Preços ao produtor brasileiro sobem 0,62%, segundo IBGE

Jornal GGN – O IPP (Índice de Preços ao Produtor) voltou a subir em novembro, 0,62%, a maior alta desde agosto de 2013, revelou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (7).

Em outubro, o IPP recuou 0,45%, primeiro resultado negativo desde fevereiro, em dado revisado pelo IBGE depois de anunciar anteriormente recuo de 0,37%. Em 2013, a alta do mês de novembro só fica atrás de agosto (1,43%), junho (1,32%) e julho (1,21%).
 
No período, 16 das 23 atividades pesquisadas apresentaram alta de preços, contra nove no mês anterior. As maiores variações positivas foram no fumo (5,1%), outros equipamentos de transporte (3,08%), calçados e artigos de couro (2,78%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (2,59%).
 
As maiores influências de alta sobre o indicador em novembro vieram de alimentos (0,25 ponto percentual), metalurgia (0,09 ponto) e veículos automotores (0,08 ponto).
 
No acumulado em 12 meses até novembro, o IPP apresentou alta de 5,47%, ante 5,09%  em outubro. Fumo, papel e celulose, calçados e artigos de couro e máquinas, aparelhos e materiais elétricos foram os responsáveis.
 
O IPP mede os preços “na porta das fábricas” e não inclui custos com frete e impostos que influenciam os preços ao consumidor.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador