PM avisa que estará “preparada” para conter excessos de manifestantes

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A ordem é para que os policiais militares estejam “psicologicamente bem preparados para conter os excessos dos manifestantes”. Esse é o recado deixado pelo ouvidor das polícias do Estado de São Paulo, Júlio César Fernandes Neves, sobre o grande ato que ocorre neste domingo (04), na Avenida Paulista.
 
“Quando a PM se coloca para que não haja confronto, ele não existe. Temos que deixar claro que as manifestações fazem parte da democracia. Agora, a PM tem que também deixar os policiais preparados para conter os excessos dos manifestantes. Eles têm que estar psicologicamente bem preparados”, afimou Neves em entrevista à Rádio Estadão, na manhã da última sexta-feira (02).
 
Esse foi o posicionamento do porta voz das polícias do Estado, comandado pelo governo de Geraldo Alckmin, após a reportagem questionar o caso da estudante Deborah Fabri, de 19 anos, que ficou cega de um olho por estilhaços de bombas lançadas pela PM, na quarta-feira (31).
 
Também naquela manifestação dois repórteres fotográficos foram presos, agredidos e tiveram seus esquipamentos destruídos.
 
Com relação a isso, o ouvidor pediu “entendimento”, para que não ocorra mais casos como esses, “que teve como consequência essa lesão corporal gravíssima que entristece qualquer cidadão”. Mas defendeu os policiais, afirmando que manifestantes provocaram os bombeiros em um dos protestos, gerando “uma reação ali”.
 
Parlamentares pedem representação contra uso de forças de segurança
 
Ainda nesta sexta (02), deputados e senadores do PT deram entrada em uma representação junto ao MPF (Ministério Público Federal) para garantir o direito de manifestação da população, sobretudo em São Paulo, onde foram registradas as reações truculentas e violentas da PM de Alckmin.
 
Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Wadih Damous (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP) e o senador Humberto Costa (PT-PE) assinaram a representação. No pedido, eles afirmam que a “proibição de manifestações políticas, bem como a utilização excessiva de violência para coibi-las, é postura própria de regimes autoritários, que não têm legitimidade eleitoral e que dilaceram a soberania popular. A liberdade de expressão é direito fundamental inerente a democracia”.
 
“Precisamos acabar com esse autoritarismo e a repressão violenta do governo Temer. Já não basta o golpe que remete a 1964, agora é preciso também perseguir, censurar e atacar quem luta pela democracia em nosso país?”, questionou Pimenta.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PM…

    Cuidado com os olhos!!! Mutilações é prática de policiamento preventivo em SP.  A Policia Militar da social democracia de Geraldo Alckmin não quer que as pessoas “vejam” no que ele quer novamente transformar o Brasil. 

  2. Não é o contrario??
    A

    Não é o contrario??

    A ouvidoria não seria para conter os excessos da pm? A “Cidade de Cabeça pra Baixo” que Raul cantou é no tucanistão? E o que falta para denunciarem a opressão aos organismos internacionais? Um morto, dois mortos, tres mortos?? Um olho, dois olhos, tres olhos mutilados????

  3. Peço encarecidamente que os

    Peço encarecidamente que os vândalos não venham atrapalhar a manifestação!

    Vandalismo só afasta as pessoas!

    O que queremos é um número grande de pessoas reunidas por um objetivo comum: FORA TEMER!!

    Quebrar orelhões, cestos de lixo e vidraças NÃO LEVA A NADA senão legitimar a polícia a acabar com a manifestação e dispersar o povo.

    Usem o cérebro e não os músculos!!!

    O que vale numa manifestação é o número de pessoas que ela consegue reunir e, o vandalismo só faz afastar as pessoas.

    Temos que mostrar a eles que são os CIDADÃOS que querem TEMER FORA, e não os vândalos!

    O golpista Temer já declarou que não somos manifestantes querendo expor ideias e sim vândalos depredadores!

    NÃO DEVEMOS DAR RAZÃO A ELES!!!!!!!!

  4. QUEM VAI A PASSEATA PRECISA

    QUEM VAI A PASSEATA PRECISA SE PROTEGER. NÃO SE ILUDAM. SEJAM ESPERTOS.

    Máscaras, pode ser de pet. Óculos, tipo para moto ou natação fortes.

    Veja dicas no Blog do DCM. Link abaixo.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/governo-de-sp-autoriza-protesto-no-domingo/

    É PRECISO DIZER AOS POLICIAIS: EI, VOCÊ TAMBÉM É POVO. NÃO SE ILUDAM. SEUS FILHOS E FAMÍLIA PRECISAM DO GOVERNO, DE PREFERÊNCIA DE ESQUERDA.

  5. Preparada pra bater em manifestante, né?

    Eu não consigo assistir a globonews, mas noutra dia, zapeando, dei de cara com a cena do carro da Polícia Civil sendo vandalizado por uns mascarados.  O cinegrafista ficou ficou gravando uns três minutos pelo menos – o que em tempo de televisão é uma eternidade (e só parou quando, segundo o jornalista, “perdemos contato”) – mas não apareceu NENHUM policial, jogando bomba de “efeito moral”, atirando com arma “não-letal” ou algo para evitar a destruição de um carro da própria polícia.

    Então tá entendido, dona PM. Cês tão preparados pra dar porrada em manifestante, enquanto isso a mídia golpista fica focada naquilo que realmente interessa a ela.

    PS: os jornais de hoje informam que um dos caras que atacou o camburão era um foragido da polícia. Que bela ocasião perdida de prender um bandido, né doutor Alckmin?

  6. Lógico que estão

    Estão prontos pra conter manifestantes até se não tiver excesso.

    (Queria saber, sinceramente, o que se passa na cabeça dos PM’s paulistas. Se eles realmente acham que devem baixar a porrada em todo mundo que não usa farda, ou se seguem o “cumprindo ordens” por preguiça de pensar mesmo)

  7. ESTADO TERRORISTA!!!

    ESTADO TERRORISTA!!! LUTA  CONTRA O DIREITO DO POVO PEDIR DEMOCRACIA!!!

    FILHOTES DA DITADURA!!! ABAIXO A DITADURA CIVIL FASCISTA!!!#FORA FASCISTAS!!!

  8. Publicado aqui mesmo no GGN.

    Publicado aqui mesmo no GGN. Originalmente seria um comentário à esta matéria:

     

    O MPF e o terrorismo praticado pelos comandantes das PMs

    FÁBIO DE OLIVEIRA RIBEIRO

    SEG, 05/09/2016 – 08:57

    A CF/88 garante a liberdade de consciência e de manifestação. Portanto, a população tem direito de ir às ruas gritar FORA TEMER como tinha o direito de hostilizar Dilma Rousseff.

    Nas manifestações anti-Dilma não ocorreu nenhum caso de violência policial. Ontem foram registrados vários casos de violência policial, alguns deles capturados em vídeo:

    https://www.facebook.com/bbcbrasil/videos/10153869921707816/?pnref=story

    https://www.facebook.com/Brasil247/videos/1286169714769366/?pnref=story

    A igualdade perante a Lei também é um princípio fundamental da CF/88. Portanto, os comandos das PMs não podem escolher “aceitar e proteger” a algumas manifestações e “proibir e reprimir” outras. Não compete à PM escolher qual será a ideologia oficial do Estado, pois o Estado é plural.

    Uma nova Lei Anti-Terrorismo foi aprovada e sancionada. Em seu texto ela prescreve:

    Art. 2o  O terrorismo consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13260.htm

    As imagens provam satisfatoriamente que ontem as PMs agiram movidas por xenofobia ideológica, reprimindo manifestações legítimas em razão de uma evidente discriminação ou preconceito. As imagens sugerem que os policiais colocaram em risco os cidadãos e jornalistas, perturbando a paz social com evidente violação às liberdades políticas consagradas na CF/88.

    A atuação das PMs para impedir manifestações contra Michel Temer é evidentemente ilegal. Como advogado, porém, o que me causa espanto é outro fenômeno. Eu realmente não consigo entender a motivação do MPF. O que aquele órgão está esperando para enquadrar os comandos das PMs na Lei Anti-Terrorismo? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador