eles falando sozinho. Acho que a pior coisa que pode acontecer para um veículo ou um sujeito que quer se comunicar é ficar falando sozinho.

    Como diria o camaleão Caetano, esses veículos devem ser acessados só para saber o que eles querem que nós pensemos.

    Detalhe, é preciso estar atento para as tecnologias de transmissão para não ficarmos refém do youtube e facebook.

     

  7. “desobediência civil”

    Amigos

    Sejamos práticos: quais as ações do rol da “desobediência civil”?

    Listo a primeira:

    não comprar os produtos das empresas golpistas;

    A lista é bastante grande, vamos lá!

    1. Desobediência civil é muito

      Desobediência civil é muito mais do que isso.

      – Não pague taxas;

      – Não pague impostos;

      – Não acate ordens de policiais que estejam claramente tentando impedir o seu prostesto (e esteja preparado para se defender com violência se preciso);

      – E especialmente no Brasil, não acate ordens de autoridades como desembargadores, juízes, promotores e outros, eles deixaram de ter a autoridade moral e oficial para darem ordens quando passaram a desobedecer as leis para perseguir a população que não concorda com o autoritarismo. E como no caso dos policiais esteja pronto para usar violência para se defender;

      E eu sabendo como os brasileiros são medrosos: Dá medo recorrer a violência? Dá, é claro que dá. Mas vocês já chegaram em um ponto que violência é o único recurso que restou para manterem os seus direitos como cidadãos, a sua democracia foi roubada e vocês terão que tomá-la de volta.

  8. desobediencia civil

    eu estou fazendo minha parte – infelizmente temos que detonar o país para tirar os golpistas do governo – não comprar de apoiadores, não comprar de empresas que fazem propaganda nas globo/band e sbt, não gastar combustíveis, não usar bancos, tudo o que puder para diminuir a arrecadação dessa quadrilha – eu já não uso a muito tempo nada de Raichuelo;habibs/seara – não abasteço em postos da Shell, livrei-me de bancos/celulares só o mínimo – sem tv a cabo – se todos fizerem isso vamos dar uma rasteira nestes canalhas – eles estão dando um  tiro no pé – quem contribui são os pobres – ricos são sonegadores e só gastam o dinheiro fora daqui – vejam o que está acontecendo com a arrecadação – a guerra civil já começou – só eles que não estao vendo – faça sua parte 

  9. Elite, Ah! a elite!

    Vimos nos dias 23 e 24 meia dúzias de moços e moças corajosamente protestar em frente à Rede Globo no Rio dando a cara a tapa mostrando sua indignação com a emissoa patrocinadora do golpe. Minha pegunta é: Quantos jornalistas, quantos artistas e intelectuais, quantos cantores, sociólogos, advogados você viu lá protestando? Nenhum. Essa turma acha que escrevendo belos textos, fazendo inflamados discursos em eventos acústicos longe do front vai resolver alguma coisa. Ledo engano.  É fácil fricar protestando ao longe.

  10. Marcia Tiburi

    Márcia Tiburi obrigado por ter feito aquilo que não tive coragem de fazer: dar uma banana pra esse safado do Kitaguiri. Com certeza seus ideais, sua coragem e sua luta deveriam ser seguidos por aqueles que preferem protestar no escurinho do cinema sem se expor.

  11. A depender do pt não vai
    A depender do pt não vai haver desobediência civil ou qualquer outra forma de violência. O pt não é dado a isso… nem o Lula. O dna do pt é a conciliação, a negociação, a obediência àquilo que é convencional e que deixa tudo como está para ver como é que fica, ótimo para os poderosos que sempre deram o drible da vaca nos políticos do pt. Não fosse assim, não fosse Lula e Dilma, nós não estaríamos atravessado esta fase vergonhosa da vida nacional. A bem pensar, estamos nessa graças à covardia do pt e à sua subserviência aos poderosos e detentores do dinheiro. Lula, Dilma e o pt criaram corvos e agora estes estão comendo seus olhos. Chega de bravatas que nunca se realizam. Lula muito em breve estará no fundo de uma cela gritando: vocês me magoaram, me devem desculpas…

  12. Como é que se faz

    Como é que se faz desobediência civil ?  ..deixar de consumir isso ou aquilo é uma técnica muito dispersiva, frágil !!

    A maioria dos nossos impostos são confiscatórios  ..sair fazendo greve do serviço público (em escolas, saúde e trasnportes) se volta contra os mais pobres  ..e a ira retorna

    SOU pela ocupação pacífica de locais públicos  ..acampamentos  ,,assim como ocorreu na China, na primavera árabe, em Washington pelos direito humanos  ,,ocupações permanentes  ..e não confundir com ocupação pra construir favela hein ??!!

    Ocupar custa empenho, determinação  ..manter gente acampada em pontos estratégicos, na frente de foruns ..dar comida, banheiro, provimento  ..mas pode surtir efeito

    Ficar tacando fogo em equipamentos e fechando estradas vai provocar a prisão dos mentores, dos líderes, e isso enfraquecera a mobilização em CP

    Denúncias internacionais tb fazem parte  ..apontar a fragilidade das provas e acusações da sentença

    insistir em esclarece o CASO pro povão ..em campos de futebol, locais públicos ..de forma CLARA , objetiva   ..via panfletagem, nas mídias ..desmistificando e separando o que foi ROUBO de empresários e funcionários  ..do que era financiamento de partido por empresas que foi apelidado de propina  ..e do que era CAIXA DOIS usado pra enriquecer alguns políticos pode ajudar  ..e claor, do que é oportunismo político que visa atingir o adversário

    Lembrem-se, LULA foi condenado por leis inventadas por ele

    FALAR NOVAMENTE pros mais novos o que foram as conquistas de LULA e o que esta ocorrendo em termos de atraso tb ajudaria a cativar uns 20% do eleitorado que hoje sequer sabe o que é LUIZ INACIO e fica encantado com Bolssonaro

    enfim  ..ta faltando objetividade e estratégia,e sobrando “palavra de ordem” pra alguns líderes

    essa de desobediência civil, jogada assim no ar, me parece meio que “barata avoa”

     

     

  13. SERÁ QUE É BOM LULA CONCORRER CONDENADO?

    O PT ficou 13 anos no governo. Achava que tinha o poder. Compartilhou o governo com o que há de mais podre, em nome da governabilidade. A militância foi pra dentro do aparelho governamental. Parou de atuar na base. Não criou nem incentivou a criação de organizações populares. O golpe estava sendo gestado e o PT deixando-se levar como um boi ao matadouro. Não resistiu quando era tempo. Tentou conter o golpe com mais concessões. Até que caiu. Agora quer reanimar o povo que ajudou a anestesiar. .

    Na próxima pesquisa pra presidente feita e divulgada pelo PIG o Lula não vai ser listado. Nem nas seguintes. Com a desculpa que está condenado.  Em 3 meses de pesquisas sem Lula, o povo esquece. E vai procurar outro candidato na lista apresentada pelos institutos do PIG. Brasileiro acha que eleição é corrida. Aposta em quem tem chance de vencer. Não me surpreenderia se muitos votos do lulismo forem herdados pelo Bolsonaro. É só ele dizer que é contra algumas reformas liberais, como a da previdência. 

    Mas se o Lula concorrer?

    Não lembro de eleição em que o objeto do discurso estivesse tão bem definido como essa de 2018. Normalmente os discursos eleitorais giram em torno de propostas matizadas, de forma a turvar a visibilidade do que é essencial. Pela primeira vez a eleição pode ter um caráter plebiscitário, dividindo quem é contra ou a favor das reformas feitas e as que estão por fazer. Se a esquerda eleger este tema como o mote principal de campanha e dos debates, tem chance. Agora se o Lula concorrer condenado, ELE passa a ser o tema principal. A lava jato, a condenação, a possibilidade de não assumir, tudo isso vira tema de debates e peças de campanha da direita. E bota o Lula na defensiva. A vantagem vira desvantagem. E desvia o foco da eleição. Será a “judicialização” da campanha. O Bolsonaro já sacou isso. Disse que não vota a reforma da previdência.

    Tudo o que o mercado quer é um candidato que represente a consolidação daquilo que o golpe implantou. Tudo que um candidato do mercado poderia querer é não ir para o corner durante a campanha, tendo que responder se é a favor ou contra as reformas liberais. 

  14. PT. Lula. Poderes corrompidos. Hipocrisia
    Não há dúvidas de que Lula mereça ser punido.
    Não por ser bandido porque os bandidos estão
    quase todos soltos e ninguém diz nada, mas
    porque teve chance de mudar o país e muito
    pouco fez, se utilizando das mesmas práticas de
    toma-lá-dá-cá de seus antecessores e ainda
    ampliando os já existentes esquemas de
    corrupção. Mas não convence, nem um pouquinho,
    esses milhões de brasileiros de classe média e
    média alta que, numa vontade cheia de ódio e
    quase gozosa, em sanha condenatória que aponta
    o dedo para qualquer um que não a si próprios,
    espalham falsas notícias políticas na rede
    social – esse megafone que deu voz aos imbecis
    – pregam homofobia, se preocupam com a bunda da
    Anitta, com peças de teatro e exposições que
    mostrem pipi – coisa que ninguém nunca viu – e
    buscam a volta de um mundo conservador e
    asséptico. Os supracitados, geralmente, são
    bastante religiosos, devotos de todos os
    santos, simpáticos a Chico Xavier e sorvedores
    de boas doses da cartilha preconceituosa de
    Silas Malafaia, tudo ao mesmo tempo. Bradam em
    nome da moral, dos bons costumes e da família.
    Há muito que se duvidar dos moralistas porque
    são os piores tipos da sociedade. Seus pequenos
    crimes ficam todos escondidinhos e, via de
    regra, são os mesmos que eles enxergam nos
    outros. Aliás, não foi em nome da moral, dos
    bons costumes e da família que apedrejaram
    Maria Madalena? Isso mostra que não evoluímos
    nada em dois mil anos. Pena que, no momento,
    não tenhamos um Jesus Cristo para nos proteger
    dessa turma tão perfeitinha. Agora que Lula foi
    condenado e o êxtase vai amainar em poucos
    dias, a rede não pode ficar sem assunto, sem um
    alvo que atice os instintos mais primitivos da
    turba. Afinal, correntes pela ajuda de São
    Benedito possuem boas intenções mas não
    ouriçam. Essa gana poderia vir na cobrança de
    prisão das centenas de políticos iguais ou
    piores que o Lula e que continuam soltos, sem
    despertarem o mesmo interesse do judiciário por
    eles. Mas, conhecendo a capacidade de
    ‘raciossímio’ dessa manada, é melhor avisar: Se
    cuida, Pabllo Vittar. A vaga do Lula é sua.

    Obs.: trata-se de texto elaborado pelo meu amigo Flávio. Concordo com tudo.

  15. PT. Lula. Poderes corrompidos. Hipocrisia
    Não há dúvidas de que Lula mereça ser punido.
    Não por ser bandido porque os bandidos estão
    quase todos soltos e ninguém diz nada, mas
    porque teve chance de mudar o país e muito
    pouco fez, se utilizando das mesmas práticas de
    toma-lá-dá-cá de seus antecessores e ainda
    ampliando os já existentes esquemas de
    corrupção. Mas não convence, nem um pouquinho,
    esses milhões de brasileiros de classe média e
    média alta que, numa vontade cheia de ódio e
    quase gozosa, em sanha condenatória que aponta
    o dedo para qualquer um que não a si próprios,
    espalham falsas notícias políticas na rede
    social – esse megafone que deu voz aos imbecis
    – pregam homofobia, se preocupam com a bunda da
    Anitta, com peças de teatro e exposições que
    mostrem pipi – coisa que ninguém nunca viu – e
    buscam a volta de um mundo conservador e
    asséptico. Os supracitados, geralmente, são
    bastante religiosos, devotos de todos os
    santos, simpáticos a Chico Xavier e sorvedores
    de boas doses da cartilha preconceituosa de
    Silas Malafaia, tudo ao mesmo tempo. Bradam em
    nome da moral, dos bons costumes e da família.
    Há muito que se duvidar dos moralistas porque
    são os piores tipos da sociedade. Seus pequenos
    crimes ficam todos escondidinhos e, via de
    regra, são os mesmos que eles enxergam nos
    outros. Aliás, não foi em nome da moral, dos
    bons costumes e da família que apedrejaram
    Maria Madalena? Isso mostra que não evoluímos
    nada em dois mil anos. Pena que, no momento,
    não tenhamos um Jesus Cristo para nos proteger
    dessa turma tão perfeitinha. Agora que Lula foi
    condenado e o êxtase vai amainar em poucos
    dias, a rede não pode ficar sem assunto, sem um
    alvo que atice os instintos mais primitivos da
    turba. Afinal, correntes pela ajuda de São
    Benedito possuem boas intenções mas não
    ouriçam. Essa gana poderia vir na cobrança de
    prisão das centenas de políticos iguais ou
    piores que o Lula e que continuam soltos, sem
    despertarem o mesmo interesse do judiciário por
    eles. Mas, conhecendo a capacidade de
    ‘raciossímio’ dessa manada, é melhor avisar: Se
    cuida, Pabllo Vittar. A vaga do Lula é sua.

    Obs.: trata-se de texto elaborado pelo meu amigo Flávio. Concordo com tudo.

  16. Nem TV eu tenho.
    Minha desobediência civil: não assisto nada da Globo, de jeito nenhum. Vamos ocupar os fóruns. Pressionar os juízes, essa corja de mandaletes, nababos e parasitas.

  17. Mahatma Gandhi

    Desobediência civil remete à Mahatma Gandhi, à Satyagrahaà dele, à não violência. Ou a não respeitar às imposições abusivas ou ilegítimas. Desconsiderar leis e resoluções ilegítimas. Sendo assim, a forma de exercer a não violência neste caso, é simplesmente não aceitar a condenação espúria; ou seja: é impedir ativamente a prisão de Lula. Para isto tem que haver muita força e muita organização. Acredito que o MST e o MTST tenham força (não sei se suficiente) e tenham organização, mas são necessários mais atores sociais além destes dois… O PT entraria nesta? A CUT participaria? Ou ainda, e fundamental: Lula participaria?

     


  18. A pergunta é: qual símbolo deve ser atacado ? O judiciário ? O que alimenta o judiciário, tipo rede Globo, quais são os recursos deve ser atacado, os produtos e serviços da Globo ? Existe, no povão, uma unanimidade, seja de direita seja de esquerda, ninguém gosta da Globo como empresa. Quais outros símbolos devem ser atacados ou questionados ? MP, PF?

  19. Inteligência
    Não cabe mais discorrer sobre os erros de Lula e do PT. O momento requer novas ideias, ações e atitudes.

    Desobediência civil é muito mais do que um protesto político contra leis arbitrárias aplicadas por um PJ ditador e corrupto, ou contra um governo tirano, ou um boicote contra instituições financeiras, Globosta e Riachuelo.

    Desobediência civil é o engajamento político e social, é desobedecer um sistema judicial opressor, violento e autoritário que alimenta um governo ilegítimo.

    Desobediência civil é o engajamento dos sindicatos, dos funcionários do BNDES, da Petrobras, dos bancos do Brasil e da Caixa Econômica, dos Movimentos Sociais, dos reitores das universidades públicas e dos professores, da UNE, dos artistas, do Movimento negro, dos indígenas, das diversas categorias de profissionais, dos juristas que se dizem indignados com a destruição da Constituição e das leis.

    O engajamento político e social dos intelectuais que publicam artigos de crítica contra o desmonte do estado de bem-estar social, das violações dos direitos individuais e sociais e da criminalização dos Movimentos Sociais.

    O engajamento político das mulheres políticas, das feministas, das mulheres índias e negras, das mulheres das religiões de matriz africana, das mulheres de diversas categorias profissionais.

    Ocupar às ruas, a palavra de ordem é Resistência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador