Documentário “Revelando Sebastião Salgado”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enviado por Romerio Romulo

https://www.youtube.com/watch?v=VKBIxQeip0c width:700 height:394

Direção: Betse de Paula

Roteiro: Betse de Paula e Juliano Salgado

Sinopse: “Revelando Sebastião Salgado” é o primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais importantes e mais respeitados fotógrafos contemporâneos, reconhecido por seu estilo único de fotografar.

O documentário, busca entender e revelar o universo e a personalidade do fotógrafo Sebastião Salgado, que saiu de uma pequena cidade no interior de Minas Gerais e ganhou o mundo.

Economista de formação, Salgado começa sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973. Trabalha sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994, quando, junto com sua mulher Lélia Wanick Salgado, funda a agência de fotografia “Amazonas imagens”, dedicada exclusivamente a seu trabalho.


O fio condutor é uma entrevista realizada em fevereiro de 2012, em Paris, onde o fotógrafo vive. Durante a conversa, foram abordadas questões como o início de sua carreira como fotógrafo, a importância do fotojornalismo – ele conta histórias de coberturas importantes, como a célebre foto do atentado ao presidente Reagan –, a mudança para Paris, a utilização do preto e branco como suporte preferencial, a escolha dos temas, a transição para o digital, e, finalmente, como é ser um dos principais fotógrafos do mundo. No estúdio do artista, foram registradas diversas etapas de seu processo criativo, desde o envolvimento com as pessoas retratadas até a imersão no universo a ser revelado.

O filme revela, ainda, a intimidade de “Tião” – como Salgado é carinhosamente chamado pelos mais próximos – em casa, entre seus quadros e livros. Ele conta aspectos da rotina pessoal e de trabalho, bem como da vida em família, ao lado da esposa Lélia e do filho Rodrigo, artista plástico portador de Síndrome de Down.

“Revelando Sebastião Salgado” foi selecionado pelo edital para Produção de Documentários para TV por Assinatura, uma parceria entre a RioFilme e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e o Canal Brasil. O documentário foi produzido em associação com as produtoras Mapa Filmes e Raiz Forte.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Me lembra filme recente com a Juliete Binoche

    esqueci o nome do filme, mas é muito bom. Botando no google ou nalgum site de exibição ou compra de filme acho que se encontra .O tema fotografia me atrai muitíssimo, por isso pitaco: Quanto a Salgado, claro que merece. Meu fotógrafo preferido é o artista-fotógrafo Henri Cartier-Bresson, um artista, o que Salgado não é. Mário Quintana, que prefere, numa entrevista, não falar no assunto academia brasileira de letras, diz que nada estraga a poesia do que a poesia engajada. Salgado é excelente, mas não chega ao artístico, a meu ver. Tem um papel importante,político no sentido amplo do termo,  com seus equipamentos ultra modernos e uma equipe gigantesca. Cartier-Bresson tinha o olhar poético e uma simples boa Leica.

  2. Genial

    Quem já viu suas exposições, lê seus livros, já sabe disso. Artista completo, com fotos de tirar o fôlego, de uma expressividade sem igual.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador