Projeção do PIB cai abaixo de 1%, segundo Boletim Focus

Jornal GGN – Pela primeira vez este ano, a projeção mediana dos bancos para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficou abaixo de 1%. Segundo o Boletim Focus, publicado nesta segunda-feira (21), a estimativa de alta caiu de 1,05% para 0,97%.

Para 2015, a estimativa para o PIB foi mantida em expansão de 1,50%, mas a da indústria caiu pela quarta semana consecutiva, de alta de 1,80% para 1,70%.
 
Esta foi a oitava semana seguida que os analistas cortaram suas expectativas em relação à expansão da economia brasileira. Para a produção industrial, por exemplo, a contração esperada é de 1,15% – há apenas um mês, a queda era de apenas 0,16%.
 
O pessimismo, segundo eles, tem fundamento: na semana passada, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que o índice de confiança do setor atingiu em julho o menor patamar desde janeiro de 1999. O indicador de produção de junho despencou para 39,6 pontos, de 48,4 em maio. Além disso, o próprio BC mostrou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) teve contração de 0,18% em maio, ante abril, o que aponta atividade mais fraca no segundo trimestre.

 
O enfraquecimento da atividade também já afetou o mercado de trabalho, de acordo com números recém-divulgados. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) criou em junho 25,3 mil vagas no mês – o pior para os meses de junho desde 1998 e, como em maio, foi puxado pelo fechamento de 28,5 mil vagas na indústria. Em função da criação menor de vagas, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, reduziu para 1,1 milhão a estimativa de novas vagas este ano. A estimativa anterior era de 1,4 milhão a 1,5 milhão de empregos novos.
Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. parece que mais  um recorde

    parece que mais  um recorde na safra atual mais o setor de serviços sustentarão o crescimento powsitivo brasileiro.

    como um deesconto, sigamos para essasprevisões de baixo cresimento. é importante dizer que o boletim  focus atende aos interesses do mercado financeiro que, como os europeus e norte-mericanos sabem muito bem, são responsáveis por essa crise toda no mundo.

    seria demasiadamente exagerado dizer que têm interesses eleitorais tb?

     

  2. Isso daí é PREVISÃO ou

    Isso daí é PREVISÃO ou TORCIDA ?!?!? QUem é que ainda acredita nesses especialistas do MERCADO, que nada sabiam da CRISE DE 2008, sequer 24 horas antes que ela lhes caísse sobre as cabeças !?!?

     

     

     

    1. vamos acreditar

      Vamos acreditar é em adoradores de PT tipo vc yacov!!!!!! A verdade so está com vcs, tudo que aparece na imprensa é um complo mundial para fazer a dilma perder, é piada mesmo rsrs

  3. Pib

    Por que este tal de Focus não diz logo que o crescimento do Pib em 2014 vai ser abaixo de zero.  Esta projeção negativa a conta-gotas  é excelente munição para o Aécio e Eduardo. O resto é pura canseira.

    1. se depender somente …..

      Caro fanatico jota se depender apenas do seu governo petista incompetente essa proeza do crescimento negativo vai ser alcançado muito em breve, se esta recessão  não vier  agradeça aos fazendeiros ( que vcs esquerdoides odeiam ate a alma rsrs), fazendeiros estes que trabalham mesmo e não ficam como vcs com a bunda na cadeira o dia inteiro garimpando na net alguma noticia positiva na area economica deste governo corrupto e  incompetente para post aqui no blog. 

  4. semi-estagnação

    Nenhuma novidade. Mais da mesma semi-estagnação à qual estamos presos desde 1980. Crescemos razoavelemente somente quando a maré mundial nos puxa. Agora que o ciclo de alta de demanda por nossas exportações se reverteu, voltamos ao marasmo.

    E continuaremos assim enquanto as autoridades pensarem a macroeconomia com a cabeça ortodoxa-neoliberal, importada dos “irmãos do Norte”, a quem interessa o nosso crescimento estagnado. Vale a pena notar, que se obtemos crescimento do PIB de 1%, a nossa renda per capita recide, pois a população aumenta mais rápido que isso, limitando de forma mais severa nossa capacidade de distribuição de renda.

    Nesta hora, podemos fazer tudo, menos nos contentarmos com a mediocridade. Em permanecendo quase-estagnado, nosso país não realiza o catch up aos desenvolvidos e o padrão de vida da nossa população não melhora. Também se prejudica a nossa capacidade de participar das decisões políticas

    Para sair dessa armadilha, em linhas gerais, são itens de primeira ordem na agenda nacional:

    1) Formação de uma coalização entre as três principais forças econômicas, setor público, empresários e trabalhadores. Melhor diálogo entre essas partes, que está bem prejudicado.

    2) Redução da taxa de juros real, de mais de 4% para na faixa de 1-2%. O mundo pratica na faixa de 0%.

    3) Ajuste da taxa de câmbio e sua manutenção em níveis competitivos, estima-se 3 BRL/USD.

    4) Definição, com a participação das forças do item 1, de um plano estratégico nacional de desenvolvimento, que vise à inserção do Brasil nas cadeias de produção globais; promovam as exportações brasileiras de setores com maior valor agregado; devolvam o acesso perdido ao mercado interno à produção nacional.

  5. onde estão vcs?

    Como sempre em mátéria economica as noticias que se tem quase sempre são as piores possiveis, nestes artigos a galera esquerdoide some e não aparece mais ninguem para comentar, pois não tem mais como postar meias verdades ou mentiras, parece que els ja estão começando a ficar com vergonha, por incrivel que pareça. rsrs

  6. Vamos aguardar a

    Vamos aguardar a contabilização da Copa, bem como o desempenho da União Européia, EUA, Canadá, Japão; enfim da economia mundial para fazermos uma análise mais concreta do segundo trimestre de 2014. Por enquanto o dados consolidados que temos são referentes ao primeiro trimestre:

     

    PIB dos países 1º trimestre 2014 (Foto: Editoria de Arte/G1)

  7. Faltou a introdução abaixo:
    É

    Faltou a introdução abaixo:

    É com muita alegria que temos o prazer de informar que, “Pela primeira vez este ano, a projeção mediana dos bancos para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficou abaixo de 1%.”

    Os bancos emitem notas de rebaixamente do crescimento econômico, que projetam tendencias pessimistas para as pessoas tratarem de aprender a fazê-las acontecer, com os seus equivalentes futuros, como este do “Focus” nos atos.

      

    1. mantra

      Caramba miguel vc quer dizer que o mercado financeiro fica inventando perspectivas que algum analista sonhou a noite e isso acaba se realizando por pura magica? E o seu governo incompetente na area economica não tem culpa de nada!!!!! Cara como vcs são ridiculos.

      1.  Mas o que é o mercado

         

        Mas o que é o mercado financeiro senão a experiência do mundo que não fica real?

        A verdade que não passa nas pesquisas cessa de instante a instante.

        Os bancos, por exemplo, são o desaparecimento do futuro no passado.

        Só se dá sua fuga no passado que nos escapa… 

        Que culpa tem a Dilma dessa malandragem sobre o tempo?

        É preciso que o tempo seja visto por nós na condição de sermos nele.

        1. distorcendo

          Miguel respeito sua opinião mas em minha opinião a culpa desse marasmo na economia brasileira, que está so começando é sim destes governos incompetentes e corruptos do PT, vamos ser mais realistas e com menos transcendencia existencial

          1. Marasmo na economia com pleno

            Marasmo na economia com pleno emprego é culpa dos governantes do PT, ou fundamento de transformações reais?

            Acaso houve realismo com menos transcendência (existencial) de valores, pelas mentiras do mercado financeiro e PSDB?

            Por falar em mentiras do PSDB, quando a verdade se estabeleceu a mentira teve que ir embora.

            A Dilma vai restabelecer a verdade para 2015!!!

             

          2. Á você….

            Valter r Vidal, venho lendo vários comentários seus, de crítica e linguagem desrespeitosa, por um acaso você é anti o Governo? ou você tem algum partido, candidato de seu agrado? Agradecemos se escrever opiniões baseadas em fatos sérios e de discussão agradável…fica um tanto quanto chato ler seus comentários ofensivos e sem argumentos. Vamos ser saudáveis e inteligentes. 

  8. Que alternativas  eleitorais

    Que alternativas  eleitorais brilhantes nśo temos!

    Se Aécio ganhar trará de novo a era FHC, com 12 milhões de desempregados, FMI, aumento de carga tributária ( será que tem espaçõ para aumentar mais sem quebrar de vez o país?) queda acentuada no PIB, paralização total da economia e retrocesso social de 40 milhões de indigentes surgindo de novo.

    Se Dilma ganhar teremos queda leve e continua no PIB, aumento continuo e leve nas importações, aumento contínuo e leve no deficit da balança.

    Escolher entre uma queda brusca da aeronave, ou uma queda suave e controlada.

    Ou a aescolha de levar outro candidato para o segundo turno que não seja Aécio.

  9. As vezes as pessoas esquecem

    As vezes as pessoas esquecem que o Brasil faz parte do mundo. “Se há uma crise lá fora não fui eu que fiz.”

  10. Postulado

    A exemplo dos postulados matemáticos, este eh mais do que provado: “o que eh bom para o mercado eh ruim para o povo” e a recíproca eh também verdadeira. Esses boletins que focam exclusivamente influenciar a adoção  de políticas de interesse do mercado, para mim, não são confiáveis.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador