Memorial da América Latina recebe A Reforma (agrária) de Guaranésia, por Sílvio Reis

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Atores do Grupo Máscaras com o escritor Tato (no centro e de pé)  

Memorial da América Latina recebe A Reforma (agrária) de Guaranésia  

por Silvio Reis

A peça teatral A Reforma, escrita em 1960 pelo dramaturgo e poeta guaranesiano Gilberto Ribeiro Alves, Tato, terá apresentação gratuita na tarde de 18 de março, às 14h, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A exibição integra a programação da Festa do Cordel e da Cultura Popular. O texto teatral utiliza simbolismos da Folia de Reis e Guaranésia é uma das poucas cidades, fora do Nordeste, que possui uma biblioteca de cordel: a Cordelteca João de Sá.

Com bom humor e música, a história se passa em uma fazenda. Como consequência da industrialização do país naquela época, o Plano Nacional de Reforma Agrária começou a ser debatido pela sociedade. O prefeito da cidade imaginária “Piapara”  levou essa proposta ao seu irmão fazendeiro latifundiário. E deu o que falar!

Quase 60 anos depois, A Reforma continua um tema atual e será encenada pelo Grupo Máscaras de Teatro e Dança de Guaranésia, do Sul de Minas. A direção do espetáculo, com 14 atores, é de Maurinho Máscaras. O secretário estadual adjunto de Cultura de Minas Gerais, João Batista Miguel, confirmou presença. Na sequência, às 16h, a banda Donazé, da mesma cidade, encerra a participação dos mineiros.

Em 30 de março, a peça terá reestreia no Centro Cultural Prof ª. Fernandina Tavares Paes, em Guaranésia. Por 28 anos, esse espaço ficou desativado e foi reaberto em 2016, depois de receber investimentos de quase R$ 1,5 milhão dos governos federal, estadual e municipal.  A reabertura torna possível resgatar uma parte dos 93 anos de história do Teatro local. Segundo a conselheira estadual de Cultura de Minas Gerais, Cacilda Ribeiro, que faz parte do elenco, a proposta de levar ao palco essa peça vai ao encontro e desejo de um grupo de amigos que fez teatro na década de 1990.

Em abril, o Centro Cultural dessa pequena cidade com 18.714 habitantes (Censo 2010) realiza o lançamento simultâneo de três livros de autores guaranesianos. Todos militantes culturais no município. Três peças do dramaturgo Tato, incluindo A Reforma e 18 poemas, serão publicados em Um Pedaço de Minas que fala Uai. O poeta Vivaldo do Amaral e o jovem escritor de ficção João Pedro de Souza também lançarão o primeiro livro. É um projeto promovido pela Associação Arte, Vida e Cultura da Capoeira, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
 

Silvio Reis, jornalista

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador