Krugman, Stanley Fischer e os economistas ortodoxos

Por Clever Mendes de Oliveira

Comentário ao post “A reação da imprensa ao discurso de Dilma na ONU

Vinicius II,

Sou leigo, mas tenho lido o Paul Krugman desde o final dos anos 80. Ele diz exatamente isto que o J. Carlos de Assis diz que ele diz.

Aliás ele diz mais. Os economistas ortodoxos é que ficam um tanto amedrontados com as idéias de Paul Krugman e por isso evitam discuti-la ou então tentam distorcer o que ele diz. Se se pesquisar vai-se encontrar Paul Krugman, por exemplo, defendendo inflação e isso é realmente um anátema para o economista ortodoxo.

O último post aqui no blog de Luis Nassif que eu me lembro envolvendo Paul Krugman foi “Paul Krugman e o rumo perdido dos EUA” de quarta-feira, 29/08/2012 às 12:26 e oriundo de comentário de EMILIAMMM que trouxe de Outras Palavras o artigo “Como os Estados Unidos perderam o rumo” de Paul Krugman. O endereço do post “Paul Krugman e o rumo perdido dos EUA” é:

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/paul-krugman-e-o-rumo-perdido-dos-eua

O que Paul Krugman preconiza para os Estados Unidos é algo parecido com o New Deal que é exatamente o que J. Carlos de Assis diz que Paul Krugman diz.

Mudando de assunto, mas apenas para lembrar outra perna fraca da ortodoxia que foi atacada recentemente em artigo de Antonio Delfim Netto, embora usando texto de 2010, faço menção ao último artigo de Antonio Delfim Netto para o Valor Econômico e que infelizmente não foi repercutido aqui. Trata-se do artigo “Stanley Fischer, economista” e que foi publicado na terça-feira, 25/09/2012. Traz opiniões de Stanley Fischer que devem ter aterrorizado o economista ortodoxo. O artigo “Stanley Fischer, economista”publicado no Valor Econômico pode ser visto no seguinte endereço:

http://sergyovitro.blogspot.com.br/2012/09/stanley-fischer-economista-antonio.html

O que vale mesmo é o texto de Stanley Fischer e o endereço para todo o volume com o conteúdo do simpósio comemorando os 50 anos do Banco Central da Austrália e onde consta um painel com Stanley Fischer e para o qual Antonio Delfim Netto fez um resumo é:

http://www.rba.gov.au/publications/confs/2010/conf-vol-2010.pdf

Enfim, o que a Dilma Rousseff combateu foi os países ricos terem feito a opção pela política mais fácil, sem levar em conta como isso afeta a economia dos países pobres. E não me parece direito usar Paul Krugman para criticar Dilma Rousseff quando não cabia esse uso porque a opinião de Paul Krugman dada há mais tempo foi no sentido de que ele entendia porque Barack Obama não pode fazer a política que Paul Krugman considera a mais adequada não é argumentar.

Clever Mendes de Oliveira

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador