Cientistas desenvolvem técnica para deixar órgãos transparentes

Jornal GGN – Uma inovação na área de medicina pode revolucionar diagnósticos em órgãos críticos do corpo, sem necessidade de procedimentos invasivos, perigosos e até mesmo caros. Cientistas japoneses especializados em neurologia conseguiram desenvolver uma técnica capaz de tornar “invisível” qualquer tipo de célula corporal, podendo deixar órgãos, o corpo inteiro ou apenas parte dele com aspecto de transparência, facilitando a identificação de problemas que só seriam identificados após muitos exames.

Os pesquisadores descobriram que a frutose, um tipo de açúcar, quando submetido à temperatura de 37 graus centígrados, pode modificar o índice de refração da luz das diferentes partes que compõem a anatomia humana. Testes realizados em laboratório, com uso de cobaias, mostraram que, além de ser eficaz em fazer transparecer as células e estruturas inteiras, o procedimento ainda não gera efeitos colaterais, sem riscos aos órgãos manipulados.

Nos testes, foram usados cérebros e outros órgãos de ratos. Após passar três dias embebidos em uma solução à base de frutose, os órgãos ficaram completamente transparentes e, de acordo com testes feitos pela equipe japonesa, nenhum dano foi detectado nas estruturas desses órgãos, abrindo caminho para que os cientistas comecem a pensar em experimentos com seres humanos.

De acordo com a equipe de cientistas, já há uma desconfiança de que a técnica, pensada exclusivamente para a área médica, possa a vir a ser utilizada para outros fins, incusive  militares. Mas o grupo acredita que o método possa ganhar força para o foco principal: facilitar testes e diagnósticos em pacientes sem os riscos físicos ou evitar o alto custo financeiro dos aparelhos de ressonância utilizados atualmente.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boimate 2??

    Nossa, é sério? Não é nenhum “boimate”? Por que não tem o nome dos cientistas, nem da instituição e nem o link para o original??

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador