IEDI analisa números do IBGE que demonstram recuo da indústria

Jornal GGN – Dados divulgados ontem (4 de junho) pelo IBGE indicam que a produção industrial brasileira recuou 0,3% em abril, em comparação com o mês de março. O IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), preparou uma análise dos números e concluiu que as estimativas de crescimento da produção industrial em 2014 deverão ser revistas – para baixo -, assim como já foi feito com o PIB brasileiro.

Segundo o instituto, a taxa negativa de crescimento da indústria refletiu um movimento generalizado de retração das atividades produtivas, que atingiu três dos quatro grandes setores e 12 dos 24 ramos industriais.

Os números do IBGE demonstraram retração de 0,5% no setor de bens de capital. No período de janeiro a abril de 2014 a produção do segmento já acumula queda de 4,8%. “São resultados que aumentam ainda mais as preocupações com relação à indústria, já que, no final de 2013, a expectativa era a de que o setor de bens de capital pudesse, em 2014, fazer alguma frente ao desempenho mais fraco dos demais setores”, diz a análise do IEDI.

O IBGE também divulgou queda na produção de bens de consumo duráveis (–1,6%) em abril, após o expressivo recuo registrado em março (–3,6%). No acumulado dos quatro primeiros meses de 2014, a produção de bens duráveis apresenta queda de 1,0%.

No setor de bens intermediários, após três meses consecutivos de variações positivas, a produção voltou a recuar em abril (–0,2% frente a março, com ajuste sazonal). Para o IEDI, os meses de crescimento não foram suficientemente robustos, tanto que no acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, as atividades produtivas de bens intermediários estão 1,5% menores do que as do mesmo período de 2013.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador