Os efeitos terapêuticos das plantas

Caro Nasif,

Que tal dar espaço para alguns comentários sobre os efeitos terapêuticos das plantas? Nesse sentido, as pessoas poderiam, também, fazer citações do que aprenderam com suas avós. Por exemplo: minha avó passou para minha mãe, que passou pra nós, filhas, que a melhor forma de limpar a pele está em se usar limão com a nata de leite no rosto, retirando a substância quando secar sobre a pele. E a melhor hidratação se faz apenas com a nata do leite. Quando Cláudia Cardinali esteve no Brasil disse usar a mesma fórmula, indicada pela avó.

Do livro DICIONÁRIO DAS PLANTAS ÚTEIS DO BRASIL, Editora Civilização Brasileira, 1979, vou reproduzir o que li sobre ALOÉS – aloés Humilis, Thumb. Família das Liliáceas. São sinônimos: babosa, erva babosa, aloés barbadensis, aloés perfoliata, aloés vulgaris, azebre.

“Terapêutica – O Aloés Humilis é uma espécie vegetal digna do melhor apreço, empregando-se em dose moderada na prisão de ventre, e as folhas são resolutivas, constituindo bom emoliente nos casos de tumores e outras inflamações da mesma natureza. Antigamente era usado como preventivo das congestões cerebrais. com ele se combate também as inflamações do fígado, a icterícia, dispepcia, afecções do estômago, fraqueza geral, etc. Tem acentuada ação sobre o útero e estimula o fluxo menstrual.”

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador