“Sabe-se lá que reações pode ter um animal que está encurralado”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Aliados de Eduardo Cunha (PMDB), mesmo os mais próximo do núcleo duro do governo interino de Michel Temer (PMDB), já não acreditam que o deputado vai conseguir se livrar de punição na Lava Jato, nem salvar o mandato na Câmara. Mas, ajudando Cunha a adiar ao máximo sua cassação em plenário, dão ao peemedebista uma chance de articular melhor sua defesa, e a de sua mulher e filha mais velha, também alvos da Operação.

Reportagem de O Globo mostra que Cunha será mantido a uma distância segura do governo Temer, que não pode abandoná-lo por medo de retaliações. É por isso – e também por sair ganhando com a troca do ex-presidente da Câmara por um que atenda aos interesses do Planalto – que Temer e o PMDB deram aval ao acordão que Cunha fez em troca da renúncia.

“Sabemos que haverá reação contrária a esta articulação, mas é preciso calcular o custo-benefício. Ele renunciou, que é o que todos desejavam, e ganhará um tempo para trabalhar em sua defesa. Sabe-se lá que reações pode ter um animal que está encurralado. Acaba sobrando para todo mundo – afirmou ao GLOBO uma fonte a par das negociações”, publicou o jornal.

Nesta sexta (8), a ameaça de que Cunha pode fazer um acordo de delação premiada, caso seja preso na Lava Jato, retorna ao noticiário. O deputado nega que tenha essa intenção, mas ele também negava com veemência que renunciaria à presidência da Câmara.

Segundo apurou O Globo, o acordão entre Cunha, Temer e aliados foi fechado na noite anterior à renúncia do deputado. A negociação foi precedida do aditamento do recurso que Cunha apresentou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pedindo que seu processo de cassação volte ao Conselho de Ética – ou seja, à estaca zero.

Se o plano der certo, o relator do requerimento de Cunha na CCJ, deputado Ronaldo Fonseca (PROS) deve acatar o pedido do peemedebista. Em seguida, Osmr Serraglio (PMDB), presidente da CCJ, dará despacho favorável à devolução do processo ao Conselho de Ética. Tudo isso deve ocorrer apenas após o recesso do Legislativo.

“Para os participantes da articulação, está claro que a manobra não salvará Cunha da cassação do mandato, mas lhe dará uma sobrevida para trabalhar sua defesa no Supremo Tribunal Federal e negociar uma saída para sua mulher, Cláudia Cruz, também ré na Lava-Jato, e sua filha Danielle Dytz, investigada na operação”, escreveu O Globo. Cláudia e Danielle estão na mira do juiz Sergio Moro. Danielle ainda não foi denunciada formalmente, mas Cláudia já foi intimada a prestar esclarecimento ao juiz, até o próximo dia 14.

“Há uma forte preocupação, tanto no Planalto, quanto entre os parlamentares, com a possibilidade de Cunha tomar ‘atitudes desesperadas’ para proteger sua família.”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Engraçado, né.O que me chamou

    Engraçado, né.O que me chamou a atenção mais uma vez é a diferença de tratamento entre petistas e anti-petistas dado pela tal república de curitiba. Quer dizer, a mulher do cunha e a filha estão a disposição da tal força tarefa. Daí ninguém é forçado a depor por coerção e muito menos preso.  E tem gente que acredita que essa justiça é igula para todos. mé que pode!!!

  2. Que este rato e sua família paguem todo mal que fazem

    Ratazana acuada ataca, com certeza! E esta é da pior espécie, já trazendo a doença na saliva.

    Torcemos para que veja o sol nascer quadrado por muitos anos.

  3. “Atitudes desesperadas” =

    “Atitudes desesperadas” = “delacao premiada”, como todos sabemos, eh visivel da Lua a preocupacao do “governo” de Temer.

    So tem um problema.  Uma unica mentira ou omissao e O ACORDO SERIA CANCELADO PELO JUDICIARIO.

    E ainda nao esta claro se Cunha consegue dizer somente a verdade…

  4. Sei… Cunha encurralado?Aliados são aliados! Fim..

    Não acredito em nada disso. Cunha encurralado?? Por quem? Prá quê?  Isso é tudo teatrinho barato. O golpe envolve muita gente[vários segmentos] e a própria justiça do país!!! Cunha e aliados preocupadinhos??  Depois de todo o golpe que essa quadrilha junta enfiou goela abaixo do povão tendo como abre-alas a lava jato, pf, mp, a mais alta corte do país, fiesp, oab, mídia etc,, alguém ainda acredita mesmo que essa gente toda jogou alto para depor uma presidente eleita, à custa de um golpe jurídico-parlamentar, para peder todo esse esforço até aqui e, ainda, um se voltar contra o outro ao final?? Cunha foi instrumento importante do sucesso do golpe. Eles estão todos juntos!!! Por que fariam isso?? Acredito que esses comentários de temor que “pipocam” aqui e ali são para fazer aquele joguinho de cena para tentar dar a sensação de que a coisa é séria, de que a justiça funciona e que Cunha está “encurralado” mesmo. Mentira!!!. Eles estão TODOS juntos nessa. Todos significa “todos” mesmo. Não escapa ninguém das figurinhas expostas até aqui…

    Nada acontecerá à Cunha e à sua família, o golpe já foi dado e o dinheiro da propina toda continuará sendo de quem a recebeu, simples assim. Ah….e o país será privatizado do jeitinho que o gringo contratou e ajudou a financiar a brincadeira..

  5. Gilmar tá na área

    Se o acordo foi costurado (e foi) não vai acontecer…

    O pessoal da Lava Jato já enfiou o rabo entre as pernas.

    Durmam tranquilos, corruptos…

  6. Em defesa do cunha

    Eles usaram todos os meios de comunicação para mentir, distocer fatos, promover a inflação para derrubar a Dilma, mas quem derrubou a Dilma foi o cunha;

    Eles propagandearam a crise por todo o tempo e esconderam todos os pontos positivos da economia para derrubar a Dilma, mas quem derrubou foi o cunha;

    Eles tentaram prender o maior do brasileiros, Lula, para derrubara a Dilma, mas quem derrubou foii o cunha;

    Eles rasgaram a constiruição e se entregaram á mídia para derrubar a Dilma, condenarem sem ter provas porque a literartura permitia, mas que derrubou foi o cunha;

    Eles fizeram greve e pararam toda a atividade industrial do país e ainda embolsaram 300 bi que a Dilma lhes deu, para com isso derrubar a Dilma, mas quem derrubou foi o Cunha;

    Eles empreenderam um perseguição cruel contra o único partido corrupto do país, o pt, prenderam todos os empresários que fizeram ou tentaram fazer alguma obra no governo pt, para derrubar a Dilma, mas quem derrubou foi o cunha;

    Eles entregaram a petrobrás e o submarino nuclear em troca de informações para derrubar aDilma, mas que derrubou foi o cunha;

    O novo governo de reafirmação da anti-corrupção de temer/padilha/gedel/welinton/etc só foi possível devido a derrubada da Dilma, e que derrubou a Dilma foi o cunha.

    Afinal, eles “são todos cunha”e venceram. Viva ao novo país do cunha.

    Donde se conclui: o cunha é o heroi deste novo país e o cunha deve ser glorificado. Cadeia, nem pensar.

  7. Maranhão retalia Cunha

    Muita coisa ainda vai rolar. Maranhão cancelou a eleição para presidente da Câmara que o Centrão havia marcado ontém a noite para terça e determinou que seja na quinta como ele já havia estipulado. De quebra, demitiu o Secretário,  aliado de Cunha, e vai nomear José Guimarães, PT. Se a eleição fosse na terça, coibcidiria com a reunião da CCJ, que teria de ser adiada e Cunha gangaria mais tempo. 
     

  8. Livre, leve e solta…..

    Por muito menos a cunhada de Vacari foi presa (e pior ainda, por um erro grosseira nas investigações). Não dá pra entender como a mulher do Cunha continua solta. E, pasmem, não foi ainda nem depor. 

    1.  
      Mas Celi Regina, no caso do

       

      Mas Celi Regina, no caso do Vacari e família, tratava-se de um cidadão comum, vítimado pelos concurseiros das: PF, Judiciário, MPF et caterva. Estes, militantes direitistas, cuidaram de montar um esquadrão anti-comunista tardio. Provavelmente,, por falta do que fazer, empreendem mais uma caça às bruxas. Enxergam comunistas, digo, bolivarianos até debaixo do travesseiro.

      Outra coisa é o desentendimento com o chefe mafioso Eduardo Cunha, assunto “Interno corpori”, ou, em bom portugues, briga de quadrilha. Todos, especialmente os golpistas, se borram de medo do gângster Dudu Caranguejo. Veja que o traíra do Temer quando aparece na tela da Globo faz piruetas com os dedos-duros, para dizer nada com nada. Isso é sinal de pavor pra evitar dizer algo que possa contrariar o chefe da gangue. Quanto a turma dos escalões inferiores do judiciário até o supremo…ai, é melhor agente ficar por aqui…. Quando Lula revelou que estavam todos acovardados, fizeram beicinho.

      Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador