GGN aborda a autorregulação do agronegócio desde 2020

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Tema tem sido tratado desde a publicação de decreto envolvendo a regulamentação da inspeção antes e depois do abate de animais

Foto: Reprodução/Governo do Tocantins

O Jornal GGN vem alertando sobre a questão da autorregulação do agronegócio brasileiro desde julho de 2020, quando foi publicado no Diário Oficial o Decreto 10.419, que trata da regulamentação da inspeção antes e após o abate de animais.

Segundo o texto, a fiscalização ficará a cargo de uma equipe do serviço de inspeção federal, obrigatoriamente composta por um auditor fiscal federal agropecuário, um agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (ou ocupantes dos demais cargos de atividades técnicas de fiscalização agropecuária) ou profissionais formados em medicina veterinária.

Porém, o decreto estabelece que os profissionais estarão à disposição da fiscalização federal por meio de contrato temporário, cessão de servidor ou empregado público, ou por meio de contratos celebrados de forma autônoma.

Em outras palavras, a medida terceiriza a fiscalização dos frigoríficos brasileiros e consolida a opção do governo Bolsonaro pelo Estado Mínimo, comprometendo a atuação do SIF (Serviço de Inspeção Federal).

De forma discreta, o Decreto se transformou no Projeto de Lei 1293/21, que atualmente está nas mãos do Senado Federal depois de aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto tramita em caráter terminativo, mas a oposição barrou o avanço e levou o tema para audiência pública, programada para ocorrer na próxima quarta-feira.

O tema, que mexe inclusive com a saúde pública por tratar da qualidade dos produtos que são comercializados internamente, só foi citado neste domingo pelo jornal Folha de São Paulo, que englobou o assunto a outros temas relacionados, como as mudanças do Código Florestal, a flexibilização do uso de agrotóxicos e até mesmo a anistia aos desmatadores e a redução das restrições em unidades de conservação e em áreas de preservação ambiental.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente

Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Leia Também

Fiscais alertam para risco de produtos insalubres irem à mesa do consumidor

Autofiscalização do agronegócio passará por audiência pública no Senado Federal

Oposição critica projeto que terceiriza fiscalização agropecuária

Projeto de lei coloca fiscais agropecuários em alerta

PL que terceiriza fiscalização agropecuária está no Senado Federal

Desmonte do trabalho do SIF é estratégia política

Qualidade dos alimentos consumidos no Brasil e exportados será afetada por decisão do governo Bolsonaro

A importância do SIF para a saúde pública e a economia

Governo Bolsonaro age para privatizar fiscalização de frigoríficos

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador