TCU suspende edital do leilão da Anatel para tecnologia 4G

Jornal GGN – Está suspensa a publicação do edital para o leilão da faixa de 700 MHz da tecnologia 4G por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira (4) e vale até que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) faça a revisão do documento e seja aprovado pelo plenário de ministros do Tribunal.

A decisão do TCU anula a então autorização que a agência reguladora tinha para publicar a versão final do texto mesmo sem o aval do Tribunal. Com a decisão, a Anatel passa a ter prazo de 15 dias para esclarecer pontos apresentados pelo relator do processo no TCU, o ministro Benjamin Zymler. O plenário do tribunal, em seguida, decide se aprova o leilão ou mantém a suspensão.

A suspensão do edital acaba por atender a uma demanda das operadoras de telefonia móvel, algo que pediam há meses. O argumento das teles é que elas não teriam tempo suficiente para elaborar a infraestrutura necessária para comportar a faixa dos 700 MHz. Isso porque a faixa, hoje ocupada por emissoras de TV, terão de ser realocadas para outras frequências.

Com informações do Canaltech.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. (Tecnico nao sou, mas eh

      (Tecnico nao sou, mas eh tecnologia dos mil novecentos e borrachinha sendo “leiloada” como se fosse a invencao da roda na terra dos quadrados…  se nao me engano, nem os telefones sem fio daqui de casa funcionam nessa faixa tao dinossaurica.)

      1. Bom você se informar melhor.

        Bom você se informar melhor. Nesta faixa de frequências podemos usar menos antenas para cobrir a área de uma célula (nome do espaço coberto por uma estação de rádio-base nos sistemas de telefonia móvel) e isso implica em diminuição do custo para as operadoras e lançamento de novos aparelhos pelos fabricantes. 4G é tecologia de ponta, seu uso em frequências mais baixas é altamente desejado pelo mercado. 

  1. Não basta o PIG!

    Agora a oposição agrega o TCU, além da míRdia, do DEM, PSDB, PSOL, PSB, PGR, STF, PF,os aparelhados nas instituições, o empresariado “pouco animal”, os piguinhos amestrados, as consultorias financeiras, os feicebuques e gugôus da vida.

    Êita bombardeio e barragem de artilharia!

  2. Viram a agilidade da empresa

    Viram a agilidade da empresa privada, antes emperrada pela burocracia estatal? Há anos se reclama e se exige melhoria desses serviços e a sua universalização, mas  o TCU, sensível com as operadoras que não tiveram tempo de se adequar, suspende a licitação. Quem patrocina o custo Brasil, além do imponderável? E a quem debitam? A ela que não tem aeroporto clandestino nem ligações com helicópteros carregados de cocaína. 

  3. Tesouro

    O que a mídia acrescentou:

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1495786-tcu-suspende-publicacao-de-edital-do-leilao-do-4g.shtml

    “Um atraso no certame pode atrapalhar os planos do governo de engordar suas receitas no ano com recursos do 4G. Na semana passada, o secretário do Tesouro, Arno Augustin, disse que esperava arrecadar R$ 8 bilhões com a faixa de 700 MHz.

    Ele afirmou que o governo não trabalhava com o adiamento do leilão e que contava com os recursos para este ano –apesar de o edital do leilão permitir o parcelamento do valor, sendo 10% no ato da assinatura do termo e o restante em seis parcelas, a partir de 2017.

    O governo federal fez, no primeiro semestre, a menor economia para o pagamento de juros da dívida em 14 anos (o chamado superavit primário). Para reforçar seu caixa e tentar cumprir a meta para o ano, o Tesouro trabalha com a entrada de R$ 13 bilhões com a concessão de serviços públicos –a maior parte justamente com o 4G.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador