A profecia de H. P. Lovecraft, por Homero Fonseca

"Vivemos em uma plácida ilha de ignorância no meio de um oceano negro de infinito, e não estávamos destinados a navegar para longe"

A profecia de H. P. Lovecraft

por Homero Fonseca

Escritor conservador americano, papa da Literatura de Terror, previu em seu mais conhecido conto a chegada da idade das trevas, que nada mais é senão a ascensão da extrema direita mundial.

“A coisa mais misericordiosa deste mundo, penso eu, é a incapacidade da mente humana em correlacionar todos os seus conteúdos. Vivemos em uma plácida ilha de ignorância no meio de um oceano negro de infinito, e não estávamos destinados a navegar para longe.

As ciências, cada uma puxando para o seu lado, nos causaram pouco dano até agora, mas algum dia a junção de conhecimentos dispersos nos revelará um terrível panorama da realidade e de nossa assustadora posição dentro dela, o que nos levará à loucura pela revelação ou a fugir da iluminação mortal para a paz e segurança de uma idade das trevas.”

(O Chamado de Cthulhu, 1928.)

Homero Fonseca é pernambucano, escritor e jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bela interpretação de Lovecraft, só que não! Apenas um outro indivíduo que mistura um assunto aleatório com política. Hoje em dia, tá assim: vai falar de BBB, vídeo game, filmes, esporte, a bosta cagada no esgoto, tem Bolsonaro e Lula no meio dos comentários, direita, esquerda, cima, baixo, centro, enfim, apenas direções onde o motorista que nos leva é tão dorminhoco quanto meu avô, que morreu tranquilo em sono profundo, enquanto os passageiros do ônibus que ele dirigia morreram em agonia. Gente, que tal pararmos de misturar tudo com política? Sim! Obrigado!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador