TIM se aproxima da Vivo em número de clientes

Da Folha

TIM ganha mais clientes que Vivo em 2012 e diminui distância para a líder

LUCAS SAMPAIO

A operadora TIM ganhou quase 1,7 milhão de clientes a mais que a Vivo no ano passado e diminuiu a diferença para a concorrente, que é líder do mercado de telefonia móvel no Brasil, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Claro e Oi também conquistaram milhões de novos usuários no ano passado, mas a participação de mercado de ambas pouco se alterou (veja tabela abaixo).

Mesmo com os problemas enfrentados pela TIM em 2012, como o cancelamento da promoção Infinity Day –porque a Anatel temia que a promoção causasse sobrecarga no sistema da operadora– e a suspensão da venda de pacotes de voz e dados em 18 Estados e no Distrito Federal –a TIM foi a companhia mais prejudicada com a medida–, ela diminuiu em quase um ponto percentual a distância para a Vivo.

Ela conquistou 6,3 milhões de novos clientes no ano passado, contra 4,6 milhões da líder, e a diferença caiu 1,7 milhão –70,3 milhões de usuários TIM contra 76,1 milhões da Vivo.

A Claro ganhou 4,9 milhões de usuários e a Oi, 3,7 milhões, mas a participação de ambas no “market share” da telefonia móvel ficou praticamente estável em 24,9% e 18,8%, respectivamente.

O Brasil fechou o ano passado com quase 262 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, segundo dados divulgados hoje pela Anatel, um crescimento de 19,5 milhões de novas habilitações em relação ao ano anterior.

A TIM conquistou quase um terço das novas habilitações em 2012 (32% do total), contra 25% da Claro, 23% da Vivo e 19% da Oi.

Operadora dez.2011 dez.2012 Diferença
  Número de acessos Participação Número de acessos Participação Número de acessos Participação (em ponto percentual)
Vivo 71.553.600 29,54% 76.137.268 29,08% 4.583.668 -0,46
TIM 64.083.149 26,46% 70.343.480 26,87% 6.260.331 0,41
Claro 60.379.502 24,93% 65.238.342 24,92% 4.858.840 -0,01
Oi 45.484.082 18,78% 49.237.532 18,81% 3.753.450 0,03

PUNIÇÃO

Na época da suspensão das vendas de TIM, Claro e Oi, a Vivo se beneficiou e chegou a ampliar a liderança no mercado de telefonia móvel do país. Entre as companhia suspensas, a TIM foi a mais prejudicada.

A Vivo conseguiu 461 mil novos usuários em julho e sua fatia no mercado subiu 0,15 ponto percentual ante junho, de 29,56% para 29,71%, antes da punição da Anatel às concorrentes. Terminou o ano com 29,08%.

A TIM foi a mais prejudicada com a suspensão e chegou a perder 0,11 ponto percentual após a punição, de 26,89% para 26,78%, exatamente a mesma participação de mercado com que terminou o ano de 2012.

Suspensa em cinco Estados (Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul ), a Oi diminuiu sua fatia de 18,65% para 18,59% entre junho e julho –mas encerrou o ano com 18,81% do mercado.

Punida em três Estados (Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), a Claro mesmo assim cresceu 0,02 ponto percentual na época, de 24,58% para 24,60%, e terminou 2012 com 24,92%.

ESTADOS

O crescimento de 8% na base de assinantes entre 2011 e 2012 com as 19,5 milhões de novas habilitações, o país atingiu teledensidade de 1,33 –cerca de quatro linhas de telefonia móvel para cada brasileiro.

Os usuários que fazem uso do modelo pré-pago representam 80,5% das linhas (211 milhões de acessos). Os pós-pagos, 19,5% (50,9 milhões de usuários).

Na lista das UF (Unidades da Federação) com maior número de celulares, o Distrito Federal ocupa o primeiro lugar no ranking, com 2,2 celulares para cada habitante –único local do país em que proporcionalmente cada habitante possui mais de dois aparelhos.

São Paulo e Rondônia ficam empatados na segunda colocação, com média de 1,5 celular para cada morador.

O Estado de São Paulo é o que mais possui linhas móveis: 63,1 milhões. A quantidade é quase a mesma de todos os Estados do Nordeste somados (64,5 milhões). O Amapá é o que tem menos linhas: apenas 953 mil.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador