Após fraudes em sistemas de emissão, presidente da VW renuncia

Da Agência Brasil

O presidente executivo do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, anunciou hoje (23) a sua demissão. Ele deixa o cargo depois que a Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos acusou a empresa de falsificar dados sobre emissões de gases poluentes em veículos a diesel.

“Estou chocado com os acontecimentos dos últimos dias. Acima de tudo, estou chocado que a má conduta em tal escala tenha sido possível no grupo Volkswagen”, afirmou Martin Winterkorn em comunicado.

“A Volkswagen precisa de um novo começo. Eu estou limpando o caminho para este novo começo com a minha demissão”, acrescentou.

Nesta quarta-feira, a Justiça alemã abriu uma investigação preliminar para apurar a falsificação de dados.

A Procuradoria-Geral alemã decidiu investigar a Volkswagen pelas “acusações de manipulação de emissões dos veículos a diesel”, revelou hoje, em comunicado, o promotor de Brunswick, ao Norte da Alemanha.

O mesmo comunicado informa que, nesta fase, será feita coleta e avaliação de dados, bem como “de várias queixas” apresentadas contra o fabricante, desde o surgimento do escândalo.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a empresa, na sexta-feira (18), de falsifiar o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes por meio de um software incorporado no veículo.

Na terça-feira (22), a Volkswagen anunciou que mais de 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo foram equipados com o tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissões.

Redação

14 Comentários

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  1. carro

    Certamente não temos isto no Brasil. A Toiota disse que o recal nos carros americanos eram necessários, no Brasil não. 

    Quanto a Volks vai pagar de indenização pelos atos terroristas dela no Brasil?

  2. Deixa eu ver se entendi,

    Deixa eu ver se entendi, fraude e vai pagar bilhões.

    Aqui teve uma empresa nacional, Wolkswagen do Brasil, que colaborou com o regime militar e…e…nada.

    Mas porque estou dizendo isso mesmo? Acho que fiquei maluco porque não há qualquer relação.

     

  3. Nenhuma novidade. A VW

    Nenhuma novidade. A VW colaborou com o nazismo, a fiat com o fascismo de mussolini, enquanto diversas marcas japonesas (mitsubishi, sony, nikon etc.) são acusadas de terem colaborado com as monstruosidades de Hiroito. A verdadeira história dessas grandes corporações foi construida com o dinheiro e o sangue de milhões de inoscentes. O resto é baboseira pra  iludir estudante de administração. 

  4. mídia e vw

    Nassif,

    Já não sei mais quantos pesos existem para cada medida.

    O Swissleaks nem existiu por aqui, com a Zelotes foi igual, e agora a Volkswagen nesta megafraude que pode vir a custar à montadora quase 20 bilhões de euros, um dos motivos para o valor das ações da VW desabar quase 20% em dois pregões. Será que nada disto é suficiente para vir a ser notícia de destaque ?

    Coitada desta sociedade brazuca, ainda refém de uma mídia tão boa quanto à da Coréia do Norte.   

  5. Será que vão paralisar as

    Será que vão paralisar as atividades da Volkswagen como fizeram com algumas grandes construtoras no Brasil através da Lava Jato?

  6. Fraude da VW

    É por esse e outros motivos que a VW não tem nos EUA nem de longe o prestígio de que goza aqui, sendo superada em vendas por quase todos os fabricantes japoneses e pelos próprios americanos. 

  7. A grande mídia silencia sobre

    A grande mídia silencia sobre esse imbróglio em que a VW se meteu. Compreensível, já que a montadora alemã é uma das maiores anunciantes dessa mídia comercial. Atentos leitores já fizeram e outros farão essa crítica.

    Observação e crítica de outra natureza é que possìvelmente serão raras. Explico: a VW é uma empresa alemã, assim como a Siemens; a Schering também é alemã. A Siemens recebeu pesadas multas nos EUA, por participar de cartel para fornecimento de material ferroviário. No Brasil nenhuma empresa formadora de cartel para fornecimento de material ferroviário ao metrô e à CPTM recebeu qualquer punição até agora. As autoridades públicas envolvidas no esquema de corrupção também não receberam sequer denúncia formal. A bilionária multa que as autoridades estadunidenses ameaçam aplicar à VW pode comprometer ou mesmo inviabilizar as atividades dessa empresa naquele país. É claro que a empresa deve ser punida; mas será que a punição adequada é multá-la em US$18 bilhões? E como agem os EUA quando uma empresa do próprio país comete fraudes como fez a VW? Como a GM foi tratada em casos semelhantes ou quando teve de fazer recall por defeitos em veículos, decorrentes de falhas de projeto, que engenheiros e técnicos da empresa já sabiam existir? Qual foi a punição aplicada à petroleira Exon, quando daquele vazamento de óleo no Alasca?

    Sobre a Schering, eu me lembro que que há cerca de 15 anos a empresa ganhou as páginas do noticiário pelo fato de alguns lotes de um anticoncepcional fabricado por ela não ter apresentado o efeito contraceptivo esperado; choveram ações judiciais contra o laboratório alemão, por parte de famílias de mulheres que engravidaram, mesmo usando o medicamento contraceptivo. Amostras analisadas indicaram que alguns lotes vendidos eram “placebo”. A reputação do laboratório foi destruída; milhões de reais foram pagos a título de indenização e até hoje o laboratório não conseguiu recuperar a posição perdida no mercado. A ninguém ocorreu perguntar: por que razão um laboratório centenário, conhecido e reconhecido mundialmente, colocaria no mercado lotes de placebo com o rótulo de contraceptivo? O valor agregado das substâncias ativas é baíxíssimo e jamais justicaria, do ponto de vista econômico, a adoção dessa atitude fraudulenta. Quem e com quais interesses poderia estar por trás dos lotes falsificados postos no comércio? Não havia concorrentes da Schering interessados em ocupar a posição do laboratório alçemão no mercado brasileiro?

    É preciso muita atenção e cautela diante de notícias como essa. Não estou aliviando ou defendendo a montadora ou qualquer outra empresa alemã. Minhas observações decorrem daquilo que não vi, não  li, não vi ser publicado, mas que deveria ser problematizado, investigado por aqueles que dizem fazer jornalismo visando o interesse público, de bem formar e informar.

    1. Vc que desinformado.

      Essa notícia foi amplamente divulgada e discutida, já está velha, em todos os jornais, portais e telejornais faz dias. O GGN que chegou atrasado.

      É a velha história do “militante progressista”: Não leio o PIG e não assisto a grobo e daí vem dizer, isso a grande mídia não mostra.

      Como vai saber se não mostrou se não lê e não assiste? hehe

       

       

      1. Como escreveu o jornalista

        Como escreveu o jornalista Paulo Nogueira. Muito mais importante que o ‘furo’ é a análise do que é noticiado. Quem tem a obrigação de noticiar em primeira mão não são os pequenos blogs e portais independentes, mas os grandes veículos da mídia comercial, os quais recebem milionária publicidade (tanto de empresa privadas como de estatais e governos) e têm grandes equipes de reportagem. É claro que eu já havia lido essa notícia e sei que ela foi publicada há alguns dias nos grandes veículos. Mas ela só foi publicada pela grande mídia comercial brasileira após ter sido noticiada na imprensa internacional. O mesmo deve-se dizer sobre o Swiss-leaks, que envolve milhares de contas secretas de brasileiros na filial suiça do HSBC; esse escândalo já desapareceu do noticiário. Ora, um escândalo desses não ‘envelhece’ assim tão ràpidamente. Da mesma forma, os que dão muito crédito à grande mídia comercial brasileira, têm grande interesse que algumas notícias envelheçam ràpidamente e não sejam debatidas e problematizadas.

        Assim como outros que discordam de opinião expressa em comentários, você desfoca a discussão, adjetivando-me. Não sou eu o objeto da discussão ou da notícia. Se você não concorda com minha opinião, apresente argumentos contapondo-a. Você não me conhece e não possui elementos para me (des)qualificar como desinformado. Ao citar outros casos, como o da GM e o da Schering, tive como objetivo levar outros leitores à reflexão e saber o que eles pensam a respeito. Os cidadãos que se interessam por grandes temas, por assuntos estratégicos, pelo médio e longo prazo, pelo futuro, têm uma noção de tempo bem diferente daqueles que consideram os fatos ocorridos na semana passada como ‘velhos’ e sem importância; isso porque para pensar e planejar o futuro é preciso estudar e conhecer bastante bem o presente e o passado.

        Saudações,

      2. Como escreveu o jornalista

        Como escreveu o jornalista Paulo Nogueira. Muito mais importante que o ‘furo’ é a análise do que é noticiado. Quem tem a obrigação de noticiar em primeira mão não são os pequenos blogs e portais independentes, mas os grandes veículos da mídia comercial, os quais recebem milionária publicidade (tanto de empresa privadas como de estatais e governos) e têm grandes equipes de reportagem. É claro que eu já havia lido essa notícia e sei que ela foi publicada há alguns dias nos grandes veículos. Mas ela só foi publicada pela grande mídia comercial brasileira após ter sido noticiada na imprensa internacional. O mesmo deve-se dizer sobre o Swiss-leaks, que envolve milhares de contas secretas de brasileiros na filial suiça do HSBC; esse escândalo já desapareceu do noticiário. Ora, um escândalo desses não ‘envelhece’ assim tão ràpidamente. Da mesma forma, os que dão muito crédito à grande mídia comercial brasileira, têm grande interesse que algumas notícias envelheçam ràpidamente e não sejam debatidas e problematizadas.

        Assim como outros que discordam de opinião expressa em comentários, você desfoca a discussão, adjetivando-me. Não sou eu o objeto da discussão ou da notícia. Se você não concorda com minha opinião, apresente argumentos contapondo-a. Você não me conhece e não possui elementos para me (des)qualificar como desinformado. Ao citar outros casos, como o da GM e o da Schering, tive como objetivo levar outros leitores à reflexão e saber o que eles pensam a respeito. Os cidadãos que se interessam por grandes temas, por assuntos estratégicos, pelo médio e longo prazo, pelo futuro, têm uma noção de tempo bem diferente daqueles que consideram os fatos ocorridos na semana passada como ‘velhos’ e sem importância; isso porque para pensar e planejar o futuro é preciso estudar e conhecer bastante bem o presente e o passado.

        Saudações,

  8. pelo o que eu entendi se o

    pelo o que eu entendi se o motor a diesel fosse produzido pelas as normas tecnicas de controle de poluentes ele perderia em potencia. quer dizer, seria um motor a diesel fraquinho. então a volks fez esse dispositivo no motor dos carros para que ele reduzisse nivels de poluentes na hora da inspeção. . depois o motor funcionaria normalmente. quem compra um carro equipado com motor a diesel acho que pocura um carrão, como dizem… e se o motor dos carros fosse produzido a risca acho que teria reclamação de que o motor do carro não funciona direito…

  9. Ainda bem

    Ainda bem que não sou teórico da conspiração. Ou pensaria que houve espionagem do Tio Sam na raiz da descoberta dessa patranha da Volks. E que o Tio Sam lucraria com a multa bilionária imposta à montadora e com os reflexos prejudiciais para a economia alemã… Afinal, sob a ótica conspiratória, o Tio Sam viveria de quebrar países e economias, sem jamais ter um Gilmar Mendes que expusesse e denunciasse seu projeto de poder…

  10. Vai aparecer no Brasil um monte de automóveis da VW importados.

    O resultado para o Brasil é que vai aparecer no mercado um monte de carros da VW importados, é só esperar alguns meses.

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