Prates segue no comando da Petrobras, mas em fase de teste

Intervenção de Haddad e falta de sucessor natural contribuíram par a a manutenção do presidente da estatal no cargo

Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, seguirá no comando da estatal em meio à crise sobre a distribuição dos dividendos. Até o último domingo (7), interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinham a demissão de Prates como certa.

Prates continua no cargo em ‘fase de teste’ graças à participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no debate. Rui Costa e Alexandre Silveira, ministros da Casa Civil e de Minas e Energia, respectivamente, defendiam a saída do presidente da Petrobras.

Para Haddad, o destino de parte da verba dos dividendos deve ser o caixa da União, ação que aliviará a situação financeira do governo federal. Assim, Lula aceitou manter Prates no cargo, diante da necessidade de reduzir o déficit das contas públicas. 

Se deixasse a Petrobras, atualmente o governo não teria um sucessor natural para Prates – fato que também pesou na continuidade do presidente no cargo. Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES, foi sondado para a função, mas seu nome perdeu força conforme a abordagem veio à tona.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador