EUA: economia deve continuar a crescer após inverno rigoroso

Jornal GGN – O crescimento econômico dos Estados Unidos deve se recuperar com mais força no segundo trimestre, com a diminuição do impacto do inverno, que castigou o país em 2014.
 
De acordo com dados da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que divulgou hoje um relatório com projeções econômicas para 2014 e 2015, as pressões inflacionárias continuarão controladas até 2015.
 
Em relatório recente sobre cenário econômico global, a OCDE estima que o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano vai expandir-se em 3,9% no trimestre, e afirmou esperar que o crescimento mantenha um ritmo bom durante o resto do ano.
 
O inverno rigoroso fez com o PIB crescesse 0,1% no período entre janeiro e março, informou o governo em sua estimativa inicial na semana passada, e esse número já parece exagerado.
 
Dados sobre gastos com construção e estoques industriais para março que foram divulgados desde então mostraram-se mais fracos do que o governo assumiu, sugerindo que a economia provavelmente contraiu.
 
A expectativa é que o crescimento atinja 2,6% neste ano e acelere para 3,5% em 2015, segundo a OCDE, com ganhos em preços de ativos impulsionando a renda das famílias e à medida que o peso da política fiscal continua a diminuir. O crescimento ficou em 1,9% em média no ano passado.
 
A OCDE afirmou que o risco às estimativas é de que o investimento empresarial se recupere com menos vigor do que projetado se as expectativas de crescimento das empresas falharem.
 
Por outro lado, as pressões inflacionárias devem permanecer benignas, dado o fraco aumento dos salários. A taxa de desemprego deve ficar em média em 6,5% neste ano, ante 7,4% em 2013.
 
 
Com informações da Reuters.
 
 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador