Hypermarcas lucra R$ 102,3 milhões no trimestre

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

 

A Hypermarcas encerrou o primeiro trimestre de 2013 com um lucro líquido de R$ 102,3 milhões, resultado 150,7% maior em relação ao visto no mesmo período de 2012. Fatores como a melhora do desempenho operacional e menor despesa financeira – devido especialmente a menor atualização monetária sobre contingências – e a redução da alíquota dos encargos pagos influenciaram o desempenho.
 
Segundo balanço financeiro divulgado pela companhia, a melhora da rentabilidade foi acompanhada por um aumento de 6,8% na receita líquida na mesma base comparativa, atingindo um total de R$ 958,4 milhões. A divisão Consumo, que contribuiu com 43,3% da receita líquida total, registrou expansão de 10,0%. A divisão Farma, por outro lado, cresceu 4,5% e contribuiu com os 56,7% restantes. 
 
Considerando apenas a expansão nas marcas principais (core) de Consumo, a expansão foi de 16,2% nessa divisão, o que resultaria em crescimento total consolidado (core) de 9,4% primeiro trimestre.Em termos de fluxo de caixa, o trimestre foi marcado ainda por geração de caixa operacional de R$ 184,3 milhões, ou 31,6% acima do registrado em 2012.
 
O lucro bruto contabilizado no trimestre atingiu R$ 612,6 milhões, um acréscimo de 9,9% sobre os R$ 557,6 milhões registrados no ano que passou. A margem bruta passou de 62,2% em 2012 para 63,9% ao fim do primeiro trimestre de 2013.
 
O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R$ 227,1 milhões, com expansão de 18% em relação ao ano passado e margem de 23,7% (21,4% em 2012), o maior nível reportado em sete trimestres. De acordo com a empresa, os dados foram afetados pelo bom crescimento do Lucro Bruto e contenção de despesas fixas, mesmo com o aumento dos investimentos em marketing
 
O fluxo de caixa livre alcançou R$ 150,1 milhões, 67,5% acima do montante registrado no primeiro trimestre. De acordo com a Hypermarcas, o resultado foi afetado pelos “avanços relacionados à maturação gradual das iniciativas que vêm sendo implementadas pela companhia visando maior eficiência e melhor produtividade nas duas divisões de negócios, bem como à disciplina na contenção de despesas com vendas, gerais e administrativas – que caíram 6,1% em relação a 2012”.
 
Na visão dos analistas da Concórdia Corretora, a Hypermarcas apresentou um bom resultado nesse trimestre. “Os esforços em conter gastos e despesas continuam surtindo efeito e a companhia mostrou ganho de margem por mais um trimestre. E, a despeito do cenário mais desafiador para o segmento de varejo nesse início de ano, a empresa apresentou boa evolução em seu faturamento. Além disso, a geração de fluxo de caixa livre foi recorde para um primeiro trimestre, atingindo R$ 150,1 milhões. Durante os próximos períodos devemos continuar observando ganhos de produtividade, em função do processo de migração de produção para as novas plantas e do gerenciamento de gastos”.
 
A Hypermarcas vai distribuir na próxima sexta-feira um total de R$ 102,1 milhões em dividendos aos acionistas titulares de ações de emissão da Companhia ao final do dia 30 de abril de 2013. Esse montante, relativo ao exerício fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2012, corresponde a um valor de R$ 0,16302 por ação. 
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador