Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

A obsessão como fonte inspiradora para os compositores

Por Luciano Hortencio

A obsessão, não o distúrbio psíquico e sim a obsessão amorosa, sempre foi motivo de inspiração para os compositores, não só brasileiros, porém também do exterior.

Temos catalogados Pedro Flores, compositor portoriquenho,com OBSESION, interpretada por Sérvulo Odilon; José Maria de Abreu e Jair Amorim, com OBSESSÃO, interpretada por Mary Gonçalves; Paulo Marques e Ailce Chaves, com OBSESSÃO, interpretada por Marion e finalmente a OBSESSÃO mais conhecida por nós brasileiros, ou seja, a composição de Mirabeau Pinheiro e Milton de Oliveira, interpretada por Jorge Veiga e Carmen Costa; por Aloysio Figueiredo (instrumental) e ainda, mais recentemente, por Maria Creuza.

À exceção do fonograma com a interpretação de Maria Creuza, todos os outros vieram do Arquivo Nirez, mantido pelo jornalista pesquisador Miguel Angelo de Azevedo.

https://www.youtube.com/watch?v=UQFJIb8mqDM]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=UoQphv8Ku-s

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Medeia

    Eh, Lulu, parace que a obsessão rendeu lindas musicas. Essa Obsesion de Pedro Flores é dramatica, como são os obsessivos. E esse tango? Muito bom. O melhor a fazer e dar ao obsessivo o objeto de seu desejo. Mas quando não se é possivel…

    Um dos grandes personagens obsessivos foi Medeia, a grande musa do teatro grego. Medeia nunca suportou que Jason a tenha deixado para se casar com Creusa, a filha do rei Creonte. E do rancor, do odio, da humilhação (ser preterida por uma jovem princesa), Medeia matou Creonte e Creusa e, por fim, seus prorpios filhos. Medeia revolta-se contra as limitações impostas às mulheres em sua sociedade, e mata os que Jason deveria mais amar em sua vida.

    1. Minha cara amiga

      Vai ser difícil relaxar esta noite.

      Chegando agora em casa e tomando par dos acontecimentos do dia. É tanta desgraça que eu já estou ficando anestesiada. Ainda assim, para o bem ou para o mal, não cheguei ao ponto de fazer pipoca, assistir um bom filme e conseguir relaxar nesse momento.

      Tô mais para abrir uma cerveja e ir desligando aos poucos…

      ♪ E a gente vai tomando que, também, sem a cachaça
      Ninguém segura esse rojão.

      Por Namorada Belga:

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=q9TKVUi8aW8%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador