Supremo deve mudar de atitude na próxima fase do impeachment, diz senadora

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Para Vanessa Grazziotin (PCdoB), Corte estabeleceu as regras e evitou interferir no Poder Legislativo até aqui, mas será provocada a sair de cima do muro quando da análise do mérito do processo de impeachment

Jornal GGN – A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) acredita que o Supremo Tribunal Federal vai mudar de postura na próxima fase do impeachment de Dilma Rousseff (PT), quando a Corte será provocada a analisar o mérito do pedido de afastamento da presidente, que leva em conta denúncias de pedaladas fiscais e edições de créditos suplementares sem a autorização do Congresso.

Em entrevista à Agência Senado na noite desta quarta (11), a senadora avaliou que durante a primeira fase do impeachment – que julga a admissibilidade da denúncia, ou seja, se há indícios de crime de responsabilidade – o STF evitou interferir no Poder Legislativo, uma vez que já estabeleceu as regras gerais do processo a partir de uma ação apresentada pelo PCdoB.

“Espero que a atitude mude na próxima fase e que o STF garanta o mínimo de legalidade”, disse Grazziotin. Para a senadora, as regras estabelecidas pelo Supremo não foram seguidas e irregularidades cometidas nas comissões da Câmara e Senado não foram corrigidas.

Nesta quarta, o ministro Teori Zavascki rejeitou um mandado de segurança da Advocacia Geral da União, solicitando a suspensão do impeachment sob a alegação de que o processo foi deflagrado por Eduardo Cunha (PMDB) num ato que caracterizaria desvio de poder. Na decisão, o magistrado argumentou que, pela Constituição, cabe ao Legislativo, com seus “juízes políticos”, avaliar se aceita a denúncia de crime de responsabilidade contra a presidente da República, não devendo o Supremo usurpar essa função.

A Casa comandada por Renan Calheiros (PMDB) está em intervalo. A expectativa é de que os oradores entrem na madrugada defendendo suas posições contra ou a favor do impeachment, e que a votação digital se encerre na manhã de quinta (12). A presidente Dilma deve ser comunicada da decisão de afastamento no mesmo dia.

A próxima fase do impeachment tem o prazo de 180 dias e consistirá no colhimento de provas de que houve crime de responsabilidade fiscal e apresentação de defesa de Dilma. “Eles têm que provar que houve crime. Ninguém pode sofrer impeachment por ser um governo impopular”, comentou Grazziotin.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. STF? Vamos esperar sentados

    Queria ter a esperança da brava Sen. Vanessa.

    Teori ja se antecipou e lavou as maos em obter dictum.

    Assim, estranhamente ao pedido – muito limitado – da AGU, ja garantiu que para ele STF nao analisa merito.

    Ou seja, estamos no Presidencialismo à brasileira piorado: alem da coalizão nos ministérios, agora com moção de desconfiança.

    Com 2/3 se derruba o titular.

    Certamente todos pensarao agora duas vezes antes de escolher o vice.

    Tempo de televisao perde importancia. Ganha caráter e lealdade.

  2. Temos que acreditar no STF,

    Temos que acreditar no STF, senão o que nos resta? Espero que o STF acredite em nós, estamos aqui e não desistirei do Brasil, não sou covarde e muito menos golpista e farsante.

  3. Brics vs EUA

    Sinceramente?

    Nem olípiadas esta me motivando…

    Quando eu penso QUE QUASE TODOS FORAM DENUNCIADOS AOS 4 VENTOS, NÃO PELOS BLOGS SUJOS, MAS PELA PRÓPRIA MÍDIA GOLPISTAS, AINDA ASSIM ELES CONTINUAM COM A MESMA CARA DE PAU, só que agora COM A CANETA DO EXECUTIVO NAS MÃOS e sentados no legislativo e escoltados pelo JUDICIÁRIO!

    Vão calar a mídia pelo bolso, vão sumir as acusações na justiça, vão rir e tomar muitas e ser tratados como HERÓIS…

    Mas, antes vão ter que combinar com os Russos e Chineses QUE BANCAM QUASE METADE DE NOSSAS EXPORTAÇÕES…

    Será que Russos e Chineses continuarão bancando nossas exportações, com uma guinada POLITICA do governo para o EUA com a possibilidade de arrastar TODA A AMÉRICA LATINA?

    Será que o Brasil está fora do mapa da Geopolitica?

    A conferir…

     

     

  4. Caro Nassif
    Vanessa,

    Caro Nassif

    Vanessa, Vanessinha, o golpe já era de longa data, mas valeu a boa batalha.

    Mais uma vez uma vez os corruptos levaram o prêmio.

    Parabéns a você e a todos que acreditaram e lutaram.

    Mas a luta não acabou, ainda tem muitas coisas pela frente.

    Saudações

     

  5. Incrível

    Essa Senhora se candidatou a Senadora sem saber que uma das atribuições de um Senador da República é julgar o Presidente da República em casos de crime de responsabilidade ?

    Agora que jogar o pepino para cima do STF ?

    Senadora Grazziotin, assuma suas obrigações constitucionais, para as quais a senhora se candidatou, foi eleita e pelas quais recebe seus salários.

    Julgue o Presidente e use de sua prerrogativa de Senadora para convencer seus pares a votarem como a Senhora.

    Se naõ conseguir, paciência. Mas vamos parar de judicializar a política. Fora da política sobra apenas o caos.

    1. Cidadão

       Parece que você ainda não entendeu o processo como um todo. A votação do Senado é a segunda fase. A última é no STF mesmo.

      E tem mais, foda-se a judicialização da política, que segundo o Ministro Cardoso neste caso não tem como não judicializar .

      O que quero, e mais 54.000.000 é justiça. Se ela não cometeu os crimes que desencadeou o impeachment , não pode ser condenada.

      Isto é apenas racional

      1. 1964 já é. #SupremoGolpe
         Achei que por pudor eles fossem usar as táticas fascistas da ditadura, devagar… em doses homeopáticas…  #DesobediênciaCivil #ConstituiçãoRasgada #CadêMeuVoto? #VotarPorque? #OcupaTudoContraOGolpe#NaoVaiTerGovernoGolpista #1964NuncaMais #SupremoGolpeDoSTF #GolpeAquiNãoPassará #JáTemLuta #GilmarMendesGolpistaTucano

    2. Quando o poder legislativo é

      Quando o poder legislativo é assaltado por golpistas e gangsters e, pior, entreguistas, não será uma pessoa de bem que vai mudar o quadro com argumentos. Será necessária a ação da justiça (assim espero) para corrigir tal descalabro. Você sabe disso tudo, mas está ao lado dos golpistas .É a verossimilhança 

  6. Ministro Teori tem cara e
    Ministro Teori tem cara e passo de tartaruga. Ou seria cágado? Ou cagado? A cara dele não nega é um preguiçoso.
    Já jogou o processo de Aécio nas mãos do Gilmar e o do Cunha na mão do Gilmar Jr.(tofoli). Já está tudo combinado.
    É a Suprema Cortesã composta de juízes cafetões! CANALHAS!

      1. vou falar que são previsíveis e sanguinários

        em 27 de março disse que iriam oferecer Aécio para pegar Lula. 

        Este é o golpe, sr. Ingênuo da Silva. 

        Aécio já era. 

        é uma pedrinha de 10 e Lula uma pedra de 1000. 

        Será que entendeu agora. 

        O que tá rolando agora no Senado não é um golpe. É o golpinho. 

        O golpe verdadeiro está vindo a galope. 

        Estamos no limiar de uma guerra civil. 

         

    1. curioso é que ninguém percebeu ainda…

      estão pensando que Dilma será apenas derrubada na marra

      ou muito me engano

      ou estão mexendo as cadeiras para outra foto de interrogatório, tipo aquela antiga, com ela rodeada por torturadores

      essa turma é do mal, sempre foram, e quando falsos religiosos assumem posição de destaque no golpe, podem ter certeza que as trevas caírão novamente sobre o povo brasileiro

  7. como já comentei antes…

    que em golpes desse tipo nós apanhamos mais quando tentamos nos defender, algo assim como alguém ser condenado pelo atrevimento de tentar se defender, por isso considero que o melhor que se tem a fazer é não dar qualquer outro tipo de prazer ao STF…………………………………pior coisa que tem é a pessoa ser ofendida e apanhar mais ainda por acreditar no STF

    como já coloquei, e lembrando o Trio Ternura,  não daria este prazer ao Trio Tortura formado pela Globo, STF e Senado

    recomendaria às instituições envolvidas que passassem a defender apenas a Presidência e não mais a Presidente

    e ao povo recomendaria muita calma e tolerância, porque a paz que Temer quer e tem para nos oferecer é essa mesmo,

    a paz da servidão, como nos velhos tempos

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador