Há exatos 34 anos, Lula foi preso pelo DOPS

Por Tamára Baranov 

19 de abril de 1980, dia em que Lula foi preso pelo DOPS

No dia 19 de abril de 1980, Luiz Inácio Lula da Silva, então líder sindical no ABC paulista, foi preso pelo DOPS, a polícia política do regime militar. O sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, era presidido pela segunda vez por Lula quando, em maio de 1978, foi deflagrada a greve dos metalúrgicos, com a paralisação da fábrica da Scania.

O movimento grevista iniciado no ABC se alastrou por, praticamente, todos os estados do país. Milhões de trabalhadores, de todas as classes, da cidade e do campo, se mobilizaram. Luis Inácio Lula da Silva ganhou projeção nacional, sob sua liderança metalúrgicos se reuniam em grandes assembleias em São Bernardo do Campo.

No estádio municipal da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, novo movimento ocorreu em 1979, com duração de 15 dias. A maior de todas as greves, que durou 45 dias, ocorreu em 1980. Dessa vez, a repressão foi ainda maior. No dia 19 de abril, os dirigentes sindicais, entre eles, Lula, foram presos e, mais uma vez, houve intervenção no sindicato.

Lula foi processado e condenado com base na Lei de Segurança Nacional. Foi absolvido pelo Superior Tribunal Militar, mas afastado da presidência do sindicato.

Grandes assembleias lideradas por Lula em São Bernardo do Campo e passeatas desafiaram a ditadura

Leia também:  Justiça descobre pessoas por trás de perfis que comemoraram a morte do neto de Lula

http://www.youtube.com/watch?v=WamHgiqUHmg align:center]

[video:http://www.youtube.com/watch?v=o3WMR98pHxw align:center

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

6 comentários

  1. Eu estive aí

    Agradecendo o post da Tamára Baranov, que remete-nos a um passado distante, saudoso, porém que não gostaríamos de rever, confesso que naquela época, eu que nem era sindicalizado naquele sindicato, pois era comerciário e estudante universitário, estive presente, em algumas daquelas fantásticas(pela efervecência)assembléias, no estádio da Vila Euclides, e antevia naquele “Bahiano” como a peãozada chamava o então Luis Inácio) Lula para os sindicalistas do ABC) uma emergente e promissora liderança nacional, e mesmo ele não tendo empatia com a política(como ela era praticada) e os partidos políticos da época(Arena e MDB)já entendia e enxergava, que somente pelas vias políticas, seria possível, dar á classe trabalhadora, uma esperança.

    Às vese, me perguntava: O que um comerciário tá fazendo aqui, se nem desta categoria em luta, eu sou ? pore´m depois de ver as pequenas porém gradativas vitórias do Trabalho contra o Capital, e contra um governo comprometido com as oligarquias e a direita, e ver as prisões daqueles velhos líderes, as dispensas em massa, dos piqueteiros, a perseguição política contra os sindicalistas, etc,etc, hoje eu revejo com orgulho, a cara de orgulho daquele metalúrgico “fudido” e a energia que ele captava e irradiava de volta, a quem o ouvia e estava ao lado da sua luta, por melhores dias, para a classe trabalhadora.

    Obrigadíssimo pela lembrança daqueles bons momentos, Tamára, e tanbém pela reflexão que faço, daquela prisão arbitrária, inconsequente e amedrotadora, que tivemos que suportar, para chegar aonde chegamos.

  2. preso por ser democrático demais

    Acho que o Lula foi democrático demais durante seus mandatos presidenciais e não fez como os demais que se brindaram contra uma justiça que vemos que é elitista e aversa a governo popular. Porque o Lula não cassou a concessão da Rede Globo, uma emissora que sempre se opos as ideias de esquerda, desde a época da ditadura, passando pela eleição 1989 até o golpe? Porque o Lula e depois a Dilma não preencheu o STF com advogados do PT? hoje vemos quase todos os ministros do STF votando contra o Lula. Porque o Lula, através do ministério da justiça, não fez intervenção para compor a base do judiciário para engavetar todos as acusações contra ele, assim como fez o FHC, com o engavetador geral da república Geraldo Brindeiro. ao contrário, deu autonomia ao judiciário, sancionou a lei da ficha limpa e a Dilma depois pacote anti corrupção e delação premiada, todas essas leis sancionadas pelo governo do PT serviram apenas para pegar integrantes do PT. Porque o Lula, apesar de ter recebido oferta de asilo político em outros países, não fugiu? E sabe porque Lula agiu sempre assim? Porque se fosse de outra forma ele não seria o Lula, o Lula que a gente conhece tão bem e confia.

     

    • Uau, então o problema de Lula

      Uau, então o problema de Lula não foi cometer crimes, e sim, não se proteger contra a justiça. Incrivel a mentalidade de vcs que apoiam criminosos.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome