A Petrobras oficializou nesta terça-feira (16/05) a adoção de estratégia para precificar o diesel e a gasolina produzidos pela estatal, e encerrou a política de paridade de preços com o mercado internacional.
Segundo fato relevante divulgado há pouco, a estratégia usa como referências de mercado o custo alternativo do cliente, com valor a ser priorizado na precificação, além do valor marginal para a empresa.
O chamado custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos.
Já o valor marginal para a Petrobras tem como base o custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
“Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, destaca a estatal.
A estatal ressalta que a mudança lhe dará mais flexibilidade para a adoção de preços competitivos, se valendo das condições de produção e logística e disputando mercado com outros distribuidores e importadores que comercializam combustíveis no Brasil.
Confira abaixo o fato relevante que divulga a nova política de preços da Petrobras.
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Ansioso pela análise econômica de vocês. Apenas pelo anúncio não consegui entender se o impacto nos preços em geral será positivo, beneficiando o poder de compra do trabalhador.